Katana, diamantes, e estilos de combate orientais/ocidentais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Gladius Dei em 06 Dez 2007, 14:17

Levando em consideração que os melhores estilos de combate, SÃO orientais, e os ocidentais, muitas vezes derivados deles... Não faz tanta diferença.

Você tem certeza que conhece os estilos de luta ocidentais, tanto recentes quanto de tempos passados, além de fatos para comprovar isso?

Não está sendo um pouco... fanboy neste assunto?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor AKImeru em 06 Dez 2007, 14:48

Levando em consideração que os melhores estilos de combate, SÃO orientais

SPOILER: EXIBIR
Imagem
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor PaladinoMT em 06 Dez 2007, 16:01

Faço minha a imagem do oda... Eu nao substimaria um Esgrimista Italiano, um Lutador de Luta Romana ou um Indio Tupi da epoca da colozinação (se for um indio tupi das lendas, o monge do D&D se sentiria a Bulma em dragon ball z...) :linguinha:

Nota: Eu adoraria se pudesse fazer um personagem ao estilo do protagonista deste video na quarta edição
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gZRa7D4dnas&feature=related[/youtube]
PaladinoMT

Mensagempor AKImeru em 06 Dez 2007, 16:23

Serio mesmo, eu vou ter que postar mais links da wikipedia aqui :linguinha: ?
AKImeru

Mensagempor PaladinoMT em 06 Dez 2007, 16:27

Oq vc esta esperando oda!!!
Mergulhenos em sabedoria wikipediana!!!! :victory: :rolando:
PaladinoMT

Mensagempor Youkai X em 06 Dez 2007, 17:27

PaladinoMT, fale mais sobre as lendas dos guerreiros tupis e seus grandes feitos. :b
Youkai X

Mensagempor Elven Paladin em 06 Dez 2007, 19:02

E quem diabos está falando de Tome of Battle?

Estou falando de D&D 4 Edição e suas relações manobra + nome. Tome of Battle é Soul Calibur d20.

É praticamente impossível dissociar o Tome of Battle da 4ª Edição, já que em um dos primeiros anúncios da 4ª Edição, o Bill Slavicsek ( para quem não sabe, o Diretor do R&D de D&D da Wizards, ou seja, quem efetivamente manda na 4E ) citou tal livro ( além do Star Wars: Saga ) como uma das "bases" da 4ª Edição.

Admita a derrota, mouro!

* Apara o golpe * Nunca, biltre! :b

Elfo: "OH MEU DEUS ISSO É TÃO JAPONES QUE É RIDICULO."
Oda: "Mas...Não é.*prova que não é*"
Elfo:"OH MEU DEUS ELES SE BASEIAM EM COISAS JAPONESAS E NÃO EM ANTIGOS LIVROS DE ESGRIMA, APESAR DE QUE A SEMELHANÇA É INEGAVEL"

Oda, embora seu espantalho seja engraçado, seu argumento apresenta uma simples falha: Não há indício algum, em livro algum, da influência do Flos Duellatorum ou qualquer livro de uma arte marcial européia histórica na 4ª Edição ou em seus ancestrais diretos, mais notavelmente no Tome of Battle. Tudo o que você tem é uma semelhança curiosa de nomenclatura esdrúxula de golpes.

Ou, como eu disse, você realmente acha que algum autor andou visitando a A.R.M.A ou qualquer afiliado da HEMAC para lidar com o Tome of Battle/4ª Edição, ou se inspirou em filmes, jogos e desenhos que marcam a cultura pop recente, muitos deles com um toque orientalóide?

Levando em consideração que os melhores estilos de combate, SÃO orientais, e os ocidentais, muitas vezes derivados deles... Não faz tanta diferença.

Eu não vou me meter na primeira discussão, mas dizer que os estilos de luta europeus são derivados/inspirados/copiados dos orientais é dizer o absurdo que a Europa mantinha contato frequente com a China/Coréia/Japão desde a época da Grécia Clássica e do Império Romano, seguindo por toda Idada Média.

Qual a próxima? Katanas cortam tanques? :bwaha:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor arghsupremo em 06 Dez 2007, 19:24

Qual a próxima? Katanas cortam tanques? :bwaha:

Tanques eu não sei, mas balas não pq eu vi no Mythbusters!

Hahuahuahuahua
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor AKImeru em 06 Dez 2007, 19:59

É praticamente impossível dissociar o Tome of Battle da 4ª Edição, já que em um dos primeiros anúncios da 4ª Edição, o Bill Slavicsek ( para quem não sabe, o Diretor do R&D de D&D da Wizards, ou seja, quem efetivamente manda na 4E ) citou tal livro ( além do Star Wars: Saga ) como uma das "bases" da 4ª Edição.

Exatamente. MAS! MAAAAAAS! Dragon Tail´s Cut segue a linha dos nomes bizarros do Tome of Battle com um golpe plauisvel, interessante e totalmente "fantasia medieval". Então a analogia com livros de esgrima ocidentais pode ser feita.

Oda, embora seu espantalho seja engraçado, seu argumento apresenta uma simples falha: Não há indício algum, em livro algum, da influência do Flos Duellatorum ou qualquer livro de uma arte marcial européia histórica na 4ª Edição ou em seus ancestrais diretos, mais notavelmente no Tome of Battle. Tudo o que você tem é uma semelhança curiosa de nomenclatura esdrúxula de golpes.

Isso não é um espantalho, é uma piada :b

Há indicio de Tome of Battle sim, mas também há um indicio de que estão fazendo algo diferente quanto a ideia do ToB. Entao não é só uma "semelhança na nomenclatura", foi no golpe em si também. Ainda é cedo para determinar o que eles estão fazendo.

Eu não vou me meter na primeira discussão, mas dizer que os estilos de luta europeus são derivados/inspirados/copiados dos orientais é dizer o absurdo que a Europa mantinha contato frequente com a China/Coréia/Japão desde a época da Grécia Clássica e do Império Romano, seguindo por toda Idada Média.

A Europa sempre manteve um contato com o oriente. Mais como troca comercias do que tudo. Eles sabiam o que acontecia lá, ESPECIALMENTE na epoca do imperio romano alias.

Mas, nunca, NUNCA que os cavaleiros, arrogantes como só eles perderiam seu tempo tentando ler um pergaminho Chinês sobre usar espadas/whatever.

Povos diferentes lutam diferentemente. Até mesmo quando tem o know-how de outro povo e as armas desse dito povo.(Vide: Sengoku, Japão. Japoneses usando rifles portugueses de maneira radicalmente diferente, baseada nos conhecimentos que aprenderam dos portugueses.)

Combate sempre foi parte da cultura de um pais, é o que dá indentidade a ele afinal.

Tanques eu não sei, mas balas não pq eu vi no Mythbusters!

Você ficaria surpreso, mas Katanas cortam balas sim. E são destruidas pelo impacto. O que significa: Não adianta porcaria nenhuma elas cortarem balas.

(E eu tenho evidencia em video disso.)
AKImeru

Mensagempor ShinRyuu em 06 Dez 2007, 20:47

De fato, diversos autores falavam que esse livro representa as idéias que tinham para a 4E na época (começaram a pensar na 4E desde meados de 2005) e foi justamente uma experiência pra testar a receptividade do público e verificar se a mecânica de poderes marciais daria certo e agregaria valor ao jogo. Outros livros que foram apontados como representantes das últimas tendências em game designing na WotC foram Player's Handbook II e Star Wars RPG Saga Edition.

Você ficaria surpreso, mas Katanas cortam balas sim. E são destruidas pelo impacto. O que significa: Não adianta porcaria nenhuma elas cortarem balas.

De fato, o mito da katana é similar ao mito do diamante: o diamante risca ou corta qualquer material, mas se despedaça com facilidade. Embora a katana não se despedaçe com a facilidade do diamante, não é difícil estragar a lâmina, especialmente num exemplo extremo desses.
ShinRyuu

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Dez 2007, 22:29

OK, pra encerrar a discussão:

http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/M ... JustBetter

Agora voltemos a falar de D&D 4E.

Combinado?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Letthull em 06 Dez 2007, 22:36

Mas, nunca, NUNCA que os cavaleiros, arrogantes como só eles perderiam seu tempo tentando ler um pergaminho Chinês sobre usar espadas/whatever.

Povos diferentes lutam diferentemente. Até mesmo quando tem o know-how de outro povo e as armas desse dito povo.(Vide: Sengoku, Japão. Japoneses usando rifles portugueses de maneira radicalmente diferente, baseada nos conhecimentos que aprenderam dos portugueses.)

Combate sempre foi parte da cultura de um pais, é o que dá indentidade a ele afinal.

A sua base pra dizer isso é o wikipedia, né? Escritas por gente como eu e você.

Beleza... a minha é de um dos maiores professores de Karate do mundo. Um cara que viajou pra europa e Okinawa só pra ler livros.

Sinceramente... Isso aí sim, de achar que cavaleiros arrogantes não leria pergaminhos, é achismo. Estuda mais a fundo sobre os templários... Ou então vem aqui no Rio, e começa a treinar Karate com meu professor, que você vai mudar sua visão de muita coisa que acha certa.

De fato, o mito da katana é similar ao mito do diamante: o diamante risca ou corta qualquer material, mas se despedaça com facilidade. Embora a katana não se despedaçe com a facilidade do diamante, não é difícil estragar a lâmina, especialmente num exemplo extremo desses.

Não, ela se despedaça mais rápido. A resistência do FIO é ótima, mas bate na lateral pra você ver no que resta dela...
Editado pela última vez por Letthull em 06 Dez 2007, 22:43, em um total de 1 vez.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor AKImeru em 06 Dez 2007, 22:42

A sua base pra dizer isso é o wikipedia, né? Escritas por gente como eu e você.

Sobre o que? Sengoku? Livros historicos. Alguns até em portugues mesmo.

Pesquise sobre a influencia dos jesuitas no sudeste asiatico e no Japão e você vai ver como os portugueses contrabadeavam armas e conhecimento militar para os japoneses.

Aproveita e pesquisa sobre uma figura historica chamada ODA NOBUNAGA que revolucionou o estilo de combate com rifles, além de usar armas de fogo pesadas em batalhas como canhões de navio em terra. Isso em 1580.

Se deseja saber mais sobre alguns "mitos" sobre os Samurai, recomendo começar(veja bem, começar) aqui

http://www.samurai-archives.com

Se me lembro eles tem um grande artigo só falando dos combates e como eles usavam os seus armamentos. Um que eu tenho certeza que tem é sobre a influencia dos jesuitas.

E não acha que um professor de KARATE não ia puxar a sardinha para o seu lado quando o assunto é "melhor arte marcial de todos os tempos lol"?

A questão é:

Povos trocaram informações de combate e evoluiram com esses combates de sua maneira única. Fato. Evidencia: Sengoku. Tem mais, mas vamos deixar simples.

Você afirma que as artes marciais orientais são superiores. Fato. Evidencia: Um cara que viajou para a europa.

Vou deixar vocês ai de casa julgarem essa.
AKImeru

Mensagempor Letthull em 06 Dez 2007, 22:55

E não acha que um professor de KARATE não ia puxar a sardinha para o seu lado quando o assunto é "melhor arte marcial de todos os tempos lol"?

UAHHUAHUAHUAHUAHUAHUHUA
Cara, você é muito ignorante por falar isso... na boa. Não entende NADA de artes marciais, pelo visto.

Você conhece alguma coisa sobre karate, pra falar alguma coisa do estilo? Sabe qual foram as bases, de onde veio, e quem evoluiu o verdadeiro karate (que hoje está praticamente esquecido, graças)?
Sabe quem foi o Mestre Shimini? Motobo? Conhece o estilo Shurite, Nahate, Tomarite?

Bom, vou te mostrar um artigo sobre Tomari-te, escrito pelo meu professor... se quiser, dá uma olhada.

http://www.geocities.com/alaumirm/s_pagina8.htm

Antes de falar mal de alguma coisa, tenha BASE pra isso. Você não adora quebrar argumentos? Então da próxima vez que falar mal de karate, pesquise... mas pesquise MUITO. Melhor, faça uma visita ao meu professor em um dia de aula. Quem sabe você não aprende alguma coisa.

Se quiser, a gente continua a discussão. Mas provar alguma coisa, só mesmo meu professor tem essa capacidade.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Dez 2007, 23:08

Pronto, agora vocês têm um tópico inteirinho pra se degladiarem sobre a superioridade de katanas, diamantes, karate, capoeira, ou bolinhas de gude. Tanto faz.

Apenas mantenham a discussão em um nível civil, senão todo mundo que passar da linha leva advertência ou suspensão.

-- Eltor Macnol (Moderador)
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Próximo

Voltar para Off-Topic