Mas não é mais simples assumir que todo 12 natural é um ataque de sorte num ponto vital? Não gosto muito da idéia de ficar conferindo tabela durante o jogo.^^'
Eu também não gosto. Na nossas mesas sempre consideramos qualquer ataque direcionado contra o torso. Apenas quando o personagem optava por um ataque localizado (com redutores especificos para acertar) é que seria tratado assim.
Não entendi isso. Como você duplicaria o dano ao atingir o pé se ele não é ponto vital? Mesmo assim, o 12 natural significa que você, por sorte, atingiu o ponto vital da pessoa, não o pé.
Acho que houve confusão aqui. No caso exemplifiquei o 12 como sucesso extraordinário, com dano maximizado, o que poderia ocorrer no pé também. Imagine assim, o dano maximizado é a causa do sucesso extraordinário, ok...
Se o sucesso extraordinário ocorre num ataque contra o pé causaria o dano máximo no pé. Se fosse contra o tronco causa o dano máximo também, contra a cabeça seria dano máximo x2.
Agora no seu caso que voce quer usar o valor dano dobrado em sucesso extraordinário, se isso ocorre no pé causaria um dano dobrado, se fosse no tronco também é dano dobrado, mas se fosse na cabeça seria Quadruplicado (x2 pelo sucesso extraordinário, x2 por ser área vital). Acho que agora consegui expressar a minha lógica de raciocinio.
auahauhauhauahuahuaha É verdade. Mesmo assim, considero que a pessoa AINDA se fere ao levar uma flechada no pé. Como a gente faz para resolver isso? Não acho que um cara com poucos PVs deva morrer com uma flechada no braço, mas certamente o braço deveria ser no mínimo quebrado. Vamos lapidar essa idéia.^^
Como o CODA resolve isso:
Olha o Kraken. Lá tem uma pista, ele perde parece que algo em fraçao dos danos sofridos nos tentáculos, acho que era 1/3 ou 1/5 dos PVs. O que dá pra fazer é uma mecanica similar aos membros humanos, fazendo que seres humanos percam apenas metade dos PVs sofridos nos membros, da mesma forma como perdem o dobro dos PVs sofridos na cabeça, pescoço e órgãos vitais.
A "House Rule":
A gente tratava assim, um membro ao ser atingido resiste ou é incapacitado/destruido. Podemos usar o valor de Saude para estabelecer a "vitalidade" do membro. Se voce levar uma machadada no braço e receber uma quantidade de dano menor que o valor de Saúde do personagem, nada acontece. Voce tem um corte, um ferimento mas não o suficiente para prejudicar o personagem mecanicamente.
Se o dano recebido por exemplo num membro for igual ou maior que o valor de Saude, o membro foi incapacitado. Quebrado, cortado, ferido, etc. E levará um período de recuperação para voltar ao seu uso normal.
Caso o dano recebido seja igual a Saudex2 por exemplo, o membro foi destruído. Esmagado completamente por uma clava, amputado por uma machado ou uma flecha atravessou a articulação do cotovelo cortando os tendões e tornando o braço inútil. Nesse ponto não ha mais cura.
Note que não ha necessidade de contabilizar dano. Voce apenas verifica se o dano da arma alcança ou ultrapassa o valor de saude.

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.