Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Faerunian em 18 Mar 2008, 14:27

FreeSample, baseado em quais dados você diz que a sociedade brasileira é racista? Com os links você apenas mostrou que o racismo existe no Brasil; nada de novo.

Você leu o texto que eu postei?
Imagem
Faerunian

Mensagempor Nibelung em 18 Mar 2008, 15:39

FreeSample escreveu:Então está provado que racismo existe? você não tem mais dúvidas quanto a isso? ou exigiu provas mesmo sabendo que existia?

Exatamente igual pedofilia e prostituição existe e dá pra provar. Só por isso eu não saio dizendo que a sociedade brasileira é pedófila e incentiva a prostituição.

FreeSample escreveu:Discordo. o que vejo é que estão deixando à mostra um racismo que já existe.

E o que eu vejo é gente que não tinha nada contra negros e começam a olhar eles como "ladrões de vaga" ou algo assim justamente porque eu conheço muitos "morenos" (que viraram negros quando fizeram o vestibular) que jogavam na cara da gente que eles estavam ganhando a vaga com facilidade.

FreeSample escreveu:Independente disso, discriminação racial continua acontecendo nesse país.

Novamente, igual pedofilia e prostituição. E independente disso também, o preconceito contra várias camadas da sociedade continua.

FreeSample escreveu:Calma lá. isso de forma alguma desmerece a luta deles ou torna inexistente o racismo.

Atualmente? Sim.

FreeSample escreveu:Muitas vezes, será mesmo? é algo que pode ficar em questão. Ainda mais com o racismo velado e "cordial".

Quem procura pêlo em ovo acaba achando. Se você fica olhando QUALQUER atitude contra QUALQUER negro como racismo, uma hora você acaba acertando. Mas na maioria das vezes é simples mérito que o outro (branco, amarelo, azul, vermelho) teve sobre o negro.

FreeSample escreveu:E as vezes não foi?

Não. Ao contrário do que você aparenta pensar, nem sempre quando o negro é prejudicado é porque o sujeito é racista.

FreeSample escreveu:Essa aqui me lembra algo pertinente: Eles se afirmam como pardos por serem racistas ou por causa da pressão da sociedade?

Eu aposto mais que é por "vergonha" de ser negro, assim como tem gente que tem vergonha de ser gay ou policial. Essa vergonha que vem se alastrando em parte pelo próprio negro, que se orgulha de ter uma filha mais clarinha e vive repetindo que ela não é negra, é morena.

Novamente reitero: Existem poucos negros no Brasil.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor FreeSample em 18 Mar 2008, 17:16

Nibelung escreveu:Exatamente igual pedofilia e prostituição existe e dá pra provar.

Qual o objetivo, então, de me pedir provas do racismo?

Nibelung escreveu:E o que eu vejo é gente que não tinha nada contra negros e começam a olhar eles como "ladrões de vaga" ou algo assim justamente porque eu conheço muitos "morenos" (que viraram negros quando fizeram o vestibular) que jogavam na cara da gente que eles estavam ganhando a vaga com facilidade.

No primeiro caso é racismo sendo revelado ou falta de esclarecimento. no segundo eu volto à questão da pressão da sociedade (o que incentiva ainda mais a afirmação negra) aliada à alienação (a pessoa REALMENTE passa a achar que é branca).

Nibelung escreveu:Novamente, igual pedofilia e prostituição. E independente disso também, o preconceito contra várias camadas da sociedade continua.

Que cheiro de non sequitur! estes crimes não agem da mesma forma que o racismo. que comparação direta, ou analogia, pode ser feita?

Nibelung escreveu:Atualmente? Sim.

Você acha ou você pode comprovar? você se contradiz aqui, já que atualmente torna inexistente o racismo, mas você disse acima que "existe e dá pra provar" (NIBELUNG et al. SpellRPG, 2008)

Nibelung escreveu:Se você fica olhando QUALQUER atitude contra QUALQUER negro como racismo, uma hora você acaba acertando.

Como racismo não. verificando se pode ser. são coisas bem diferentes.

Nibelung escreveu:Não. Ao contrário do que você aparenta pensar, nem sempre quando o negro é prejudicado é porque o sujeito é racista.

Se você diz que nem sempre, deveria ter dito "sim" no começo de sua resposta. (se "nem sempre" é, então "às vezes" pode ter sido).

Nibelung escreveu:Eu aposto mais que é por "vergonha" de ser negro, assim como tem gente que tem vergonha de ser gay ou policial.

vergonha = pressão da sociedade. acabou corroborando o que eu disse.

Nibelung escreveu:Essa vergonha que vem se alastrando em parte pelo próprio negro, que se orgulha de ter uma filha mais clarinha e vive repetindo que ela não é negra, é morena.

Ou seja, a sociedade acaba sendo racista. Uma correção que pode (e talvez deva) ser feita é através da afirmação do negro.

Nibelung escreveu:Novamente reitero: Existem poucos negros no Brasil.

Eles são 45% da população. Isso não é pouco.

feanor escreveu:Não faz sentido discutir se foi racismo uma situação hipotética dessas.

Mas faz sentido discutir se pode ter sido, não?

feanor escreveu:É meio dificil ter dados que mostrem a quantidade de gays ricos né?

Provavelmente. mas é algo que deve ser averiguado antes do simplismo "então bota cota pra gay!"

skar escreveu:As chances são maiores de não ter sido ou nem isso vc concorda.

Acho bem provável. mas não é porque a maioria não seja, que não exista, entende?

skar escreveu:As leis do racismo forma revistas e reformuladas por lei no ano passado.

Informação importante, que lei seria esta?

skar escreveu:Cara o preconceito com homesexuais é pior q os dos negros q eles são , em maioria, excluidos de rodas de amigos, ambiente familiar e do emprego.

os negros já são excluídos desde o início.

skar escreveu:Vc leu a parte se a pessoa estiver sem controle das suas emoções? Pq se essa for a situação ou se ela só estiver com animo de brincar tbm não é crime. E isso está na doutrina q nós seguimos.

Qual parágrafo, especificamente?

faerunian escreveu:FreeSample, baseado em quais dados você diz que a sociedade brasileira é racista? Com os links você apenas mostrou que o racismo existe no Brasil; nada de novo.

Baseado no estudo lá no outro tópico, referente ao rendimento escolar do negro, e nisto:
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/200 ... -no-brasil
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 18 Mar 2008, 18:03

Não é por nada não, Free, mas não vi contra-argumentação alguma. Você só está falando um monte de lero-lero vazio de significado.
Você nem sequer deixa claro o que diabos está defendendo!
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Nibelung em 18 Mar 2008, 18:06

FreeSample escreveu:Qual o objetivo, então, de me pedir provas do racismo?

Pra comprovar que você pega casos específicos para provar um comportamento geral, mas quando fazemos o oposto você diz que casos específicos não valem.

FreeSample escreveu:No primeiro caso é racismo sendo revelado ou falta de esclarecimento. no segundo eu volto à questão da pressão da sociedade (o que incentiva ainda mais a afirmação negra) aliada à alienação (a pessoa REALMENTE passa a achar que é branca).

Deixa eu ver se entendi: Se um branco fica com raiva de um negro é racismo. Se um negro usa sua superioridade racial para humilhar um branco fica por isso mesmo?

FreeSample escreveu:Que cheiro de non sequitur! estes crimes não agem da mesma forma que o racismo. que comparação direta, ou analogia, pode ser feita?

Pegue a frase original. Você disse que racismo existe, e eu disse que prostituição/pedofilia existe. Ambos são fatos e ninguém nega.

"E independente disso, discriminação acontece com várias camadas da sociedade." Ou seja, eu volto ao ponto do negro querer monopolizar o rótulo do racismo.

FreeSample escreveu:
Nibelung escreveu:Atualmente? Sim.

Você acha ou você pode comprovar? você se contradiz aqui, já que atualmente torna inexistente o racismo, mas você disse acima que "existe e dá pra provar" (NIBELUNG et al. SpellRPG, 2008)

Eu acho e por experiência pessoal. E não, não vou procurar pesquisas pra "provar" isso. Racismo é crime e todo mundo sabe disso. Se alguém sofre um ato de racismo verdadeiro ele deve denunciar na delegacia e esperar o julgamento, assim como qualquer outro que sofre um ato criminoso.

Independente disso, você não vê movimentos como "dê empregos para vítimas de estupro" porque a maioria das mulheres estupradas são pobres e remediaria a situação.

FreeSample escreveu:Como racismo não. verificando se pode ser. são coisas bem diferentes.

E porque você verificaria algo se não considera algo racismo? Tipo... se um negro tira 40 num teste de emprego e um branco tira 50, você vai verificar se a prova dos dois tiveram as mesmas perguntas só porque o negro tirou nota menor?

FreeSample escreveu:Se você diz que nem sempre, deveria ter dito "sim" no começo de sua resposta. (se "nem sempre" é, então "às vezes" pode ter sido).

Torção de palavras? Você perguntou se "as vezes" não foi. eu respondi que não, que as vezes não foi. Da forma que você está interpretando a sua pergunta, a única resposta aceitável é "sim". Seria a mesma coisa que eu perguntar "E as vezes os gays não são discriminados por serem gays?"

FreeSample escreveu:vergonha = pressão da sociedade. acabou corroborando o que eu disse.

Não. Vergonha = tradição de séculos atrás que os próprios negros se recusam a tirar da cabeça. É o velho ditado, não se pode ensinar sem a pessoa querer aprender. Um exemplo disso é gente que não quer melhorar de vida porque quer manter uma bolsa-esmola do governo.

FreeSample escreveu:Ou seja, a sociedade acaba sendo racista. Uma correção que pode (e talvez deva) ser feita é através da afirmação do negro.

Releia o paragrafo anterior.

FreeSample escreveu:Eles são 45% da população. Isso não é pouco.

Não. 45% da população se auto denomina negra. Isso é bem diferente de 45% da população ser negra. Só pra exemplificar, esse é o meu conceito de negro. Um sujeito como esse aqui pra mim não é negro. É mulato.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Mar 2008, 18:35

_Virtual_Adept_ escreveu:A cota não é racista só porque dá oportunidade injusta para o negro. É porque SUBESTIMA a capacidade do negro em passar no vestibular por conta própria.

acho que isso resume toda essa discussão toda
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Tybert em 18 Mar 2008, 18:45

Cara, tem tanta gente oriunda de família pobre e de escola pública que consegue passar no vestibular.

A maioria delas é negra?

E o que tem isso tem a ver?
Por acaso o gene de pigmentação da pele afeta o gene do aprendizado? Creio que não.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor FreeSample em 18 Mar 2008, 20:55

Pra comprovar que você pega casos específicos para provar um comportamento geral, mas quando fazemos o oposto você diz que casos específicos não valem.

As pequisas que mostrei eram casos específicos, por acaso? sua acusação é infundada.

Deixa eu ver se entendi: Se um branco fica com raiva de um negro é racismo. Se um negro usa sua superioridade racial para humilhar um branco fica por isso mesmo

Desconsiderando o contexto social e generalizando de propósito? E que "superioridade racial" é essa? desconheço isso.

Ou seja, eu volto ao ponto do negro querer monopolizar o rótulo do racismo.

Não entendi onde quer chegar. quer dizer que cotas racias não seriam umma alternativa viavel simplesmente porque nao dá pra aplicar o mesmo método com relação à pedofilia?

Eu acho e por experiência pessoal. E não, não vou procurar pesquisas pra "provar" isso.

Achismo por achismo, ainda acharia que nuvens eram feitas de algodão. mas por que justamente nesse caso você não procura pesquisas?

Independente disso, você não vê movimentos como "dê empregos para vítimas de estupro" porque a maioria das mulheres estupradas são pobres e remediaria a situação.

Porque emprego não remedia a situação. já no caso das cotas e a situação do negro na sociedade, sim.

Vergonha = tradição de séculos atrás que os próprios negros se recusam a tirar da cabeça.

Se recusam por medo da discriminação. você já afirmou que racismo existe, por que agora ele simplesmente vira "coisa da cabeça dos negros"?

Um exemplo disso é gente que não quer melhorar de vida porque quer manter uma bolsa-esmola do governo.

Cotas tão longe de ser esmola. Não vi paralelo entre os dois casos.

Não. 45% da população se auto denomina negra. Isso é bem diferente de 45% da população ser negra. Só pra exemplificar, esse é o meu conceito de negro. Um sujeito como esse aqui pra mim não é negro. É mulato.

Falou bem. para você. o jacare, pra mim (e pra muita gente), é negro. E aí, como fica? apenas por causa do termo ele deixa de sofrer preconceito? Deve ter muito africano aí que é mais claro que ele.
FreeSample

Mensagempor FreeSample em 18 Mar 2008, 21:03

feanor escreveu:Discordo, acho que não ajuda no combate a discrimição racial.

Não é esse o objetivo das cotas. o objetivo delas é possibilitar um melhoria na condição social do negro, através da compensação de desigualdades percebidas.

feanor escreveu:Torna, se as pessoas pensarem que essa é solução.

Os defensores sabem que não é. a solução é um conjunto de medidas, entre elas as cotas.

virtual adept escreveu:Não é por nada não, Free, mas não vi contra-argumentação alguma. Você só está falando um monte de lero-lero vazio de significado.

Se é cômodo para você achar isso, vai em frente. duvido que ao menos tenha se dado ao trabalho de clicar nos links. Só falta agora você falar que não existe racismo no país.

virtual adept escreveu:Você nem sequer deixa claro o que diabos está defendendo!

Na próxima vez, pra você, vou ser mais didático. defendo que cotas não são algo errado, dado o nosso contexto social onde o negro muitas vezes é malvisto.

E o que tem isso tem a ver? Por acaso o gene de pigmentação da pele afeta o gene do aprendizado? Creio que não.

Justamente, não afeta. mas se a maioria dos pessoas oriundas de famílias pobres e de escola pública que consegue passar no vestibular for branca, fica aí mais uma evidência de que, socialmente, brancos possuem mais facilidade (já não tá óbvio com aquela pesquisa do desempenho escolar?)
FreeSample

Mensagempor Skar em 18 Mar 2008, 23:04

Na próxima vez, pra você, vou ser mais didático. defendo que cotas não são algo errado, dado o nosso contexto social onde o negro muitas vezes é malvisto.

Onde pessoas são malvistas por praticamente qualquer fator. O problema é q não é entendido q ele no geral não é malvisto. Se vc não consegue entender q essa iamgem já está se desfazendo e SEM ajuda de cotas. Na verdade as cota só vão aumentar o racismo.

Justamente, não afeta. mas se a maioria dos pessoas oriundas de famílias pobres e de escola pública que consegue passar no vestibular for branca, fica aí mais uma evidência de que, socialmente, brancos possuem mais facilidade (já não tá óbvio com aquela pesquisa do desempenho escolar?)

Sinceramente as cotas fazem parecer q eles são incapazes de conseguir qualquer coisa sozinhos.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Skar em 18 Mar 2008, 23:30

Informação importante, que lei seria esta?

Foi a lei do racismo msm se não me engano, ela veio pra determinar direito oq é preconceito e oq não é. Ela veio um pouco depois da Lei Maria da Penha, q pra mim é mais importante por isso eu nem lembor muito dela.

os negros já são excluídos desde o início.

Os pobres. Não só os negros pra quem é pobre não existe cor, todos estão na merda.

Qual parágrafo, especificamente?

Não é nos paragrafos, isso é como os doutinadores do direito brasileiro levam esse tipo de caso. E como os graduados são ensinados.

Cotas tão longe de ser esmola. Não vi paralelo entre os dois casos.

Esmola: dinheiro dado a uma pessoa não por merecimento e sim por pena.
Cotas: vagas nas universidades publicas dadas por qualquer coisa q não seja merecimento.

Hmm eu acho q elas são bem parecidas.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Nibelung em 19 Mar 2008, 00:44

FreeSample escreveu:As pequisas que mostrei eram casos específicos, por acaso? sua acusação é infundada.

Os cinco links que me passou, sim. Eram casos específicos.

FreeSample escreveu:Desconsiderando o contexto social e generalizando de propósito? E que "superioridade racial" é essa? desconheço isso.

Você vive falando em "contexto social" pra tudo que é coisa, e quando pedem explicações, divaga dizendo que já respondeu. Só volto a perguntar: Tu realmente acha normal e inofensivo um negro dizer na cara de um colega vestibulando que pegou a vaga dele por causa das cotas?

E por causa das cotas, os negros são superiores aos brancos na hora de prestar vestibular, porque eles concorrem em uma tabela separada. E ainda podem pegar vagas da tabela normal. Se faz tanta questão do maldito "equilibrio racial", que force todas as faculdades a terem 33% de vagas para negros, 33% para brancos e 33% para índios. Pronto, totalmente equilibrado.

FreeSample escreveu:Não entendi onde quer chegar. quer dizer que cotas racias não seriam umma alternativa viavel simplesmente porque nao dá pra aplicar o mesmo método com relação à pedofilia?

Quem desconversou agora foi tu. Novamente falando, racismo é tão crime quanto pedofilia. Isso é fato e não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com "desigualdade racial" ou algo do tipo. Tem a ver com um crime que deve ser punido. A campanha contra o racismo deveria ser uma campanha do mesmo naipe da campanha contra a violência doméstica (não fique calado quando acontecer), não uma campanha pra aproveitar um CRIME pra fazer uma ligação com uma possível desigualdade racial.

O que eu vejo que está acontecendo é o governo incentivando os negros a se segregarem dos brancos pra formar um grupo separado e "unido entre eles", como aconteceu nos EUA. E me desculpe, mas eu me orgulho mais de viver em um país miscigenado do que em um pais segregado e cheio de preconceitos contra qualquer um.

FreeSample escreveu:Achismo por achismo, ainda acharia que nuvens eram feitas de algodão. mas por que justamente nesse caso você não procura pesquisas?

Simplesmente porque eu não estou com tempo pra ficar fuçando o Google atrás de pesquisas e coisas do gênero. E já que você sempre exige "provas", que o assunto morra de uma vez.

E achismo por achismo, isso é um fórum de RPG. Não um fórum de direito ou consciência social. Eu tenho o direito de expressar minha opinião e não querer mais discutir sobre ela. :cool:

FreeSample escreveu:Porque emprego não remedia a situação. já no caso das cotas e a situação do negro na sociedade, sim.

Como? O Kimble teve dois míseros posts neste tópico (ou no outro, não lembro) e demoliu o argumento de que vagas pra uma raça favorecem os membros mais pobres desta raça.

FreeSample escreveu:Se recusam por medo da discriminação. você já afirmou que racismo existe, por que agora ele simplesmente vira "coisa da cabeça dos negros"?

Medo este que só exite na cabeça deles e numa minoria racista que circula o Brasil. É o mesmo medo que todo calouro de faculdade tem de levar trote, mesmo sabendo que está numa faculdade onde isso não acontece. O caso é que por tradição de avô, pai, tios, etc, o jovem negro já vai recebendo informações do tipo "você não é negro. você é moreno" ou "Fica longe da polícia que vão achar que você é bandido". Hoje em dia isso não acontece com frequencia, mas fica enraizado na cabeça de negros velhos que passam o medo pros mais jovens.

Quem tem que mudar hoje não é necessariamente a sociedade. É tirar esse medo enraizado do próprio negro. Volto a reiterar: racismo é crime, e não "algo banal e exposto em toda esquina".

FreeSample escreveu:Cotas tão longe de ser esmola. Não vi paralelo entre os dois casos.

Assunto pra outro tópico. Mas adianto que eu sou a favor da bolsa-escola e contra a falta de supervisão por parte do governo pra ver se tem safados que se aproveitam da esmolinha do governo.

FreeSample escreveu:Falou bem. para você. o jacare, pra mim (e pra muita gente), é negro. E aí, como fica? apenas por causa do termo ele deixa de sofrer preconceito? Deve ter muito africano aí que é mais claro que ele.

Definitivamente, o Jacaré é mulato comparado com qualquer um "100% negro". Assim como as nossas "japinhas" não são asiáticas puras nem a pau. Acho que a única raça que ainda possui exemplares "puros" no Brasil são alguns índios, mas nem isso eu tenho certeza.

O que eu quero dizer com isso? Reiterar que o Brasil é o país da miscigenação, e por praticamente todo brasileiro ter sangue de umas 5 origens no corpo, fortalecer o combate contra o racismo provando que somos todos parecidos por dentro. Só pra dizer pela última vez: Racismo é crime e não acontece a todo o momento em olhos vistos.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Skinwalker em 19 Mar 2008, 00:58

Não. principalmente porque não estou colocando os negros num "patamar inferior" como vc insinua. Gostaria que me mostrasse como chegou a esta conclusão.

Acho que os comanetários a seguir mostram bem como eu cheguei a tal conclusão...

Faltou dizer - e ver - que os brancos desse país não "teriam o direito" de ter uma universidade assim para eles, MAS que os brancos não precisam se preocupar em serem vistos como bandidos, não precisam se preocupar por ser uma minoria no ensino superior, não precisam se preocupar por ser uma minoria na representatividade política, não precisam se preocupar por terem mais dificuldades de obter um emprego, não precisam se incomodar com piadinhas de mal-gosto, não precisam se preocupar em serem repudiados pelo(a) futuro sogro(a)...

Botar o cabresto pra analisar um evento pontualmente, ignorando todo o contexto? assim tá fácil demais. mas o mundo não deixa você lidar com as coisas na prática dessa forma, sinto muito!

Não, mas a distinção que ocorre prejudicando eles não está no vestibular, está na sociedade.

Porque a sociedade é uma madrasta?

Renda é influenciada pela opinião da sociedade quanto à cor (afirmação simplista, mas refletindo uma verdade). e já que não provam que cotas raciais são ineficientes, de acordo com o que você escreveu, então continuo não vendo problema.

Discordo nos dois pontos deste seu raciocínio. primeiro porque não é uma oportunidade injusta (injustiça é permanecer numa condição de desigualdade, e as cotas vem para tentar remediar). segundo, não vejo onde há subestimação, veria se eu fosse tolo e ignorasse todo o contexto social nde o negro se insere, neste país. passa no vestibular não te garante o diploma. É um certame infelizmente influenciado pela condição social (que por sua vez, tem a cor da pele como elemento de influência). Para buscar sanar esta infelicidade, as cotas surgem como alternativa.

Olha o fatalismo...opa, "contexto social" aí geeeeeeeeeeeeeeente...

E aí se revela o bom e velho adágio "farinha pouca, meu pirão primeiro"
usar o individual para se esquivar da questão social? admirável.

Você me acusa de "usar o individual para desviar da questão social", mas é você quem se apressa em colocar a culpa no "social" e se esquece de que o indivíduo se encontra no cerne da questão SIM.

No fim das contas é tudo culpa dos brancos (principalmente dos brancos ricos que puderam pagar por uma boa educação), não é ????????????????????

É tudo culpa do "contexto social" ???????????????????????

E você ainda chama os outros de reducionistas. Francamente...

Eu acredito que o preconceito não está sendo piorado, tá sendo só colocado em evidência.

Eita ingenuidade...

...você realmente acha que a institucionalização do preconceito, promovida pelo nosso governo, realmente não terá consequências maiores ?????????????????????

Como se isso não estimluasse certos grupos a querer tratamento diferenciado...

O Estado deveria ser o primeiro ignorar conceito de raça e assim promover um tratamento isonômico para todos. Não é o que ocorre...

Que mérito é esse, com tanta facilidade em comparação ao outro?

Realmente, você não sabe nada sobre o conceito de mérito...

Primeiro: não há NADA de errado com a desigualdade em si. É bom lembrar que não existe ser humano igual a outro...

Vem cá: se o pai de um determinado(a) vestibulando(a) conseguiu ficar rico (por meios honestos) e resolveu fazer com que seu filho(a) tivesse tido oportunidades que ele não teve em sua juventude, ele está errado em fazer isso ?????????????????

Vamos agora imaginar que esse pai seja branco, e seu filho também o seja.

Me diga agora: Que infração esse menino(a) branco(a) cometeu para que fosse punido com a não aprovação no vestibular, ao mesmo tempo em que um "afrodescendente" que tira uma nota bem menor, consegue entrar no mesmo curso ??????????????????

O crime foi ele(a) ter tido um pai com condições e disposição para pagar para ele tivesse acesso a uma boa educação, de modo que ele conseguisse tirar uma nota superior ao do "pobre afrodescendente que é malvisto na sociedade" ?????????????????????????

ISSO SIM é que é afirmar que negros são inferiores...

E eu te chamei? mostre então onde foi que fiz isto. em caso negativo, me deve desculpas. apenas tracei um paralelo entre sua atitude (na sua concepção, errada) visando acertar um erro. quem acabou sendo contraditório, no final das contas, foi você.

Cometi um erro sim, mas não foi para com você...

...foi para com mim mesmo...

...e outra: ONDE eu lhe devo desculpas ??????????????????? Não me lembro de ter escrito aqui que você COM CERTEZA iria me chamar de racista...

Cara acorda as classes altas espoliam TODO mundo negros, brancos e pardos. Quem não é classe alta é espoliado isso é um fator da nossa sociedade.

Errado...

Isso vem da concepção errônea (e amplamente difundida aqui no Brasil) de que riqueza é algo estático...
Skinwalker

Mensagempor FreeSample em 19 Mar 2008, 10:16

Os pobres. Não só os negros pra quem é pobre não existe cor, todos estão na merda.

Negro rico (coisa rara, convenhamos), apesar de sua condição melhor, ainda sofrem discriminação.

Esmola: dinheiro dado a uma pessoa não por merecimento e sim por pena.
Cotas: vagas nas universidades publicas dadas por qualquer coisa q não seja merecimento.

As vagas não estão sendo dadas, estão sendo reservadas. Por isso, ao meu ver, não são parecidas.

Os cinco links que me passou, sim. Eram casos específicos.

Visavam mostrar que racismo existia, e cumpriram bem seu propósito. Mas isso não justifica dizer que todos os exemplo que dei eram pontuais, oras.

Só volto a perguntar: Tu realmente acha normal e inofensivo um negro dizer na cara de um colega vestibulando que pegou a vaga dele por causa das cotas?

Não acho inofensivo (e nem normal, só vi isso um única vez). no entanto, o fato de um cotista se gabar disso não invalida as cotas - elas nao obrigam seus beneficiados a se comportarem de determinada forma. além do mais, o fato dele falar isso não significa que ele tomou de fato a vaga de outro. pensar que ele tomou é demonstrar falta de esclarecimento.

E por causa das cotas, os negros são superiores aos brancos na hora de prestar vestibular, porque eles concorrem em uma tabela separada. E ainda podem pegar vagas da tabela normal.

Depende do sistema. na UnB, se você concorre pelas cotas, não pode concorrer às vagas comuns. mas vamos seguir sua linha de pensamento: tá, eles seriam "superiores" (?) no vestibular. mas em toda a vida escolar, quem foi "superior"? o branco (volto a citar a pesquisa da média de desempenho).

e faz tanta questão do maldito "equilibrio racial", que force todas as faculdades a terem 33% de vagas para negros, 33% para brancos e 33% para índios. Pronto, totalmente equilibrado.

Numa sociedade onde temos 45% auto-declarados negros? isso é ignorar o contexto social, não faz sentido os 33% - faria se houvesse um branco para cada negro e para cada indígena. Não é o caso.

Novamente falando, racismo é tão crime quanto pedofilia. Isso é fato e não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com "desigualdade racial" ou algo do tipo.

Aí eu discordo. a desigualdade é propícia para manifestações de racismo e injúria. por sua vez, a discriminação influencia a desigualdade.

O que eu vejo que está acontecendo é o governo incentivando os negros a se segregarem dos brancos pra formar um grupo separado e "unido entre eles", como aconteceu nos EUA.

Isso é paranóia. e mesmo que formem, ainda estão sujeitos às mesmas leis que os brancos.

Como? O Kimble teve dois míseros posts neste tópico (ou no outro, não lembro) e demoliu o argumento de que vagas pra uma raça favorecem os membros mais pobres desta raça.

Calma lá, que vai beneficiar apenas os negros pobres é mentira, até eu digo isso. mas convenhamos: existem negros ricos em qualquer esquina? eles vão se beneficiar, mas isso não significa que o negro pobre também não. E aproveitando os comentários do kimble, não vejo problema nos negros ricos competirem mais porvagas em direito e medicina. afinal, são cursos cujo prestígio, felizmente, está desmoronando.

Medo este que só exite na cabeça deles e numa minoria racista que circula o Brasil.

O medo, sim. a fonte deste medo tá em vários outros lugares.

O caso é que por tradição de avô, pai, tios, etc, o jovem negro já vai recebendo informações do tipo "você não é negro. você é moreno" ou "Fica longe da polícia que vão achar que você é bandido". Hoje em dia isso não acontece com frequencia, mas fica enraizado na cabeça de negros velhos que passam o medo pros mais jovens.

Essas idéias não surgiram do nada, certo?
http://www.direitos.org.br/index.php?op ... 8&Itemid=2
http://www.pstu.org.br/opressao_materia ... 6388&ida=0
http://www.folhaes.com.br/folhaes/artic ... 7&nid=8263

Quem tem que mudar hoje não é necessariamente a sociedade. É tirar esse medo enraizado do próprio negro.

Tem que mudar mesmo, mas a sociedade também precisa. se existe racismo E discriminação, a sociedade não tá certa. simples assim.

O que eu quero dizer com isso? Reiterar que o Brasil é o país da miscigenação, e por praticamente todo brasileiro ter sangue de umas 5 origens no corpo, fortalecer o combate contra o racismo provando que somos todos parecidos por dentro.

Quando não é o branco a ser beneficiado, é fácil ver o alardeamento de que "somos todos iguais", não é mesmo? por que não dizemos isso quando nos deparamos como os casos dos links acima, por exemplo? por que aqueles policiais não dizem isso, também?
Reconhecer desigualdades sociais não implica em segregar.
FreeSample

Mensagempor FreeSample em 19 Mar 2008, 10:41

Olha o fatalismo...opa, "contexto social" aí geeeeeeeeeeeeeeente...

Não imaginei que a negação iria ficar tão blatante. mas enfim. :roll:

Você me acusa de "usar o individual para desviar da questão social", mas é você quem se apressa em colocar a culpa no "social" e se esquece de que o indivíduo se encontra no cerne da questão SIM.

Sim, ele se encontra, mas ele não é exclusivamente o cerne.

E você ainda chama os outros de reducionistas. Francamente...

Cara, eu certamente não estou simplificando a situação. Aliás, faço questão toda hora de nos lembrar mos de uma série de fatores, que compõe o temido "contexto social". Se prefere ver isto como ser reducionista, quem sou eu pra te censurar?

...você realmente acha que a institucionalização do preconceito, promovida pelo nosso governo, realmente não terá consequências maiores ?????????????????????

Dado o (tcharam) contexto social, onde o preconceito já se encontra institucionalizado de tal maneira que nem sempre é possível percebê-lo? imagino que as "consequências maiores" sejam positivas.

O Estado deveria ser o primeiro ignorar conceito de raça e assim promover um tratamento isonômico para todos. Não é o que ocorre..

Imagina o cara sofrendo por preconceito e sem poder recorrer ao estado, que não reconhece a existência disto! coitado...

Primeiro: não há NADA de errado com a desigualdade em si. É bom lembrar que não existe ser humano igual a outro...

Com a desigualdade em si, nada contra mesmo. o errado é o que a cria e a mantém.

Me diga agora: Que infração esse menino(a) branco(a) cometeu para que fosse punido com a não aprovação no vestibular, ao mesmo tempo em que um "afrodescendente" que tira uma nota bem menor, consegue entrar no mesmo curso ??????????????????

Não ser aprovado no vestibular agora é punição? Essa é nova.
você fala como se os brancos estivessem condenados a não conseguirem vaga, sendo que na verdade é apenas a concorrência que se tornou mais acirrada.

O crime foi ele(a) ter tido um pai com condições e disposição para pagar para ele tivesse acesso a uma boa educação, de modo que ele conseguisse tirar uma nota superior ao do "pobre afrodescendente que é malvisto na sociedade" ?????????????????????????

Não, o "crime" não é esse, é a sociedade impor mais dificuldades ao negro. Você vê a questão por um ângulo que acaba ignorando.. ah, bem, vc sabe o que eu iria dizer aqui.

ISSO SIM é que é afirmar que negros são inferiores...

Não, é reconhecer que a sociedade coloca mais obstáculos a eles. próxima...

Cara acorda as classes altas espoliam TODO mundo negros, brancos e pardos. Quem não é classe alta é espoliado isso é um fator da nossa sociedade.

Errado...
Isso vem da concepção errônea (e amplamente difundida aqui no Brasil) de que riqueza é algo estático...

Skin, skar, se resolvam caso desejem. justamente por não reconhecer que riqueza é algo estático, é que as coptas vem para tentar influenciar uma progressão à igualdade entre as raças naquela classe mais abastada, o que por sua vez pode diminuir a discriminação, que por sua vez pode transformar o contexto social.
FreeSample

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic