FreeSample, baseado em quais dados você diz que a sociedade brasileira é racista? Com os links você apenas mostrou que o racismo existe no Brasil; nada de novo.
Você leu o texto que eu postei?
Moderador: Moderadores

FreeSample escreveu:Então está provado que racismo existe? você não tem mais dúvidas quanto a isso? ou exigiu provas mesmo sabendo que existia?
FreeSample escreveu:Discordo. o que vejo é que estão deixando à mostra um racismo que já existe.
FreeSample escreveu:Independente disso, discriminação racial continua acontecendo nesse país.
FreeSample escreveu:Calma lá. isso de forma alguma desmerece a luta deles ou torna inexistente o racismo.
FreeSample escreveu:Muitas vezes, será mesmo? é algo que pode ficar em questão. Ainda mais com o racismo velado e "cordial".
FreeSample escreveu:E as vezes não foi?
FreeSample escreveu:Essa aqui me lembra algo pertinente: Eles se afirmam como pardos por serem racistas ou por causa da pressão da sociedade?
Nibelung escreveu:Exatamente igual pedofilia e prostituição existe e dá pra provar.
Nibelung escreveu:E o que eu vejo é gente que não tinha nada contra negros e começam a olhar eles como "ladrões de vaga" ou algo assim justamente porque eu conheço muitos "morenos" (que viraram negros quando fizeram o vestibular) que jogavam na cara da gente que eles estavam ganhando a vaga com facilidade.
Nibelung escreveu:Novamente, igual pedofilia e prostituição. E independente disso também, o preconceito contra várias camadas da sociedade continua.
Nibelung escreveu:Atualmente? Sim.
Nibelung escreveu:Se você fica olhando QUALQUER atitude contra QUALQUER negro como racismo, uma hora você acaba acertando.
Nibelung escreveu:Não. Ao contrário do que você aparenta pensar, nem sempre quando o negro é prejudicado é porque o sujeito é racista.
Nibelung escreveu:Eu aposto mais que é por "vergonha" de ser negro, assim como tem gente que tem vergonha de ser gay ou policial.
Nibelung escreveu:Essa vergonha que vem se alastrando em parte pelo próprio negro, que se orgulha de ter uma filha mais clarinha e vive repetindo que ela não é negra, é morena.
Nibelung escreveu:Novamente reitero: Existem poucos negros no Brasil.
feanor escreveu:Não faz sentido discutir se foi racismo uma situação hipotética dessas.
feanor escreveu:É meio dificil ter dados que mostrem a quantidade de gays ricos né?
skar escreveu:As chances são maiores de não ter sido ou nem isso vc concorda.
skar escreveu:As leis do racismo forma revistas e reformuladas por lei no ano passado.
skar escreveu:Cara o preconceito com homesexuais é pior q os dos negros q eles são , em maioria, excluidos de rodas de amigos, ambiente familiar e do emprego.
skar escreveu:Vc leu a parte se a pessoa estiver sem controle das suas emoções? Pq se essa for a situação ou se ela só estiver com animo de brincar tbm não é crime. E isso está na doutrina q nós seguimos.
faerunian escreveu:FreeSample, baseado em quais dados você diz que a sociedade brasileira é racista? Com os links você apenas mostrou que o racismo existe no Brasil; nada de novo.
FreeSample escreveu:Qual o objetivo, então, de me pedir provas do racismo?
FreeSample escreveu:No primeiro caso é racismo sendo revelado ou falta de esclarecimento. no segundo eu volto à questão da pressão da sociedade (o que incentiva ainda mais a afirmação negra) aliada à alienação (a pessoa REALMENTE passa a achar que é branca).
FreeSample escreveu:Que cheiro de non sequitur! estes crimes não agem da mesma forma que o racismo. que comparação direta, ou analogia, pode ser feita?
FreeSample escreveu:Nibelung escreveu:Atualmente? Sim.
Você acha ou você pode comprovar? você se contradiz aqui, já que atualmente torna inexistente o racismo, mas você disse acima que "existe e dá pra provar" (NIBELUNG et al. SpellRPG, 2008)
FreeSample escreveu:Como racismo não. verificando se pode ser. são coisas bem diferentes.
FreeSample escreveu:Se você diz que nem sempre, deveria ter dito "sim" no começo de sua resposta. (se "nem sempre" é, então "às vezes" pode ter sido).
FreeSample escreveu:vergonha = pressão da sociedade. acabou corroborando o que eu disse.
FreeSample escreveu:Ou seja, a sociedade acaba sendo racista. Uma correção que pode (e talvez deva) ser feita é através da afirmação do negro.
FreeSample escreveu:Eles são 45% da população. Isso não é pouco.
_Virtual_Adept_ escreveu:A cota não é racista só porque dá oportunidade injusta para o negro. É porque SUBESTIMA a capacidade do negro em passar no vestibular por conta própria.

Cara, tem tanta gente oriunda de família pobre e de escola pública que consegue passar no vestibular.
A maioria delas é negra?
Pra comprovar que você pega casos específicos para provar um comportamento geral, mas quando fazemos o oposto você diz que casos específicos não valem.
Deixa eu ver se entendi: Se um branco fica com raiva de um negro é racismo. Se um negro usa sua superioridade racial para humilhar um branco fica por isso mesmo
Ou seja, eu volto ao ponto do negro querer monopolizar o rótulo do racismo.
Eu acho e por experiência pessoal. E não, não vou procurar pesquisas pra "provar" isso.
Independente disso, você não vê movimentos como "dê empregos para vítimas de estupro" porque a maioria das mulheres estupradas são pobres e remediaria a situação.
Vergonha = tradição de séculos atrás que os próprios negros se recusam a tirar da cabeça.
Um exemplo disso é gente que não quer melhorar de vida porque quer manter uma bolsa-esmola do governo.
Não. 45% da população se auto denomina negra. Isso é bem diferente de 45% da população ser negra. Só pra exemplificar, esse é o meu conceito de negro. Um sujeito como esse aqui pra mim não é negro. É mulato.
feanor escreveu:Discordo, acho que não ajuda no combate a discrimição racial.
feanor escreveu:Torna, se as pessoas pensarem que essa é solução.
virtual adept escreveu:Não é por nada não, Free, mas não vi contra-argumentação alguma. Você só está falando um monte de lero-lero vazio de significado.
virtual adept escreveu:Você nem sequer deixa claro o que diabos está defendendo!
E o que tem isso tem a ver? Por acaso o gene de pigmentação da pele afeta o gene do aprendizado? Creio que não.
Na próxima vez, pra você, vou ser mais didático. defendo que cotas não são algo errado, dado o nosso contexto social onde o negro muitas vezes é malvisto.
Justamente, não afeta. mas se a maioria dos pessoas oriundas de famílias pobres e de escola pública que consegue passar no vestibular for branca, fica aí mais uma evidência de que, socialmente, brancos possuem mais facilidade (já não tá óbvio com aquela pesquisa do desempenho escolar?)
Informação importante, que lei seria esta?
os negros já são excluídos desde o início.
Qual parágrafo, especificamente?
Cotas tão longe de ser esmola. Não vi paralelo entre os dois casos.
FreeSample escreveu:As pequisas que mostrei eram casos específicos, por acaso? sua acusação é infundada.
FreeSample escreveu:Desconsiderando o contexto social e generalizando de propósito? E que "superioridade racial" é essa? desconheço isso.
FreeSample escreveu:Não entendi onde quer chegar. quer dizer que cotas racias não seriam umma alternativa viavel simplesmente porque nao dá pra aplicar o mesmo método com relação à pedofilia?
FreeSample escreveu:Achismo por achismo, ainda acharia que nuvens eram feitas de algodão. mas por que justamente nesse caso você não procura pesquisas?
FreeSample escreveu:Porque emprego não remedia a situação. já no caso das cotas e a situação do negro na sociedade, sim.
FreeSample escreveu:Se recusam por medo da discriminação. você já afirmou que racismo existe, por que agora ele simplesmente vira "coisa da cabeça dos negros"?
FreeSample escreveu:Cotas tão longe de ser esmola. Não vi paralelo entre os dois casos.
FreeSample escreveu:Falou bem. para você. o jacare, pra mim (e pra muita gente), é negro. E aí, como fica? apenas por causa do termo ele deixa de sofrer preconceito? Deve ter muito africano aí que é mais claro que ele.
Não. principalmente porque não estou colocando os negros num "patamar inferior" como vc insinua. Gostaria que me mostrasse como chegou a esta conclusão.
Faltou dizer - e ver - que os brancos desse país não "teriam o direito" de ter uma universidade assim para eles, MAS que os brancos não precisam se preocupar em serem vistos como bandidos, não precisam se preocupar por ser uma minoria no ensino superior, não precisam se preocupar por ser uma minoria na representatividade política, não precisam se preocupar por terem mais dificuldades de obter um emprego, não precisam se incomodar com piadinhas de mal-gosto, não precisam se preocupar em serem repudiados pelo(a) futuro sogro(a)...
Botar o cabresto pra analisar um evento pontualmente, ignorando todo o contexto? assim tá fácil demais. mas o mundo não deixa você lidar com as coisas na prática dessa forma, sinto muito!
Na próxima vez, pra você, vou ser mais didático. defendo que cotas não são algo errado, dado o nosso contexto social onde o negro muitas vezes é malvisto.
Não, mas a distinção que ocorre prejudicando eles não está no vestibular, está na sociedade.
Porque a sociedade é uma madrasta?
Renda é influenciada pela opinião da sociedade quanto à cor (afirmação simplista, mas refletindo uma verdade). e já que não provam que cotas raciais são ineficientes, de acordo com o que você escreveu, então continuo não vendo problema.
Discordo nos dois pontos deste seu raciocínio. primeiro porque não é uma oportunidade injusta (injustiça é permanecer numa condição de desigualdade, e as cotas vem para tentar remediar). segundo, não vejo onde há subestimação, veria se eu fosse tolo e ignorasse todo o contexto social nde o negro se insere, neste país. passa no vestibular não te garante o diploma. É um certame infelizmente influenciado pela condição social (que por sua vez, tem a cor da pele como elemento de influência). Para buscar sanar esta infelicidade, as cotas surgem como alternativa.
E aí se revela o bom e velho adágio "farinha pouca, meu pirão primeiro"
usar o individual para se esquivar da questão social? admirável.
Eu acredito que o preconceito não está sendo piorado, tá sendo só colocado em evidência.
Que mérito é esse, com tanta facilidade em comparação ao outro?
E eu te chamei? mostre então onde foi que fiz isto. em caso negativo, me deve desculpas. apenas tracei um paralelo entre sua atitude (na sua concepção, errada) visando acertar um erro. quem acabou sendo contraditório, no final das contas, foi você.
Cara acorda as classes altas espoliam TODO mundo negros, brancos e pardos. Quem não é classe alta é espoliado isso é um fator da nossa sociedade.
Os pobres. Não só os negros pra quem é pobre não existe cor, todos estão na merda.
Esmola: dinheiro dado a uma pessoa não por merecimento e sim por pena.
Cotas: vagas nas universidades publicas dadas por qualquer coisa q não seja merecimento.
Os cinco links que me passou, sim. Eram casos específicos.
Só volto a perguntar: Tu realmente acha normal e inofensivo um negro dizer na cara de um colega vestibulando que pegou a vaga dele por causa das cotas?
E por causa das cotas, os negros são superiores aos brancos na hora de prestar vestibular, porque eles concorrem em uma tabela separada. E ainda podem pegar vagas da tabela normal.
e faz tanta questão do maldito "equilibrio racial", que force todas as faculdades a terem 33% de vagas para negros, 33% para brancos e 33% para índios. Pronto, totalmente equilibrado.
Novamente falando, racismo é tão crime quanto pedofilia. Isso é fato e não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com "desigualdade racial" ou algo do tipo.
O que eu vejo que está acontecendo é o governo incentivando os negros a se segregarem dos brancos pra formar um grupo separado e "unido entre eles", como aconteceu nos EUA.
Como? O Kimble teve dois míseros posts neste tópico (ou no outro, não lembro) e demoliu o argumento de que vagas pra uma raça favorecem os membros mais pobres desta raça.
Medo este que só exite na cabeça deles e numa minoria racista que circula o Brasil.
O caso é que por tradição de avô, pai, tios, etc, o jovem negro já vai recebendo informações do tipo "você não é negro. você é moreno" ou "Fica longe da polícia que vão achar que você é bandido". Hoje em dia isso não acontece com frequencia, mas fica enraizado na cabeça de negros velhos que passam o medo pros mais jovens.
Quem tem que mudar hoje não é necessariamente a sociedade. É tirar esse medo enraizado do próprio negro.
O que eu quero dizer com isso? Reiterar que o Brasil é o país da miscigenação, e por praticamente todo brasileiro ter sangue de umas 5 origens no corpo, fortalecer o combate contra o racismo provando que somos todos parecidos por dentro.
Olha o fatalismo...opa, "contexto social" aí geeeeeeeeeeeeeeente...

Você me acusa de "usar o individual para desviar da questão social", mas é você quem se apressa em colocar a culpa no "social" e se esquece de que o indivíduo se encontra no cerne da questão SIM.
E você ainda chama os outros de reducionistas. Francamente...
...você realmente acha que a institucionalização do preconceito, promovida pelo nosso governo, realmente não terá consequências maiores ?????????????????????
O Estado deveria ser o primeiro ignorar conceito de raça e assim promover um tratamento isonômico para todos. Não é o que ocorre..
Primeiro: não há NADA de errado com a desigualdade em si. É bom lembrar que não existe ser humano igual a outro...
Me diga agora: Que infração esse menino(a) branco(a) cometeu para que fosse punido com a não aprovação no vestibular, ao mesmo tempo em que um "afrodescendente" que tira uma nota bem menor, consegue entrar no mesmo curso ??????????????????
O crime foi ele(a) ter tido um pai com condições e disposição para pagar para ele tivesse acesso a uma boa educação, de modo que ele conseguisse tirar uma nota superior ao do "pobre afrodescendente que é malvisto na sociedade" ?????????????????????????
ISSO SIM é que é afirmar que negros são inferiores...
Cara acorda as classes altas espoliam TODO mundo negros, brancos e pardos. Quem não é classe alta é espoliado isso é um fator da nossa sociedade.
Errado...
Isso vem da concepção errônea (e amplamente difundida aqui no Brasil) de que riqueza é algo estático...
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante