Vc precisa estudar um pouco mais de história. Galileu morreu com quase 80 anos, ao lado de seus filhos e discípulos. A Igreja nunca assassinou Galileu, e bem da verdade nem perto disso chegou.
Apesar das vissicitudes do que muitos ensinam por aí, Galileu era um cristão fervoroso, e foi ele quem pediu para a Igreja ler e dar um parecer de sua teoria. A Igreja concluiu que a observação de Galileu não tinha provas suficientes para afirmar o heliocentrismo, e recomendou a ele que escrevesse um livro expondo ambos os pontos de vista. O que ele, católico dedicado, fez.
ele até podia ser cristão fervoroso. Mas esteve muito perto de uma condenção muito mas severa, embora tivesse protetores poderosos. Além disso o cardeal Berlamino, superior da Companhia de Jesus já havia julgado e condenado a fogueira outro acadêmico famoso na época, Giordano Bruno.
Sobre ele morrer idoso, é verdade. Mas parte do preço foi que ele abjurassse de sua tese. E, mesmo assim, por determinação do tribunal do Santo Ofício, foi vigiado até a morte.
E, por mim, nosso Estado é laico. Qualquer relevância relativas a argumentos religiosos deve ser olhada com um mínimo de crítica, primeiro porque a verdade é revelada e não admite contestação. Tende a um sectarismo exacerbado. A meu ver, quanto menos isso for considerador, melhor.









