Pesquisa sobre células-tronco

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Você é a favor ou contra a esta pesquisa?

A favor
51
98%
Contra
1
2%

Total de votos : 52

Mensagempor Seth em 06 Mar 2008, 20:22

Vc precisa estudar um pouco mais de história. Galileu morreu com quase 80 anos, ao lado de seus filhos e discípulos. A Igreja nunca assassinou Galileu, e bem da verdade nem perto disso chegou.

Apesar das vissicitudes do que muitos ensinam por aí, Galileu era um cristão fervoroso, e foi ele quem pediu para a Igreja ler e dar um parecer de sua teoria. A Igreja concluiu que a observação de Galileu não tinha provas suficientes para afirmar o heliocentrismo, e recomendou a ele que escrevesse um livro expondo ambos os pontos de vista. O que ele, católico dedicado, fez.

ele até podia ser cristão fervoroso. Mas esteve muito perto de uma condenção muito mas severa, embora tivesse protetores poderosos. Além disso o cardeal Berlamino, superior da Companhia de Jesus já havia julgado e condenado a fogueira outro acadêmico famoso na época, Giordano Bruno.

Sobre ele morrer idoso, é verdade. Mas parte do preço foi que ele abjurassse de sua tese. E, mesmo assim, por determinação do tribunal do Santo Ofício, foi vigiado até a morte.

E, por mim, nosso Estado é laico. Qualquer relevância relativas a argumentos religiosos deve ser olhada com um mínimo de crítica, primeiro porque a verdade é revelada e não admite contestação. Tende a um sectarismo exacerbado. A meu ver, quanto menos isso for considerador, melhor.
Seth

Mensagempor Gladius Dei em 06 Mar 2008, 20:36

Cara, eu não entendo isso. É proibido mudar de opinião e/ou defender uma posição contrária e/ou ir contra a opinião da maioria e/ou tomar partido de um lado que vc já criticou em outros aspecto e/ou fazer um exercício de argumentação e/ou tentar construir um saber não parcial ao expor outro ponto de vista?

Sério, vc deveria estar me agradecendo. Estou aqui defendendo o ponto de vista das principais religiões do planeta e defendendo eles de modo que provavelmente ninguem ainda fez. Estou argumentando inclusive citando os principais pensadores desta oposição e assumindo partido de fato.

Exceto, Sampaio, que pelas suas atitudes anteriores, bem como posts desnecessariamente trollers e desrespeitosos, cominada àquela sua "pequeniníssima" afirmação de sua crença de que religião deveria ser assunto de saúde pública e tratada (ou algo assim), combinado com todas as suas outras opiniões semelhantes observadas num período de 4 anos por este que vos fala, simplesmente não há boa-fé crível de sua parte, de que você queira defender esse ponto de vista sob a pretensão de exercitar sua argumentação e/ou que esteja utilizando fontes verdadeiramente sancionadas pela Igreja e/ou outras religiões que também seriam contra o estudo dessas células.

Se for isso, ótimo, vou observar sua dialética. Talvez tenha até algo interessante. Aparentemente, você fez um trabalho melhor do que insinuar que sou ignorante neste seu último post. Mas, não se preocupe comigo, caso você "dê pra trás" por outros que dividem a sua "anterior" visão do assunto, eu não vou ficar surpreso ou entristecido. E nem aconselharia outros a ficarem, afinal: Internet Discussion = Serious Business :roll:
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Blackbird em 06 Mar 2008, 21:37

Aaahm, acho que o tópico ficou cansativo, chato.
Perdi o tesão de concordar com coisas que disseram e discordar de mim mesmo um pouco.

Essa é a última opinião que tenho a acrescentar a esse tópico.
Cya.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor cigano em 06 Mar 2008, 22:53

Lucita escreveu:Quero ver se alguém que é contra e sofrer um acidente e ficar paralítico, se não muda de discurso rapidinho. Ter que se conformar em viver numa cadeira de rodas o resto da vida porque é melhor jogar no ralo da pia aquele embrião que poderia ser usado pra curar o problema.

Mas heim?

Olha nem queria me meter nisso, mas...

Concordo plenamente que se é pra jogar fora eu prefiro que use pra algo sadio, mas pra começo de conversa isso nem devia estar congelado ao meu ver, dizer agora, "Ah tá bom então, pode usar" soa tão hipócrita!

Sou contra não por ser uma pesquisa nova e de risco mas porque esse papo de "Vamos aproveitar já que é pra ser jogado fora" soa aos meus ouvidos igual ao que os nazistas falaram quando pensaram no que fazer com os corpos mortos dos judeos (ainda tem sabonete desse "pessoal jogado fora" por ae).

Pra mim são dois argumentos bestas, esse e o de que "estamos brincando de deus".

E respondendo a sua pergunta, acho que eu ia preferir que fizessem testes em mim do que em quem não tem como aceitar ou não. Se não me engano nosso "Super-Homem" fez isso.

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Irish Carbon em 06 Mar 2008, 23:00

Quero ver se alguém que é contra e sofrer um acidente e ficar paralítico, se não muda de discurso rapidinho. Ter que se conformar em viver numa cadeira de rodas o resto da vida porque é melhor jogar no ralo da pia aquele embrião que poderia ser usado pra curar o problema.

*momento humor freesample*

É por isso que o Eltor gostou da idéia! Quer dizer, mesmo ele tendo só um mês de cadeirante restando, ele se identificou com a causa! \o/

*momento humor freesample OFF*
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Dahak em 06 Mar 2008, 23:03

Aos que não concordam com a liberação dessas pesquisas, gostaria de saber se eles concordam ou não com o fato de que uma pessoa é considerada morta quando ocorre o desligamento do seu sistema nervoso central.

E proponho essa pergunta justamente pelo fato de que o desenvolvimento do SNC começa por volta do 15º dia (13º, se não me falha a memória). Logo, se não há um sistema nervoso, nem mesmo rudimentar, por que considerar o conjunto de células praticamente indiferenciadas como vida humana?

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor cigano em 06 Mar 2008, 23:09

Dahak

Eu sinceramente não sei responder, mas acho que o cara não tá morto não. É de qualquer forma, só porque alguem considera que a "vida" começa no 15} dia não siguinifica que eu concorde com ela né?

;)

[]s
cigano

Mensagempor Dahak em 06 Mar 2008, 23:28

Cigano, como você afirma, então, que alguém está morto?

Não é que a vida começa por volta do 15º dia após a fecundação, é por volta desse dia que o sistema nervoso central começa a se desenvolver. É quando as células começam a se diferenciar com o propósito de se tornarem neurônios.

Se para fins legais e para a ciência a morte ocorre quando o SNC não está mais vivo, por que não definir o início da vida pela analogia inversa?

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Lucita em 06 Mar 2008, 23:47

cigano escreveu:
Lucita escreveu:Quero ver se alguém que é contra e sofrer um acidente e ficar paralítico, se não muda de discurso rapidinho. Ter que se conformar em viver numa cadeira de rodas o resto da vida porque é melhor jogar no ralo da pia aquele embrião que poderia ser usado pra curar o problema.

Mas heim?

Olha nem queria me meter nisso, mas...

Concordo plenamente que se é pra jogar fora eu prefiro que use pra algo sadio, mas pra começo de conversa isso nem devia estar congelado ao meu ver, dizer agora, "Ah tá bom então, pode usar" soa tão hipócrita!

Sou contra não por ser uma pesquisa nova e de risco mas porque esse papo de "Vamos aproveitar já que é pra ser jogado fora" soa aos meus ouvidos igual ao que os nazistas falaram quando pensaram no que fazer com os corpos mortos dos judeos (ainda tem sabonete desse "pessoal jogado fora" por ae).

Pra mim são dois argumentos bestas, esse e o de que "estamos brincando de deus".

E respondendo a sua pergunta, acho que eu ia preferir que fizessem testes em mim do que em quem não tem como aceitar ou não. Se não me engano nosso "Super-Homem" fez isso.

[]s

Tb não concordo com esse negócio de "usa pq ia jogar fora mesmo". Eu acho isso aqui: "Concordo plenamente que se é pra jogar fora eu prefiro que use pra algo sadio, mas pra começo de conversa isso nem devia estar congelado ao meu ver". Só o que eu acho mais hipocrisia ainda é os "defensores da vida" não se importarem que seja jogado fora, mas se importarem que seja usado pra algo útil. Aquilo jamais iria se tornar um ser humano, independente do fim que levasse, e dizer que usar uma suposta vida humana como material de experiência pra salvar outras vidas humanas é cruel e que jogar essa mesma suposta vida humana fora não é cruel, é no mínimo esquisito. E ainda acho que essa história de "onde começa a vida" é muito relativo, não sei se eu concordo com isso de que a vida é considerada a partir do embrião. Na verdade, eu mais discordo que concordo, já que esse mesmo embrião não é nada se não se fixar num útero.

Pra mim o tal embrião está mais pra matéria-prima da vida humana do que pra vida humana.
Um exemplo bem simplista: uma semente não é uma árvore. Precisou acontecer uma prévia fecundação em algum lugar, em algum momento pra que aquela semente se tornasse semente. Se for plantada, com água e muita sorte, aí sim ela vai se tornar uma árvore. Ou seja, não é preciso só da semente pra se ter uma árvore, é preciso tb de um solo. Um ser humano só é gerado a partir de um embrião E de um útero, assim como um embrião é gerado a partir de um espermatozóide E de um óvulo. Se faltar algum dos dois últimos, o primeiro não existe.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor Dahak em 07 Mar 2008, 00:11

Lucita, só uma correçãozinha: o óvulo só existe em função do espermatozóide.
Se não há fecundação, ele permanece como ovócito secundário.
Pode parecer pura chatice, e em grande parte é, mas pra certos debates é válido porque que a célula germinativa feminina só atinge a maturidade de forma condicionada.

Sobre a existência de embriões congelados, eles são a única opção para muitas mulheres com o sonho de ser mãe. O excedente de embriões ocorre porque, não raro, são necessárias algumas tentativas de implantação, o que nos permite inferir que você precisa de um material "de reserva". Só que depois da mulher conseguir a gestação, sobram sempre vários embriões em um tubo capilar.

E concordo contigo que é hipocrisia optar por descartá-los ou por deixá-los eternamente congelados porque, em qualquer uma dessas opções, continua não havendo vida.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor olikan em 07 Mar 2008, 00:15

Dahak escreveu:Aos que não concordam com a liberação dessas pesquisas, gostaria de saber se eles concordam ou não com o fato de que uma pessoa é considerada morta quando ocorre o desligamento do seu sistema nervoso central.

E proponho essa pergunta justamente pelo fato de que o desenvolvimento do SNC começa por volta do 15º dia (13º, se não me falha a memória). Logo, se não há um sistema nervoso, nem mesmo rudimentar, por que considerar o conjunto de células praticamente indiferenciadas como vida humana?

Dahak Out

bem, sim eu considerado uma pessoa morta quando ocorre o desligamento do seu sistema nervoso central...
mas tem uma sutil e minuscula diferença entre os exemplos....
é q, provavelmente porque as celulas irão se diferenciar, e irão criar uma vida.
ou seja, futuros diferentes....um vai ser um vegetal, o outro um futuro........ Jaco Pastorius XD

eu nem votei ainda, mas vou votar a favor das pesquizas

votei \o/
olikan

Mensagempor Lucita em 07 Mar 2008, 00:19

Vlw pela correção, Dahak. Não sou da área de biológicas, então posso estar falando muita besteira mesmo.

Dos embriões congelados, não sei por que deixar eles lá por tanto tempo. Se a mulher já foi fecundada, tá gerando o filho e tudo, pra que deixar aquilo tudo lá. E (posso estar enganada) muitos deles simplesmente não foram nem nunca poderiam ser implantados por não serem de "boa qualidade", já que só os melhores são escolhidos pra serem implantados. Então, que sentido tem deixar guardado por três anos um embrião que não daria conta de se desenvolver? Se a mulher quisesse ter outro filho assim, não teria que ser colhido tudo de novo, como se fosse a primeira vez?
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor Dahak em 07 Mar 2008, 00:48

Olikan, não entendi direito seu ponto.
Poderi explicá-lo novamente?

Lucita, não há razão para se desculpar =)
Principalmente porque é um erro fossilizado do ensino médio.
Os livros trazem essa infeliz informação.

Bom, os embriões podem ficar congelados por tempo inderterminado.
Claro, quanto menos "longevo" o congelamento, melhor.
Afinal, você está mexendo com um sistema biológico. E se a idéia é tentar implantar o embrião, valemo-nos de todas as chances que temos para aumentar a probabilidade da gravidez vingar.

A escolha dos embriões, em verdade, é muito aleatória, de forma que são implantados até três ou quatro de uma só vez. Por isso a alta incidência de gêmeos na fertilização assistida.

Colocar os embriões no útero implica em um processo invasivo. Então, se você colocar só um embrião, além das pequenas chances de que ele seja "bem sucedido" em sua implantação, a cada insucesso, seria preciso fazer outro processo invasivo. E pensando em estoques, caso fossem feitas apenas as quantidades necessárias...bem, já imaginou o trabalho/custo grotesco que isso daria?

Talvez essa situação até diminua quando tivermos mais pesquisas na área, talvez consigamos mais sucesso na implantação.

Até lá, sempre haverão estoques que foram criados, primariamente, para possibilitar a realização do sonho de ter um filho. Mas depois que todo esse processo passar, o que fazer com os embriões? Deixar congelados ou tentar fazê-los valer uma nova vida, uma vida saudável para alguém?

;)

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor cigano em 07 Mar 2008, 00:56

Dahak

Afirmando ué, é minha opinão, não é cientifica!

E sinto em te informar, mas esse lero-lero todo não entra na minha cabeça nem na de muitos pais e mães, aquilo que vc diz ser terminações nervosas que cresce na barriga da mulher é a mais pura e simples mágica. Ficou viva no momento que ficou, e ponto

A sim e sobre isso

Sobre a existência de embriões congelados, eles são a única opção para muitas mulheres com o sonho de ser mãe.

Parece incrivel né? Mas antes disso tudo já existia a adoção! Mãe e Pai não é quem gera e quem cria.

Lucita

Uma coisa puxa a outra. No meu enteder prefiro que tudo seja cancelado e jogado fora e perder uma unica chance, do que daqui a pouco ter uma corrida de gente atraz de novas celulas troncos com a desculpa de "novas chances".

Claro se fosse algo do tipo que é produzido e jogado fora naturalmente (espermatozoide, o óvulo, etc) beleza, ele vai pro ralo no final das contas e é inevitavel que ele venha, mas po, ali é a sementinha do papai com a sementinha da mamãe, a cegonha só ta esperando dar o tempo pra entregar a encomenda. Me recuso a pensar que isso não tem vida, e não consigo raciocinar dessa forma "Já que eles erraram vamos aproveitar né?"

[]s
cigano

Mensagempor Lucita em 07 Mar 2008, 01:14

cigano escreveu:Lucita

Uma coisa puxa a outra. No meu enteder prefiro que tudo seja cancelado e jogado fora e perder uma unica chance, do que daqui a pouco ter uma corrida de gente atraz de novas celulas troncos com a desculpa de "novas chances".

Claro se fosse algo do tipo que é produzido e jogado fora naturalmente (espermatozoide, o óvulo, etc) beleza, ele vai pro ralo no final das contas e é inevitavel que ele venha, mas po, ali é a sementinha do papai com a sementinha da mamãe, a cegonha só ta esperando dar o tempo pra entregar a encomenda. Me recuso a pensar que isso não tem vida, e não consigo raciocinar dessa forma "Já que eles erraram vamos aproveitar né?"

[]s

Entendi sua posição, cigano. Acho que não tinha entendido tão bem até esse seu último post. Não compartilho da mesma opinião que a sua, mas td bem.
Sabe, às vzs penso que tvz a humanidade "não mereça" a cura de certas doenças. Sei lá, já tem gente demais no mundo, o ser humano não tem um predador natural, se não existirem algumas formas de controlar isso aí, a coisa seria um caos maior ainda. Talvez as doenças e esse "instinto" de destruição/auto-destruição do ser humano sirvam pra isso. Sou a favor das pesquisas mais por um lado egoísta da minha parte, como "se algo acontecer comigo, gostaria que tivesse cura". Todos queremos ter uma vida longa e com saúde de ferro, mas imagina o mundo inteiro vivendo 150, 200 anos, se reproduzindo e só morrendo de morte morrida. Só sistema solar não seria suficiente pra abrigar todo mundo. E ainda um brigando com o outro por causa de uma coisa, um querendo ter ou ser mais que o outro... vixe... vou nem pensar.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic