3D&T voltou. Agora na versão "alpha"

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Moon[K]Night em 09 Ago 2008, 12:56

OPERA. Capítulo para construção de veículos dentro do módulo básico do sistema. Genérico, simples e gratuito.

Olha só, veja então isso. Já que 3D&T não fornece nada disso ele é horrível. Já quando citei GURPS e Daemon eles rapidamente não são tidos como ruins...

Você compra o livro de GURPS com o conjunto de regras mais interessante para o que você precisa. Isso não é ser falsamente genérico, é ser objetivo.

E 3D&T, só por ser do Cassaro, não é objetivo, é um caça-niquel. Realmente...

Agora por isso eu tenho que engolir o sistema goela a baixo? No way, meu caro.

Ninguém está te fazendo engolí-lo. Vc que parece se preocupar demais com os sistema que considera tão ruim que não para de tantar mostrá-lo o quanto é ruim com argumentos que encaixam perfeitamente em qualqer sistema genérico existente.

Agora pegue, por exemplo, o D20. Só nele, temos D&D, Star Wars, M&M, Ação!!!, etc... Todos temas completamente diferentes no mesmo sistema. Isso no mínimo te apoia MUITO na hora de se sentir com opções de jogo, concorda?

Claro... E com 3D&T vc não pode passar de Gundam para Street Fighter, Megaman, Invasão ou outro...

Não é isso. A questão é: um sistema para iniciante é muito mais promissor quando ele dá mais opções para o jogador iniciante escolher o que mais lhe interessa. Eu apenas citei Storyteller como exemplo. Já D20, que não é nenhum exemplo vistoso de jogo maduro (apesar de Ranveloft e outras coisas do sistema focado mais no horror e em temas maduros em geral), pode ser um bom começo para jogadores que preferem algo menos tenso, mais descompromissado. Não estou querendo impor meus gostos a ninguém. Eu apenas aconselho.

Usando tudo que vc já falou sobre 3D&T é isso então. Um garoto é chamado para jogar em um grupo, é a primeira vez dele. Então o grupo vai impor, sem direito a escolha, que ele comece com 3D&T. Como já disse, isso é de cada grupo. Se o grupo quer começar com 3D&T problema deles. Ninguém está forçando vc a começar com 3D&T. Se vc quiser começar com Kult, comece.

E não, não dá.

Claro que não dá, principalmente com esse argumento. Não dá porque não dá.
3D&T é simples e fácil, não precisa de complicações para ser um bom sistema inicial. 3D&T é só para diversão, assim como RPG. RPG IS NOT A SERIOUS BUSINESS!!!!!!

Parabéns! Acabou de repetir exatamente o que eu tinha dito num post anterior meu, só que simplificado e comparando as adaptações desses suplementos com a das matéria da DB. Enquanto eu me dei ao trabalho de demonstrar como apesar de sistemas genéricos precisarem de suplementos, eles demonstram uma preocupação real em alcançarem uma ampla quantidade de temas possíveis.
Mais uma vez, te aconselho: leia os posts anteriores. Eu já tratei disso. Mais gente já tratou disso. Se quiser discutir esse ponto, você tem toda a liberdade, mas discute em cima do que já foi dito. Não obriga as pessoas a ficarem se repetindo só porque você não leu o que já foi escrito. Porque de outra forma a discussão se torna repetitiva e chata. Sem contar desrespeitosa com quem já vem discutindo a mais tempo, porque demonstra falta de interesse em ler as opiniões dos outros.

E isso prova que vc concorda que 3D&T é um sistema genérico como os outros, com seus suplementos na revista Dragão Brasil.

E aqui tu prova que realmente não está lendo os posts. Porque eu já disse que o Ad&d core sofria disso e a terceira edição melhorou a situação.

Hahahahhahaha, a terceira melhorou!!!! Que piada!!!!!!!! XD

E ainda sai mais barato e fácil que encontrar e comprar uma uma antiga Dragão Brasil.

As antigas DB são encontradas facilmente em lojas especializadas por menos de 3 Reais duas. E, com a nova versão do sistema, eles vão voltar a fazer adaptações, por piores que elas sejam. Eu concordo, 3D&T não é o melhor sistema do mundo, tem suas falhas, que são as mesmas de todos os sistemas genéricos que vcs citaram aqui.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Murazor em 09 Ago 2008, 13:34

Olha só, veja então isso. Já que 3D&T não fornece nada disso ele é horrível. Já quando citei GURPS e Daemon eles rapidamente não são tidos como ruins...

Não. Voce citou outra coisa. olhe:

E, sinceramente, sistemas que se dizem "genéricos" como GURPS e Daemon não dão a base necessária para se jogar, como foi usado como exemplo, uma campanha de Mechas só com seu módulo básico.Eles usam de suplementos para dar essas opções aos jogadores.

Aqui eu mostrei para voce que não é assim. Que existem sistemas nacionais, genéricos que fornecem as regras para montar os mechs que voce quer. Por isso citei o OPERA, que você não sabia.

Voce disse que o sistema Gurps e daemon não traziam isso no módulo básico e posteriormente falou que que as adaptações para modular 3D&T são encontradas nas revistas dargão brasil.

As antigas DB são encontradas facilmente em lojas especializadas por menos de 3 Reais duas.

Voce baixa os suplementos e sistemas Daemon e Opera sem gastar NENHUM real. E fora que são mecanicamente mais eficientes e diferenciados.

Eu não sei qual o seu relacionamento com o Cassaro, mas esta assumindo uma postura passional. Eu estou apresentando as opções de sistemas, custos, mecanicas e capacidade genérica, e em nenhum momento comentei nada sobre a identidade dos seus respectivos autores. Minha opinião baseia-se apenas no sistemas de jogos, e suas vantagens e desvantagens.

Claro... E com 3D&T vc não pode passar de Gundam para Street Fighter, Megaman, Invasão ou outro...

E com OPERA também (gratuitamente) e com Daemon também (gratuitamente), ainda considerando que pela mecanica melhorada seus Mechs e Robos dentro desses sistemas terão diferenças mecanicas entre sí e serão mais fiéis a adaptação. Pode baixar as adaptações deles para ambos os sistemas. E te garanto que esses netbooks estão infinitamente superiores que as matérias da Dragão Brasil.

A questão que parece que não estão entendendo é essa:
O problema que o pessoal esta criticando em 3D&T é que ele não possui o potencial genérico que afirma possuir, pois sua base mecanica quando se trata de um tipo de criatura/personagem acaba por tornar as fichas quase iguais. No exemplo que Kimble e Kasuya comentaram por exemplo, sobre adaptar os mechs de Gundam, Battletech ou Evangelion, que embora cada um tenha suas particularidades em termos de história, quando caírem dentro do sistema 3D&T, por sua limitada capacidade de adaptação acabariam por se tornaem quase iguais, ignorando as diferenças existentes entre eles pela incapacidade do sistema de representa-las. Mas tudo bem, isso não é problema, é apenas um sistema simples, pra se divertir, concordo, isso realmente não faria diferença, mas... o ponto é que o 3D&T é apresentado como um sistema genérico (do mesmo porte que OPERA, GURPS, Daemon, Fuzion, Action, Hero, D20), e todos nós sabemos que ele não tem a capacidade que estes outros possuem.
Essa é a questão. ninguém está criticando o sistema por ser simples, estamos criticando por ele ser simples e tentar ser genérico, sendo que pela sua simplicidade falha para adaptar qualquer coisa, tornando as coisas todas iguais. É esse o problema. Nao se trata de julgar se é um sistema bom ou mal, ou julgar o Cassaro, ou outras coisas. Nesse ponto voce está procurando fantasmas.
Murazor

Mensagempor kimble em 09 Ago 2008, 14:01

Claro que não dá, principalmente com esse argumento. Não dá porque não dá.

Na verdade a argumentação existe em vários posts anteriores. Como você insiste em não ler, ou se considera especial o suficiente para só ter que ler os posts direcionados exclusivamente a você e ignorar qualquer coisa que não seja uma resposta a sua pessoa, você acabou não lendo a argumentação existente sobre esse ponto. Como eu tenho mais coisa para fazer na vida do que ficar repetindo a argumentação pela décima vez a alguém que se acha tão especial, eu me resumi a uma frase curta e te deixei o trabalho de voltar e ler a discussão que já ocorreu até agora. Como todas as pessoas devem fazer quando entram numa discussão. Infelizmente parece que discordar disso e querer um tratamento especial. Como eu não percebo nenhum motivo para te tratar de forma superior e me dar ao trabalho de repetir toda a discussão feita até agora só pra você, não vou me dar ao trabalho também de explicar a argumentação sobre esse ponto novamente. Quer entender? Demonstra educação e vai ler a opinião das outras pessoas.

E isso prova que vc concorda que 3D&T é um sistema genérico como os outros, com seus suplementos na revista Dragão Brasil.

:victory: O engraçado é que acredito que até pra você eu já afirmei que 3d&t se propõe a ser um sistema genérico. O que ele não consegue ser, por uma série de razões já repetidas a exaustão e até agora não rebatidas. Se nem as respostas aos teus posts você está lendo, não vejo porque você continua aqui. Se o teu interesse é falar tuas opiniões sem ler as respostas dos outros ou se importar com a discussão, o que você quer é um blog. Não um fórum de discussão.

Hahahahhahaha, a terceira melhorou!!!! Que piada!!!!!!!

Então a terceira edição de D&D permite uma customização dos personagens (ou seja, uma personalização deles) igual ou menor que o Ad&d core? Certo. Obrigado pela demonstração de total desconhecimento sobre D&D. Tu também defende que spellcasters na terceira edição eram equilibrados com as outras classes?

As antigas DB são encontradas facilmente em lojas especializadas por menos de 3 Reais duas.

Vocês notaram que todas as argumentações contrárias que demonstraram que existem rpgs gratuitos e melhores que 3d&t disponíveis para jogadores iniciantes foram completamente ignoradas? Alguém mais tem dúvida quanto a falta de leitura da discussão e o interesse em falar sem ouvir a opinião dos outros?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Kasuya em 10 Ago 2008, 12:11

Moon [K]Night. Cara, você tá meio que levando a discussão pro pessoal ou é impressão minha? A gente tá argumentando várias vezes sobre a mesma coisa andando em círculos e tu manda praticamente os mesmos argumentos que já foram rebatidos categoricamente.

Primeiro. 3D&T é barato? Ótimo. Eu já expliquei aqui que, a se comparar com a qualidade física do material(pepel, capa, encadernamento) e a qualidade da impressão, o manual 3D&T é bem caro se você comparar o preço com o gasto pelo Cassaro ao produzir. Fora isso, já explicamos à exaustão que existem sistemas VERDADEIRAMENTE GENÉRICOS, MAIS FUNCIONAIS, brasileiros e, principalmente, DE GRAÇA. Então, se você gasta 3 reais com pseudo-adaptações baseada num sistema que não consegue suprir completamente nem o único nincho que ele consegue funcionar, não é problema nosso. Só estamos dizendo que você pode baixar SUPLEMENTOS(não adaptações de duas páginas) de graça, sem o menor problema com a legalidade. OPERA e Daemon é o nome desses sistemas. Com certeza estes dois são sistemas infinitamente melhores de se iniciar que 3D&T.

Segundo. 3D&T é simples? Temos outros sistemas igualmente simples, muito mais funcionais e que servem para mais de um tema e, mais uma vez, DE GRAÇA.

Terceiro. 3D&T é bom para jogar coisas simples, descompromissadas, diversão sem sentido? Ótimo, mas muitos outros sistemas ridiculamente simples também fazem isso (e, sem querer parecer chato, alguns deles também são DE GRAÇA). Esses sistemas costumam ser melhores que 3D&T para isso.

Percebe? O que eu estou dizendo (e o que eu sempre digo) é: 3D&T é obsoleto. Não precisamos desse sistema, ainda mais um sistema tão defeituosos quanto esse e que tem váriios outros com a mesma proposta que resolvem os problemas do 3D&T com "uma mão amarrada nas costas" sem deixar de lado a simplicidade. Por que então o 3D&T? Isso não é imposição? Pra mim parece. É só por que é do Cassaro? Qul é a sua relação com ele, que mal pergunte?

Meu Deus, cara! Nesse instante, o 3D&T não tinha as regras de mechas? O que foi? Não funcionou usando os exemplos que eu disse de ANIMES SHOUNEN? Um sistema que se propõe genérico não precisa ter todas as regras possíveis e imagináveis no módulo básico. Como se diz, módulo básico trata das REGRAS BÁSICAS, não de regras tão específicas como as de mechas. Ou seja, colocar essa regra no módulo básico é opcional.

O 3D&T e o OPERA resolveram colocar essas regras no módulo básico, só isso. A diferença de um pro outro é que a versão do OPERA, se não funciona 100% bem (pois não conheço bem o sistema), funciona MUITO melhor que 3D&T, uma vez que o 3D&T falha já na hora de colocar uma criança de habilidade zero para controlar o mecha (Evangelion). Imagine se eu quisesse customizar o mecha. No caso do Megazord, ele nem ao menos tem uma regra para mechas que se juntam para fazer um maior e mais forte. Basicamente, os mechas só funcionam em 3D&T se o usuário for um super-herói que tenha H3 ou mais.

Meu amigo, o sistema GURPSé objetivo no ponto em que ele faz cada livro organizando as regras que servem para o tema em que ele se propõe. Dessa forma ele é objetivo. 3D&T e propõe a ser genérico e COMPLETO usando-se apenas o maunal básico. GURPS, no maunal básico avisa que lá não está TUDO que você precisa, só o necessário para jogar o tema "padrão" que é o realista em qualquer cenário, do medieval ao conteporâneo. Além disso o GURPS diz que é necessário comprar outros livros para jogar o tema que você quer, pois o básico não foi feito para cobrir tudo, apenas para jogar o "padrão".

Agora se você chama de "ser objetivo" colocar um monte de regras que, na realidade, não funcionam, ou funcionam de forma terrivelmente defeituosa, em um livro e dizer que isso é o SUFICIENTE para jogar qualquer campanha, não é mais problema meu. Mas, pra mim, isso não é ser objetivo é fazer propaganda enganosa do sistema. E, quando a gente faz propaganda enganosa, tá implícito que a gente só tá afim de vender e pouco importa a qualidade do produto, o que obviamente, nós podemos chamar de uma atitude Caça-Níqueis.

Ninguém está te fazendo engolí-lo.

Não, mas parece que estão tentando, pois a gente mostra várias vezes os motivos para este ser um sistema obsoleto e você continua dizendo que 3D&T é bom pra "isso ou aquilo", mas não é.

Vc que parece se preocupar demais com os sistema que considera tão ruim que não para de tantar mostrá-lo o quanto é ruim com argumentos que encaixam perfeitamente em qualqer sistema genérico existente.

Beleza. Agora eu te peço pra colocar todos meus argumentos contra o 3D&T aqui trocando "3D&T" por qualquer outro sistema a sua escolha aqui para nós analisarmos se esse teu argumento é verdadeiro. Se pelo menos metade das minhas críticas se encaixarem em outros sistemas eu paro de discutir com você,, concordo com TUDO o que você disse e ergo a bandeira do 3D&T por todo ponto de RPGista que eu passar. Vai lá. Tenta aí. Com GURPS, OPERA, Daemon, D20.... Qualquer um.

Cara, esse seu argumento já é mais que suficiente para você entender o que a gente vive dizendo. Gudam, Street Fighter e Megaman estão no nincho do anime shounen onde apenas aí ele se encaixa (e muito mal, pois já discutimos a mecânica simples do jogo em que Ryu, com H3 erra metade dos golpes de sua vida, mesmo contra um mendigo que nem lutar sabe). Ivasão é mais pro lado de arquivo X e, por isso mesmo, não funciona, por mais que o Cassaro diga o contrário.

Mas agora no d20: D&D trata de um RPG fantasia medieval, Star Wars, de um RPG futurísticos com poderes místicos chamado de Força, M&M trata de uma espécie de Supers em que você cria QUALQUER personagem com QUALQUER combinação de poder. Do simples humano aos poderosíssimos hérois de DBZ que poderiam destruir o mundo com um golpe e ainda ALÉM! (aliás, M&M funciona melhor como genérico que 3D&T e até outros. Lembro-me muito bem um amigo meu desafiando qualquer um a imaginar qualquer coisa que o M&M não consiga fazer. Ao que parece, não vi nem achei nada. Talvez tenha, mas só estou constatando que eu não vi) Ação!!! trata de um jogo de RPG com temática moderna e cinematográfica.

Sentiu agora a diferença de variabilidade de temas entre um sistema VERDADEIRAMENTE genérico e 3D&T?

Um garoto é chamado para jogar em um grupo, é a primeira vez dele. Então o grupo vai impor, sem direito a escolha, que ele comece com 3D&T. Como já disse, isso é de cada grupo. Se o grupo quer começar com 3D&T problema deles. Ninguém está forçando vc a começar com 3D&T. Se vc quiser começar com Kult, comece.

Cara, não é isso. Eu estou te dizendo que, se um cara ouve falar de RPG e que descubrir alguma coisa, o que ele vai fazer? Procurar ler sobre e aconselhamentos de que livros são bons e aconselháveis para iniciar. Com essa imposição tremenda em termos de Marketing, a pessoa vai erroneamente acreditar que 3D&T é o melhor para ele e vai, por imposição de Marketing, escolher o 3D&T.

RPG IS NOT A SERIOUS BUSINESS!!!!!!

Mas isso não dá direito para o autor deixar de levar a sério os jogadores enganando-os com um sistema que mal funciona para o seu nincho ao chamar ele de genérico e, poior, que ele é muito bom e funcional, ao nível dos sistemas grandes que, como disseram aqui, eles faziam meio que uma propaganda enganosa.

QUE SUPLEMENTOS????? Aquelas coisas de 2 ou 3 páginas de fichas muito mal feitas na revista? Eu entendo por SUPLEMENTO um livro amplo que vem com TODA a ambientação do tema, com história, explicações(que até um leigo que nunca viu o tema sair jogando) e regras específicas para o tema, não uma matéria de 2 ou 3 páginas numa revista.(quando grande, umas 5 ou 6 páginas).

Hahahahhahaha, a terceira melhorou!!!! Que piada!!!!!!!!

Você está brincando, né? Eu num vou nem comentar para não ficar off topic...

E, com a nova versão do sistema, eles vão voltar a fazer adaptações, por piores que elas sejam.

Ou seja, agora,você vai deixar de gastar 3 reais por pseudo-adaptações para gastar uma FORTUNA com elas e por muito menos material (pois ele ainda tem que se preocupar com o primeira aventura, ação!!!, moreania e AINDA fazer alguma matéria que preste para d20 em geral. Sem 3D&T quase não dá espaço, o que dirá agora).

Alguém mais tem dúvida quanto a falta de leitura da discussão e o interesse em falar sem ouvir a opinião dos outros?

Eu iria mais além: eu perguntaria assim. Alguém ai tem mais alguma dúvida da imposição de Marketing que o Cassaro fez do 3D&T para conosco? Uma vez que ela continua funcionando com pessoas ainda hoje?
Imagem
Kasuya

Mensagempor Murazor em 10 Ago 2008, 12:14

E, sinceramente, sistemas que se dizem "genéricos" como GURPS e Daemon não dão a base necessária para se jogar, como foi usado como exemplo, uma campanha de Mechas só com seu módulo básico.Eles usam de suplementos para dar essas opções aos jogadores.

Totalmente Errado.

O Gurps 4 edition permite a construção de veículos, naves, robos, máquinas e mechs da mesma forma que personagens, usando apenas os pontos e customizando com traits especiais como "Machine" que implica que a sua criação é uma máquina e não pode recuperar PVs sem reparos, necessita de combustivel, etc. Enfim, tudo isso no módulo Básico 4 edition.

O Daemon, onde cada livro é independente, cada livro adquirido é um Core, possui as regras básicas do sistema e as regras especificas do cenário. Com o daemon ANIME apenas voce pode montar os robos gigantes, mechs e naves que deseja. Usano apenas esse livro sem necessitar de nenhum suplemento. Mas se voce quiser pode baixar gratuitamente os netbooks no site da daemon http://www.daemon.com.br com temas como daemon Mech, gundan, evangelion, armored warriors e poupar o trabalho de adaptação, e sair direto jogando. Se não quiser investir no daemon Anime por exemplo, as regras básicas se encontram disponiveis para download no site.

O Opera que também é baixado gratuitamente na web possui como já mencionei o capitulo d veícilos que lhe permite construir seu mech ou robo a sua vontade somente com o módulo básico. Mas caso queira uma adaptação já pronta voce encontra gundam, evangelion, megaman e algumas outras prontas e gratuitas.
Murazor

Mensagempor Moon[K]Night em 10 Ago 2008, 12:25

Vocês notaram que todas as argumentações contrárias que demonstraram que existem rpgs gratuitos e melhores que 3d&t disponíveis para jogadores iniciantes foram completamente ignoradas?

Claro, e GURPS, que tem seus suplementos oficiais vendidos é bom simplesmente porque é. Sei que está se referindo às opções, mas a escolha quem deve fazer é o jogador. Por acaso vc acha que o Peter Jackson vai falar para os jogadores usarem o Opera como sistema genérico? Lógico que não, por isso não critico os criadores de 3D&T em quererem que joguem seu sistema.

Se nem as respostas aos teus posts você está lendo, não vejo porque você continua aqui.

Pior que estou lendo, e vcs se contradizem a cada nova resposta que vcs dão.

A questão que parece que não estão entendendo é essa:
O problema que o pessoal esta criticando em 3D&T é que ele não possui o potencial genérico que afirma possuir, pois sua base mecanica quando se trata de um tipo de criatura/personagem acaba por tornar as fichas quase iguais. No exemplo que Kimble e Kasuya comentaram por exemplo, sobre adaptar os mechs de Gundam, Battletech ou Evangelion, que embora cada um tenha suas particularidades em termos de história, quando caírem dentro do sistema 3D&T, por sua limitada capacidade de adaptação acabariam por se tornaem quase iguais, ignorando as diferenças existentes entre eles pela incapacidade do sistema de representa-las. Mas tudo bem, isso não é problema, é apenas um sistema simples, pra se divertir, concordo, isso realmente não faria diferença, mas... o ponto é que o 3D&T é apresentado como um sistema genérico (do mesmo porte que OPERA, GURPS, Daemon, Fuzion, Action, Hero, D20), e todos nós sabemos que ele não tem a capacidade que estes outros possuem.
Essa é a questão. ninguém está criticando o sistema por ser simples, estamos criticando por ele ser simples e tentar ser genérico, sendo que pela sua simplicidade falha para adaptar qualquer coisa, tornando as coisas todas iguais. É esse o problema. Nao se trata de julgar se é um sistema bom ou mal, ou julgar o Cassaro, ou outras coisas. Nesse ponto voce está procurando fantasmas.

Até que enfim posto coeso e com declarações que não tentam ridicularizar o sistema a ponto de ele ser como uma maldição ao RPG como os outros citados estão falando.
3D&T é sim um sistema genérico, mas simples, como eu mesmo já havia dito. Dá para adaptar tudo que foi citado, como vc mesmo disse, porém de uma forma simples demais. Até que enfim alguém respondeu de forma coerente e analisou bem o sistema.
Genérico ele é? É, porém as adaptações serão simples demais, pode não ter os detalhes que VCS querem, mas o sistema é excelente para quem quer começar. A escolha pelo sistema que eles vão jogar após aprenderem fica por conta dele ou da pessoa que o chamou para jogar. Hoje eles possuem a internet, se realmente se interessarem para jogar eles vão procurar na internet e vão perceber que existem outros sistemas melhores, ou piores.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Murazor em 10 Ago 2008, 13:21

Claro, e GURPS, que tem seus suplementos oficiais vendidos é bom simplesmente porque é. Sei que está se referindo às opções, mas a escolha quem deve fazer é o jogador. Por acaso vc acha que o Peter Jackson vai falar para os jogadores usarem o Opera como sistema genérico? Lógico que não, por isso não critico os criadores de 3D&T em quererem que joguem seu sistema.

O Steve Jackson! Steve Jackson, o texano! Porque tem outro Steve Jackson também, um ingles que escrevia "Aventuras Fantásticas". O Peter Jackson é o diretor do Senhor dos Anéis e de King Kong, se ele fizesse marketing por algum RPG seria o CODA Lord of the rings, eu acho (pelo menos o livro de RPG da Decipher esta todo ilustrado com imagens do seu filme).
Murazor

Mensagempor kimble em 10 Ago 2008, 18:25

A discussão morreu já. O MK insiste que 3d&t é bom, ignorando argumentações já feitas e insistindo em pontos respondidos. Já está claro o desinteresse em tentar rebater alguma coisa.
Exemplo claro:
Usuário reafirma a questão que existem sistemas gratuitos melhores:
Vocês notaram que todas as argumentações contrárias que demonstraram que existem rpgs gratuitos e melhores que 3d&t disponíveis para jogadores iniciantes foram completamente ignoradas?

MK não tem como responder isso, então ele responde desviando para uma argumentação completamente sem sentido nesse caso, onde ele diz que o Steve Jackson não iria mandar outras pessoas jogarem um sistema de outra editora:

Pra mim a conversa morreu. Já foi provado que tem sistemas melhores que 3d&t pra iniciantes, tanto em termos de qualidade quanto preço. MK insiste que 3d&t é melhor mas é incapaz de argumentar qualquer coisa além de que as falhas de 3d&t são uma questão de opinião nossa. Aparentemente, perceber que um sistema gratuito é mais barato que um livro que você tem que pagar para adquirir, é questão de opinião. Idem para as questões de qualidade e abrangência.
Queria entender o porquê da insistência, ainda mais quanto já está claro que inexiste argumentação para manter essa afirmação.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor Dragão de Bronze em 10 Ago 2008, 20:19

Moon[K]Night escreveu:Pior que estou lendo, e vcs se contradizem a cada nova resposta que vcs dão.

:sobrancelha:
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Murazor em 10 Ago 2008, 21:17

Ninguém se contradiz. voce que perde as questões e não posta respostas, muda o rumo da conversa, repete esta completamente perdido.

Primeiro voce disse que os sistemas genéricos não possuem capacidade de fazer os exemplares mechs no modulo básico, olhe o que voce escreveu:

Eu respondi, mostrando a voce o quanto está errado.

Totalmente Errado.
O Gurps 4 edition permite a construção de veículos, naves, robos, máquinas e mechs da mesma forma que personagens, usando apenas os pontos e customizando com traits especiais como "Machine" que implica que a sua criação é uma máquina e não pode recuperar PVs sem reparos, necessita de combustivel, etc. Enfim, tudo isso no módulo Básico 4 edition.

O Daemon, onde cada livro é independente, cada livro adquirido é um Core, possui as regras básicas do sistema e as regras especificas do cenário. Com o daemon ANIME apenas voce pode montar os robos gigantes, mechs e naves que deseja. Usano apenas esse livro sem necessitar de nenhum suplemento. Mas se voce quiser pode baixar gratuitamente os netbooks no site da daemon http://www.daemon.com.br com temas como daemon Mech, gundan, evangelion, armored warriors e poupar o trabalho de adaptação, e sair direto jogando. Se não quiser investir no daemon Anime por exemplo, as regras básicas se encontram disponiveis para download no site.

O Opera que também é baixado gratuitamente na web possui como já mencionei o capitulo d veícilos que lhe permite construir seu mech ou robo a sua vontade somente com o módulo básico. Mas caso queira uma adaptação já pronta voce encontra gundam, evangelion, megaman e algumas outras prontas e gratuitas.

E ainda não vou citar o FUZION... também gratuito.

Aqui eu mostrei para voce que não é assim. Que existem sistemas genéricos que fornecem as regras para montar os mechs que voce quer. Mostrei que voce estava errado.Voce se perdeu completamente porque esse seu argumento não tinha nenhum fundamento.

Voce baixa os suplementos e sistemas Daemon e Opera sem gastar NENHUM real. E fora que são mecanicamente mais eficientes e diferenciados. Ficou sem argumentos de novo. O que me parece é que voce está tentando empurrar argumentos falsos, agindo de ma fé, ou simplesmente ignora as coisas.

A sua linah de raciocinio é:
1- 3D&T é bom porque é "genérico". Quando apontaram as falhas na capacidade genérica voce muda para:
2 - 3D&T é bom porque é barato. Quando apontamos que existem sistemas genéricos superiores gratuitos voce muda:
3 - 3D&T é bom porque não precisa de suplementos, conta com o modulo básico apenas. Apontamos que os outros sistemas também tem essa vantagem.
4- 3d&T não precisa de livros de expansão, usa matérias da DB. Apontamos que os outros sistemas possuem uma disponibilidade de netbooks e ebooks gratuitos na Web muito melhores e superiores a qualidade das materias das DB que foi criticada por todos no tópico (a única coisa que tido mundo concordou era a superficialidade de uma matéria de 4 páginas).

Cara eu não estou aqui apedrejando nenhum sistema. Mas devemos ser imparciais ao julgar os nossos rpgs preferidos. Eu tenho sistemas que realmente adoro e sei muito bem apontar suas falhas, tem sistemas que eu abomino e sei reconhecer seus pontos positivos. Essa Postura radical de querer passar uma idéia que não tem sentido ou acusar outras pessoas de perseguição, racismo , preconceito (eu não tenho nada contra 3d&T, não tenho nada contra Cassaro, nem nada contra rpgs simplificados). O que citamos é que 3D&T é um sistema simplificado que por isso falha quando tenta ser genérico, por justamente não possuir uma diferenciação mecanica suficientemente básica para representar a diversidade das caracteristicas que deseja representar no jogo.
É aquela questão de gosto, se voce gosta desse sistema, e se diverte, ótimo, ninguém tem nada que ver, mas não tente pregar uma coisa que não é. Como um sistema que se propoem a representar QUALQUER situação, QUALQUER personagem, QUALQUER cenário, o seu querido 3D&T falha. Até agora só ouvi argumentos totalmente inexpressivos da parte de voces, geralmente gerados por desconhecimento de outros sistemas e incapazes de mostrarem algo que possibilitasse a discussão. E como Kimble citou, voce ignora completamente as respostas a seus "argumentos furados".
Minha opinião é que devemos ter maturidade e imparcialidade para avaliar as capacidades de cada sistema,

Realmente não entendo...a única explicação para uma postura que beira um fanatismo religioso e um ódio perante argumentos que apontem falhas é que Você deve ser o próprio Cassaro.
Murazor

Mensagempor Lector em 10 Ago 2008, 23:38

opa, a discussão se estendeu enquanto eu estive fora, mas parece que o pessoal já esta se cansando, espero que ainda discutamos mais um pouco sobre o assunto

kimble escreveu:Isso não é marketing. Problema de marketing é quando eu reclamo que tem alguns livros que usam de nudez feminina desnecessária para vender. Problema de marketing não é 'produto se propõe a fazer algo que não é capaz de fazer'. A não ser que você, por exemplo, considere ser um problema de marketing se ao comprar uma televisão e instalar na sua casa (onde existe recepção normal de todos os canais) descobrisse que ela não é capaz de sintonizar nada além da Globo. Isso não é marketing, é falha no aparelho mesmo.

a analogia é outra. Existem aparelhos que sintonizam todos os canais perfeitamente e tem algumas qualidades que o modelo mais simple não oferece, como som estereo, closed caption e outras coisas, mas esses aparelhos são bem mais caros e mais complicados de se usar, e alguns só tem manual de instrução em inglês, então é bom ter no mercado um aparelho mais barato, sem os recursos extras, embora não pegue todos os canais tão bem, algum melhores que outros. sim, a fábrica não deveria falar que ele é o melhor aparelho do mercado e seria melhor se ela parasse de falar isso

kimble escreveu:O que você está dizendo é que o quão bem ele faz isso não importa, o que importa é ele ter essa proposta e ser barato. E eu já respondi que tem muito sistema gratuito por aí hoje em dia, e existem sistemas gratuitos melhores.

Não, você não entendeu. eu disse que apesar de ter opções de jogo que fazem isso melhor, eles são em geral bem mais caros e complicados. è bom ter opções para todos os bolsos, o fato de existirem carros esportes super velozes não significa que não devam existir carros populares que sofrem pra subir uma ladeira. e infelizmente não existem tantos sistemas baratos e simple em português no mercado. eu gostaria que citassem alguns

kimble escreveu:Já respondi essa questão. Se isso não importa para o jogador, não existe porque então se manter num sistema que tenta permitir essa customização de maneira mecânica e falha. Seria melhor passar para um sistema que não tem essa preocupação e, que por escolher ignorar isso, se torne ainda mais simples que 3d&t.
Como o Aventuras Fantásticas que foi citado. Note que estou me baseando do modelo de sistema que eu conheci nos livros, aquele baseado em habilidade e pvs.

o problema é justamente a falta de opções melhores e tão simples quanto por um baixo preço. Aventuras fantásticas não é mais produzido e além disso não é focado no mesmo nicho, que é o mangá shounen

A questão dos jogos dedicados a um nicho é que comentaram não incentivam os seus jogadores a procurarem outros jogos, mas na pratica nenhum jogo faz isso

kimble escreveu:E? O problema pra mim (e o que eu argumento) não é malefício do jogo feito para um nicho (até porque acredito que a maioria seja assim). É o jogo ser vendido como universal, genérico e completo, e não ser.
Mas para te ajudar a dar um exemplo de referência cruzada de jogos, algo que me lembrei ontem é que Exalted faz referência a jogos de outras mídias para ajudar na ambientação e o cenário antigo de WoD e o cenário de Exalted foram inicialmente tratados como relacionados para ajudar a impulsionar as vendas do cenário novo.

você nem deveria perder tempo com essa questão. quem sismou com o a idéia de que os jogadores de #D&T serem mais fechados a outras propostas de jogo foi outro usuário (depois eu vejo quem foi)
e, sim, é um problemas o jogo ser vendido como muito mais do que é, nós só discordamos em quanto esse problema é ruim
E 3D&T foi usado como um dos sistemas oficiais de Tormenta, sem levar pro lado das qualidades do cenários (ou falta delas), o cenário foi usado informalmente com GURPS e AD&D e oficialmente com Daemon e D20. não sei bem sobre os outros sitemas, mais muitos jogadores de Tormenta D20 vieram do 3D&T
E sim, existem empresas do ramos que usam alguns recursos para usarem um jogo pra promoverem outros de seus próprios jogos, mas muitas não fazem, principalmente por não produzirem mais que um sistema, ams isso não é problema e nem foi você que disse que era, ignore essa questão

kimble escreveu:E quando eu falei que não existem fundamentalistas em D&D? O que eu contestei foi isso aqui:
boa parte dos jogadores de D&D é tão preso ao sistema que se recusam a jogar até outras versão de D&D.

kimble escreveu:Essa generalização sem base é que eu estou dizendo que é errada.

infelizmente não é sem base. lembro que a um tempo atras numa versão anterio da Spell foi publicado um artigo anti-D&D cheio de equívocos sobre o sistema. tem até aquela imagem resposta dos caras batendo num cavalo morto pra ser usada com os detratores do D&D. o problema foi que tentaram fazer parecer que só os jogadores de 3D&T que são fechados no seu sistema preferido, infelizmente isso não é verdade e mais infelizmente ainda alguns tem a mania de atacr outros sistemas, preferencialmente o de maior sucesso no momento. e você não deveria se preocupar com essa questão, já que nem foi você que começou ela.

kimble escreveu:E? Se existisse somente um sistema gratuito melhor que 3d&t, automaticamente a argumentação de que 3d&t 'é bom porque é barato' termina, porque existe algo economicamente melhor. A não ser que você consiga provar que os jogadores de 3d&t ganham salário por jogar o jogo, que me faria ter que concordar com teu ponto.

na verdade não
mesmo que existissem sistemas gratuitos (ou muito baratos) disponíveis e que fossem "melhores" que o 3D&T 9e na minha opniião, por exemplo, o GURPS Lite é melhor) é bom existir outras opções, principalmente de sistemas simples ou mesmo ter opções de estilo diferente

kimble escreveu:Nota como teu argumento para defender 3d&t já teve que abandonar qualquer tentativa de valorizar a qualidade dele para se reduzir a algo específico como 'é ideal porque é barato e em português!'. Isso já desclassifica ele como ideal para ensinar rpg a qualquer pessoa que já saiba inglês ou que entre num grupo onde pelo menos um dos membros conheça a língua inglesa.
Quando você considera que já existe o SRD da 3.5 traduzido no Brasil, isso também desclassifica o sistema quando considerando preço e qualidade. Considerando que o sistema da Daemon também é livre hoje em dia, nem pela questão da simplicidade você poderia tentar defender. E como já foi concordado que o 3d&t não é genérico, então não é possível apontar isso como uma possível vantagem dele sobre esses jogos.

herr... eu nunca tentei valorizar a qualidade dele
e realmente seria ótimo que todos falassem ou tivessem no seu grupo alguém que dominasse o inglês, mas infelizmente isso não corresponde a realidade. e Daemon é sim mais complicado do que 3D&T, complicado demais para alguns, além de não ser muito propício para aventuras mais aventurescas. a própria editora reconhece isso e lançou o RPGQueste como uma opção mais simples para os iniciantes

e entrando em algumas questões mencionadas em outras mensagens
sim, existem muitos sistemas melhores do que 3D&T, e apesar de ser melhor ou não ser relativo, pode-se dizer de forma absoluta que existem sistemas melhores sim
mas ... as otras opções ou são em outra língua, ou mais caras ou mais complicadas ou mais inacecíveis
Repetindo, eu adoraria que tivessem opções melhores do que o 3D&T tão simple baratas e acessíveis, mas infelizmente não tem (eu adoraria que todos gostassem de GURPS, mas para alguns preferem jogos mais simples, por exemplo)
Lector

Mensagempor kimble em 11 Ago 2008, 00:06

E vamos a mais uma rodada de 'Repetindo os argumentos: Quem ainda não decorou?'.

sim, a fábrica não deveria falar que ele é o melhor aparelho do mercado e seria melhor se ela parasse de falar isso

Ou seja, teu ponto é que 3d&t é genérico sim, só que não é dos melhores sistemas. E já foi apontado aqui diversas vezes que 3d&t não consegue ser genérico. Aguardo a resposta a isso.

Não, você não entendeu. eu disse que apesar de ter opções de jogo que fazem isso melhor, eles são em geral bem mais caros e complicados. è bom ter opções para todos os bolsos, o fato de existirem carros esportes super velozes não significa que não devam existir carros populares que sofrem pra subir uma ladeira. e infelizmente não existem tantos sistemas baratos e simple em português no mercado. eu gostaria que citassem alguns

Não preciso, já foram citados em vários posts anteriores. De tanto ler Opera nessa discussão estou quase lendo o sistema. Mas ei, você não notou isso? Não leu os posts anteriores que citavam as opções de sistemas? O post diretamente anterior ao teu cita exemplos. Engraçado, percebo um padrão no pessoal que defende 3d&t.

o problema é justamente a falta de opções melhores e tão simples quanto por um baixo preço. Aventuras fantásticas não é mais produzido e além disso não é focado no mesmo nicho, que é o mangá shounen

Novamente, já foram citados sistemas gratuitos melhores que 3d&t. Além disso, eu estava demonstrando como o raciocínio que você tinha estabelecido era falho. Você defendia que 3d&t era bom porque era simples e que o sistema era suficientemente genérico da forma que ele é. Mas todo mundo concorda que o sistema não tem uma mecânica bem estruturada, coesa. Logo, e foi isso ao que me referi no meu post original, não faz sentido se manter com um sistema falho que tenta simular um suporte a generalização de temas e customização de personagens que na verdade não existem. Nesse sentido, se o importante é ser simples (segundo teu raciocínio) e não ser completo ou coeso, não há nada que impeça os jogadores de simplesmente utilizarem um sistema de resolução de ações que ignore a customização. Ou seja, um cara ou coroa ou um modelo simples como o de Aventuras Fantásticas.

E sim, existem empresas do ramos que usam alguns recursos para usarem um jogo pra promoverem outros de seus próprios jogos, mas muitas não fazem, principalmente por não produzirem mais que um sistema, ams isso não é problema e nem foi você que disse que era, ignore essa questão

Porque? Surgiu a dúvida, eu tinha a resposta, eu respondi. Além disso, eu costumo ler todas as mensagens, mesmo quando não são respondendo algo direcionado a mim. Você devia fazer o mesmo. Aí não teria que me pedir exemplos de sistemas gratuitos brasileiros. Duvido que alguém que esteja realmente acompanhando e lendo esta discussão não consiga citar um pelo menos.

infelizmente não é sem base. lembro que a um tempo atras numa versão anterio da Spell foi publicado um artigo anti-D&D cheio de equívocos sobre o sistema. tem até aquela imagem resposta dos caras batendo num cavalo morto pra ser usada com os detratores do D&D. o problema foi que tentaram fazer parecer que só os jogadores de 3D&T que são fechados no seu sistema preferido, infelizmente isso não é verdade e mais infelizmente ainda alguns tem a mania de atacr outros sistemas, preferencialmente o de maior sucesso no momento. e você não deveria se preocupar com essa questão, já que nem foi você que começou ela.

É sem base sim. Você diz 'boa parte dos jogadores de D&D'. Você não tem como provar isso, não tem nada que sustente essa tua afirmação e se baseia na tua necessidade de tentar sustentar uma argumentação que é falha. Não estou defendendo que existem mais fanboys nesse ou naquele sistema, só estou argumentando que dizer que a maioria dos jogadores de D&D não joga outros sistemas é puro achismo.

na verdade não
mesmo que existissem sistemas gratuitos (ou muito baratos) disponíveis e que fossem "melhores" que o 3D&T 9e na minha opniião, por exemplo, o GURPS Lite é melhor) é bom existir outras opções, principalmente de sistemas simples ou mesmo ter opções de estilo diferente

O ponto que eu respondi era a parte da tua argumentação onde você defendia que 3d&t é barato. Não existe algo mais barato que 'de graça'. Se você consegue me mostrar algo mais barato que gratuito, eu gostaria de ver. Não, não dá né?

herr... eu nunca tentei valorizar a qualidade dele. e realmente seria ótimo que todos falassem ou tivessem no seu grupo alguém que dominasse o inglês, mas infelizmente isso não corresponde a realidade. e Daemon é sim mais complicado do que 3D&T, complicado demais para alguns, além de não ser muito propício para aventuras mais aventurescas. a própria editora reconhece isso e lançou o RPGQueste como uma opção mais simples para os iniciantes.
e entrando em algumas questões mencionadas em outras mensagens
sim, existem muitos sistemas melhores do que 3D&T, e apesar de ser melhor ou não ser relativo, pode-se dizer de forma absoluta que existem sistemas melhores sim
mas ... as otras opções ou são em outra língua, ou mais caras ou mais complicadas ou mais inacecíveis
Repetindo, eu adoraria que tivessem opções melhores do que o 3D&T tão simple baratas e acessíveis, mas infelizmente não tem (eu adoraria que todos gostassem de GURPS, mas para alguns preferem jogos mais simples, por exemplo)

Eu sinceramente não entendo isso. Esse modelo mental criado que '3d&t é simples e bom' e que 'D&D e outros sistemas são difíceis' está realmente tão preso na cabeça de vocês? Porque é isso que os autores do 3d&t sempre defenderam: os outros sistemas são complexos, 3d&t é bom e é simples. Do jeito que eu vejo alguns jogadores de 3d&t defenderem que D&D ou Gurps são complexos, eu acho que na percepção dessas pessoas, os jogadores de outros sistemas devem ser gênios. Além disso, já foram dados exemplos de sistemas simples, gratuitos e em português. Não precisa gastar dinheiro e não precisa saber inglês. E ainda tem um suporte mais amplo que 3d&t. Eu não gosto de Daemon na verdade, mas admito que o sistema é amplo, genérico e tem um suporte muito melhor que 3d&t. E olha só, é brasileiro! Então nem o argumento de que estamos criticando só porque é brasileiro ou dos 'antigos membros da DB' (o Del Debbio também trabalhou com a DB, na época do Trio) não se aplica.
Por isso que eu digo que a discussão morreu. Quando vocês defendem pontos já respondidos a exaustão repetindo a argumentação dessa forma, não entendo o que estão fazendo aqui. O que vocês querem é um blog.
kimble

Mensagempor Kasuya em 11 Ago 2008, 05:29

Claro, e GURPS, que tem seus suplementos oficiais vendidos é bom simplesmente porque é.

Ele é bom e acessível. Pode não ser o melhor sistema do mundo, (eu, por exemplo, não simpatizo muito com a sistemática dele) mas eu afirmo que ele é infinitamente melhor que o 3D&T. Não só "porque é", mas por que ele funciona muito melhor, é verdadeiramente genérico e também não é tão caro assim. Aliás, ele tem um preço justo a se comparar pela qualidade de impressão, da capa, do papel, figuras e conteúdo. Em 3D&T, se você for comparar o preço dele com a qualidade de impressão, de capa, de papel, figuras e encadernação, você vai ver que ele é consideravelmente caro.

Vou repetir. Uma gráfica rápida, feita para imprimir rapidamente pequenos conteudos, é mais cara que uma gráfica de livros em massa. Eu imprimi praticamente todas as regras do livro do jogador do D&D 3.5 gastando em torno de 5 reais. Tipo, impressão de ótima qualidade em folha A4 comum. Uma gráfica de livros é muito mais barata, a qualidade do papel e impressão é ridícula (não é raro você ver algumas páginas mal impressas, com letras mais claras ou, em alguns casos, você tem que decifrar o que tem escrito pois algumas letras estão completamente apagadas), a capa é sem comentários, a encadernação se desfaz, em alguns casos, antes que você termine de ler o manual completamente e nem com as gravuras o cassaro gastou, apenas copiou e colou as figuras que vêm sendo desenhadas desde tempos remotos da DB. Resumindo, o Cassaro provou-se um verdadeiro mão-de-vaca na hora de produzir o livro. Pouco tempo, a cada edição, o livro foi sendo cobrado um valor ainda maior sem aumento da qualidade. Pior no caso do 4D&T. O livro DIMINUIU e ficou MUITO mais caro que 3D&T. Tudo bem, admito que o papel tem uma qualidade melhor e eles estão usando ilustrações novas(apesar de PÉSSIMAS, até onde eu lembro, a equipe do Cassaro desenhava melhor), mas, mesmo assim, não justifica um livro valendo cerca de 20 reais!

Por acaso vc acha que o Peter Jackson vai falar para os jogadores usarem o Opera como sistema genérico? Lógico que não, por isso não critico os criadores de 3D&T em quererem que joguem seu sistema.

Até eu tou perdendo a paciência cara...¬¬

Vou falar isso pela ULTIMA vez: NUNCA foi dito que qualquer sistema vai te induzir a jogar um outro. O que foi dito é que os sistemas citados dão total apoio à variação de temas, justamente para que você possa jogar o que você gosta sem comprar outro sistema, ou seja, sem perder cliente. Mesmo sistemas que não têm uma proposta genérica, como Storyteller e até D20(pois não se foca a, necessariamente, TODOS os temas possíveis e imagináveis tendo uma clara inclinação aos temas mais "cinematográficos" que realistas) demonstram claramente esse apoio à variedade apresentando temas que não tem nada a ver com o "padrão". O padrão de Storyteller é o horror, nem por isso deixou de disponibilizar Street Fighter que não tem nada a ver com isso. O padrão de D20 é D&D, um RPG de fantasia medieval. Nem por isso deixamos de ter Star Wars D20, Multants & Masterminds, etc... Temas COMPLETAMENTE DIFERENTES. Não preciso comentar os genéricos.

Se isso não é apoiar a variedade, me diga, pelo amor de Deus, que raios vem a ser isso pois você não cansa de repetir o mesmo argumento ignorando o que a gente diz e não embasa NADA, fazendo apenas afirmações sem sentido(por falta de argumentação). É tão dificil assim assumir que você tinha uma visão errada do sistema?

Mais uma vez você afirma coisas sem sentido sem nenhum embasamento. Argumente, por favor!!! Onde nos contradizemos? Eu até dei uma "revisada" na discussão para conferir a veracidade disso e não encontrei nada sobre isso.

Até que enfim posto coeso e com declarações que não tentam ridicularizar o sistema a ponto de ele ser como uma maldição ao RPG como os outros citados estão falando.

Então, para você, ser coeso é falar de forma polida? Tudo que o Murazor disse, nós três viemos dizendo há um certo tempo. Tudo que ele fez foi falar de forma polida e educada, o que prova que ele é um cara extremamente paciente. Até mesmo eu estou perdendo a paciência com sua falta de argumentação e, se o Kimble já é bem cruel com suas ironias e argumentação explosiva, digamos assim, imagine agora dois deles te bombardeando...

Tudo que eu tenho a dizer sobre isso é meu total parabéns ao Murazor por ser tão sensato e paciente que, apesar de tudo o que foi discutido aqui(quer dizer, foi REPETIDO aqui), continua sem dar qualquer sinal de impaciencia, explicando calmamente de forma simples e detalhada tudo o que a gente tá dizendo!

3D&T é sim um sistema genérico, mas simples, como eu mesmo já havia dito. Dá para adaptar tudo que foi citado, como vc mesmo disse, porém de uma forma simples demais. Até que enfim alguém respondeu de forma coerente e analisou bem o sistema.

Deuses, cara! Tu concorda com o Murazor e diz que foi uma argumentação coesa e tudo o mais para contrariá-lo imediatamente com isso? Pois adapte Star Wars para 3D&T. Por favor! Eu insisto! Adoraria ver meu Jedi de F0, H1(pois eles são MUITO mais habilidosos que humanos comuns), R0, A0, Pdf0 e Arma Especial (sabre de luz) (+1)! Faltou mais alguma coisa? Ah é! Todo o resto de poderes da Força que, comparado ao que tem no manual 3D&T são extremamente sutís. Isso fora o fato de que a única diferença de um humano normal para um Jedi são 2 pontos de personagem. Tudo que um humano precisa para se tornar um Jedi são 20 pontos de XP. Falta mais alguma coisa pra adaptar? Ou vamos voltar à questão de personagens controlando veículos com H0 ou 1 usando as regras do manual 3D&T?

É, porém as adaptações serão simples demais

Tipo todo jogo realista os jogadores, todos tem um personagem com F0, H0, R0, A0 e Pdf0? Bem simples e emocionante de se jogar, com certeza! Mas, aliás, por que raios você gastou uma folha com essa ficha se bastava memorizar suas estatísticas? Aliás, não era melhor deixar o sistema pra lá e jogar um jogo sem sistema, uma vez que vai ser impossível fazer qualquer teste nesse jogo com todos os atributos zero?

Isso NÃO é simplicidade de jeito nenhum! É uma tremenda de uma complicação pois o jogo não funciona e você vai ter que fazer uma porrada de house rules pra dar certo (falando de modo simplista por que eu diria que seria necessário trocar praticamente todas as regras).

pode não ter os detalhes que VCS querem, mas o sistema é excelente para quem quer começar.

Eu tenho certeza que todo mundo vai achar uma maravilha jogar 3D&T num cenário realista. É verdade! Num vão precisar nem perder tempo fazendo ficha! Uma maravilha!

Hoje eles possuem a internet, se realmente se interessarem para jogar eles vão procurar na internet e vão perceber que existem outros sistemas melhores, ou piores.

Um argumento tão válido que agora que estamos nos ergendo de uma tremenda duma CRISE no RPG, onde quase que ele morre(aproveitaram o embalo até para tentar, mais uma vez, proibir o RPG). A DB praticamente sumiu do mapa, a DS parou de ser lançada por um tempo e os livros estavam totalmente em baixa em termos de ofertas. A Devir estava descartando projetos de tradução de livros, etc. Lançando só coisas "essenciais". Tudo isso EM PLENA ERA DE ESPANSÃO DIGITAL, onde está cada vez mais simples o acesso à internet e, teoricamente, a divulgação do RPG.

Internet só vai ser útil para isso se o cara já estiver induzido a mudar. Se um livro diz que você não precisa de mais NADA e isso é o suficiente para tudo o que você quiser, então a pessoa vai se sentir inibida a procurar algo mais. Por isso que eu menciono sistemas que verdadeiramente estimulam a variedade.

Mesmo assim, o fato de você poder iniciar com 3D&T e depois procurar algo mais na internet e descobrir outras coisas não é nem de longe um mérito do 3D&T. Quem inicia com outros sistemas podem muito bem fazer isso. Melhor! Dependendo do sistema, ele te INDUZ a fazer isso e te dá todo o suporte para você desejar mais.

Queria entender o porquê da insistência, ainda mais quanto já está claro que inexiste argumentação para manter essa afirmação.

Pra mim, a unica explicação lógica para isso é o pesado Marketing que o Cassaro fez sobre o jogo. Como eu disse, até hoje essa imposição marketeira assola o quadro do RPG brasileiro. Tá aí a prova...

Como eu disse antes: é que nem Magic, vá dizer que existem card games melhores que raios e trovões desabam sobre você em cinco segundos.

Cara eu não estou aqui apedrejando nenhum sistema. Mas devemos ser imparciais ao julgar os nossos rpgs preferidos. Eu tenho sistemas que realmente adoro e sei muito bem apontar suas falhas, tem sistemas que eu abomino e sei reconhecer seus pontos positivos.

Aqui o Murazor disse tudo. Nosso julgamento é totalmente imparcial. Analisamos as vantagens e desvantagens do 3D&T. O problema é que 3D&Tsó tem como vantagem ser jogo rápido sem compromisso de one-shot, coisa que muitos sistemas fazem melhor. O resto é defeito. (bem, talvez tenha outra vantagem, mas a gente não discutiu outro ponto. Não venha, pelo amor de Deus, com a mesma história de que é vantajoso porque é "barato" ou "genérico", já cansei de falar a mesma coisa)

Essa Postura radical de querer passar uma idéia que não tem sentido ou acusar outras pessoas de perseguição, racismo , preconceito (eu não tenho nada contra 3d&T, não tenho nada contra Cassaro, nem nada contra rpgs simplificados).

Sabe qual é o legal de ser acusado de preconceito? É que preconceito, por definição, trata-se de uma visão pré-formulada de algo que você não tem muita idéia do que é. Eu já li o 3D&T, joguei e notei os defeitos do sistema para só então falar deles. Não trata-se de um preconceito, mas de um CONCEITO formulado com base naquilo que eu realmente VI não naquilo que eu prejulguei ao olhar a aparência do livro, por exemplo.

Eu não tenho nada contra 3D&T em si, da mesma forma que eu não tenho nada contra você resolver jogar um roleplay sem qualquer sistema, apenas no cara ou coroa. Eu apenas digo que é sistema é ruim, não presta para a maioria dos temas (pow ele se propõe a ser GENÉRICO e funciona MAL apenas em UM nincho! Faça-me o favor!) e é muito problemático em sua sistemática.

Eu também não tenho raiva ou implicância com o Cassaro. Eu apenas sou contra à política dele de imposição dos gostos DELE à nossa mesa! Quem compra a revista sou eu ou ele? Eu quero ler algo do MEU interesse, não do dele! Eu quero uma resenha IMPARCIAL, não baseada nos gostos DELE. Eu quero ler cartas de leitores com visões críticas, não de leitores que elogiam ELE ou a obra DELE. Sacou qual é o meu problema? O problema da imposição. O mesmo problema que eu tenho com a Globo, com o Magic, J W Bush, etc etc etc...

a analogia é outra. Existem aparelhos que sintonizam todos os canais perfeitamente e tem algumas qualidades que o modelo mais simple não oferece, como som estereo, closed caption e outras coisas, mas esses aparelhos são bem mais caros e mais complicados de se usar, e alguns só tem manual de instrução em inglês, então é bom ter no mercado um aparelho mais barato, sem os recursos extras, embora não pegue todos os canais tão bem, algum melhores que outros.

Talvez essa sua analogia sirva, desde que você suponha que existem TVs com som estereo, closed caption e outras coisas, com manual simples em português e, o que é melhor, disponíveis GRATUITAMENTE.

Mesmo que essa sua analogia se encaixasse no contexto do RPG, não tem nada a ver com o que o Kimble disse. Ele estava falando do Marketing, não dos preços relacionados com as funções dos aparelhos.

è bom ter opções para todos os bolsos,

Como de graça? ¬¬

o problema é justamente a falta de opções melhores e tão simples quanto por um baixo preço.

¬¬

Pela última vez, eu repito o que eu disse na página anterior do tópico. Por favor, LEIA:

Bem, vamos contar: OPERA, Ação!!!, Primeira Aventura, RPG Quest, MiniGURPS, Daemom(que aliás, pode ser baixado de GRAÇA, além de suplementos também grauitos), Street Fighter: O Jogo de RPG, OGLs em geral(que variam de GRATIS a algo entre 20 e 30 reais, apesar de poder ter algo mais caro), sem contar os sistemas simplistas e GRÁTIS que temos na net. Precisamos MESMO do 3D&T??? Note que alguns desses OGL são produções do Cassaro que podem ser usado para iniciantes e por que não? Primeira Aventura por exemplo: pode não ser o melhor OGL do mundo, mas é melhor que 3D&T para iniciar, fora que este é praticamente uma propaganda ambulante do D&D e até outros OGLs.

Todos esses sistemas citados são acessíveis e com propostas e sistemáticas muito melhores que a do 3D&T.

Opções existem, o problema é essa imposição do marketing em cima do 3D&T que até hoje assola o quadro RPGístico do Brasil

Quantos sistemas mais você quer? Ah! Acabei de saber que o M&M não é tão cara quanto eu esperava. É "apenas" 40 reais. Não é o livro mais acessível do mundo, mas faz tudo que o 3D&T jamais sonhou em fazer e é beeem simples. O jogo todo se resume a algumas jogadas de UM d20. Você não precisa de mais porcaria nenhuma, só a ficha e o d20.

quem sismou com o a idéia de que os jogadores de #D&T serem mais fechados a outras propostas de jogo foi outro usuário

Realmente.... quem sismou com isso? Eu não lembro de ninguém fazendo isso. O que eu lembro é que foi dito que o 3D&T não está preocupado em apoiar a variabilidade de temas (algo no mínimo estranho para um sistema que deveria ser GENÉRICO). Se ele não tentasse ser genérico e se focasse em um único e maldito nincho, ótimo, não há nada de errado nisso. O erro está em, se ele é focado em um único nincho e está pouco se lixando para a variabilidade, ele ser um sistema altamente indicádo para iniciantes. Se ele não está se lixando para variabilidade, não faz o menor sentido para jogadores iniciantes, pois ele precisa sentir que o RPG não é "só aquilo", precisa ver que ele pode jogar o tema que ele quiser, não o que tem num livro que manda apenas um único tema que não é a praia dele. Por exemplo, no caso do 3D&T, a menos que você assuma que TODO RPGista é "otaku", muitos iniciantes podem desistir do RPG por achar que trata-se de um jogo pra animes. Inclusive alguém postou que não gosta do tema "fantasia medieval" e resistiu ao RPG quando foi apresentado exclusivamente ao D&D. No entanto, se essa mesma pessoa fosse apresentada ao D20 System, ele seria muito mais feliz pois poderia escolher de cara um outro tema mais ao seu gosto, deixando de lado o D&D. Sacou o que eu quero dizer?

E 3D&T foi usado como um dos sistemas oficiais de Tormenta, sem levar pro lado das qualidades do cenários (ou falta delas), o cenário foi usado informalmente com GURPS e AD&D e oficialmente com Daemon e D20. não sei bem sobre os outros sitemas, mais muitos jogadores de Tormenta D20 vieram do 3D&T

E o que você quer com isso? Provar que o 3D&T apoia a variabilidade? Argumento no mínimo estranho, especialmente se você cita um cenário que foi feito (ou pelo menos tentaram, como o próprio Cassaro admitiu) para ser MULTISISTEMA. Tormenta nada tem a ver com 3D&T exceto pelo fato de ter sido criado pelo mesmo autor. O fato de Tormenta ter sido adotado como cenário oficial de 3D&T é só por que as duas são criações dos mesmos autores. Só. Você já tentou jogar Tormenta para 3D&T? Simplesmente não dá! Ele destrói todo o clima fantasia medieval para se tornar um jogo de super heróis ambientados à época medieval. Francamente, se jogadores já reclamam de Tormenta D20 por ter uma série de falhas de sistema, imagine Tormenta para 3D&T...

e realmente seria ótimo que todos falassem ou tivessem no seu grupo alguém que dominasse o inglês, mas infelizmente isso não corresponde a realidade.

Bem, se fosse contar experiencia própria, eu diria que não, pois eu conto nos dedos os jogadores que eu conheço que não manjam nada de inglês, mas vamos encarar a realidade brasileira: a gnt, no geral, não consegue falar nem nossa lingua nativa! Ok! Isso até corresponde com a verdade, mas cara, pelo amor de Deus, tu não conhece UMA pessoa que maneje bem o inglês ao ponto de ler os ultimos lançamentos de primeira mão e já sair jogando? Nem que ele faça isso só de vez em quando? Os RPGistas por aí não são muito autruístas, né? Eu tenho uma novidade ótima para eles: se a gente que ver esse hobby crescer, não temos outra saída senão o autruísmo. É repassar de bom grado as coisas para os outros, traduzir, explicar, dar dicas. A gnt não pode se dar ao luxo de dizer para um iniciante: "ah, se vira cara!" Iniciante vale ouro, pois eles é que vão manter o RPG no futuro. Sem gente pra compra livro, sem lucro. Sem lucro, sem produção de livros. Sem produção de livro, sem RPG. Não é isso que queremos, é?

e Daemon é sim mais complicado do que 3D&T, complicado demais para alguns,

Sério? Qual é o QI deles? Porque, das duas uma, ou eu sou um gênio prestes a ter uma idéia que vale um Nobel, ou esses "alguns" são disprovidos de inteligência ou capacidade de ler. Eu precisei de apenas alguns minutos de leitura para entender o sistema. A única coisa que requer uma leitura um pouco mais detalhada é construção da ficha do personagem. Todo o resto se baseia a, praticamente, rolagens de d100 contra uma porcentagem. Mais simples até que fazer um teste no D&D, pois nem somar nada é necessário.

Tudo bem, pode ser mais complexo que 3D&T, mas e daí? Ele continua sendo um sistema simples apenas um pouco mais complexo pelo simples fato de que ele tenta ser mais COMPLETO.

além de não ser muito propício para aventuras mais aventurescas.

???

Se você está falando de aventuras épicas e fantásticas, o sistema cobre sim, a menos que você compre o livro Trevas e queira jogar O Senhor dos Anéis. Baixando ou comprando o conjunto CORRETO de regras, é possível sim.

própria editora reconhece isso e lançou o RPGQueste como uma opção mais simples para os iniciantes

Nada mais natural criar uma vesão lite do próprio sistema. GURPS tem o MiniGURPS, D20 Tem Primeira Aventura(e é material brasileiro) e por aí vai. Isso não faz o DAEMON original deixar de ser simples. Acontece que é muito mais simples um sistema de rolagens usando apenas d6, aos moldes do D&D, com conceitos simples. Eu só não acho muito prático esse sistema pois envolve muita rolagem de d3, o que é muito chato ficar atentando para a metade do resultado dos dados.

Quer dizer, é uma opção a se considerar um sistema PIOR E PAGO, quando temos bons sistemas GRATUITOS e que abrangem a mesma proposta??? E não é "mesmo que existissem" sistemas gratuitos. Isso não é "SE", é FATO. EXISTEM sistemas gratúitos, que você pode jogar sem gastar UM centavo sequer e que funcionam muito melhor que 3D&T.

Por isso que eu digo que a discussão morreu. Quando vocês defendem pontos já respondidos a exaustão repetindo a argumentação dessa forma, não entendo o que estão fazendo aqui. O que vocês querem é um blog.

Ahauhauhahahauhahahau. Concordo. Vejam bem. O que eu tou sentido é que vocês que postam a favor de 3D&T não passam de mais umas vitmas da imposição de Marketing do Cassaro. É tão difícil de admitir que vocês pensaram errado? Por exemplo (eu detesto usar um exemplo político nesse tipo de caso, mas eu não tenho em mente um exemplo melhor. Vou falar rezando para que não dê em nenhum off topic):

Antigamente, era uma demonstração de intelectualidade política votar no Lula, pois ele era um "homem do povo", oprimido pelas "elites", bla bla bla... Mas botaram ele no poder e ficou a mesma porcaria (em certos pontos PIOROU). E aí? Só resta admitir que foi enganado pelo Marketing pessoal do Lula e votar em outro candidato (o menos ruim, pelo menos), mudar de idéia. O que se pode fazer? Mesmo assim, assim como vocês sobre o 3D&T, uma porrada de pessoa fechou os olhos e continuou argumentando infundadamente que ele "continua"(afinal, agora, eu duvido muito que ele foi algum dia um de verdade) sendo um "homem do povo", etc etc etc... Resultado: Lula reeleito.

Vamos "reelejer" o 3D&T??? Não dá, cara!
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2008, 10:27

O que o Lula tem haver com RPG? RPG ainda é considerado serious business nesse tópico?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Murazor em 11 Ago 2008, 10:44

O que o Lula tem haver com RPG? RPG ainda é considerado serious business nesse tópico?

O que o kasuya quis dizer no exemplo do Lula é que ele foi eleito em cima de marketing, basicamente como um representante das massas oprimidas e no caso o tal sistema 3D&T é um produto com marketing, e quando enfrenta alguma crítica seus defensores vem logo apresentando aquelas desculpas como se fosse perseguido: "Mas é nacional, temos que valorizar o produto nacional" ou "é barato, serve para todos os bolsos", ou ainda "é simples e fácil", etc...essas justificativas absurdas, que acabam por ir água abaixo quando se encontra sistemas mais eficientes, nacionais e mais baratos. Mas que diabos isso tem haver, o que outros rpgs tem a ver com isso se estou analisando o potencial do sistema de 3D&T e suas falhas, os defensores apresentam como qualidades do 3D&T o fato de outros rpgs serem caros ou necessitarem de suplementos. Como s eisso justificasse as falhas do sistema. Esse é o ponto.

E a analogia com Lula é que se apresenta como candidato do povo, enquanto os outros são candidatos das elites. Lula se elege com uma politica de marketing e não pelo resultado de seu governo. Mas já que saltou pra off-topic mesmo, o sr. Lula me convenceu que lugar de torneiro mecanico é consertando encanamento mesmo.
Murazor

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas