3 mortes.
Algumas outras suspeitas.
Eu vou para Goiás no dia 26, e minha família me pediu para tomar a vacina contra a Febre amarela. Pois bem. Na quarta-feira, eu vou ao posto e as doses já haviam acabado. Pediram-nos para voltar sexta, e voltamos, para novamente não termos nossa vacina. A central de distribuição que fornecia as vacinas para eles NÃO TINHA MAIS VACINA CONTRA FEBRE AMARELA NO ESTOQUE.
Segunda-feira retornamos 12:30 para os portões do hospital, pois ele iria abrir 1h da tarde e aí sim com as vacinas, e já haviam umas 20 pessoas na fila e mais algumas outras 20 do outro lado da rua para se proteger do sol, mas que também estavam na fila.
12:50, eu posso jurar que me senti na fila de um evento de anime, senão pior. Devia ter algo em torno de 100 pessoas na fila, para 50 doses da vacina (eu cheguei a filmar a fila com o celular do meu irmão, depois que eu upar eu posto aqui). Finalmente os portões abriram, e a fila (com várias pessoas furando-a, obviamente) foi formada dentro da multiclínica. Até que uma enfermeira-chefe, evidentemente super confortável com essa repentina vacinação em massa, informou que os pacientes que fizeram o cadastro de manhã teriam preferência.
-Pera lá, disse a mulher na minha frente, eu vim aqui de manhã e não me informaram sobre nenhum cadastro!
A enfermeira apenas levantou os braços. Murmúrios, rebuliço, agitação por parte de ambos os lados.
-SE CONTINUAR ASSIM, EU VOU TER QUE CHAMAR A POLÍCIA AQUI!- bradou a enfermeira.
Aplausos por parte da fila.
Uma fila paralela estava sendo formada com os cadastrados (parte filmada também). Uma mulher que recebera a vacina chamou minha atenção ao dizer:
-Quem disse que eu vou viajar? Eu tomei a vacina porque era um direito meu. E quero ver se alguém reclamar alguma coisa!
Quer dizer, o risco de epidemia foi descartado, as áreas urbanas estavam a salvo, a parte sul do estado de São Paulo (que é onde eu tomei a vacina) estava fora da área de risco e essa mulher ainda quer desperdiçar uma dose da vacina nela só pra se proteger de uma pseudo-ameaça? Meu sangue começou a ferver.
Não para a minha surpresa, chegaram três policiais no posto de saúde. Pediu-se a formação de fila única, e a fila de cadastrados somou-se à fila normal, para a contrariedade da enfermeira-chefe. Falaram que um número X de vacinas já foram aplicadas, e os primeiros 100-X da fila (sim, eram 100 doses) com algum documento à mão receberiam as outras doses e os outros deveriam retornar no fim da semana.
E eu juro para vocês, metade da fila foi embora.
Então, tudo correu sem maiores complicações. Quer dizer, não que eu tenha visto, porque se tivesse alguém ali com febre, alergia a ovo, com o sistema imunológico baixo, gestante, com algum remédio a base de corticóides e algumas outras contra-indicações que me fogem da cabeça agora iriam ter sérios problemas, pois as contra-indicações não foram informadas em momento algum da vacinação.
Repetindo:
Tudo isso por 3 mortes e algumas poucas suspeitas.
Vocês acham que é realmente necessário?