skinwalker escreveu:Porém, o que está ocorrendo aqui é uma inversão de valores. Essas alas extremistas (que, segundo você, "não devem ser desmerecidas") não estão lutando por um tratamento isonômico, mas sim por mais privilégios (...).
Quando falava de não ser desmerecidos, me referia aos movimentos como um todo, e não apenas às alas extremistas.
skinwalker escreveu:Com um post desses, só posso deduzir que, para você, negros são e serão eternamente inferiores e incapazes de alcançar, por conta própria, o mesmo nível que os "brancos" ocupam.
Acho um absurdo alguém pensar dessa forma, cara. gostaria que você mostrasse nos meus argumentos alguma coisa que sustentasse essa teoria. Onde foi que não entenderam que "negros tem a mesma capacidade que brancos, mas brancos tem a vantagem de não serem vistos e tratados de forma negativa pela sociedade"? Desde quando "contexto social" significa "incapacidade natural"? não no meu vocabulário.
skinwalker escreveu:Mais uma vez: O que os negros MENOS precisam é que fiquem colocando eles no papel de vítimas. Tá mais que na hora de andar com as próprias pernas.
E desde quando cotas é colocar na posição de vítimas? desde quando reconhecer que racismo existe é se colocar como coitado?
skinwalker escreveu:Entenda uma coisa: o que importa aqui não são as raças, mas sim os indivíduos. Pessoas têm que ser avaliadas pelo seu conteúdo. Ponto.
Eu acredito que já tinha concordado com isso antes, mas ao que parece não consigo me expressar bem - ou então as pessoas que vêem alguém a favor das cotas automaticamente desligam qualquer raciocínio crítico e passam a enxergar todos os defensores da mesma forma - se for isso, é uma forma de preconceito.
Concordo que as pessoas deveriam ser avaliadas pelo seu conteúdo, mas vc acha que isso nãoestá acontecendo só no vestibular? tá afirmando que na sociedade TODAS as pessoas são avaliadas assim, pelo que são, a cor da pele não influindo? que quando alguém diz "aquele preto safado" é apenas um detalhe?
skinwalker escreveu:Mas eu queria ter certeza de que meus argumentos seriam levados em conta (coisa que, acredito eu, não ocorreria se eu tivesse declarado que era branco), e infelizmente tive que tomar essa medida.
Você precisou tomar uma atitude que vai contra sua opinião, visando um efeito positivo. o mesmo princípio se aplica às cotas.
Pablo3 escreveu:Bah, então tu acha certo/justo o sistema de cotas?
Dado no contexto social do nosso país? sim. mas não é o mais certo, nem o mais justo.
Pablo3 escreveu:Tu acha certo o pessoal passando com 30 pontos numa faculdade de medicina? Que médico será esse que não teve um forte ensino básico?
Cara, vão ser TODOS os cotistas assim? ou você tá cometendo o erro de generalizar?
Pablo3 escreveu:Te respondo que nem médico ele será (nem advogado, nem engenheiro, nem coisa nenhuma). Ele será uma vaga ocupada até que o tempo para conclusão do curso dele acabe.
Repito: TODOS os cotistas vão ser assim? ou você se refere a casos isolados? Ou então tá insinuando que negros que passam por cotas não tem a mesma capacidade?
Pablo3 escreveu:Isso não é racismo/preconceito. Eu to afirmando o que eu vejo aqui na UFSC.
Se me mostrar uma pesquisa que mostra que todos os cotistas passam com 30 pontos, acredito em você.
Pablo3 escreveu:Eu observo familiares meus - cujo os pais passaram anos e anos dando a vida para manter o filho numa escola particular - perder vagas por frações de pontos. Teriam sido aprovados com louvor se não fossem as cotas.
Eles ao menos tiveream condições de pagar por um bom estudo. muitos afrodescendentes não tem essa sorte. se os caras que passaram pelas cotas TAMbÉM tivesses pais que deram duro para pagar pelos estudos deles, seria extremamente injusta a política de cotas. no entanto nao é o que vemos, certo?
Pablo3 escreveu:Do que adianta inserir alguém (tanto faz se é negro ou branco) numa Universidade Integral Pública se ele não será capaz de concluir o curso?
Aguardo algum estudo que mostre que 101% dos cotistas sejam incapazes. auqi na UnB já foi mostrado o contrário. Aguardo também um estudo que mostre uma relação direta entre nota no vestibular e performance acadêmica.
virtual adept escreveu:O FreeSample vai ter sempre essa opinião, pelo visto. Já discutimos com ele uma penca de vezes, mas, por algum motivo, ele realmente acredita naquilo que diz.
Você ao menos leu o que o Lune escreveu no outro tópico, cara? Gente, em momento algum falei que cotas para negros são a melhor solução do mundo - nem de longe! mas é um mínimo que está sendo feito, e isso não pode ser negado.