E o que essa insinuação quer dizer? Que meus posts são inúteis, e estou ocupando espaço do fórum, enquanto poderia estar postando num blog?
Não, quer dizer que você posta a SUA opinião sem aceitar qualquer argumentação contrária, por mais que elas sejam mais corretas. Com um blog, você pode postar o que você quiser sem se preocupar com nenhuma pessoa te contrariando. Se algué comentar algo te contradizendo, tu simplesmente deleta.
Agora num forum, é diferente porque você está lidando com pessoas que querem discutir com seriedade o assunto em questão, apresentando argumentações a favor ou contra a sua opinião. Qual é a idéia disso? É muito simples: se você "perde" uma discussão, você descobre que está errado e aprende a verdade sobre aquele assunto (ou pelo menos a mais convincente que você já viu). Se você "ganha", você estará mostrando a verdade para outras pessoas que lhe contradiziam. Isso é bom para todo mundo pois a tendência é que, no fim da discussão todo mundo tenha ganhado o mínimo de informações novas.
Mas, numa discussão como essa, para atingir esse objetivo, é necessária uma argumentação sensata e imparcial, usando-se de recursos verídicos e não "achismos" ou carregados de "meus gostos".
No caso dessa discussão, vocês dois não apresentaram qualquer argumentação lógica após as questões de 3D&T ser barato, genérico, etc, para continuar mantendo a discussão a favor do 3D&T. Não foi o nosso caso, pois nós três (Murazor, Kimble e eu, Kasuya) apresentamos argumentações lógicas, totalmente embasadas em fatos verídicos, simples e imparcial. Admitimos a(s) Vantagen(s) do 3D&T que seja(m) verdadeira(s), mas defendemos até o fim que as Desvantagens do sistema SÃO de fato desvantagens e que sobrepõem as vantagens do 3D&T. Vocês simplesmente ignoravam tudo e continuavam a argumentar a mesma coisa ciclicamente. Eu, por exemplo, tive uns dois IMENSOS posts completamente ignorados por vocês e vocês ainda em seguida argumentavam coisas que já tinha sido rebatido nesses posts anteriormente. Aí eu pergunto: pra que eu gasto tanto tempo digitando tudo isso se eu não sei nem se vocês vão ler?
Confesso que me estressei um pouco em alguns momentos, mas minha intenção foi sempre manter uma discussão sadia de modo a mostrá-los a verdade sobre o sistema ou, no obstante, para pelo menos dar uma chance para que 3D&Tistas consigam me provar que esse sistema não é obsoleto.
Perdão pela sinceridade (espero que não se ofendam), mas eu não peço desculpas por ter me estressado pois é inevitável se estressar quando você argumenta a mesma coisa dezenas de vezes com uma porta que tem um adesivo pregado escrito "Eu estou certo e você está errado, não importa o que você diga." A diferença nesse ponto é o limite de cada pessoa. Eu já estava chegando no limite da minha paciência, mas o Murazor, por exemplo, não.
Ponto: dúvido que metade das pessoas daqui teriam a coragem de citar os mesmos argumentos com a mesma paixão e entusiasmo ao vivo, ou alias, até mesmo via um chat de voz; palavras não demostram reação, mas pessoas sim. E por detrás de cada post tem uma pessoa.
Eu teria falado a mesma coisa com o mesmo "tom de voz" que pôde ser interpretado pelos meus textos. Não estou me escondendo no anonimato ou coisa parecida. Eu simplesmente sou o tipo do cara que dá a cara a tapa pelo o que eu acredito e você já sabe no que eu acredito sobre o 3D&T e você ainda não me provou que o que é válido é justamente o contrário.
Não escondo quem sou e mantenho minha identidade em todo o momento. Do mesmo modo que eu estou falando aqui no forúm, eu falo na vida real. A única diferença é que, na internet eu tenho um Nick, simplesmente porque é legal, não pra omitir meu nome que é muito fácil de se descobrir: basta peguntar ou olhar sobre minhas informações no forum(se o forum em questão tiver suporte para isso e se eu tiver lembrado de botar, aliás, vou ver se eu fiz isso nesse forum, se não, farei). Todo e qualquer lugar na net eu sou o Kasuya que, na verdade, trata-se de uma alcunha, um segundo nome, não um método de me omitir, uma vez que, se você vê um Kasuya em qualquer parte na internet você vai ter certeza que sou eu.
Se tem uma coisa que eu não tenho medo é de falar a verdade. Eu apenas uso a sensatez. Existem verdades que não devem ser ditas em certos momentos, mas eu garanto que pessoas maduras estão aptas a receber qualquer verdade sobre seu sistema. Por que? Porque trata-se de apenas um jogo. Você não tem que se ofender porque eu falei que 3D&T é obsoleto.
Lumine, não ligue, os argumentos deles são: Mimimimimimimi,Opera, mimimimimi gratuito, mimimimimimi 3D&T é ruim porque é, mimimimimimimimimi, eu pago por GURPS mas não por 3D&T, mimimimimimimimi, não dá para criar Mechas só com o básico, mimimimimi, nem nos outros sistemas, mimimimimi, mas na 4ª edição dá para criar, mimimimimimimi, simples é ruim.
E Moon[K]Night comprovou, da forma mais categórica possível, o que a gente vem dizendo. Enquanto a gente argumenta, vocês só tentam desmerecer nossos argumentos, seja ignorando-os, seja debochando deles. É como eu sempre digo: O deboche é o recurso de quem não pode argumentar. Se você debocha, só por debochar, você está tentando minimizar a argumentação para tentar figurar a sua própria falta de argumentação. É apenas um ato de mascarar a má qualidade da sua visão.
Quanto a ignorar, bem, já diz o ditado: quem cala consente... ^^'
Não me levem a mal, mas não dá para prosseguir com uma discussão sadia se vocês simplesmente não lêem o que a gente diz. Não estou aqui para gerar ressentimento da parte de vocês dois. Mas isso é terrível: vocês querem ser escutados e aceitos sem escutar o que os outros têm a dizer a menos que alguém diga o que vocês querem ouvir. Assim fica difícil que os ânimos não se agitem, concorda?
Então vamos fazer o seguinte: vamos esquecer a maldita batalha de egos e vamos aos fatos, à discussão original.
3D&T vai voltar. Isso é bom ou não?
Os pontos são esses:
1. 3D&T tem a mão um Marketing muito pesado, uma imposição marketeira que faz alguns acreditar veementemente que aquilo é uma verdade absoluta (da mesma forma que a Globo faz, ou alguém aqui acredita em tudo que ela diz sem filtrar nada?). Isso faz ele levar uma vantagem de vendas desproporcional em cima dos outros sistemas.
2. O sistema promete e não cumpre. Ele diz que é genérico e explicamos que ele só serve para animes shounen. Ao analizarmos animes shounen em particular (Evangelion), vimos que nem para esse nincho ele funciona 100%, estando encaixado melhor em animes cujos jogadores possam representar heróis super-poderosos com poderes realmente ilógicos e espalhafatosos.
3. O sistema se vende como "o sistema barato em meio a livros que custam os olhos da cara". Apesar disso, vimos que ele é um livro caro em relação a sua qualidade de impressão, quantidade de páginas, qualidade do papel, gasto com imagens, qualidade das imagens, qualidade da capa e qualidade de encadernação (não vou nem falar da qualidade do conteúdo, pois admito que há muita gente que gosta então vai mais pelo gosto pessoal que a lógica disso). Além disso, vimos que ele está longe de ser o "santinho autruísta que prefere se vender barato", uma vez que Daemon, OPERA, alguns OGL, dentre outros sistemas são TOTALMENTE GRÁTIS. Isso sem falar que os outros sistemas pagos não são tão caros em comparação com 3D&T. Até 30 reais de valor eu estou considerando barato e, como vimos, temos uma quantidade rasoável de sistemas simples que se encaixam nesse nincho.
4. O sistema não dá qualquer suporte à variação apesar de se julgar GENÉRICO e "bom para iniciante". Todo sistema verdadeiramente genérico dá suporte à variação por natureza. Já vimos também que um sistema bom para iniciante deveria dar suporte para a variação (por mínima que seja) para induzí-lo a mudar e ver que RPG não é só "aquilo" que ele viu, pode ser muito mais. Ou seja, se ele não gostou do tema que viu, ele pode se interessar por outro se ele VER que tem outro. Se o jogador iniciante acreditar que RPG só trata daquele único tema que ele teve contato e não gostar, é claro que ele vai desistir do hobby. Mas se ele tiver o mínimo de noção que dá pra ser usando outro tema, ele pode se interessar mais facilmente escolhendo jogar o que ele gosta.
5. O sistema é brasileiro? E daí? Citamos outros sistemas brasileiros melhores e grátis (Daemon e OPERA). Mesmo assim, desculpe-me a falta de "patriotismo"(está entre aspas pois isso pra mim é um patriotismo fajuto, mas não cabe ao momento eu explicar a minha visão de o que é realmente patriotismo), mas o fato de o sistema ser brasileiro não quer dizer NADA. O algoritmo é esse: lê o sistema - é bom? - se é, ótimo! Joga/ se não é, que pena... Não joga. Por algum acaso existe uma lei de "cotas" para o sistema brasileiro em nossos gostos? Se for a questão do português, tudo bem, mas, apesar de demorar, é sempre possível encontrar bons livros traduzidos.
Bem, eu lembro que houve outros pontos que foram discutidos, mas eu não lembro e acho que esses cinco já estão abordando a maioria do que a gente já discutiu. Com base neles vamos ao comentário:
Se 3D&T voltar, segundo o ponto 1., estaremos vendo um jogo que não tem cacífe para competir com os outros (do ponto de vista da qualidade) roubando uma parcela considerável do mercado de RPG genérico e para iniciantes.
Segundo o ponto 2., ele não é um sistema genérico, logo é no mínimo prejudicial que ele invada o mercado dos RPGs genéricos. Não que isso vá afetar muito veteranos que sabem que o sistema é genérico, mas iniciantes procurando sistema genérico poderão cair nesse conto. Além disso, todo parasita é indesejado. Mesmo uma gripe daquelas que não faz nada com você além de te manter com uma secressão característica no nariz (sem febre, dor de cabeça ou qualquer coisa do tipo, só a corisa mesmo) é ruim, não é?
Segundo o ponto 3., qualquer um que cair nessa propaganda enganosa do "sistema mais barato" vai acabar gastando dinheito a toa. Isso não representa vantagem nenhuma a não ser para o bolso do Cassaro que vendeu uma proposta sem dar um produto à altura dela.
Segundo o ponto 4., se o sistema não dá suporte à variabilidade não pode ser vendido como um sistema bom para iniciantes, pois o iniciante precisa de opções para "se achar" nesse hobby. Dessa forma, se ele toma uma parcela do mercado de RPG para iniciantes, ele está gerando um malefício, pois está tirando a oportunidade dos jogadores que "morderam a isca" de escolher o que quer. Ainda que o sistema só pegasse 1% dessa parcela, ainda estariamos fazendo mal a 1% dos iniciantes e isso não pode ser tomado como algo bom. Ainda mais quando sabemos que o sistema é muito famoso e até hoje está dinfundido dogmaticamente que ele é o "melhor para iniciantes". A parcela do mercado que ele pode pegar pode tornar as coisas desastrosas para MUITOS iniciantes, o que é um prejuíso sem tamanho, pois, para o RPG iniciante vale ouro.
Segundo o ponto 5., o fato de ele ser um sistema brasileiro não deve induzir a nossa opinião. Não devemos praticar a xenofobia dos europeus e dos americanos. A gente reclama tanto quando eles fazem isso (como foi o caso da Espanha que, recentemente, despaxou um bocado de brasileiro sem, aparentemente, motivo nenhum) e quer fazer igual? O que devemos fazer é praticar a valorização do que nós temos de QUALIDADE, não de "tudo o que é brasileiro". Sentem a diferença?
Logo, depois de analiasar tudo isso, avalio que o retorno do 3D&T é algo RUIM para o cenário do RPG brasileiro simplesmente por que ele é obsoleto. Todos os seus "pontos fortes" ou são propaganda enganosa, ou são algo que MUITOS outros sistemas fazem melhor.
Teoricamente, devido a isso, a volta do 3D&T não faria a menor diferença, não fosse o ponto 1. que nos lembra muito bem que há uma imposição de marketing. Ou seja, é um sistema obsoleto, inferior em sua proposta que está TOMANDO uma grande parcelo do mercado devido ao marketing pesado pois, nesse ponto, o Cassaro é extremamente competente, como todos nós concordamos de forma unanime.
Agora vamos nos prender a esses pontos, sim? Se vocês têm um contra-argumento para fazer, façam com lógica de forma direta, sem debochar por debochar. Se alguém tem algum outro ponto de discussão a acrescentar, por favor faça! Se tiver algum ponto que discutimos que eu não lembrei que valha a pena retomar, faça, mas vamos esquecer essa discussão baseada apenas em deboches e ironias que nada mais faz que caracterizar a incapacidade de argumentar por quem faz. É natural que ocorram deboches e ironias, mas que elas sejam acompanhadas de explicações lógicas, ok?
Aguardo ansiosamente a retomada da discussão real.