FUDGE RPG

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

FUDGE RPG

Mensagempor Fudge Brasil em 18 Ago 2008, 15:54

Olá!

Pessoal, tou abrindo esse tópico para os interessados em aprender mais sobre FUDGE. Qualquer dúvida que o pessoal tenha, por favor, postem aqui. Além disso, estou agora com um blog específico sobre o FUDGE, o +4
Fudge Brasil

FUDGE RPG

Mensagempor Gun_Hazard em 19 Ago 2008, 16:50

Rola um Resuminho não?

Como é o básico qual o diferencial etc...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

FUDGE RPG

Mensagempor Fudge Brasil em 19 Ago 2008, 20:41

Gun_Hazard escreveu:Rola um Resuminho não?

Como é o básico qual o diferencial etc...

Basicamente, FUDGE não é exatamente um Sistema, mesmo no sentido de sistema genérico, no esquema do GURPS. FUDGE é um meta-sistema, algo similar ao Fuzion, mas ainda mais flexível. A idéia básica é que, à exceção de talvez um conjunto mínimo básico de regras, todas as regras são extremamente customizáveis: por exemplo, o Mestre pode transformar coragem em Atributos, Perícias, Bençãos (Vantagens) ou até mesmo Falhas (Desvantagens).

Uma das grandes vantagens do FUDGE é que você pode agrupar todas aquelas regras maravilhosas de vários RPGs em um ambiente só. Além disso, adaptar personagens é uma coisa extremamente simples: como o sistema utiliza adjetivos ao invés de pontuações para as descrições (valores numéricos são usados para os rolamentos, mas a "tradução" é fácil), passa a ser algo muito, muito fácil traduzir seus personagens de livro rapidamente para o FUDGE.

Uma grande desvantagem é que, para um iniciante, é um tanto difícil "apreciar" as vantagens do FUDGE, pois depende do Mestre ter jogado vários sistemas e visto os pontos bons e ruins de diversos sistemas.

Eu costumo fazer uma coisa que pode ser considerada boa e ruim ao mesmo tempo, que é, ao fazer um cenário, tentar colocar as regras mais específicas do cenário, sendo as demais regras a critério do Mestre. Por exemplo, não incluo regras de combate ou evolução, mas a criação de personagens incluo pois, embora seja bastante similar nos diversos cenários, pode ter coisas específicas. Sistemas de Magia também podem mudar, portanto os incluo, o mesmo vale para veículos, batalhas campais, fadiga, etc...

Eu agora tou com um blog que será voltado unica e exclusivamente ao FUDGE, assim como seus "derivados", como o FATE e o Espírito do Século (que está sendo traduzido), o +4. Lá você poderá baixar diversos materiais e acompanhar novidades que eu vou postar, como novas regras (ou traduções de regras encontradas na Net, como uma de Armas de Fogo que achei excelente e uso em todos os meus cenários), mini-cenário, novas traduções, etc...

Para mais informações, tem uma página do meu blog dedicada só a dizer o que é o FUDGE.
Fudge Brasil

FUDGE RPG

Mensagempor Gun_Hazard em 20 Ago 2008, 10:28

Eu já ví o FUDGE e o FATE e estava querendo ver o Espírito do Século.

Eu achei o sistema conceitual demais que numa primeira impressão me pareceu pouco prático em jogo (Mas nunca joguei, por isso pedi opnião...)

Eu disse conceitual no sentido de que ele realmente parece adaptável, mas eu não ví direito como utilizar o fudge em outros jogos e fazer ele ser mais que um conceito e sim algo integrante do sistema (Viajei muito ou deu para entender?)

Como meta-sistema eu só tinha usado para tirar idéias mas nunca para usar algo do fudge em outros jogos.

(Vou reler o FATE e ver novamente se pego o espirito da coisa)
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

FUDGE RPG

Mensagempor Fudge Brasil em 20 Ago 2008, 10:44

Gun_Hazard escreveu:Eu já ví o FUDGE e o FATE e estava querendo ver o Espírito do Século.

Em breve, se tudo correr bem, teremos novidades... :aham:

Gun_Hazard escreveu:Eu achei o sistema conceitual demais que numa primeira impressão me pareceu pouco prático em jogo (Mas nunca joguei, por isso pedi opnião...)

Ele funciona bem sim. É até melhor de definir dificuldades pois não fica uma coisa de valores arbitrários. Você simplesmente pensa: "hum... é algo que alguém treinado teria que ser bom para fazer" e a dificuldade vai facinho. Sem crises.

Gun_Hazard escreveu:Eu disse conceitual no sentido de que ele realmente parece adaptável, mas eu não ví direito como utilizar o fudge em outros jogos e fazer ele ser mais que um conceito e sim algo integrante do sistema (Viajei muito ou deu para entender?)

Vou te dizer minha experiência: basicamente eu migrei uma campanha de Harry Potter para FUDGE como minha primeira atividade com o sistema a partir do Daemon. Os resultados foram MUITO BONS! Inicialmente utilizei todas as Bençãos e Falhas que eu já inha do Daemon, o que facilitou demais a minha vida, além de adaptar as regras de magia que estava adotando (que não eram as mesmas do Daemon original) e escolhi algumas regras de combate e evolução de personagem entre as que o FUDGE oferecia (essa é uma grande vantagem do FUDGE, ele te oferece trocentas formas para resolver qualquer coisa sem te obrigar nenhuma delas). Acabei com o tempo sendo obrigado a algum Fine Tuning em campanha, mas as coisas funcionaram MUITO BEM. Até a criação dos personagens foi melhor pois os jogadores tinham uma boa noção do quão bom cada um podia ser em cada coisa.

Gun_Hazard escreveu:Como meta-sistema eu só tinha usado para tirar idéias mas nunca para usar algo do fudge em outros jogos.

(Vou reler o FATE e ver novamente se pego o espirito da coisa)

Acho mais fácil fazer o procedimento inverso: trazer coisas de outros jogos para FUDGE. Vi algumas tentativas de adotar-se características do FUDGE e do FATE para outros jogos e vou dizer: não me convenceram. Mas pode ser que funcione. Eu particularmente prefiro trazer coisas de outros jogos para o FUDGE/FATE, e não o inverso.
Fudge Brasil

FUDGE RPG

Mensagempor cimmeria em 14 Out 2008, 11:36

Vou fazer perguntas potencialmente idiotas, porque estou perdido e quero me encontrar na conversa -- até porque estou bastante interessado em meta-sistemas atualmente. Depois explico o porquê.

1. FUDGE é nacional ou em língua extrangeira?
2. Originalmente foi publicado por quem? Onde?
3. Onde posso adquiri-lo?
A Terceira Terra
Podcasts: www.terceiraterra.com
& fóruns: tpkbrasil.net
cimmeria

FUDGE RPG

Mensagempor Fudge Brasil em 14 Out 2008, 16:11

cimmeria escreveu:Vou fazer perguntas potencialmente idiotas, porque estou perdido e quero me encontrar na conversa -- até porque estou bastante interessado em meta-sistemas atualmente. Depois explico o porquê.

Sem problemas. Não existe essa de pergunta idiota! :aham:

cimmeria escreveu:1. FUDGE é nacional ou em língua extrangeira?

FUDGE foi criado nos Estados Unidos. Originalmente era distribuído via Net e continua sendo até hoje.

cimmeria escreveu:2. Originalmente foi publicado por quem? Onde?

Na Internet, por Steffan O'Sullivan em 1992. Em 1998 foi publicado o primeiro "livro" do FUDGE, pela Grey Ghost Games, tudo isso nos Estados Unidos. Desde 2003 o FUDGE está disponível na Internet em Português. Tradução Minha.

cimmeria escreveu:3. Onde posso adquiri-lo?

Na minha assinatura tem o link para o Meu blog. Lá você pode baixar o FUDGE e outros materiais relacionados.
Fudge Brasil

Voltar para Outros Sistemas