CODA--> Senhor dos Anéis RPG

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Mensagempor Murazor em 09 Ago 2008, 03:34

Mas não é mais simples assumir que todo 12 natural é um ataque de sorte num ponto vital? Não gosto muito da idéia de ficar conferindo tabela durante o jogo.^^'


Eu também não gosto. Na nossas mesas sempre consideramos qualquer ataque direcionado contra o torso. Apenas quando o personagem optava por um ataque localizado (com redutores especificos para acertar) é que seria tratado assim.

Não entendi isso. Como você duplicaria o dano ao atingir o pé se ele não é ponto vital? Mesmo assim, o 12 natural significa que você, por sorte, atingiu o ponto vital da pessoa, não o pé.


Acho que houve confusão aqui. No caso exemplifiquei o 12 como sucesso extraordinário, com dano maximizado, o que poderia ocorrer no pé também. Imagine assim, o dano maximizado é a causa do sucesso extraordinário, ok...
Se o sucesso extraordinário ocorre num ataque contra o pé causaria o dano máximo no pé. Se fosse contra o tronco causa o dano máximo também, contra a cabeça seria dano máximo x2.

Agora no seu caso que voce quer usar o valor dano dobrado em sucesso extraordinário, se isso ocorre no pé causaria um dano dobrado, se fosse no tronco também é dano dobrado, mas se fosse na cabeça seria Quadruplicado (x2 pelo sucesso extraordinário, x2 por ser área vital). Acho que agora consegui expressar a minha lógica de raciocinio.

auahauhauhauahuahuaha É verdade. Mesmo assim, considero que a pessoa AINDA se fere ao levar uma flechada no pé. Como a gente faz para resolver isso? Não acho que um cara com poucos PVs deva morrer com uma flechada no braço, mas certamente o braço deveria ser no mínimo quebrado. Vamos lapidar essa idéia.^^


Como o CODA resolve isso:
Olha o Kraken. Lá tem uma pista, ele perde parece que algo em fraçao dos danos sofridos nos tentáculos, acho que era 1/3 ou 1/5 dos PVs. O que dá pra fazer é uma mecanica similar aos membros humanos, fazendo que seres humanos percam apenas metade dos PVs sofridos nos membros, da mesma forma como perdem o dobro dos PVs sofridos na cabeça, pescoço e órgãos vitais.

A "House Rule":
A gente tratava assim, um membro ao ser atingido resiste ou é incapacitado/destruido. Podemos usar o valor de Saude para estabelecer a "vitalidade" do membro. Se voce levar uma machadada no braço e receber uma quantidade de dano menor que o valor de Saúde do personagem, nada acontece. Voce tem um corte, um ferimento mas não o suficiente para prejudicar o personagem mecanicamente.
Se o dano recebido por exemplo num membro for igual ou maior que o valor de Saude, o membro foi incapacitado. Quebrado, cortado, ferido, etc. E levará um período de recuperação para voltar ao seu uso normal.
Caso o dano recebido seja igual a Saudex2 por exemplo, o membro foi destruído. Esmagado completamente por uma clava, amputado por uma machado ou uma flecha atravessou a articulação do cotovelo cortando os tendões e tornando o braço inútil. Nesse ponto não ha mais cura.
Note que não ha necessidade de contabilizar dano. Voce apenas verifica se o dano da arma alcança ou ultrapassa o valor de saude.
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Mensagempor Kasuya em 10 Ago 2008, 12:30

Entendi seu ponto de vista, mas, o eu tava falando que só multiplicaria o dano no caso de um 12 natural. Qualquer outro sucesso extraordiário seria dano máximo.

No caso do pé, este é um dano localizado que não pode ser acometido de acerto crítico (crítico seria um sucesso dobrado devido ao 12 natural). Um sucesso crítico só acontece quando você ataca normalmente e, por sorte, acaba atingindo um ponto vital do alvo. Se você está intencionalmente atacando o pé, você não pode, "sem querer", atingir um ponto vital, concorda? Da mesma forma quando se mira no pescoço, no braço, ou outro ponto específico. No caso do pescoço, o único ponto vital que você pode atingir é o próprio. Você não vai atacar o pescoço específicamente e, por "sorte" atingir o estômago do algo ao tirar um 12 natural.

Sacou? Essa minha House Rule do 12 natural ser dobrado o dano só vale para ataque comuns não localizados.



Sobre a House Rule dos golpes em membros, é uma ótima idéia!^^ Dano pela metade no membro e, se for maior que a vitalidade do alvo, ele terá um teste de vigor. Se não passar, o membro quebra. Se a falha for desastrosa, o membro é amputado(se a arma em questão puder fazer isso, claro).

É uma boa.
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Mensagempor Murazor em 10 Ago 2008, 13:35

Sobre a House Rule dos golpes em membros, é uma ótima idéia!^^ Dano pela metade no membro e, se for maior que a vitalidade do alvo, ele terá um teste de vigor. Se não passar, o membro quebra. Se a falha for desastrosa, o membro é amputado(se a arma em questão puder fazer isso, claro).


Voce encontra mais detalhado isso na descrição do kraken ou no livro de monstros do CODA. dai é adaptar pro sistema. Um detalhe....essa idéia de teste de Vigor, esquece, Não fica funcional não. O Gurps 3 edição era assim, acaba gerando absurdos, na quarta eliminaram isso. Saca só, a quantidade de dano apenas que deve definir uma amputação ou não. Se ultrapassou a quantidade de dano 'X", destroi o membro, senão ele ainda ta em uso. Eu particularm,ent prefiro até ignorar qualquer desconto de PV e tratar o membro como 1-resistiu, 2-incapacitou ou 3-foi destruido. O dano que voce poderia aplicar seria um sangramento (henmorragia, o compendium II tem algo, acho).

Sobre a questão de eliminar o teste de vigor contra amputações, saca só:
Eu estou com meu machado cortando lenha, boto uma tora de lenha sobre o balcão e corto. A tora de lenha não tem teste de vigor, eu apenas devo causar uma quantidade X de dano para ultrapassar sua "armaduras" e "PVs". Então se eu amrro o sr. Smiley e prendo o seu braço no balcão e desço o machado no cotovelo dele, a situação seria a mesma, não concorda...
tipo assim, se eu conseguir causar dano suficiente eu amputo seu braço, ou não. Sem teste de vigor.
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Mensagempor Kasuya em 11 Ago 2008, 02:42

eh verdade, faz todo o sentido. Mas tipo. Acho mto cruel dizer que se causou um dano igual à saude, amputou. Amputar em, em muitos jogos realisticos, irreversível e deveria ser um pouco mais difícil. Então acho que deveria ser assim. Se passar da saude em dano, inutiliza o membro(quebra). Se passar 1,5 o valor da saude(ou seja, a saúde + metade dela), amputou, SE for uma arma que possibilite isso, ou seja, uma cortante, geralmente. Caso não seja cortante, pode ser que esmagou os ossos(contundente) de forma tão avassaladora que o braço fica mole como se não tivesse nada segurando ele(o que é quase uma amputação, a diferença é que, pode ser que haja alguma possibilidade de cura, apesar de ser extremamente demorada. Se for perfurante, pode ter atingindo um tendão e inutiliza o membro de modo quase irreverssível (da mesma forma que o osso quebrado, dependendo do ferimento no tendão rompido, é impossível regenerar, o que inutiliza o membro completamente).


Simples, sem testes de vigor, mas que abrange, talvez, todas as possibilidades possíveis para essa complicação das regras. Nãp vejo como a gente pode lapidar isso ainda mais.^^'

Mais alguma outra idéia?
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Mensagempor Murazor em 11 Ago 2008, 10:05

Kasuya! Voce não está lendo os meus posts. hahahaha
É exatamente isso que você falou mesmo, só que usei o valor Saude x2 para a destruição dos membros. Saca só a idéia que eu tinha em mente:

Se o dano recebido por exemplo num membro for igual ou maior que o valor de Saude, o membro foi incapacitado. Quebrado, cortado, ferido, etc. E levará um período de recuperação para voltar ao seu uso normal.
Caso o dano recebido seja igual a Saude x2 por exemplo, o membro foi destruído. Esmagado completamente por uma clava, amputado por uma machado ou uma flecha atravessou a articulação do cotovelo cortando os tendões e tornando o braço inútil. Nesse ponto não ha mais cura.
Note que não ha necessidade de contabilizar dano. Voce apenas verifica se o dano da arma alcança ou ultrapassa o valor de saude.
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Mensagempor Kasuya em 11 Ago 2008, 22:18

Sim, exatamete o que eu disse.^^

Quanto a isso:

Kasuya! Voce não está lendo os meus posts. hahahaha


Foi mal, eu juro que eu não lembrei desse "detalhe" da house rule que você disse. :P

Acontece...^^' Mas tipo, eu não sei se vai funcionar a destruição irreversível do membro com dano igual a Saudex2... Tipo, um cara com saúde 13 tera que levar 26 pontos de dano, o que é muito difícil de causar. Lembra-se do meu exemplo lá do Troll que usou uma manobra de ataque de força e tirou um sucesso extraordinário usando uma lança de Troll (na época em que a gnt tava discutindo sobre aquela cena em Moria que o Frodo quase morre com a lançada)? Precisou tamanha força, um sucesso extraordinário, uma arma de troll e ainda uma manobra para aumentar o dano. Assim, a gente vai ver, de vez em quando, um personagem amarrando o braço de um outro na mesa e lascar a machadada como quem corta uma tora e simplesmente não conseguir com várias tentativas, como se tivesse tentando partir uma barra de titânio de 10 cm de espessura.

Por isso eu pensei no 1,5 x Saúde...^^
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Mensagempor Murazor em 12 Ago 2008, 03:16

Bem, isso pode ser ajustado mesmo, usando o 1,5x ou até 1x, tem que ver o que fica melhor.
vamos analisar basicamente as armas, o machado de duas mãos 3d6+2, uma média de 12 pts de dano e um máximo de 20. Realmente fica dificil de cortar, quase impossivel, um braço de saude 13.

To sem o livro aqui, mas acho que o ideal seria analisar a saúde de algumas criaturas. Por exemplo, um Troll acredito que seria quase impossivel um humano conseguir amputar o seu braço, devido a grossura deste.

Eu me baseei basicamente por um humano normal (For 7, Vit 7, Saúde 7) para contabilizar tal valor de dano, sendo que a arma também seria empunhado por um huamano normal. Mesmo assim, 1,5x me parece muito melhor. Mas isso é algo que voce deve realmente ajustar pra ver o que fica melhor em jogo.

Na realidade, eu usava algo mais cruel, como Saude/2 ou+ para incapacitação e Saude ou+ para amputação.
Ah, vale lembrar que esses valores de "amputações" seriam válidos também pra o pescoço, permitindo decaptação e morte instantanea. Mas o dano bruto para decaptar deve ultrapassar o valor base antes de acrescentar o ajuste de dano por área vital.
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Mensagempor Kasuya em 12 Ago 2008, 11:44

Infelizmente, supor um cara com For 7, Vit 7, Saúde 7 não cobre o problema dos dois extremos: se um cara tiver For 12 e Vit 12, Teremos saúde 13, ainda será um humano com parâmetros humanos, apenas este será um humano bem acima da média, mas ainda humano. E, por mais poderoso e resistente que seja um humano, continua send possível cortar seu braço com uma machadada em cheio na quela velha cena do cara com obraço estirado amarrado à mesa.

Porém, se a gente baixar o dano necessário de inutilizar - amputar para saúde/2 - saúde, respectivamente, teremos que um cara fraco com vit 5 e for 5 (Saúde 5, 4 se você usar o modificador do Compendium), por exemplo seria incrivelmente frágil. Concordo com você se você me disser que um cara desnutrido desse não tem cálcio o suficiente para manter um osso resistente mas, francamente, dizer que, por isso, ele necessita levar 2 ou 3 de dano para inutilizar e 4 ou 5 de dano para AMPUTAR é demais. Isso ai, só o modificador de dano da arma sobrepõe-se folgadamente.

Então proponho que a gente estipule um valor máximo de resitência do membro. Uma "vitalidade" máxima. Pois, se continuar a regra assim, um humano normal com força 20 e vit 20 não poderia ter um braço amputado o que é ilógico visto que o CODA é claro em demonstrar que todos os personagens feitos nesse jogo, apesar de heróico, ainda mantém seu padrão de humanos comuns.

Portanto, acredito que, por mais forte e vigoroso que você seja, o osso ou músculo do personagem SEMPRE terá um limite e esse limite é que deve ser notado.

Então proponho que façamos assim, usamos o esquema saúde/saúdex1,5 para inutilizar/amputar e estipular uma "vitalidade máxima" de 10. Assim, mesmo que o humano possua for 20 e vit 20, ele continuará precisando levar 10 pontos de dano no braço para tê-lo inútil ou 15 pontos de dano para tê-lo amputado. Mas quando for um cara com saúde 5, por exemplo, um verdadeiro raquítico, seria um dano necessário de 5/7 para inutilizar/amputar.

Se, com playtest ficar um valor muito baixo, a gente poderia aumentar para saúde/saúdex2, uma vez que, na hora de amputar, 20 de dano(o máximo que um membro poderia agüentar, segundo essas regras) ainda é possível de se alcançar. Isso praticamente sempre exigiria um sucesso extraordinário para conseguir amputar, mas devemos lembrar que, como default das regras do CODA, se você tirar um sucesso extraordinário no ataque você pode escolher inutilizar um membro(ou amputar, não lembro), então aho que vai dar certo assim...^^'
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Mensagempor Arvedui em 04 Fev 2009, 17:25

Galera... só um toque... pra quem curte o CODA... vale a pena visitar:

http://www.minasmorgul.com.br/

Tem muito material tanto pra mestre quanto pra jogador q quer aprender um pouco mais.

Só uma curiosidade... alguma alma boa por aqui a fim de jogar SdA via Fórum? :dança:

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Mensagempor Seth em 04 Fev 2009, 18:40

Só uma curiosidade... alguma alma boa por aqui a fim de jogar SdA via Fórum? :dança:


Eu!
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Mensagempor Arvedui em 04 Fev 2009, 20:48

Ah cara... pra não ficar povoando o tópico com outro tipo de assunto eu acho que vou tentar criar uma proposta de jogo pra jogar via PBF.

Meu último PBF de CODA tava tão bonitinho mas o EspaçoRPG foi pro saco :what:

Vou tentar criar uma Proposta... quando tiver o tópico ponho o link aqui :aham:

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Mensagempor Kasuya em 07 Fev 2009, 02:37

Opa, eu tou nessa!^^

Meu magico ainda está de pé! :victory:
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 09 Fev 2009, 11:07

Eu topo jogar quero ver como funciona, aviso logo sou N00b com CODA.

Em D&D, o carisma é o mais inútil e dificilmente é usado como deveria por jogadores e mestres.


As coisas melhoraram pro carisma na 4E, agora que dizeram o favor de Fortitude, Reflexos e Vontade não se basear apenas em Constituição, Destreza e Sabedoria, agora Força, Inteligência e Carisma valem pros mesmos saves, ficando a escolha qual será usado pelo jogador.

Eu e o VA vimos que SdA também funcionaria bem no OPERA, usando o sistema de poder heróico e usar o sistema de magias de improviso pra criar magias sutis.
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As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
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Mensagempor Arvedui em 09 Fev 2009, 12:23

Comigo não existem noobs... existem futuros especialistas em CODA. :victory:

Bom... já que é assim vou me organizar pra tentar narrar via fórum. Não é a mesma emoção de se jogar na mesa mas quebra um galho e ainda dá pra aprender/ensinar o sistema e assim sair descobrindo falhas e acertos que ele tem.

E eu nunca tivo contato com Opera. Gostaria muito de ver, principalmente sabendo que ficaria bem adaptado a SdA.

Acho que vou começar a me inteirar nesse sistema.

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Mensagempor Aluriel de Laurants em 09 Fev 2009, 14:22

Basicamente dava pra fazer no OPERA por causa dos níveis de realismo e o sistema de magias é fácil de adaptar, na verdade tudo pode ser criado como poderes, por exemplo se você quer um mago que não solte fogos de artifício é fácil de fazer magias condizentes com isso.
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