Quarto. E aqui minha verdadeira crítica ao sistema de cotas, elas não servem NEM como tapa buraco. Uma medida que beneficia uma parcela ínfima da população que sofre com o preconceito me parece muito "coisa pra inglês ver". Mesmo que todas as universidades públicas destinassem 100% de suas vagas aos negros, ainda seria muito pouco em relação à todos os negros.
Bem, o raciocínio não é "dar diploma a todos os negros" e sim "criar uma elite negra que possa ajudar a mudar o quadro social do restante", então não creio que a questão numérica em si invalide o sistema de cotas.
Mas o fato de não funcionar nem como tapa buraco seria realmente uma crítica muito relevante. Infelizmente, é uma política recente demais pra podermos avaliar os resultados. O fato é que o número de negros nas universidades aumentou muito, e esse era o principal objetivo do sistema de cotas. Se isso vai se converter em mudanças sociais duradouras é o que precisamos ver daqui pra frente.
Lune, colocaste que "não devemos ficar de braços cruzados" enquanto a educação básica não é fortalecida. Mas penso aqui, não temos como construir uma casa começando pelo telhado.
Nesse caso eu acho que podemos sim. Teoricamente, intelectuais negros poderiam contribuir para a solução dos problemas de base, particularmente no combate à discriminação e na luta por políticas sociais mais justas. Digo teoricamente porque ainda não dá pra saber se isso vai acontecer ou não, mas é essa a aposta dos defensores das cotas.
Veja, mesmo assumindo que a educação básica brasileira fosse a melhor do mundo, isso não eliminaria o problema racial por completo (embora o seu argumento de que uma maior educação diminuiria o preconceito tenha lógica). As políticas são complementares, não opostas. É uma pena que as fundações da casa estejam demorando mais pra ficar prontas do que o telhado.
Gostei bastante do seu post, me pareceram as críticas mais embasadas até o momento. Quem diria que o macaco louco seria a voz da razão no tópico