É praticamente impossível dissociar o Tome of Battle da 4ª Edição, já que em um dos primeiros anúncios da 4ª Edição, o Bill Slavicsek ( para quem não sabe, o Diretor do R&D de D&D da Wizards, ou seja, quem efetivamente manda na 4E ) citou tal livro ( além do Star Wars: Saga ) como uma das "bases" da 4ª Edição.
Exatamente. MAS! MAAAAAAS! Dragon Tail´s Cut segue a linha dos nomes bizarros do Tome of Battle com um golpe plauisvel, interessante e totalmente "fantasia medieval". Então a analogia com livros de esgrima ocidentais pode ser feita.
Oda, embora seu espantalho seja engraçado, seu argumento apresenta uma simples falha: Não há indício algum, em livro algum, da influência do Flos Duellatorum ou qualquer livro de uma arte marcial européia histórica na 4ª Edição ou em seus ancestrais diretos, mais notavelmente no Tome of Battle. Tudo o que você tem é uma semelhança curiosa de nomenclatura esdrúxula de golpes.
Isso não é um espantalho, é uma piada
Há indicio de Tome of Battle sim, mas também há um indicio de que estão fazendo algo diferente quanto a ideia do ToB. Entao não é só uma "semelhança na nomenclatura", foi no golpe em si também. Ainda é cedo para determinar o que eles estão fazendo.
Eu não vou me meter na primeira discussão, mas dizer que os estilos de luta europeus são derivados/inspirados/copiados dos orientais é dizer o absurdo que a Europa mantinha contato frequente com a China/Coréia/Japão desde a época da Grécia Clássica e do Império Romano, seguindo por toda Idada Média.
A Europa sempre manteve um contato com o oriente. Mais como troca comercias do que tudo. Eles sabiam o que acontecia lá, ESPECIALMENTE na epoca do imperio romano alias.
Mas, nunca, NUNCA que os cavaleiros, arrogantes como só eles perderiam seu tempo tentando ler um pergaminho Chinês sobre usar espadas/whatever.
Povos diferentes lutam diferentemente. Até mesmo quando tem o know-how de outro povo e as armas desse dito povo.(Vide: Sengoku, Japão. Japoneses usando rifles portugueses de maneira radicalmente diferente, baseada nos conhecimentos que aprenderam dos portugueses.)
Combate sempre foi parte da cultura de um pais, é o que dá indentidade a ele afinal.
Tanques eu não sei, mas balas não pq eu vi no Mythbusters!
Você ficaria surpreso, mas Katanas cortam balas sim. E são destruidas pelo impacto. O que significa: Não adianta porcaria nenhuma elas cortarem balas.
(E eu tenho evidencia em video disso.)