por Torneco em 27 Nov 2010, 12:46
Minha opinião sobre a violência: Embora eu ache que traficante bom é traficante morto, e que todo usuário devia levar uma surra por dia até largar mão de usar drogas, não é certo aplicar esse tipo de política, seria se rebaixar ao mesmo nível do criminoso. É fácil falar que todos os bandidos deveriam morrer, e é fácil falar que tudo é culpa do estado por não dar condições necessárias para os adolescentes que acabam se tornando criminosos. Mas a situação é muito mais complicada do que isso. A polícia não tem direito de decidir o que fazer com a vida de cada um que prende, o criminoso tem que ser levado a justiça e responder pelos seus crimes assim como manda a lei. Se a lei não satisfaz a todos, cabe a sociedade pressionar seus representantes e pedir por mudanças. Mas agir com arbitrariedade é loucura, é agir como um ditador, decretando quem vive e quem morre sem se importar com as leis. Além disso, com o estado atual das nossas prisões, acho que ser mandado para uma delas é pior que a morte. Os bandidos deveriam ter isso em mente, se forem pegos, vão ter que lidar com um inferno pior que a morte.
Eu acho bom a segurança do Rio finalmente estar fazendo algum trabalho mais concreto, espero que isso faça com que os crimes cheguem a um nível tolerável na cidade. Não conheço a cidade, nunca fui pra lá e não estou 100% inteirado das notícias, mas aplaudo a iniciativa, mesmo que tardia e sendo um remédio contra uma doença, e não uma prevenção. Espero que agora, depois dessa limpeza seja feito um trabalho bem forte para prevenir que uma situação com essa aconteça novamente. Quanto a ação direta da policia, minha opinião, como dita acima, não acho que deva ser um trabalho de chacina. É uma guerra, e mortes acontecem, mas espero que não aconteça mais que o necessário para manter os policiais e a população seguros.
Quanto a descriminalização ou legalização das drogas, eu acho que aqui não vai funcionar. O Brasil é um país de burros, sinceramente. Não temos educação para cuidar do patrimônio público, jogamos lixo em qualquer lugar e roubamos qualquer coisa que possa dar dinheiro. Não temos respeito pelas leis, onde já se viu uma lei não "pegar", isso é um absurdo. Nem mesmo conseguimos cuidar da nossa saúde, como é fácil ver pelos inúmeros casos de dengue que surgem porque as pessas simplesmente ignoram a recomendação de eliminar a água parada. Não temos maturidade para lidar com a legalização das drogas, mesmo que seja só a maconha. Isso ia dar muitos problemas. Essa alternativa pode funcionar em outros lugares, mas aqui no Brasil sem chance.