Como você imagina uma conquista espacial feita pelo homem?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Como você imagina uma conquista espacial feita pelo home

Mensagempor Elven Paladin em 03 Jul 2011, 01:47

Elven, tem um link interessante aqui pra você:

http://en.wikipedia.org/wiki/Drake_equation

Básicamente, é uma equação que estima o número de civilizações existentes em nossa galáxia que estejam em possibilidade de se comunicar com a gente. Ainda que os fatores envolvendo a equação seram em boa parte conjecturas a partir de fatos como probabilidade de formação de vida inteligênte e a probabilidade de que surja uma civilização com meios e vontade de se comunicar com a gente, dá uma idéia muito interessante do que há lá fora pra gente encontrar.

Pra quem não quer ver o link, há 3 estimativas. A mais otimista de todas dá um número de 20000 civilizações espalhadas pela nossa galáxia, ou seja, estariamos em um local meio apertado. A mais pessimista daria 0.000065, ou seja, estamos sozinhos.

Eu já conheço a equação de Drake, Torneco, especialmente a crítica a ela (ou melhor, ao SETI) feita pelo Ernst Mayr (que inclusive aparece nesse atalho e em um dos últimos 3 livros dele publicados em português, onde eu vi primeiro essa crítica. Infelizmente minha memória falha em qual dos livros está e todos eles estão emprestados).

A mais realista é de 2,31, ou seja, talvez ainda encontraremos ets um dia.

Eu torço sinceramente que nunca encontremos eles. A História já mostra que choques de civilizações com capacidades tecnológicas diferentes não costumam a resultar em encontros amorosos, e levando em conta que a barreira não será apenas de populações da mesma espécie mas sim de formas de vida que evoluíram em planetas e de formas completamente diferentes, a menos que lidemos com aliens que são Anjos, o mais provável é que viremos animais de estimação deles, quando não uma refeição.

É sério, não há nada de bom em encontrar outra espécie inteligente.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lanzi em 03 Jul 2011, 13:01

Ó a lei geral aí ó!
Lanzi

Mensagempor Armitage em 03 Jul 2011, 13:15

Eu torço sinceramente que nunca encontremos eles. A História já mostra que choques de civilizações com capacidades tecnológicas diferentes não costumam a resultar em encontros amorosos, e levando em conta que a barreira não será apenas de populações da mesma espécie mas sim de formas de vida que evoluíram em planetas e de formas completamente diferentes, a menos que lidemos com aliens que são Anjos, o mais provável é que viremos animais de estimação deles, quando não uma refeição.

hehehe é verdade.

Teoricamente, o melhor proveito que poderiamos tirar de uma civilização mais avançada é compartilhar seu conhecimento, mas a história mostra que, na prática, esse conhecimento (quando ocorre) vem em troca de submissão/escravização/exploração econômica/etc. O mais forte sempre se aproveita do mais fraco. O Bullying é um axioma universal. xD
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Jul 2011, 13:43

Eu voto que nós demos espelhos e pentes para nossos vizinhos pandimensionais.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Jul 2011, 16:51

Se pesquisa com fetos que não serão mais utilizados já dá um "caô" do cacete

Só uma pequena correção: embriões, e não fetos. Fetos já têm tecidos formados, embriões são só um agrupamento de células-tronco.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Darin em 05 Jul 2011, 21:57

Torneco escreveu:E quando tivermos acesso a vários planetas para viver, acho que acabaríamos criando colonias de pessoas que pensam semelhante, como por exemplo, um planeta só de religiosos fanáticos. Assim eles poderiam viver em sua utopia religiosa e o resto dos mundos ficariam em paz.

Isso vai existir bem antes da gente sair da terra... Israel é o primeiro exemplo disso e considero um exemplo bem sucedido...

Só modificaria a parte de religiosos fanáticos... Vai ter de tudo.

Tirou essa idéia do Nozick? Acho que não, já que você só citou religião xD
Darin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Jul 2011, 22:24

Pouco provável. Religiosos fanáticos vêem na proliferação da fé uma obrigação. Não é fácil assim que se livra de fanáticos.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Elven Paladin em 06 Jul 2011, 03:35

Pouco provável. Religiosos fanáticos vêem na proliferação da fé uma obrigação. Não é fácil assim que se livra de fanáticos.

E ao contrário de religiosos moderados e secularistas em geral, eles tendem (modernamente) a ter mais filhos do que a média, conseguindo mais pessoas tanto pela conversão quanto pelo surgimento de novos fiéis. E por evidência anedótica, eles adoram estar em minoria, pois isso dá a eles mais incentivos para se manterem unidos (pense nos evangélicos e sua separação do "Mundo") e aquela sensação de "Pessoa em uma Cruzada por uma Causa" ou de "Escolhido para Espalhar a Boa Nova".

Ó a lei geral aí ó!

Por definição, leis são gerais. :b

Israel é o primeiro exemplo disso e considero um exemplo bem sucedido...

Israel é um caso estranho. Do que me lembro da história de lá, os criadores e grandes financiadores eram os Sionistas, que eram muito próximos dos "Judeus Secularizados e Moderninhos" tanto da Europa quanto da América do Norte e que nunca foram muito incentivados seja pelos "Ortodoxos" seja pelos Haredi (ramo mais ortodoxo ainda), sendo que eles costumam até a se opor a Israel. E apesar de ser um Estado Judeu, há uma quantidade bastante expressiva (e discriminada ainda, mas a julgar pelos fluxos migratórios, o padrão de vida deles em Israel é melhor do que nos vizinhos) de árabes muçulmanos, druzes e cristãos.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Agnelo em 06 Jul 2011, 14:52

É engraçado ver alguém usar Israel como um exemplo bem sucedido na busca pela paz...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Darin em 06 Jul 2011, 15:39

Agnelo escreveu:É engraçado ver alguém usar Israel como um exemplo bem sucedido na busca pela paz...

Leu direitinho, heim...

Apareceu a palavra "paz", mas não necessariamente o conceito de paz... desnecessário dizer também que não está escrito em lugar nenhum aqui que israel constrói a paz mundial...

Mas deixa esse assunto para lá, falei disso por causa do comentário do torneco, o assunto original do tópico é outro...
Darin

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Jul 2011, 17:01

Busca pela paz parece nome de módulo de aventura... :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Torneco em 06 Jul 2011, 23:24

Tirei a idéia do que li no TV tropes sobre um livro chamado Ender´s Game.
Torneco

Mensagempor 3libras em 07 Jul 2011, 02:01

Lumine Miyavi escreveu:Não consigo imaginar uma alteração / manipulação genética sem uma revolução religiosa antes disso. :hum:

pelo contrário, tivemos diversos tabus sendo alterados sem que as religiões fossem deixadas de lado, elas acabam se adaptando a evolução tecnológica.

e a expansão espacial mudaria toda a humanidade culturalmente, colocando a religião nesse balaio também.

de qualquer é um bom aspecto para se abordar.

Elven Paladin escreveu:Vejamos:

1. Nada de vida extraterrestre inteligente. As chances de duas espécies conscientes/sencientes evoluírem independentemente em dois planetas, construírem tecnologia espacial na mesma "Janela de Tempo" e se encontrarem parece-me tão astronomicamente pequenas que o Universo será nosso para brincarmos. E agradeço ao Acaso por isso.

2.Viver em outros planetas é algo que só será possível se tivermos a sorte astronômica de achar algum buraco habitável para nós, à curta distância e ainda por cima, conseguirmos resolver o cacetilhão de problemas para nos adaptarmos ali. Se hoje em dia já temos dificuldades em levar a civilização ao Saara e aos Pólos, eu temo em ver o número de dificuldades que será viver fora dessa "Bola Azul de Lama".

Caso tenhamos o astronomicamente incrível e incalculável azar de encontrar outra forma de vida inteligente, há duas situações possíveis Ou ferramos eles ou eles nos ferrarão. A menos que por um milagre ainda maior, ambos lados tenham capacidade tecnológicas similares, nesse caso ou é Aniquilação Mútua ou vai ser um histórico longo de tensões até haver algo próximo de convicência pacífica (algo que eu duvido imensamente que vai ocorrer).

Não é tão certo assim, seria muito custoso entrar em combate para toda as formas de vida.

e se imaginarmos que opções morais que naõ sejam objetivas não vão sobreviver em um periodo de tempo de vida geológico (milhares, milhões de anos) que é o que imaginamos para uma cultura que encontre o desenvolvimento de tecnologia para conquista espacial pode-se imaginar que sejam padrões morais compatíveis, baseados na razão. porém relacionados com a ecologia própria da raça alienígena.

mas o meu enfoque é usar apenas humanos, se houver alguma outra raça não-humana ela não será alienígena mas sim criada por humanos para algum propósito.

um dos meus primeiros plots vai ser um encontro entre uma nave espacial humana e um grupo de humanso que sobreviveram a um colapso de outro grupo colonizador.

eles serão tão diferente morfologicamente e culturalmente que não se reconhecerão como de origem comum inicialmente.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Jul 2011, 12:41

Por que formas de vida com tecnologia o bastante para cruzar galáxias gastariam recursos em guerras por poder territorial, se haverá uma infinidade de planetas sem habitantes capazes de atender às necessidades econômicas de cada civilização?

Vejo mais possibilidade de acordos fronteiriços e batalhas no caso de quebras de acordo do que guerras declaradas para dominar toda a Galáxia. Uma situação mais semelhante ao Tratado de Tordesilhas, por exemplo.

Uma possível outra civilização poderia até ser mais avançada, mas haveria planetas com recursos naturais sem civilização inteligente alguma.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Iuri em 08 Jul 2011, 14:23

Por que formas de vida com tecnologia o bastante para cruzar galáxias gastariam recursos em guerras por poder territorial, se haverá uma infinidade de planetas sem habitantes capazes de atender às necessidades econômicas de cada civilização?

Acho que já é até clichê da ficção cientifica que a motivação para a exploração espacial seja a falta de recursos básicos para a sobrevivencia... Pode ser que no planeta dos caras tenha minérios de ferro lindissimos, e mares de petróleo para fabricar seus combustíveis, mas não tenham de onde extrair alimentos ou água, possivelmente por já têrem esgotado-os (afinal, se o planeta em questão nunca tivesse tido agua ou vida baseada em carbona, a raça desenvolvida lá teria que utilizar um sistema diferente de alimentação, mas neste caso eles não estariam interessados em disputar nossos recursos).

haveria planetas com recursos naturais sem civilização inteligente alguma.

As chances de haver um planeta com água e alimento, mas nenhuma vida inteligente, são muitissimo baixas. OK, elas existem, mas quem disse que é fácil achar? Depois de ter achado um planeta perfeito para os designios da sua espécie, depois de anos de procura, você o abandonaria só por causa de um empecilho desses?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic