Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Pablo3 em 16 Mar 2008, 11:50

FreeSample escreveu:
Friça, vai entra nessa faculdade?

Era para ser engraçado? senti uma pontada de intolerância aí. Onde você esconde seu racismo, Pablo? seria no verbo "roubar" da frase anterior? estariam roubando por serem negros, é isso que vc está dizendo? analisando dessa forma, devolva as condições de igualdade que você roubou, oras.

Bah, então tu acha certo/justo o sistema de cotas? Tu acha certo o pessoal passando com 30 pontos numa faculdade de medicina? Que médico será esse que não teve um forte ensino básico?

Te respondo que nem médico ele será (nem advogado, nem engenheiro, nem coisa nenhuma). Ele será uma vaga ocupada até que o tempo para conclusão do curso dele acabe.

Isso não é racismo/preconceito. Eu to afirmando o que eu vejo aqui na UFSC. Eu observo familiares meus - cujo os pais passaram anos e anos dando a vida para manter o filho numa escola particular - perder vagas por frações de pontos. Teriam sido aprovados com louvor se não fossem as cotas.

Do que adianta inserir alguém (tanto faz se é negro ou branco) numa Universidade Integral Pública se ele não será capaz de concluir o curso?
.
.
.
Imbecis
Pablo3

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mar 2008, 12:11

O FreeSample vai ter sempre essa opinião, pelo visto. Já discutimos com ele uma penca de vezes, mas, por algum motivo, ele realmente acredita naquilo que diz.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor FreeSample em 16 Mar 2008, 13:42

skinwalker escreveu:Porém, o que está ocorrendo aqui é uma inversão de valores. Essas alas extremistas (que, segundo você, "não devem ser desmerecidas") não estão lutando por um tratamento isonômico, mas sim por mais privilégios (...).

Quando falava de não ser desmerecidos, me referia aos movimentos como um todo, e não apenas às alas extremistas.

skinwalker escreveu:Com um post desses, só posso deduzir que, para você, negros são e serão eternamente inferiores e incapazes de alcançar, por conta própria, o mesmo nível que os "brancos" ocupam.

Acho um absurdo alguém pensar dessa forma, cara. gostaria que você mostrasse nos meus argumentos alguma coisa que sustentasse essa teoria. Onde foi que não entenderam que "negros tem a mesma capacidade que brancos, mas brancos tem a vantagem de não serem vistos e tratados de forma negativa pela sociedade"? Desde quando "contexto social" significa "incapacidade natural"? não no meu vocabulário.

skinwalker escreveu:Mais uma vez: O que os negros MENOS precisam é que fiquem colocando eles no papel de vítimas. Tá mais que na hora de andar com as próprias pernas.

E desde quando cotas é colocar na posição de vítimas? desde quando reconhecer que racismo existe é se colocar como coitado?

skinwalker escreveu:Entenda uma coisa: o que importa aqui não são as raças, mas sim os indivíduos. Pessoas têm que ser avaliadas pelo seu conteúdo. Ponto.

Eu acredito que já tinha concordado com isso antes, mas ao que parece não consigo me expressar bem - ou então as pessoas que vêem alguém a favor das cotas automaticamente desligam qualquer raciocínio crítico e passam a enxergar todos os defensores da mesma forma - se for isso, é uma forma de preconceito.
Concordo que as pessoas deveriam ser avaliadas pelo seu conteúdo, mas vc acha que isso nãoestá acontecendo só no vestibular? tá afirmando que na sociedade TODAS as pessoas são avaliadas assim, pelo que são, a cor da pele não influindo? que quando alguém diz "aquele preto safado" é apenas um detalhe?

skinwalker escreveu:Mas eu queria ter certeza de que meus argumentos seriam levados em conta (coisa que, acredito eu, não ocorreria se eu tivesse declarado que era branco), e infelizmente tive que tomar essa medida.

Você precisou tomar uma atitude que vai contra sua opinião, visando um efeito positivo. o mesmo princípio se aplica às cotas.

Pablo3 escreveu:Bah, então tu acha certo/justo o sistema de cotas?

Dado no contexto social do nosso país? sim. mas não é o mais certo, nem o mais justo.

Pablo3 escreveu:Tu acha certo o pessoal passando com 30 pontos numa faculdade de medicina? Que médico será esse que não teve um forte ensino básico?

Cara, vão ser TODOS os cotistas assim? ou você tá cometendo o erro de generalizar?

Pablo3 escreveu:Te respondo que nem médico ele será (nem advogado, nem engenheiro, nem coisa nenhuma). Ele será uma vaga ocupada até que o tempo para conclusão do curso dele acabe.

Repito: TODOS os cotistas vão ser assim? ou você se refere a casos isolados? Ou então tá insinuando que negros que passam por cotas não tem a mesma capacidade?

Pablo3 escreveu:Isso não é racismo/preconceito. Eu to afirmando o que eu vejo aqui na UFSC.

Se me mostrar uma pesquisa que mostra que todos os cotistas passam com 30 pontos, acredito em você.

Pablo3 escreveu:Eu observo familiares meus - cujo os pais passaram anos e anos dando a vida para manter o filho numa escola particular - perder vagas por frações de pontos. Teriam sido aprovados com louvor se não fossem as cotas.

Eles ao menos tiveream condições de pagar por um bom estudo. muitos afrodescendentes não tem essa sorte. se os caras que passaram pelas cotas TAMbÉM tivesses pais que deram duro para pagar pelos estudos deles, seria extremamente injusta a política de cotas. no entanto nao é o que vemos, certo?

Pablo3 escreveu:Do que adianta inserir alguém (tanto faz se é negro ou branco) numa Universidade Integral Pública se ele não será capaz de concluir o curso?

Aguardo algum estudo que mostre que 101% dos cotistas sejam incapazes. auqi na UnB já foi mostrado o contrário. Aguardo também um estudo que mostre uma relação direta entre nota no vestibular e performance acadêmica.

virtual adept escreveu:O FreeSample vai ter sempre essa opinião, pelo visto. Já discutimos com ele uma penca de vezes, mas, por algum motivo, ele realmente acredita naquilo que diz.

Você ao menos leu o que o Lune escreveu no outro tópico, cara? Gente, em momento algum falei que cotas para negros são a melhor solução do mundo - nem de longe! mas é um mínimo que está sendo feito, e isso não pode ser negado.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Pablo3 em 16 Mar 2008, 14:32

Bah, como eu disse: é isso que eu vejo na UFSC

http://www.vestibular2008.ufsc.br/resul ... r02_1.html

Com os pontos que eu marquei no meu vestibular eu passaria em primeiro lugar em 40 cursos dos 56 oferecidos, se eu competisse nas cotas.

Nas condições normais de disputa eu não seria aprovado em primeiro lugar em nenhum dos cursos. Em 33 cursos eu seria aprovado nas últimas posições.

Isso não é estranho?
.
.
.
Imbecis
Pablo3

Mensagempor Pablo3 em 16 Mar 2008, 14:38

Tais que nem o Advogado do Diabo, calma.
.
.
.
Imbecis
Pablo3

Mensagempor Fëanor em 16 Mar 2008, 14:54

E vou repetir também: você só reclama quando é a sua raça a prejudicada. se você se incomoda tanto assim com o racismo, por que não se incomoda com a dignidade "negada" aos negros e "oferecida" aos brancos? Tá ignorando isso porque não é conveniente para você?

Minha raça prejudicada?
Não viaja, eu ia falar o mesmo se eu fosse negro, indio, japones ou o que seja.

Cotas para pessoas de baixa renda? sim, seria muito melhor (até por ser mais abrangente), fato que não torna as cotas para afrodescendentes algo ruim.

Então PRA QUE USAR COTAS PARA RAÇA?????

E vale lembrar que não está sendo negado o acesso do branco ao ensino superior. de novo, não distorça as coisas!

Então se tivesse cotas para brancos não seria racismo? Essa é sua visão?

por que não se incomoda com a dignidade "negada" aos negros e "oferecida" aos brancos? Tá ignorando isso porque não é conveniente para você?

Então me fala o QUE QUE É NAGADA AOS NEGROS INDEPENDENTE DA RENDA?

Impressão minha ou você faz questão de ignorar que a proporção de ricos entre negros e brancos nao é a mesma?

É claro que ignoro, já está na hora esquecer que existe raça. Somos todos seres humananos.
Ficar fazendo distinção só piora as coisas, separa as pessoas.

Você usa a lógica: mais negros pobres que brancos pobres + cotas para negros = cotas para a maioria pobre.
Mas o problema NÃO ESTÁ NA RAÇA, ESTÁ NA CLASSE SOCIAL,
assim, pela lógica,
NÃO FAZ SENTIDO FAZER COTAS BASEADO NA RAÇA

FAZ SENTIDO FAZER COTA BASEADO NA RENDA DA FAMÍLIA.

Game, set, match!
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Skar em 16 Mar 2008, 15:10

Sinceramente cotas é uma coisa q vai contra a nossa constituição. A única coisa q esse sistema vai trazer pra nossa sociedade é o sucateamento da universidade publica.
Entenda fim de preconceito não vai ser criado a força ainda mais q msm negros q passaram por seu esforço na faculdade vão ser menosprezados pq a sociedade vai ter a marcar q eles só passaram pq as pessoas ficaram com pena. É isso q vc quer?

E eu acho q essas faculdades só vão piorar o preconceito q elas visam combater.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mar 2008, 16:09

Além de tudo, boa parte das vagas reservadas para cotistas serão desperdiçadas, porque muitos vão abandonar a faculdade, já que não têm conhecimentos básicos suficientes para conseguir aprender algo.
Como a menina que não sabe fazer subtração de frações conseguiria aprender Cálculo?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor FreeSample em 16 Mar 2008, 16:26

Não viaja, eu ia falar o mesmo se eu fosse negro, indio, japones ou o que seja.

Claro :roll:

Então PRA QUE USAR COTAS PARA RAÇA?????

Porque está sendo levado em conta a questão da discriminação racial E porque cotas para negros não é algo negativo.

Então se tivesse cotas para brancos não seria racismo? Essa é sua visão?

Distorcendo de novo?
Qual a relação direta entre não estar sendo barrado o acesso do branco ao ensino superior e cotas para brancos serem algo descabido (o que, de fato, é)?

Então me fala o QUE QUE É NAGADA AOS NEGROS INDEPENDENTE DA RENDA?

Poderia ser mais claro? não entendi o que quis perguntar.

É claro que ignoro, já está na hora esquecer que existe raça. Somos todos seres humananos.
Ficar fazendo distinção só piora as coisas, separa as pessoas.

Muito bonito, pena que isso fica só nas idéias. quando a sociedade como um todo (e não uns gatos pingados) esquecerem que existe raça, aí sim (e apenas assim) cotas para negros se tornarão algo equivocado.

Sonhar é legal, feanor, mas é bom manter contato com o mundo real.

Você usa a lógica: mais negros pobres que brancos pobres + cotas para negros = cotas para a maioria pobre.

Não. tente novamente.

Mas o problema NÃO ESTÁ NA RAÇA, ESTÁ NA CLASSE SOCIAL,

Racismo não é discriminação de pobres. racismo existe. e influi na distribuição da renda. por que teima em ignorar isto?

NÃO FAZ SENTIDO FAZER COTAS BASEADO NA RAÇA

Faz, pois quando menos oportunidades surgem aos negros, mais eles ficarão nas classes mais baixas.

FAZ SENTIDO FAZER COTA BASEADO NA RENDA DA FAMÍLIA.

Também. esse fato não anula o outro.

Game, set, match!

What is the meaning of this? :)
FreeSample

Mensagempor FreeSample em 16 Mar 2008, 16:37

Pablo3 escreveu:Isso não é estranho?

Se você sofresse discriminação e tivesse piores condições que um aluno de escola particular, esta seria uma medida compensatória e, portanto, não, não seria estranho.

Skar escreveu:Sinceramente cotas é uma coisa q vai contra a nossa constituição.

Por quê, Skar?

Skar escreveu:A única coisa q esse sistema vai trazer pra nossa sociedade é o sucateamento da universidade publica.

É uma possibilidade que nem mesmo eu (que sou a favor das cotas) posso ignorar. mas é preciso avaliar se isso aconteceria. até agora, na UnB, não é isso que parece estar acontecendo.

Skar escreveu:Entenda fim de preconceito não vai ser criado a força ainda mais q msm negros q passaram por seu esforço na faculdade vão ser menosprezados pq a sociedade vai ter a marcar q eles só passaram pq as pessoas ficaram com pena. É isso q vc quer?

Pensar que entram por pena já é errado. Um engano.

Skar escreveu:E eu acho q essas faculdades só vão piorar o preconceito q elas visam combater.

Eu acredito que o preconceito não está sendo piorado, tá sendo só colocado em evidência.

Virtual Adept escreveu:Além de tudo, boa parte das vagas reservadas para cotistas serão desperdiçadas, porque muitos vão abandonar a faculdade, já que não têm conhecimentos básicos suficientes para conseguir aprender algo.

Não acho sábio afirmar sem alguma pesquisa que indique isto. AInda aguardo um estudo que mostre relação direta entre nota no vestibular e performance acadêmica.
FreeSample

Mensagempor Skar em 16 Mar 2008, 16:48

Porque está sendo levado em conta a questão da discriminação racial E porque cotas para negros não é algo negativo.

Claro q é negativo. Isso vai aumentar o preconceito q já existe, pq simplesmente as pessoas não vão confiar no diploma de tal faculdae publica pq lá existem cotas.[ Eu já ouvi isso ]

Distorcendo de novo?
Qual a relação direta entre não estar sendo barrado o acesso do branco ao ensino superior e cotas para brancos serem algo descabido (o que, de fato, é)?

Não estam sendo barrados?? Muita gente branca q estudou como condenados não pode passar pra o curso q queriam pq existem cotas isso é uma forma de barra a entrada nas faculdades.

Muito bonito, pena que isso fica só nas idéias. quando a sociedade como um todo (e não uns gatos pingados) esquecerem que existe raça, aí sim (e apenas assim) cotas para negros se tornarão algo equivocado.

Sonhar é legal, feanor, mas é bom manter contato com o mundo real.

Sim então vamos fazer o seguinte pra incluir essas pessoas vamos dar uma vaga pq temos pena e pq entendemos q eles não tem capacidade pra passar pelos meios normais. É issa a sua solução?

Não. tente novamente.

Então qual é a sua lógica ? Se for ter cota por causa de renda q seja pra todas as pessoas pobres e não só pra uma parte da população.

Racismo não é discriminação de pobres. racismo existe. e influi na distribuição da renda. por que teima em ignorar isto?

Não acho q seja o racismo q influi na distribuição de renda e sim a qualificação profissional. Não é sucateando as faculdades publicas não é a solução. Temos q colocar aumentar a educação básica ou nada irá melhorar só q existirá uma duvida na capacidade dos aprovados pro cotas e isso vai influenciar todos não só os q são mal qualificados mas sim todos os profissionais negros.

Faz, pois quando menos oportunidades surgem aos negros, mais eles ficarão nas classes mais baixas.

Faz colocar alunos q em sua maioria não tem como manter o nivel quer opoturnidade dê um ensino fundamental melhor ora.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor FreeSample em 16 Mar 2008, 17:40

Claro q é negativo. Isso vai aumentar o preconceito q já existe, pq simplesmente as pessoas não vão confiar no diploma de tal faculdae publica pq lá existem cotas.[ Eu já ouvi isso ]

quantas vezes você ouviu isso? vai se basear hum único comentário e definir ele como a verdade absoluta? não é por aí.

Não estam sendo barrados?? Muita gente branca q estudou como condenados não pode passar pra o curso q queriam pq existem cotas isso é uma forma de barra a entrada nas faculdades.

Não é a mesma coisa que "por ser branco, você não pode entrar", e sim "como você teve mais facilidades na vida, agora vai ter mais concorrência para entrar". são duas coisas bem diferentes.

Sim então vamos fazer o seguinte pra incluir essas pessoas vamos dar uma vaga pq temos pena e pq entendemos q eles não tem capacidade pra passar pelos meios normais. É issa a sua solução?

Claro que não!
Cara, você não lê o que eu tou escrevendo, né? que parte de "Pensar que entram por pena já é errado. Um engano." (lá no outro tópico) você não entendeu?

Então qual é a sua lógica ?

Cotas para negros beneficiam, neste grupo, uma maioria pobre.

Se for ter cota por causa de renda q seja pra todas as pessoas pobres e não só pra uma parte da população.

Acredito que seja interessante dentro das cotas para baixa renda, haver uma cota para afrodescendentes.

Não acho q seja o racismo q influi na distribuição de renda e sim a qualificação profissional.

qualificação profissional influi, mas seja honesto: quais as chances de um recem formado branco e um recém formado negro obterem um emprego? com o aumento da mão de obra negra, maiores as chances de ingresso destes no mercado.

Não é sucateando as faculdades publicas não é a solução.

Você ainda não provou que há umsucateamento, não posso (e nem vou) tomar isso como uma verdade.

Temos q colocar aumentar a educação básica ou nada irá melhorar só q existirá uma duvida na capacidade dos aprovados pro cotas e isso vai influenciar todos não só os q são mal qualificados mas sim todos os profissionais negros.

Então se decida: vai lutar pela melhoria do ensino básco ou vai lutar simplesmente pelo fim das cotas? se deseja o primeiro de verdade, não tem nem porque criticar as cotas, que além de servir como uma medida compensatória, leva a sociedade a questionar a qualidade de ensino. eis aí mais um ponto positivo das cotas, obrigado por trazê-lo à tona!
;)

Faz colocar alunos q em sua maioria não tem como manter o nivel quer opoturnidade dê um ensino fundamental melhor ora.

Volto à mesma resposta anterior. infelizmente para muitos (e parece ser o seu caso) é mais conveniente apenas criticar as cotas do que exigir melhorias.

P.s: cara, vírgulas e pontuação ajudam muito, caso queira ser entendido.
FreeSample

Mensagempor kimble em 16 Mar 2008, 17:50

Três amigos meus passaram o ano inteiro estudando pacas e não entraram.
E eu estava no grupo mais difícil (a Estadual daqui usa uma confusa política de cotas). Você acha isso justo? Eu não.

Nota: Primeira vez que fiz vestibular, estudei normalmente durante o ano e não passei. Segunda vez, uma série de acontecimentos que me impediram de estudar direito aquele ano (nem os livros pra português eu li). Passei. Vestibular é algo que entra muito a sorte de cada um.

Nota 2: Quando a organizações que defendem as cotas começaram a organizar o movimento, elas adoravam dizer como outros países de primeiro mundo adotam políticas de compensação. O que justificaria as cotas. Até que as pessoas que são contrárias descobriram que vários desses países citados tem políticas de inclusão MAS não usam cotas por considerarem elas uma forma de preconceito. Ai esse argumento de repente sumiu.

Nota 3: Cuidado com as conclusões do tipo 'se você é contra é porque te prejudica'. Isso é parecido com os gritos de guerra de muita ONG durante a campanha pelas cotas, que diziam pérolas como 'você só é contra se for racista'.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Skar em 16 Mar 2008, 17:51

Se você sofresse discriminação e tivesse piores condições que um aluno de escola particular, esta seria uma medida compensatória e, portanto, não, não seria estranho.

Cara não é só branco q vai pra escola particular.
Por quê, Skar?

Pq isso vai contra o art. 5 da nossa constituição. Sabe aquela parte q todos somos iguais perante a lei.

É uma possibilidade que nem mesmo eu (que sou a favor das cotas) posso ignorar. mas é preciso avaliar se isso aconteceria. até agora, na UnB, não é isso que parece estar acontecendo.

Na verdade é uma questão de lógica friça. Alunos q não possuem conhecimento básico como vão conseguir concluir o curso me explica como isso pode ser bom pra alguêm. Essa é uma das maiores reclamações q eu escuto por parte de colegas meus da UERJ é q os cotistas ão conseguem acompanhar as aulas em sua maioria.

Pensar que entram por pena já é errado. Um engano.

Não acho pq se fosse pra colocar essas pessoas no mercado de trabalho eles dariam uma educação de base e não joga-los no curso de graduação sem preparo. E o pior muita gente q é racista vai falar q essa medida é pq o negro não possui capacidade e por isso precisa ser ajudado ele é um pobre ser incapaz de se superar. Duvido q muitas pessoas já não falem isso.

Eu acredito que o preconceito não está sendo piorado, tá sendo só colocado em evidência.

Não, cara acorda pessoas estão ficando revoltadas com o sistema de cotas e não é com o governo q elas vão ficar irritadas e sim com os "negros q roubam vagas". Se isso não piora a situação não faço idéia do q irá piorar.

Não acho sábio afirmar sem alguma pesquisa que indique isto. AInda aguardo um estudo que mostre relação direta entre nota no vestibular e performance acadêmica.

Cara um estudo contra as cotas nesse páis? Msm q façam vai ser jogado de lado. Nós iremos ver isso na prática quando esses profissionais entrarem no mercado de emprego e até lá pode ser tarde demais pra mudar a politica de cotas.

Skar

Mensagempor Skar em 16 Mar 2008, 18:14

quantas vezes você ouviu isso? vai se basear hum único comentário e definir ele como a verdade absoluta? não é por aí.

Várias vezes. E já ouvi gente dos laboratórios da UFRJ recusando alunos negros pq existia a chance deles serem cotistas.

Não é a mesma coisa que "por ser branco, você não pode entrar", e sim "como você teve mais facilidades na vida, agora vai ter mais concorrência para entrar". são duas coisas bem diferentes.

O vestibular já é assim, só q os negros passam sem concorrência nenhuma. Esse é o meu ponto.

Cotas para negros beneficiam, neste grupo, uma maioria pobre.

Mas tbm aqueles tem todos os meios pra conseguir uma vaga msm com a concorrência.

Acredito que seja interessante dentro das cotas para baixa renda, haver uma cota para afrodescendentes.

Pq? se esse sistema é pra inclusão das classes mais pobres, pq deveriamos dar uma vantagem a só uma parcela das pessoas pobres????

qualificação profissional influi, mas seja honesto: quais as chances de um recem formado branco e um recém formado negro obterem um emprego? com o aumento da mão de obra negra, maiores as chances de ingresso destes no mercado.

Uma mão de obra q tem uma qualificação duvidosa, sinceramente acho q o negro sem cotas tinha mais chances dos q os formados hj em dia.

Você ainda não provou que há umsucateamento, não posso (e nem vou) tomar isso como uma verdade.

Só iremos ver isso com tempo. Mas será q vale a pena arriscarmos ?

Então se decida: vai lutar pela melhoria do ensino básco ou vai lutar simplesmente pelo fim das cotas? se deseja o primeiro de verdade, não tem nem porque criticar as cotas, que além de servir como uma medida compensatória, leva a sociedade a questionar a qualidade de ensino. eis aí mais um ponto positivo das cotas, obrigado por trazê-lo à tona!

Defendo a valorização do ensino fundamental. E acho q eu tenho todos os motivos pra criticar as cotas, criam desigualdade e favorecem uma parcela da população em detrimento de outras.

Volto à mesma resposta anterior. infelizmente para muitos (e parece ser o seu caso) é mais conveniente apenas criticar as cotas do que exigir melhorias.

Não critico melhorias. Critico uma politica q só aumenta a desigualdade e é inconstitucional.

Skar

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic