Promotor mata motoqueiro na Zona Sul (Inversão de Valores).

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Skar em 08 Jan 2008, 15:43

Mas no caso desse promotor a morte do assaltante foi justificada.

O pior é q no final o promotor pode acabar sendo retirado do cargo por causa da midia.

E lune quando eu falei sobre o comportamento da familia do assaltante dizendo q eles NUNCA falam q o cara é um maldito de sangue frio. É pq eles sempre querem se tornar as vitimas da situação e jogar a culpa dos fatos em pessoas q estavam simplesmente tentando se defender.É esse fato q irrita pq o assaltante está sendo colocado como a vitima do caso.

Aonde isso vai parar se as pessoas se defendem são culpadas e se não fazem nada ficam a merce dos asaltantes q hj em dia matam por qualquer razão.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor ferdineidos em 08 Jan 2008, 15:55

Bom, agora compreendo seu ponto. E nisso você tem razão, o promotor não pode sair livre simplesmente pq matou um bandido. O fato do cara ser assaltante ou não não a questão pra condenar ou absolver o promotor. Não podemos simplesmente sair matando bandido por aí, pq vivemos em um estado democrático de direito. Mas eu discordo de você quando você diz que ele ultrapassou o conceito de legítima defesa.

O que estou colocando aqui é simplesmente isso: O promotor não tinha como saber que o assaltante estava desarmado, ele acreditou que ele estivesse armado e agiu de acordo, acreditando estar em legítima defesa. Ele cometeu um erro invencível, pois não se pode esperar que o promotor pudesse saber que o assaltante estava, em verdade, desarmado. Logo, ele, através de uma falso conhecimento da realidade, tomou uma ação que, se não estivesse equivocado, seria legítima defesa. O código penal expressamente exclui a culpa neste caso. Esse é o meu ponto.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 16:04

Então você não pode exigir que um civil ou promotor tenham o mesmo treinamento que um policial. O que invalida a argumentação do controle emocional ou que ele devia ter usado a arma para prender o criminoso.

Então a questão é: como que deixam alguém sem controle emocional pegar numa arma? Não digo pra ser um PM, mas pelo menos ter condições de agir racionalmente, e não emocionalmente. A culpa então não é do promotor, e sim dos deficientes mentais que deixam uma pessoa assim carregar uma arma.

Detalhe: segundo as leis alegar que não sabia muitas vezes não funciona, até porque vão dizer que ele deveria ter certeza de que o cara tava armado pra agir, e não agir instintivamente. E eu concordo, quem está armado não pode agir por instinto, vai que alguém resolve bater no vidro do cara pra perguntar que horas são e o cara já abre com uma arma apontada pra você.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Lune em 08 Jan 2008, 16:11

Mas eu discordo de você quando você diz que ele ultrapassou o conceito de legítima defesa (...) Logo, ele, através de uma falso conhecimento da realidade, tomou uma ação que, se não estivesse equivocado, seria legítima defesa.

Me convenceu.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor ferdineidos em 08 Jan 2008, 16:13

Cak escreveu:
Então você não pode exigir que um civil ou promotor tenham o mesmo treinamento que um policial. O que invalida a argumentação do controle emocional ou que ele devia ter usado a arma para prender o criminoso.

Então a questão é: como que deixam alguém sem controle emocional pegar numa arma? Não digo pra ser um PM, mas pelo menos ter condições de agir racionalmente, e não emocionalmente. A culpa então não é do promotor, e sim dos deficientes mentais que deixam uma pessoa assim carregar uma arma.

Detalhe: segundo as leis alegar que não sabia muitas vezes não funciona, até porque vão dizer que ele deveria ter certeza de que o cara tava armado pra agir, e não agir instintivamente. E eu concordo, quem está armado não pode agir por instinto, vai que alguém resolve bater no vidro do cara pra perguntar que horas são e o cara já abre com uma arma apontada pra você.

Na verdade Cak, alegar que não sabia funciona muito bem, vide Lula.
Mas piadinhas à parte, o estado tem que COMPROVAR que o promotor SABIA que ele não estava armado, o bem que ele estava defendendo era sua própria vida e de sua esposa, ele não precisava ter certeza que o cara tava armado só precisa estar em uma situação de aparente perigo, é como coloquei lá em cima, se o erro foi invencível, é isento de pena, se é erro vencível, responde a título de culpa (sem intenção de matar).

E quanto ao controle emocional, nenhum teste padronizado é 100%. O promotor, pra tomar posse faz psicotécnico, e acredite ou não, tem vários que não passam.

Lune: ótimo, fico feliz. :victory:
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Cak em 08 Jan 2008, 16:19

É, eu sei. Pra falar a verdade esses psicotécnicos deveriam ser feitos de tempos em tempos, porque a pressão que um PM, promotor e etc. sofrem no dia a dia é muito grande e com o tempo isso pode trazer transtornos. Bom sobre a alegação de que não sabia que o cara não estava armado, eu creio que a justiça considerará que o cara teria que ter 100% de certeza que o bandido estivesse armado ou que o mesmo começasse a disparar.
Cak

Mensagempor ferdineidos em 08 Jan 2008, 16:37

Pô Cak, mas 100% é o risco de morrer, vc espera que alguém sofra risco de ser baleado?

O Direito não espera heroísmos de ninguém, por isso que especificamente trata do tema:

Legítima defesa
Art. 25 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios
necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

O iminente aí em cima significa que ele não precisa esperar as balas voarem.

depois, temos isso:

Art. 20
§ 1º - É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe
situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. (...)

No caso em questão, os fatos são: ele é abordado por um assaltante de moto enquanto parado, o assaltante faz sinal de que está armado, é público e notório que assaltantes utilizando motos praticam assaltos portando arma de fogo. É público e notório também que o promotor corre risco de vida pela natureza da profissão que exerce. Logo, é extremamente compreensível que alguém, na mesma condição e situação em que se encontrava o promotor, sentisse que estava com ameaça iminente à sua vida, podendo assim agir de forma a se defender de injusta agressão iminente.
ferdineidos

Mensagempor Kamus de Aquário em 09 Jan 2008, 13:37

Alguem sabe que fim levou o caso daquele Promotor Thales que matou na saída de um Lual em 2005?
Kamus de Aquário

Mensagempor ferdineidos em 09 Jan 2008, 16:50

Naquele caso o promotor está respondendo ao processo em liberdade, ainda na função de promotor, mas sem poder exercer.
ferdineidos

Mensagempor Dragão de Bronze em 09 Jan 2008, 18:14

Kamus de Aquário escreveu:Segundo a SSP, Baracat disse que o motoqueiro anunciou o assalto pela abertura da janela do carro e pediu seu relógio de pulso.
(...)
Os relógios, a moto e a pistola do promotor foram apreendidos.

Só eu notei essa aparente contradição?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Aluriel de Laurants em 09 Jan 2008, 18:16

não, a moto não é do promotor, foi erro de quem escreveu.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Dragão de Bronze em 09 Jan 2008, 18:27

Isso eu notei :P
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Kamus de Aquário em 10 Jan 2008, 12:19

Jornalistas que não sabem escrever não são uma exclusividade das HQs (Vide Lois Lane).
Kamus de Aquário

Mensagempor ferdineidos em 10 Jan 2008, 18:41

Dragão de Bronze escreveu:
Kamus de Aquário escreveu:Segundo a SSP, Baracat disse que o motoqueiro anunciou o assalto pela abertura da janela do carro e pediu seu relógio de pulso.
(...)

hãããã... na verdade o "do promotor" só se refere a pistola. Foram apreendidos a moto, os relógios e também a pistola do promotor.
ferdineidos

Mensagempor Cak em 10 Jan 2008, 18:48

ferdineidos escreveu:
Dragão de Bronze escreveu:
(...)

hãããã... na verdade o "do promotor" só se refere a pistola. Foram apreendidos a moto, os relógios e também a pistola do promotor.

Pra isso que serve isso aqui: ,
Cak

Anterior

Voltar para Off-Topic