Claro, e GURPS, que tem seus suplementos oficiais vendidos é bom simplesmente porque é.
Ele é bom e acessível. Pode não ser o melhor sistema do mundo, (eu, por exemplo, não simpatizo muito com a sistemática dele) mas eu afirmo que ele é infinitamente melhor que o 3D&T. Não só "porque é", mas por que ele funciona muito melhor, é verdadeiramente genérico e também não é tão caro assim. Aliás, ele tem um preço justo a se comparar pela qualidade de impressão, da capa, do papel, figuras e conteúdo. Em 3D&T, se você for comparar o preço dele com a qualidade de impressão, de capa, de papel, figuras e encadernação, você vai ver que ele é consideravelmente caro.
Vou repetir. Uma gráfica rápida, feita para imprimir rapidamente pequenos conteudos, é mais cara que uma gráfica de livros em massa. Eu imprimi praticamente todas as regras do livro do jogador do D&D 3.5 gastando em torno de 5 reais. Tipo, impressão de ótima qualidade em folha A4 comum. Uma gráfica de livros é muito mais barata, a qualidade do papel e impressão é ridícula (não é raro você ver algumas páginas mal impressas, com letras mais claras ou, em alguns casos, você tem que decifrar o que tem escrito pois algumas letras estão completamente apagadas), a capa é sem comentários, a encadernação se desfaz, em alguns casos, antes que você termine de ler o manual completamente e nem com as gravuras o cassaro gastou, apenas copiou e colou as figuras que vêm sendo desenhadas desde tempos remotos da DB. Resumindo, o Cassaro provou-se um verdadeiro mão-de-vaca na hora de produzir o livro. Pouco tempo, a cada edição, o livro foi sendo cobrado um valor ainda maior sem aumento da qualidade. Pior no caso do 4D&T. O livro DIMINUIU e ficou MUITO mais caro que 3D&T. Tudo bem, admito que o papel tem uma qualidade melhor e eles estão usando ilustrações novas(apesar de PÉSSIMAS, até onde eu lembro, a equipe do Cassaro desenhava melhor), mas, mesmo assim, não justifica um livro valendo cerca de 20 reais!
Por acaso vc acha que o Peter Jackson vai falar para os jogadores usarem o Opera como sistema genérico? Lógico que não, por isso não critico os criadores de 3D&T em quererem que joguem seu sistema.
Até eu tou perdendo a paciência cara...
Vou falar isso pela ULTIMA vez: NUNCA foi dito que qualquer sistema vai te induzir a jogar um outro. O que foi dito é que os sistemas citados dão total apoio à variação de temas, justamente para que você possa jogar o que você gosta sem comprar outro sistema, ou seja, sem perder cliente. Mesmo sistemas que não têm uma proposta genérica, como Storyteller e até D20(pois não se foca a, necessariamente, TODOS os temas possíveis e imagináveis tendo uma clara inclinação aos temas mais "cinematográficos" que realistas) demonstram claramente esse apoio à variedade apresentando temas que não tem nada a ver com o "padrão". O padrão de Storyteller é o horror, nem por isso deixou de disponibilizar Street Fighter que não tem nada a ver com isso. O padrão de D20 é D&D, um RPG de fantasia medieval. Nem por isso deixamos de ter Star Wars D20, Multants & Masterminds, etc... Temas COMPLETAMENTE DIFERENTES. Não preciso comentar os genéricos.
Se isso não é apoiar a variedade, me diga, pelo amor de Deus, que raios vem a ser isso pois você não cansa de repetir o mesmo argumento ignorando o que a gente diz e não embasa NADA, fazendo apenas afirmações sem sentido(por falta de argumentação). É tão dificil assim assumir que você tinha uma visão errada do sistema?
Pior que estou lendo, e vcs se contradizem a cada nova resposta que vcs dão.
Mais uma vez você afirma coisas sem sentido sem nenhum embasamento. Argumente, por favor!!! Onde nos contradizemos? Eu até dei uma "revisada" na discussão para conferir a veracidade disso e não encontrei nada sobre isso.
Até que enfim posto coeso e com declarações que não tentam ridicularizar o sistema a ponto de ele ser como uma maldição ao RPG como os outros citados estão falando.
Então, para você, ser coeso é falar de forma polida? Tudo que o Murazor disse, nós três viemos dizendo há um certo tempo. Tudo que ele fez foi falar de forma polida e educada, o que prova que ele é um cara extremamente paciente. Até mesmo eu estou perdendo a paciência com sua falta de argumentação e, se o Kimble já é bem cruel com suas ironias e argumentação explosiva, digamos assim, imagine agora dois deles te bombardeando...
Tudo que eu tenho a dizer sobre isso é meu total parabéns ao Murazor por ser tão sensato e paciente que, apesar de tudo o que foi discutido aqui(quer dizer, foi REPETIDO aqui), continua sem dar qualquer sinal de impaciencia, explicando calmamente de forma simples e detalhada tudo o que a gente tá dizendo!
3D&T é sim um sistema genérico, mas simples, como eu mesmo já havia dito. Dá para adaptar tudo que foi citado, como vc mesmo disse, porém de uma forma simples demais. Até que enfim alguém respondeu de forma coerente e analisou bem o sistema.
Deuses, cara! Tu concorda com o Murazor e diz que foi uma argumentação coesa e tudo o mais para contrariá-lo imediatamente com isso? Pois adapte Star Wars para 3D&T. Por favor! Eu insisto! Adoraria ver meu Jedi de F0, H1(pois eles são MUITO mais habilidosos que humanos comuns), R0, A0, Pdf0 e Arma Especial (sabre de luz) (+1)! Faltou mais alguma coisa? Ah é! Todo o resto de poderes da Força que, comparado ao que tem no manual 3D&T são extremamente sutís. Isso fora o fato de que a única diferença de um humano normal para um Jedi são 2 pontos de personagem. Tudo que um humano precisa para se tornar um Jedi são 20 pontos de XP. Falta mais alguma coisa pra adaptar? Ou vamos voltar à questão de personagens controlando veículos com H0 ou 1 usando as regras do manual 3D&T?
É, porém as adaptações serão simples demais
Tipo todo jogo realista os jogadores, todos tem um personagem com F0, H0, R0, A0 e Pdf0? Bem simples e emocionante de se jogar, com certeza! Mas, aliás, por que raios você gastou uma folha com essa ficha se bastava memorizar suas estatísticas? Aliás, não era melhor deixar o sistema pra lá e jogar um jogo sem sistema, uma vez que vai ser impossível fazer qualquer teste nesse jogo com todos os atributos zero?
Isso NÃO é simplicidade de jeito nenhum! É uma tremenda de uma complicação pois o jogo não funciona e você vai ter que fazer uma porrada de house rules pra dar certo (falando de modo simplista por que eu diria que seria necessário trocar praticamente todas as regras).
pode não ter os detalhes que VCS querem, mas o sistema é excelente para quem quer começar.
Eu tenho certeza que todo mundo vai achar uma maravilha jogar 3D&T num cenário realista. É verdade! Num vão precisar nem perder tempo fazendo ficha! Uma maravilha!
Hoje eles possuem a internet, se realmente se interessarem para jogar eles vão procurar na internet e vão perceber que existem outros sistemas melhores, ou piores.
Um argumento tão válido que agora que estamos nos ergendo de uma tremenda duma CRISE no RPG, onde quase que ele morre(aproveitaram o embalo até para tentar, mais uma vez, proibir o RPG). A DB praticamente sumiu do mapa, a DS parou de ser lançada por um tempo e os livros estavam totalmente em baixa em termos de ofertas. A Devir estava descartando projetos de tradução de livros, etc. Lançando só coisas "essenciais". Tudo isso EM PLENA ERA DE ESPANSÃO DIGITAL, onde está cada vez mais simples o acesso à internet e, teoricamente, a divulgação do RPG.
Internet só vai ser útil para isso se o cara já estiver induzido a mudar. Se um livro diz que você não precisa de mais NADA e isso é o suficiente para tudo o que você quiser, então a pessoa vai se sentir inibida a procurar algo mais. Por isso que eu menciono sistemas que verdadeiramente estimulam a variedade.
Mesmo assim, o fato de você poder iniciar com 3D&T e depois procurar algo mais na internet e descobrir outras coisas não é nem de longe um mérito do 3D&T. Quem inicia com outros sistemas podem muito bem fazer isso. Melhor! Dependendo do sistema, ele te INDUZ a fazer isso e te dá todo o suporte para você desejar mais.
Queria entender o porquê da insistência, ainda mais quanto já está claro que inexiste argumentação para manter essa afirmação.
Pra mim, a unica explicação lógica para isso é o pesado Marketing que o Cassaro fez sobre o jogo. Como eu disse, até hoje essa imposição marketeira assola o quadro do RPG brasileiro. Tá aí a prova...
Como eu disse antes: é que nem Magic, vá dizer que existem card games melhores que raios e trovões desabam sobre você em cinco segundos.
Cara eu não estou aqui apedrejando nenhum sistema. Mas devemos ser imparciais ao julgar os nossos rpgs preferidos. Eu tenho sistemas que realmente adoro e sei muito bem apontar suas falhas, tem sistemas que eu abomino e sei reconhecer seus pontos positivos.
Aqui o Murazor disse tudo. Nosso julgamento é totalmente imparcial. Analisamos as vantagens e desvantagens do 3D&T. O problema é que 3D&Tsó tem como vantagem ser jogo rápido sem compromisso de one-shot, coisa que muitos sistemas fazem melhor. O resto é defeito. (bem, talvez tenha outra vantagem, mas a gente não discutiu outro ponto. Não venha, pelo amor de Deus, com a mesma história de que é vantajoso porque é "barato" ou "genérico", já cansei de falar a mesma coisa)
Essa Postura radical de querer passar uma idéia que não tem sentido ou acusar outras pessoas de perseguição, racismo , preconceito (eu não tenho nada contra 3d&T, não tenho nada contra Cassaro, nem nada contra rpgs simplificados).
Sabe qual é o legal de ser acusado de preconceito? É que preconceito, por definição, trata-se de uma visão pré-formulada de algo que você não tem muita idéia do que é. Eu já li o 3D&T, joguei e notei os defeitos do sistema para só então falar deles. Não trata-se de um preconceito, mas de um CONCEITO formulado com base naquilo que eu realmente VI não naquilo que eu prejulguei ao olhar a aparência do livro, por exemplo.
Eu não tenho nada contra 3D&T em si, da mesma forma que eu não tenho nada contra você resolver jogar um roleplay sem qualquer sistema, apenas no cara ou coroa. Eu apenas digo que é sistema é ruim, não presta para a maioria dos temas (pow ele se propõe a ser GENÉRICO e funciona MAL apenas em UM nincho! Faça-me o favor!) e é muito problemático em sua sistemática.
Eu também não tenho raiva ou implicância com o Cassaro. Eu apenas sou contra à política dele de imposição dos gostos DELE à nossa mesa! Quem compra a revista sou eu ou ele? Eu quero ler algo do MEU interesse, não do dele! Eu quero uma resenha IMPARCIAL, não baseada nos gostos DELE. Eu quero ler cartas de leitores com visões críticas, não de leitores que elogiam ELE ou a obra DELE. Sacou qual é o meu problema? O problema da imposição. O mesmo problema que eu tenho com a Globo, com o Magic, J W Bush, etc etc etc...
a analogia é outra. Existem aparelhos que sintonizam todos os canais perfeitamente e tem algumas qualidades que o modelo mais simple não oferece, como som estereo, closed caption e outras coisas, mas esses aparelhos são bem mais caros e mais complicados de se usar, e alguns só tem manual de instrução em inglês, então é bom ter no mercado um aparelho mais barato, sem os recursos extras, embora não pegue todos os canais tão bem, algum melhores que outros.
Talvez essa sua analogia sirva, desde que você suponha que existem TVs com som estereo, closed caption e outras coisas, com manual simples em português e, o que é melhor, disponíveis GRATUITAMENTE.
Mesmo que essa sua analogia se encaixasse no contexto do RPG, não tem nada a ver com o que o Kimble disse. Ele estava falando do Marketing, não dos preços relacionados com as funções dos aparelhos.
è bom ter opções para todos os bolsos,
Como de graça?

o problema é justamente a falta de opções melhores e tão simples quanto por um baixo preço.

Pela última vez, eu repito o que eu disse na página anterior do tópico. Por favor, LEIA:
Bem, vamos contar: OPERA, Ação!!!, Primeira Aventura, RPG Quest, MiniGURPS, Daemom(que aliás, pode ser baixado de GRAÇA, além de suplementos também grauitos), Street Fighter: O Jogo de RPG, OGLs em geral(que variam de GRATIS a algo entre 20 e 30 reais, apesar de poder ter algo mais caro), sem contar os sistemas simplistas e GRÁTIS que temos na net. Precisamos MESMO do 3D&T??? Note que alguns desses OGL são produções do Cassaro que podem ser usado para iniciantes e por que não? Primeira Aventura por exemplo: pode não ser o melhor OGL do mundo, mas é melhor que 3D&T para iniciar, fora que este é praticamente uma propaganda ambulante do D&D e até outros OGLs.
Todos esses sistemas citados são acessíveis e com propostas e sistemáticas muito melhores que a do 3D&T.
Opções existem, o problema é essa imposição do marketing em cima do 3D&T que até hoje assola o quadro RPGístico do Brasil
Quantos sistemas mais você quer? Ah! Acabei de saber que o M&M não é tão cara quanto eu esperava. É "apenas" 40 reais. Não é o livro mais acessível do mundo, mas faz tudo que o 3D&T jamais sonhou em fazer e é beeem simples. O jogo todo se resume a algumas jogadas de UM d20. Você não precisa de mais porcaria nenhuma, só a ficha e o d20.
quem sismou com o a idéia de que os jogadores de #D&T serem mais fechados a outras propostas de jogo foi outro usuário
Realmente.... quem sismou com isso? Eu não lembro de ninguém fazendo isso. O que eu lembro é que foi dito que o 3D&T não está preocupado em apoiar a variabilidade de temas (algo no mínimo estranho para um sistema que deveria ser GENÉRICO). Se ele não tentasse ser genérico e se focasse em um único e maldito nincho, ótimo, não há nada de errado nisso. O erro está em, se ele é focado em um único nincho e está pouco se lixando para a variabilidade, ele ser um sistema altamente indicádo para iniciantes. Se ele não está se lixando para variabilidade, não faz o menor sentido para jogadores iniciantes, pois ele precisa sentir que o RPG não é "só aquilo", precisa ver que ele pode jogar o tema que ele quiser, não o que tem num livro que manda apenas um único tema que não é a praia dele. Por exemplo, no caso do 3D&T, a menos que você assuma que TODO RPGista é "otaku", muitos iniciantes podem desistir do RPG por achar que trata-se de um jogo pra animes. Inclusive alguém postou que não gosta do tema "fantasia medieval" e resistiu ao RPG quando foi apresentado exclusivamente ao D&D. No entanto, se essa mesma pessoa fosse apresentada ao D20 System, ele seria muito mais feliz pois poderia escolher de cara um outro tema mais ao seu gosto, deixando de lado o D&D. Sacou o que eu quero dizer?
E 3D&T foi usado como um dos sistemas oficiais de Tormenta, sem levar pro lado das qualidades do cenários (ou falta delas), o cenário foi usado informalmente com GURPS e AD&D e oficialmente com Daemon e D20. não sei bem sobre os outros sitemas, mais muitos jogadores de Tormenta D20 vieram do 3D&T
E o que você quer com isso? Provar que o 3D&T apoia a variabilidade? Argumento no mínimo estranho, especialmente se você cita um cenário que foi feito (ou pelo menos tentaram, como o próprio Cassaro admitiu) para ser MULTISISTEMA. Tormenta nada tem a ver com 3D&T exceto pelo fato de ter sido criado pelo mesmo autor. O fato de Tormenta ter sido adotado como cenário oficial de 3D&T é só por que as duas são criações dos mesmos autores. Só. Você já tentou jogar Tormenta para 3D&T? Simplesmente não dá! Ele destrói todo o clima fantasia medieval para se tornar um jogo de super heróis ambientados à época medieval. Francamente, se jogadores já reclamam de Tormenta D20 por ter uma série de falhas de sistema, imagine Tormenta para 3D&T...
e realmente seria ótimo que todos falassem ou tivessem no seu grupo alguém que dominasse o inglês, mas infelizmente isso não corresponde a realidade.
Bem, se fosse contar experiencia própria, eu diria que não, pois eu conto nos dedos os jogadores que eu conheço que não manjam nada de inglês, mas vamos encarar a realidade brasileira: a gnt, no geral, não consegue falar nem nossa lingua nativa! Ok! Isso até corresponde com a verdade, mas cara, pelo amor de Deus, tu não conhece UMA pessoa que maneje bem o inglês ao ponto de ler os ultimos lançamentos de primeira mão e já sair jogando? Nem que ele faça isso só de vez em quando? Os RPGistas por aí não são muito autruístas, né? Eu tenho uma novidade ótima para eles: se a gente que ver esse hobby crescer, não temos outra saída senão o autruísmo. É repassar de bom grado as coisas para os outros, traduzir, explicar, dar dicas. A gnt não pode se dar ao luxo de dizer para um iniciante: "ah, se vira cara!" Iniciante vale ouro, pois eles é que vão manter o RPG no futuro. Sem gente pra compra livro, sem lucro. Sem lucro, sem produção de livros. Sem produção de livro, sem RPG. Não é isso que queremos, é?
e Daemon é sim mais complicado do que 3D&T, complicado demais para alguns,
Sério? Qual é o QI deles? Porque, das duas uma, ou eu sou um gênio prestes a ter uma idéia que vale um Nobel, ou esses "alguns" são disprovidos de inteligência ou capacidade de ler. Eu precisei de apenas alguns minutos de leitura para entender o sistema. A única coisa que requer uma leitura um pouco mais detalhada é construção da ficha do personagem. Todo o resto se baseia a, praticamente, rolagens de d100 contra uma porcentagem. Mais simples até que fazer um teste no D&D, pois nem somar nada é necessário.
Tudo bem, pode ser mais complexo que 3D&T, mas e daí? Ele continua sendo um sistema simples apenas um pouco mais complexo pelo simples fato de que ele tenta ser mais COMPLETO.
além de não ser muito propício para aventuras mais aventurescas.
???
Se você está falando de aventuras épicas e fantásticas, o sistema cobre sim, a menos que você compre o livro Trevas e queira jogar O Senhor dos Anéis. Baixando ou comprando o conjunto CORRETO de regras, é possível sim.
própria editora reconhece isso e lançou o RPGQueste como uma opção mais simples para os iniciantes
Nada mais natural criar uma vesão lite do próprio sistema. GURPS tem o MiniGURPS, D20 Tem Primeira Aventura(e é material brasileiro) e por aí vai. Isso não faz o DAEMON original deixar de ser simples. Acontece que é muito mais simples um sistema de rolagens usando apenas d6, aos moldes do D&D, com conceitos simples. Eu só não acho muito prático esse sistema pois envolve muita rolagem de d3, o que é muito chato ficar atentando para a metade do resultado dos dados.
mesmo que existissem sistemas gratuitos (ou muito baratos) disponíveis e que fossem "melhores" que o 3D&T 9e na minha opniião, por exemplo, o GURPS Lite é melhor) é bom existir outras opções, principalmente de sistemas simples ou mesmo ter opções de estilo diferente
Quer dizer, é uma opção a se considerar um sistema PIOR E PAGO, quando temos bons sistemas GRATUITOS e que abrangem a mesma proposta??? E não é "mesmo que existissem" sistemas gratuitos. Isso não é "SE", é FATO. EXISTEM sistemas gratúitos, que você pode jogar sem gastar UM centavo sequer e que funcionam muito melhor que 3D&T.
Por isso que eu digo que a discussão morreu. Quando vocês defendem pontos já respondidos a exaustão repetindo a argumentação dessa forma, não entendo o que estão fazendo aqui. O que vocês querem é um blog.
Ahauhauhahahauhahahau. Concordo. Vejam bem. O que eu tou sentido é que vocês que postam a favor de 3D&T não passam de mais umas vitmas da imposição de Marketing do Cassaro. É tão difícil de admitir que vocês pensaram errado? Por exemplo (eu detesto usar um exemplo político nesse tipo de caso, mas eu não tenho em mente um exemplo melhor. Vou falar rezando para que não dê em nenhum off topic):
Antigamente, era uma demonstração de intelectualidade política votar no Lula, pois ele era um "homem do povo", oprimido pelas "elites", bla bla bla... Mas botaram ele no poder e ficou a mesma porcaria (em certos pontos PIOROU). E aí? Só resta admitir que foi enganado pelo Marketing pessoal do Lula e votar em outro candidato (o menos ruim, pelo menos), mudar de idéia. O que se pode fazer? Mesmo assim, assim como vocês sobre o 3D&T, uma porrada de pessoa fechou os olhos e continuou argumentando infundadamente que ele "continua"(afinal, agora, eu duvido muito que ele foi algum dia um de verdade) sendo um "homem do povo", etc etc etc... Resultado: Lula reeleito.
Vamos "reelejer" o 3D&T??? Não dá, cara!