Eu não teria orgulho de viver em país específico nenhum. Não desgosto do Brasil mas jamais seria patriota.
Porém acho que existem lugares muito, muito piores e que, com a decadência do "mundo desenvolvido" e a miséria dos países subdesenvolvidos, realmente se vc tiver como escolher onde viver... melhor um meio-termo...
Valeu a pena? Foi a profissão que escolhi. Mas o que mais dói é que fomos delatados por colegas da redação. Eu achava que nunca tinha tido inimigos.
Interesse é a alma do mundo.
Outra coisa que eu acho foda é quem se impressiona com um relato destes a ponto de achar que "bandido não tem direito humano certo" para que eu presencie uma cena como a que vivi.
Meu ônibus executivo foi assaltado. O motorista acabou parando num ponto e entrou uma senhora gorda, seguida de seu filho... que passou o smartcard pra ela e foi embora. Ele fez isso, largou a mãe no lugar que estava sendo assaltado, pq trabalhava na polícia e chamou uma viatura. Mais adiante, com o motorista já advertido para não parar mais e largar eles em tal e tal lugar, veio a viatura de emboscada, interceptou o ônibus e os policiais saíram de escopetas na mão.
Felizmente não houve caso de reféns. Mas os assaltantes levaram umas boas porradas lá fora. Não vou questionar se mereciam ou se não mereciam. O que me irritou foi um sujeito que gritava dentro do ônibus, um idiota que ainda por cima se expunha a ser reconhecido pelos bandidos, gritando que era pra matá-los e reclamando dos que estavam nos prédios em volta filmando com celular.
Depois começou a gritar no ônibus misturando discurso contra bolsa família, recuperação de criminosos, e dizendo que na ditadura era tudo melhor. Eu mandei ele calar a boca umas duas vezes mas não adiantou, só não entramos num bate-boca porque um policial estava no ônibus nos conduzindo para a delegacia para prestação de queixa (perdemos a tarde nisso com a burocracia). Me emputecia mais a gritaria pq eu estava com otite e os próprios bandidos não gritaram nem nada, enquanto aquele classemédiasofre se esgoelava, sendo apoiado por alguns outros.
Se não fosse o policial ali, eu teria dito que ele mesmo era um criminoso em potencial, por querer a volta da ditadura e por aquele discurso de "não é gente como nós, não é gente de bem". Pra ele direito humano só pra quem é "de bem". O resto deve ser objeto, pq com certeza animais de estimação têm mais direitos.
Aposto que se fosse um filhinho dele cometendo alguma infração movida a necessidade de alguma droga, ele não teria falado nada disso.
Interesse é a alma do mundo...