3D&T voltou. Agora na versão "alpha"

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor kimble em 11 Ago 2008, 10:47

RPG ainda é considerado serious business nesse tópico?

Nota para mais tarde: Listar série de links com sites para criação de blogs gratuitos. Ou isso ou achar algum lugar que explique o que é uma discussão e como se desenvolve argumentação.
Com desenhos.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2008, 11:21

E o que essa insinuação quer dizer? Que meus posts são inúteis, e estou ocupando espaço do fórum, enquanto poderia estar postando num blog?

Então, faça o favor de ser direto; aparentemente não sei o que são argumentos, discussão e outras coisas. Ah, e pode fazer o favor de usar figuras de fácil compreensão?
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor kimble em 11 Ago 2008, 11:32

Engraçado. Eu achei que você tinha logo no começo do tópico tentado criticar a tentativa de fazer uma discussão séria sobre um sistema de rpg. Devo estar enganado.
Ah não, não estou.
Nota, não estou defendendo que rpg precise de maturidade ou não, só estou voltando a criticar a tentativa das pessoas que querem defender 3d&t, em nem se esforçarem mais em desenvolver argumentação. Preferindo ficar repetindo argumentação já feita, mesmo que tenha sido respondida. Ou no teu caso, preferindo tentar diminuir as pessoas que discordam da tua opinião sobre 3d&t, afirmando que a falha delas é tentar tratar o assunto com seriedade.
Agora alguém desenha isso pra mim?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2008, 11:52

Não sei se você notou, mas eu parei de postar com seriedade lá pela quarta página; não adianta discutir com quem não quer sequer prestar atenção no seu argumento ou faz leitura seletiva, ou usa argumentos como falta de maturidade em quem faz X, mas quem faz a mesma coisa com Y é maduro.

Porém, não vejo isso, ou alias, não vejo qualquer assunto que tenha sido discutido aqui como motivo pra denegrir, difamar, antagonizar ou simplesmente inferiorizar qualquer pessoa, por diferente que seja a opinião e foi o que você acabou de fazer comigo.

Pra você não foi? Bom, pra mim foi. De mais a mais, eu não vou mais responder nesse tópico; não vale a pena esquentar a cabeça com nada, ainda mais via internet.

Ponto: dúvido que metade das pessoas daqui teriam a coragem de citar os mesmos argumentos com a mesma paixão e entusiasmo ao vivo, ou alias, até mesmo via um chat de voz; palavras não demostram reação, mas pessoas sim. E por detrás de cada post tem uma pessoa.

Agora, se você quiser mesmo me insultar falando que vai fazer um desenho pr'eu entender, pelo menos que você me chamou de burro eu entendi. Sabe qual é a pior parte? Eu concordo; eu tou respondendo, não tou? E precisa prova maior da minha burrice...?
Lumine Miyavi

Mensagempor kimble em 11 Ago 2008, 12:05

Porém, não vejo isso, ou alias, não vejo qualquer assunto que tenha sido discutido aqui como motivo pra denegrir, difamar, antagonizar ou simplesmente inferiorizar qualquer pessoa, por diferente que seja a opinião e foi o que você acabou de fazer comigo.

Porque você obviamente não estava tentando diminuir ninguém no momento que critica as pessoas por tentarem realizar uma análise séria. Claro. Espelho, por favor.

Pra você não foi? Bom, pra mim foi.

Se é essa tua opinião, vou repetir meu conselho: blog. Você pode falar o que quiser, com a seriedade ou humor que quiser e se algo te incomodar, você apaga. Seja teu próprio post, seja comentário ao teu post.
Agora quando você vem pra um fórum de discussão, vai haver gente concordando e discordando das suas opiniões. E se ouvir opiniões contrárias, ou pior, perceber que a tua argumentação pode estar incorreta te dói tanto, a ponto de precisar passar pro discurso inflamado e 'vocês não tem coragem de fazer isso na minha frente!', tu quer um blog.
Ou alguma lista de discussão de fanboys. Eu tenho uma pra sugerir, se quiser.
kimble

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2008, 12:32

Ou alguma lista de discussão de fanboys. Eu tenho uma pra sugerir, se quiser.

Pode sugerir.
Lumine Miyavi

Mensagempor Moon[K]Night em 11 Ago 2008, 17:42

Lumine, não ligue, os argumentos deles são: Mimimimimimimi,Opera, mimimimimi gratuito, mimimimimimi 3D&T é ruim porque é, mimimimimimimimimi, eu pago por GURPS mas não por 3D&T, mimimimimimimimi, não dá para criar Mechas só com o básico, mimimimimi, nem nos outros sistemas, mimimimimi, mas na 4ª edição dá para criar, mimimimimimimi, simples é ruim.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Eltor Macnol em 11 Ago 2008, 17:56

MODERAÇÃO: Se o tópico virou só uma troca de provocaçõezinhas entre os participantes, ele não tem mais lugar aqui. Se os próximos posts não me convencerem que ainda há uma discussão madura pra ser mantida aqui, tópico trancado.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Murazor em 11 Ago 2008, 18:11

Ponto: dúvido que metade das pessoas daqui teriam a coragem de citar os mesmos argumentos com a mesma paixão e entusiasmo ao vivo, ou alias, até mesmo via um chat de voz; palavras não demostram reação, mas pessoas sim. E por detrás de cada post tem uma pessoa.

Não entendi isso. Pareceu querer insinuar que eu iria me intimidar com a sua presença. Que se voce estivesse na minha frente talvez eu tremesse de medo e concordaria com tudo o que voce diz. Por favor, olha o que voce escreveu. Que comentário mais ridiculo. Acha que eu ia ter medo de voce. Ta doido, só pode.

não dá para criar Mechas só com o básico, mimimimimi, nem nos outros sistemas,

Nos outro sistemas pode. Já te citei 3 sistemas que possibilitam isso somente com o básico, sendo dois deles gratuitos.

simples é ruim.

Ninguém falou isso. Você realmente não le o que postam. O que falamos é que um sistema simples, pelo fato de ser simples não possui a capacidade de emular QUALQUER cenário, QUALQUER aventura, QUALQUER personagem, pois a é incapaz de comportar as diferenças existentes. Mas a questão de simplicidade ser bom ou ruim não foi tocada. O que foi comentado é como sendo ruim é quando um sistema simples, se propõem a ser genérico, mas fracassa por sua simplicidade. Porque voces acham que os sistemas genéricos são mais complexos que os focados em um só tema. Porque neecessitam alargar suas capacidades mecanicas para acomodar o máximo de possibilidades.

Aqui já repeti as coisas mais uma vez e vejo um post como esse:

Lumine, não ligue, os argumentos deles são: Mimimimimimimi,Opera, mimimimimi gratuito, mimimimimimi 3D&T é ruim porque é, mimimimimimimimimi, eu pago por GURPS mas não por 3D&T, mimimimimimimimi, não dá para criar Mechas só com o básico, mimimimimi, nem nos outros sistemas, mimimimimi, mas na 4ª edição dá para criar, mimimimimimimi, simples é ruim.

Voce não le os posts, voce não le o forum, ou voce lê e não entende nada. Realmente não sei.Se voce lesse as respostas e as compreende como pode colocar um post totalmente indiferente a tudo.
A impressão que passa é que voces ditam a seguinte opinião: 3D&T é maravilhoso e quem discordar ou apresentar um ponto negativo esta errado. Que loucura é essa, gente. Voces tem que aprender a respeitar a opinião dos outros e saber avaliar as coisas, saber diferenciar pontos bons e ruins dos sistema para poder aproveitar melhor tudo.
To lendo posts de um fanatismo exacerbado carregado de revolta e mágoa por uma critica sobre um sistema de RPG. Por favor, é um sistema de rpg, que tem suas falhas, não tem que ficar mergulhado em raiva por isso.
Murazor

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2008, 18:43

Não entendi isso. Pareceu querer insinuar que eu iria me intimidar com a sua presença. Que se voce estivesse na minha frente talvez eu tremesse de medo e concordaria com tudo o que voce diz. Por favor, olha o que voce escreveu. Que comentário mais ridiculo. Acha que eu ia ter medo de voce. Ta doido, só pode.

Eu não insinuei nada de "ter medo".

Na verdade foi o oposto; eu disse que esse tom ofensivo que essa discussão alcançou com excessos de provocação, jocosidade entre outros só acontece porque é no texto puro.

Mesmo que uma pessoa seja um defensor extremamente aclamado de algo, é impossível explicar da mesma maneira que escrito que através de uma conversa cara-a-cara ou mesmo chat de voz; é fácil (muito fácil, alias) a gente falar besteira (e eu sei disso, eu faço isso um monte de vezes) atrás de um pseudônimo que mantém o anonimato; mas pessoalmente, uma pessoa conversando diretamente com outra saberia explicar seus pontos sem chegar a ser ofensivo; é isso que eu quis dizer.

Não acredita? Já conheceu algum dito "extremamente arrogante" numa comunidade online só pra ver que é uma pessoa gente boa, e não tinha motivos pra ser considerado alguem arrogante? É mais ou menos o que eu quero dizer aqui.

Tá todo mundo levando tudo muito a sério. Até parece que estamos discutindo algo que precise da mesma seriadade que uma discussão sobre a situação de doentes na África, ou as soldados-criança das guerras do meio-oeste.

Editado: Reforçando meu ponto na falta de respeito pela utilização do meio escrito, venho agradecer públicamente ao Kimble por mandar via PM pra mim o endereço da área de discussões do d3system, área rpg, aonde a minha opinião de fanboy poderá ser postada sem nenhuma represália.

E é disso que eu estava falando, entendeu, Murazor?
Lumine Miyavi

Mensagempor kimble em 11 Ago 2008, 19:12

Eu não insinuei nada de "ter medo".

Bons tempos que coerência valia alguma coisa:

Ponto: dúvido que metade das pessoas daqui teriam a coragem

Porque o oposto de coragem, amigos, é... fome?

-----------

Na verdade foi o oposto; eu disse que esse tom ofensivo que essa discussão alcançou com excessos de provocação, jocosidade entre outros só acontece porque é no texto puro.

Nah, eu sou assim na vida real também. Só que eu convivo com pessoas da minha faixa etária pra cima, então um certo tom de ironia não fere ninguém.

-----------

Não acredita? Já conheceu algum dito "extremamente arrogante" numa comunidade online só pra ver que é uma pessoa gente boa, e não tinha motivos pra ser considerado alguem arrogante? É mais ou menos o que eu quero dizer aqui.

Tem que avaliar também a possibilidade de se estar interpretando errado as afirmações. Não dá pra ver o rosto da pessoa através do fórum, assim como não é possível perceber o tom de voz. É possível perceber o tipo de humor que ela usa, mas é preciso mais tempo.

----------

Tá todo mundo levando tudo muito a sério. Até parece que estamos discutindo algo que precise da mesma seriadade que uma discussão sobre a situação de doentes na África, ou as soldados-criança das guerras do meio-oeste.

E vamos a outro juízo de valor. Ninguém aqui fez qualquer comparação ou afirmação que pudesse tornar válida isso que você acabou de dizer. Ninguém disse que rpg ou 3d&t são coisas essenciais pra nossa vida. Só que estamos tentando ter uma discussão séria, apontando vantagens e desvantagens do sistema. Isso aqui não é uma conversa de bar onde as pessoas soltam qualquer besteira e todo mundo ri. Quer isso, vai atrás que tem vários fóruns e listas de discussão que funcionam assim. A que eu te passei é assim, se você for daquele nicho de pensamento.
O que se torna impossível quando as pessoas desistem de qualquer discussão real e preferem ficar SÓ fazendo piadas em vez de tentar desenvolver uma argumentação. Ou se dar ao trabalho de ler a argumentação dos outros (sabe como é, tem gente que é 'especial').
O que provavelmente te faz pensar 'E você? Você não está fazendo piadas não?'. Estou. Mas eu também estou desenvolvendo argumentação. Que aliás ainda não foi rebatida (como a do Murazor e outros também não). E que por falta de possibilidade de argumentação contrária, acredito que acabou levando a posts imaturos ou tua piada na última página. Afinal, se não pode argumentar, finja superioridade!
Não acredito que ninguém disse ainda algo sobre 'potencial interpretativo' ou 'não ligo pra mecânica! regra de ouro rlz!'.

---

Editado: Reforçando meu ponto na falta de respeito pela utilização do meio escrito, venho agradecer públicamente ao Kimble por mandar via PM pra mim o endereço da área de discussões do d3system, área rpg, aonde a minha opinião de fanboy poderá ser postada sem nenhuma represália.

E é disso que eu estava falando, entendeu, Murazor?

Editado: Não é a lista do d3system, gênio. É a lista do Giltônio, um cara tão coerente que já admitiu que agia como troll na própria lista que criou.*
Eu te passei a página no d3system que explicava o que o Área RPG é. Infelizmente, LER ANTES DE COMENTAR ALGO obviamente já se provou uma coisa que o pessoal que está defendendo o 3d&t não gosta de fazer.

*Quando admitiu que criticava a quarta edição do D&D por criticar, mesmo que suas observações estivessem erradas e ele soubesse que estavam erradas. E que fazia isso só para se divertir e fazer barulho.
kimble

Mensagempor Murazor em 11 Ago 2008, 19:28

Bem, então eu interpretei mal o seu texto. E peço que desconsidere meu comentário sobre isso. E também peço que me desculpe por alguma grosseiria ou forma mais agressiva de expressar minha opinião ou de argumentar aqui. Minha intenção nunca foi rebaixar ou ofender ninguém por suas preferencias. Acho que o gosto por um sistema ou outro é algo extremamente pessoal. E não deve ser discutido ou atacado.
Quando entrei na discussão foi apontando alguns pontos de argumentação que se provaram falhos, principalmente nas comparações entre custo, possibilidades e capacidade mecanicaentre o 3D&T e outros sistemas.
Em nenhum momento rebaixei ou ofendi o dito sistema, apenas apresentei opções que na devida questão (custo, capacidade genérica, etc) se mostravam melhores. Tudo isso com a intençao de argumentação.

Se vocês virassem para mim e dissessem "Eu Gosto de 3d&T e prefiro esse sistema do que estes outros", eu imediatamente me calaria e não teria nada que discordar. É uma questçao de preferencia. Isso jamais deve ser discutido ou atacado. Por isso eu sempre evito denegrir ou demerecer um sistema, pois sempre existe alguém que o adora.

Mas tenho que ter discernimento para apontar os pontos positivos e negativos. E faço isso com meus sistemas preferidos e também com outros que eu não gosto. Quanto ao 3D&T, realmente não tenho nada contra ou a favor. Na verdade já experimentei vários sistemas, e quando vejo algum acabo por encher de house rules, para se adequar melhor a minha visão de jogo. Geralmente buscando muitas soluções mecanicas que me agradaram em outros sistemas.

Então aqui fica a questão sobre essa discussão, apenas aponte as coisas que você v~e de positivas no sistema e esqueça comparações com outros. Haverão sistemas piores e melhores, mas se voce prefere esse em especial, deve ter motivos para isso. Então compartilhe-os e talvez possamos ver algo que não viamos.
Um amigo meu me fez ver uma outra visão de 3D&T uma vez, que foi bem interessante, justamente por uma análise de sua simplicidade. E não por tentar justificar sua capacidade de ser um system abrangente, no que ele acaba falhando.

Essa expressão voce pode ver nos primeiros tópicos que as pessoas comentam que o 1D&T era muito legal, enquanto a 3D&T não é. Praticamente, acho que o sistema até melhorou. Mas o que piorou então... a proposta. Um game de ação estilo anime e simples é bom, mas tentar usar esse mesmo sistema para poder jogar coisas diferentes dessa proposta (fantasia medieval, horror pessoal, cyberpunk, etc) acaba dando errado pela incapacidade do sistema de incorporar todos os diferentes níveis de poder em sua escala e manter ainda assim diversidade em personagens do mesmo nível. Dois investigadores de Call of Cthulhu, homens comuns e simples humanos teriam por exemplo quase os mesmos atributos (humano comum). Esse era o ponto da discussão.

Aqui eu discordo com você. geralmente no cara-a-cara sai todo mundo falando alto por cima de todo mundo e ainda pode dar briga de verdade.
Murazor

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2008, 19:39

Aqui eu discordo com você. geralmente no cara-a-cara sai todo mundo falando alto por cima de todo mundo e ainda pode dar briga de verdade.

Shhh, o mundo é perfeito, não fale nada. :linguinha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Nibelung em 12 Ago 2008, 00:11

kimble escreveu:Não acredito que ninguém disse ainda algo sobre 'potencial interpretativo' ou 'não ligo pra mecânica! regra de ouro rlz!'.

Eu digo então: Adoro a regra de ouro, e meu mundo seria guiado por ela se eu pudesse utilizá-la. :cowboy:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kasuya em 12 Ago 2008, 00:19

E o que essa insinuação quer dizer? Que meus posts são inúteis, e estou ocupando espaço do fórum, enquanto poderia estar postando num blog?

Não, quer dizer que você posta a SUA opinião sem aceitar qualquer argumentação contrária, por mais que elas sejam mais corretas. Com um blog, você pode postar o que você quiser sem se preocupar com nenhuma pessoa te contrariando. Se algué comentar algo te contradizendo, tu simplesmente deleta.

Agora num forum, é diferente porque você está lidando com pessoas que querem discutir com seriedade o assunto em questão, apresentando argumentações a favor ou contra a sua opinião. Qual é a idéia disso? É muito simples: se você "perde" uma discussão, você descobre que está errado e aprende a verdade sobre aquele assunto (ou pelo menos a mais convincente que você já viu). Se você "ganha", você estará mostrando a verdade para outras pessoas que lhe contradiziam. Isso é bom para todo mundo pois a tendência é que, no fim da discussão todo mundo tenha ganhado o mínimo de informações novas.

Mas, numa discussão como essa, para atingir esse objetivo, é necessária uma argumentação sensata e imparcial, usando-se de recursos verídicos e não "achismos" ou carregados de "meus gostos".

No caso dessa discussão, vocês dois não apresentaram qualquer argumentação lógica após as questões de 3D&T ser barato, genérico, etc, para continuar mantendo a discussão a favor do 3D&T. Não foi o nosso caso, pois nós três (Murazor, Kimble e eu, Kasuya) apresentamos argumentações lógicas, totalmente embasadas em fatos verídicos, simples e imparcial. Admitimos a(s) Vantagen(s) do 3D&T que seja(m) verdadeira(s), mas defendemos até o fim que as Desvantagens do sistema SÃO de fato desvantagens e que sobrepõem as vantagens do 3D&T. Vocês simplesmente ignoravam tudo e continuavam a argumentar a mesma coisa ciclicamente. Eu, por exemplo, tive uns dois IMENSOS posts completamente ignorados por vocês e vocês ainda em seguida argumentavam coisas que já tinha sido rebatido nesses posts anteriormente. Aí eu pergunto: pra que eu gasto tanto tempo digitando tudo isso se eu não sei nem se vocês vão ler?

Confesso que me estressei um pouco em alguns momentos, mas minha intenção foi sempre manter uma discussão sadia de modo a mostrá-los a verdade sobre o sistema ou, no obstante, para pelo menos dar uma chance para que 3D&Tistas consigam me provar que esse sistema não é obsoleto.

Perdão pela sinceridade (espero que não se ofendam), mas eu não peço desculpas por ter me estressado pois é inevitável se estressar quando você argumenta a mesma coisa dezenas de vezes com uma porta que tem um adesivo pregado escrito "Eu estou certo e você está errado, não importa o que você diga." A diferença nesse ponto é o limite de cada pessoa. Eu já estava chegando no limite da minha paciência, mas o Murazor, por exemplo, não.

Eu teria falado a mesma coisa com o mesmo "tom de voz" que pôde ser interpretado pelos meus textos. Não estou me escondendo no anonimato ou coisa parecida. Eu simplesmente sou o tipo do cara que dá a cara a tapa pelo o que eu acredito e você já sabe no que eu acredito sobre o 3D&T e você ainda não me provou que o que é válido é justamente o contrário.

Não escondo quem sou e mantenho minha identidade em todo o momento. Do mesmo modo que eu estou falando aqui no forúm, eu falo na vida real. A única diferença é que, na internet eu tenho um Nick, simplesmente porque é legal, não pra omitir meu nome que é muito fácil de se descobrir: basta peguntar ou olhar sobre minhas informações no forum(se o forum em questão tiver suporte para isso e se eu tiver lembrado de botar, aliás, vou ver se eu fiz isso nesse forum, se não, farei). Todo e qualquer lugar na net eu sou o Kasuya que, na verdade, trata-se de uma alcunha, um segundo nome, não um método de me omitir, uma vez que, se você vê um Kasuya em qualquer parte na internet você vai ter certeza que sou eu.

Se tem uma coisa que eu não tenho medo é de falar a verdade. Eu apenas uso a sensatez. Existem verdades que não devem ser ditas em certos momentos, mas eu garanto que pessoas maduras estão aptas a receber qualquer verdade sobre seu sistema. Por que? Porque trata-se de apenas um jogo. Você não tem que se ofender porque eu falei que 3D&T é obsoleto.

E Moon[K]Night comprovou, da forma mais categórica possível, o que a gente vem dizendo. Enquanto a gente argumenta, vocês só tentam desmerecer nossos argumentos, seja ignorando-os, seja debochando deles. É como eu sempre digo: O deboche é o recurso de quem não pode argumentar. Se você debocha, só por debochar, você está tentando minimizar a argumentação para tentar figurar a sua própria falta de argumentação. É apenas um ato de mascarar a má qualidade da sua visão.

Quanto a ignorar, bem, já diz o ditado: quem cala consente... ^^'

Não me levem a mal, mas não dá para prosseguir com uma discussão sadia se vocês simplesmente não lêem o que a gente diz. Não estou aqui para gerar ressentimento da parte de vocês dois. Mas isso é terrível: vocês querem ser escutados e aceitos sem escutar o que os outros têm a dizer a menos que alguém diga o que vocês querem ouvir. Assim fica difícil que os ânimos não se agitem, concorda?

Então vamos fazer o seguinte: vamos esquecer a maldita batalha de egos e vamos aos fatos, à discussão original.

3D&T vai voltar. Isso é bom ou não?

Os pontos são esses:

1. 3D&T tem a mão um Marketing muito pesado, uma imposição marketeira que faz alguns acreditar veementemente que aquilo é uma verdade absoluta (da mesma forma que a Globo faz, ou alguém aqui acredita em tudo que ela diz sem filtrar nada?). Isso faz ele levar uma vantagem de vendas desproporcional em cima dos outros sistemas.

2. O sistema promete e não cumpre. Ele diz que é genérico e explicamos que ele só serve para animes shounen. Ao analizarmos animes shounen em particular (Evangelion), vimos que nem para esse nincho ele funciona 100%, estando encaixado melhor em animes cujos jogadores possam representar heróis super-poderosos com poderes realmente ilógicos e espalhafatosos.

3. O sistema se vende como "o sistema barato em meio a livros que custam os olhos da cara". Apesar disso, vimos que ele é um livro caro em relação a sua qualidade de impressão, quantidade de páginas, qualidade do papel, gasto com imagens, qualidade das imagens, qualidade da capa e qualidade de encadernação (não vou nem falar da qualidade do conteúdo, pois admito que há muita gente que gosta então vai mais pelo gosto pessoal que a lógica disso). Além disso, vimos que ele está longe de ser o "santinho autruísta que prefere se vender barato", uma vez que Daemon, OPERA, alguns OGL, dentre outros sistemas são TOTALMENTE GRÁTIS. Isso sem falar que os outros sistemas pagos não são tão caros em comparação com 3D&T. Até 30 reais de valor eu estou considerando barato e, como vimos, temos uma quantidade rasoável de sistemas simples que se encaixam nesse nincho.

4. O sistema não dá qualquer suporte à variação apesar de se julgar GENÉRICO e "bom para iniciante". Todo sistema verdadeiramente genérico dá suporte à variação por natureza. Já vimos também que um sistema bom para iniciante deveria dar suporte para a variação (por mínima que seja) para induzí-lo a mudar e ver que RPG não é só "aquilo" que ele viu, pode ser muito mais. Ou seja, se ele não gostou do tema que viu, ele pode se interessar por outro se ele VER que tem outro. Se o jogador iniciante acreditar que RPG só trata daquele único tema que ele teve contato e não gostar, é claro que ele vai desistir do hobby. Mas se ele tiver o mínimo de noção que dá pra ser usando outro tema, ele pode se interessar mais facilmente escolhendo jogar o que ele gosta.

5. O sistema é brasileiro? E daí? Citamos outros sistemas brasileiros melhores e grátis (Daemon e OPERA). Mesmo assim, desculpe-me a falta de "patriotismo"(está entre aspas pois isso pra mim é um patriotismo fajuto, mas não cabe ao momento eu explicar a minha visão de o que é realmente patriotismo), mas o fato de o sistema ser brasileiro não quer dizer NADA. O algoritmo é esse: lê o sistema - é bom? - se é, ótimo! Joga/ se não é, que pena... Não joga. Por algum acaso existe uma lei de "cotas" para o sistema brasileiro em nossos gostos? Se for a questão do português, tudo bem, mas, apesar de demorar, é sempre possível encontrar bons livros traduzidos.

Bem, eu lembro que houve outros pontos que foram discutidos, mas eu não lembro e acho que esses cinco já estão abordando a maioria do que a gente já discutiu. Com base neles vamos ao comentário:

Se 3D&T voltar, segundo o ponto 1., estaremos vendo um jogo que não tem cacífe para competir com os outros (do ponto de vista da qualidade) roubando uma parcela considerável do mercado de RPG genérico e para iniciantes.

Segundo o ponto 2., ele não é um sistema genérico, logo é no mínimo prejudicial que ele invada o mercado dos RPGs genéricos. Não que isso vá afetar muito veteranos que sabem que o sistema é genérico, mas iniciantes procurando sistema genérico poderão cair nesse conto. Além disso, todo parasita é indesejado. Mesmo uma gripe daquelas que não faz nada com você além de te manter com uma secressão característica no nariz (sem febre, dor de cabeça ou qualquer coisa do tipo, só a corisa mesmo) é ruim, não é?

Segundo o ponto 3., qualquer um que cair nessa propaganda enganosa do "sistema mais barato" vai acabar gastando dinheito a toa. Isso não representa vantagem nenhuma a não ser para o bolso do Cassaro que vendeu uma proposta sem dar um produto à altura dela.

Segundo o ponto 4., se o sistema não dá suporte à variabilidade não pode ser vendido como um sistema bom para iniciantes, pois o iniciante precisa de opções para "se achar" nesse hobby. Dessa forma, se ele toma uma parcela do mercado de RPG para iniciantes, ele está gerando um malefício, pois está tirando a oportunidade dos jogadores que "morderam a isca" de escolher o que quer. Ainda que o sistema só pegasse 1% dessa parcela, ainda estariamos fazendo mal a 1% dos iniciantes e isso não pode ser tomado como algo bom. Ainda mais quando sabemos que o sistema é muito famoso e até hoje está dinfundido dogmaticamente que ele é o "melhor para iniciantes". A parcela do mercado que ele pode pegar pode tornar as coisas desastrosas para MUITOS iniciantes, o que é um prejuíso sem tamanho, pois, para o RPG iniciante vale ouro.

Segundo o ponto 5., o fato de ele ser um sistema brasileiro não deve induzir a nossa opinião. Não devemos praticar a xenofobia dos europeus e dos americanos. A gente reclama tanto quando eles fazem isso (como foi o caso da Espanha que, recentemente, despaxou um bocado de brasileiro sem, aparentemente, motivo nenhum) e quer fazer igual? O que devemos fazer é praticar a valorização do que nós temos de QUALIDADE, não de "tudo o que é brasileiro". Sentem a diferença?

Logo, depois de analiasar tudo isso, avalio que o retorno do 3D&T é algo RUIM para o cenário do RPG brasileiro simplesmente por que ele é obsoleto. Todos os seus "pontos fortes" ou são propaganda enganosa, ou são algo que MUITOS outros sistemas fazem melhor.

Teoricamente, devido a isso, a volta do 3D&T não faria a menor diferença, não fosse o ponto 1. que nos lembra muito bem que há uma imposição de marketing. Ou seja, é um sistema obsoleto, inferior em sua proposta que está TOMANDO uma grande parcelo do mercado devido ao marketing pesado pois, nesse ponto, o Cassaro é extremamente competente, como todos nós concordamos de forma unanime.

Agora vamos nos prender a esses pontos, sim? Se vocês têm um contra-argumento para fazer, façam com lógica de forma direta, sem debochar por debochar. Se alguém tem algum outro ponto de discussão a acrescentar, por favor faça! Se tiver algum ponto que discutimos que eu não lembrei que valha a pena retomar, faça, mas vamos esquecer essa discussão baseada apenas em deboches e ironias que nada mais faz que caracterizar a incapacidade de argumentar por quem faz. É natural que ocorram deboches e ironias, mas que elas sejam acompanhadas de explicações lógicas, ok?

Aguardo ansiosamente a retomada da discussão real.
Imagem
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas