Elven, tem um link interessante aqui pra você:
http://en.wikipedia.org/wiki/Drake_equation
Básicamente, é uma equação que estima o número de civilizações existentes em nossa galáxia que estejam em possibilidade de se comunicar com a gente. Ainda que os fatores envolvendo a equação seram em boa parte conjecturas a partir de fatos como probabilidade de formação de vida inteligênte e a probabilidade de que surja uma civilização com meios e vontade de se comunicar com a gente, dá uma idéia muito interessante do que há lá fora pra gente encontrar.
Pra quem não quer ver o link, há 3 estimativas. A mais otimista de todas dá um número de 20000 civilizações espalhadas pela nossa galáxia, ou seja, estariamos em um local meio apertado. A mais pessimista daria 0.000065, ou seja, estamos sozinhos.
Eu já conheço a equação de Drake, Torneco, especialmente a crítica a ela (ou melhor, ao SETI) feita pelo Ernst Mayr (que inclusive aparece nesse atalho e em um dos últimos 3 livros dele publicados em português, onde eu vi primeiro essa crítica. Infelizmente minha memória falha em qual dos livros está e todos eles estão emprestados).
A mais realista é de 2,31, ou seja, talvez ainda encontraremos ets um dia.
Eu torço sinceramente que nunca encontremos eles. A História já mostra que choques de civilizações com capacidades tecnológicas diferentes não costumam a resultar em encontros amorosos, e levando em conta que a barreira não será apenas de populações da mesma espécie mas sim de formas de vida que evoluíram em planetas e de formas completamente diferentes, a menos que lidemos com aliens que são Anjos, o mais provável é que viremos animais de estimação deles, quando não uma refeição.
É sério, não há nada de bom em encontrar outra espécie inteligente.