3D&T voltou. Agora na versão "alpha"

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Dragão de Bronze em 03 Ago 2008, 15:13

DaviSalles escreveu:tudo bem, nada piora o tormenta

Nunca duvide da capacidade de piorar as coisas do ser humano :P
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor jmarceno em 04 Ago 2008, 00:49

Por falar em preguiça de ler...alguém leu o post inteiro lá no blog???

Acho a inicitiva super válida...não jogo 3D&T a váááááriossss anos...foi uma das dezenas de coisas que joguei nesses 12 anos de RPG. E acho que precisamos realmente de algo para trazer novos jogadores, aliás foi isso que fez a Wizards na 4e (ta eu não to comparando d&d com 3d&t...seria no minimo sacrilégio... :ops: ).

Torço para dar certo...precisamos de novos jogadores urgente...joguem o que jogarem...se desses que jogarem 3d&t 10% perderem a preguiça mental e começarem a jogar alguma coisa de verdade e com mais conteúdo será ótimo.

ps: pls não ofendam minha árvore genealógica depois deste post. :pidao:
jmarceno

Mensagempor Kasuya em 04 Ago 2008, 02:28

Assim, eu não acho que o 3D&T deveria ser "reavivado". Vejam bem, ele parou de atrair novatos no momento em que ele parou de ser divulgado. Os jogadores de 3D&T são o que são pois estão fechados aos outros jogos.

Todos, repito, TODOS os 3DTistas que eu vi ou ouvi falar se recusavam ignorantemente a jogar qualquer outro sistema. Claro, pode existir alguém que jogue tudo que é sistema, inclusive esse, mas a maioria que joga 3DT não parece muito aberta aos outros sistemas. Isso nos leva à tal questão da "preguiça mental" e, francamente, você não chamaria para o seu time de futebol um perna de pau. Não tou querendo ser exclusivista, mas nem tudo é pra todos. Senão, todo mundo é rico, todo mundo era feliz, todo mundo seria maduro e todo mundo teria todos os livros e suplementos de todos os sistemas e seria aberto a qualquer coisa tendo a maturidade comedida para qualquer situação que o jogo em questão exigir. E sabemos que issso não é verdade.

Não é determinismo. Não estou dizendo que tem gente que "nasce para o RPG" e outras não. Mas é fato. Nem todo mundo tem disposição, maturidade, nível cultural ou até inteligencia para esse jogo. Então por que convocar justo essas pessoas?

O público alvo do 3DT sempre foi os "otakus" que adoram a simplicidade exagerada dos animes ao ponto de aplicar isso a um RPG. A princípio, isso não tem nada de mais, desde que isso não seja levado a sério. Simplesmente porque esses "animes exagerados" que se tornaram uma febre aqui no Brasil não são feitos para levarem a sério. Existem muitos animes com temas sérios(apesar de não muito conhecidos no Brasil) e, advinhem: eles não têm essas coisas exageradas, a não ser em um momento cômico que é para aliviar a tensão da trama, um momento que você não precisa levar a sério.

Quando surgiu o "Defensores de Tóquio", eu apoiei a idéia com todo o prazer: é raro jogos de comédia, ainda mais para zoar com as coisas toscas que vêm aos montes dos animes e tokusatsos(não me crucifiquyem quem é fã de anime, eu também gosto, mas, admitamos: tem muita coisa tosca nas obras que podem ser usadas como fortes motivações cômicas). Apoiei mesmo sabendo que o sistema era uma droga, só precisei jogar uma vez pra descobrir que ele não funciona.

Então surgiu o tal "ADT" ficcou melhor ainda: abrangia muito mais coisas engraçadas pra zoar e era um pouco mais funcional que o primeiro. Ou seja, não era exatamente um jogo para chamar iniciantes, mas um jogo pra qualquer um zoar e passar o tempo quando não se tinha nada melhor pra fazer ou não se tinha idéias pra jogar algo mais elaborado ou pq, por algum motivo, os jogadores não tinham como usar os livros de outros sistema ou, ainda mais comum, outros dados além do d6(por exemplo, os jogadores viajaram e esqueceram os dados, alguém tá com o manual do ADT, pega os d6 do jogo do irmãozinho e pronto, temos um RPG simples pra jogar a tarde toda. Como o sistema é ridiculamente simples, uma folha de caderno já serve para fazer uma ficha, sem necessidade de xerox).

Mas, daí em diante, "a vaca foi pro brejo". Primeiro. O 3D&T NUNCA serviu para a ambientação medieval como ele tava tentando se propor. Segundo a fforma exagerada e espetacular não servia para fazer um jogo de super heróis um pouco mais "sérios". Por exemplo. Já que ele diz que se baseava em Street Fighter, como é que o jogo poderia fazer sentido quando Ryu tinha H3 e, por isso, só poderia atingir metade de seus golpes com seus ataques, mesmo contra um mendigo da esquina?

Aí com o turbo, isso meio que foi amenizado, exceto pelo fato de ser muito chato fazer um ataque de FA e reduzir do FD(quem fez playtest deve entender o que eu digo) e, principalmente, pela diferença entre parâmetros como força 2 e 5. Dois caras com a mesma habilidade, sendo um com força 2(mais ou menos a força de um gorila) e o outro com força 5(capaz de levantar VARIOS carros no melhor estilo super-homem) teriam uma diferença de dano ridícula. Apenas o cara com força cinco iria causar 3 de dano a mais. Detalhe que, qualquer coisa que dê bônus no ataque, necessariamente vai aumentar o dano na mesma proporção(pois o ataque é o dano), o que praticamente inutiliza a idéia de "ser forte para causar mais dano", seno que essa afirmatica só vai ser verdadeira quando o dano for crítico(pois o modificador da força duplica para causar dano).

Então qual é o sentido disso? Manter essa idéia tosca que querem levar a sério por que ainda temos uma série de jogadores preguiçosos que querem jogar um jogo baseado em leitura sem ler sequer um único livro que não tenha um tamanho pouco maior que uma revista?

Pra mim, seria muito mais interessante criar um outro sistema completamente diferente, porém simples para suprir essa história de "jogadores iniciantes", pois eles são importante. Quanto aos 3DTistas, custa ler um sistema para SUPERS que funcione? Dói tanto assim?
Imagem
Kasuya

Mensagempor Agnelo em 04 Ago 2008, 09:24

Kasuy escreveu:Nem todo mundo tem disposição, maturidade, nível cultural ou até inteligencia para esse jogo.

E quando uma pessoa fica apta pra jogar RPG? Depois de se formar em Filosofia na USP?

Kasuy, repita comigo: RPG é só um jogo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Aluriel de Laurants em 04 Ago 2008, 12:08

Eu não acho 3D&T tão ruim assim, o problema foi o que os autores propagandearam que ele era, de fato, genérico não é, mas é bom pra simular uns exageros de animes, e pra jogar quando não se tem nada melhor pra fazer, ou quando o mestre falta, com certeza não dá pra fazer isso com D&D, afinal em 3D&T se monta uma ficha tão rápido quanto dar uma cagada.
Quando Defensores de Tóquio se resumiam a heróis que tentam salvar a cidade, destroem metade dela e ainda são ovacionados pelo povo, pra mim estava OK, o problema é quando veio o papo de que se pode fazer qualquer coisa com 3D&T, o que não dá.
A minha bronca quanto a mecanica do sistema é a importância exagerada que o atributo habilidade tinha, 5 pontos em habilidade faz com que você não precise de mais nada na ficha.
UFO era tosquinho, mas era legal pra passar o tempo.
Conclui-se que, o Cassaro precisa aprender que cenários sérios e complexos, sistemas sérios e complexos não são a praia dele, e que ele se daria bem fazendo jogos de fim de tarde.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Deicide em 04 Ago 2008, 12:31

Concordo com o Aluriel. 3D&T funciona bem quando não é levado a sério. Quer se divertir por uma tarde sem preocupações? 3D&T funciona, assim como Burguer Ninja ou Mulheres Machonas funcionam. Quando começaram a levar a sério o sistema, arruinaram com ele.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Dragão de Bronze em 04 Ago 2008, 21:22

jmarceno escreveu:E acho que precisamos realmente de algo para trazer novos jogadores

Não nego. Mas existe tanta opção, como RPG Quest, Aventuras Fantásticas, Street Fighter RPG... céus, até D&D atrai novos jogadores.

Kasuya escreveu:O público alvo do 3DT sempre foi os "otakus" que adoram a simplicidade exagerada dos animes ao ponto de aplicar isso a um RPG.

Eu não sei nada sobre o sistema, mas será que BESMd20 não funciona melhor pra isso?

Kasuya escreveu:Quando surgiu o "Defensores de Tóquio", eu apoiei a idéia com todo o prazer

DT era ótimo. Nós também dizemos isso.

Kasuya escreveu:Pra mim, seria muito mais interessante criar um outro sistema completamente diferente, porém simples para suprir essa história de "jogadores iniciantes", pois eles são importante. Quanto aos 3DTistas, custa ler um sistema para SUPERS que funcione? Dói tanto assim?

A própria Spell criou um sistema genérico e simples. É uma leitura bem curta pra um sistema, só ainda não houve playtest.

Deicide escreveu:3D&T funciona bem quando não é levado a sério.

E quando se joga one-shots com ele. Campanhas também são meio complicadas.
ImagemImagem

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze

Mensagempor jmarceno em 05 Ago 2008, 12:10

Tem um detalhe que não se percebe quando se esta em uma grande cidade como SP, RJ, BH e outras...
Lojas de RPG são dificeis de se achar...livrarias de interior não vendem livros de RPG.

Moro em SP mas venho de uma cidade de 18k habitantes à 650km de SP, se não fosse minha mãe trazer umas coisas pra mim da Forbidden ou umas compras por tel. (internet era coisa de playboy) eu teria tido acesso apenas ao que circulava nas bancas.

Por isso acho importante coisas do tipo, como RPG Quest (que foi muito bem citado).

Para mim se 3D&T não for distruibuido de forma simples como era...perde toda a validade, acho que eu não tinha comentado isto. :pidao:

E ah...tem o fato dos dados também...um d20 é um objeto alienigina em certos lugares...USAR D6 É UMA BAITA MÃO NA RODA. :victory:
jmarceno

Mensagempor Kasuya em 05 Ago 2008, 17:20

E quando uma pessoa fica apta pra jogar RPG? Depois de se formar em Filosofia na USP?

Kasuy, repita comigo: RPG é só um jogo.

Cara, não é necessário ser formado em filosofia, mas veja bem, RPG exige sim bons níveis de maturidade, cultura e inteligência, mas não que você seja um gênio nesses aspéctos. Por exemplo, praticamente qualquer livro básico do antigo storyteller(eu não lembro de ter visto no novo por que eu não me preocupei de ler a primeira página, fui direto para as regras devido à curiosidade, mas suponho que tenha) fala claramente: se você não é maduro, nem comece a ler esse livro, pois esse jogo não é pra você.

Claro, Vampiro, Lobisomem, Mago, Demônio, etc, são livros que exigem mais maturidade e nível cultural que 3D&T, por exemplo, pois este último, bastava-se asistir alguns animes e você já tinha um embasamento decente para tal, mas tipo, esses livros caracterizam bem o que eu estou dizendo: uma pessoa precisa de maturidade para saber que isso é só um jogo.

Parece a coisa mais óbvia do mundo, mas, ao contrário da maioria dos jogos, RPG é um jogo psicológico, não algo que todo mundo lê as regras, joga dados, anda com sua pecinha pelo tabuleiro e comemora se ganhar. Prova disso é que todo guia do narrador de qualquer sistema sempre trás algumas idéias de como a maioria dos "ânimos" dos jogadores vão reagir a certas coisas, dando as diretrizes e dicas para que o narrador não acabe por gerar ressentimentos entre jogadores.

E adivinhe só: por mais ridículo que isso possa parecer, muita gente não consegue assimilar isso. Quantas vezes você já não viu jogadores se sentindo inferiorizados por que seu combo não foi melhor que o do outro jogador(como se isso fizesse diferença para o curso do jogo e sua diversão)? Quantas vezes você já não viu um narrador, para dar um clima na história, fazer com que um jogador "perca" algo importante para o personagem(entes queridos, itens raros e poderosos) e o jogador se ressentir achando que o narrador está "sacaneando" com o jogador?

É um mínimo de maturidade que, infelizmente nem todo mundo tem. É a maturidade de saber que é só um jogo.

Quanto ao nível cultural exigido e a inteligência, esse vai depender do sistema e do tema de jogo. Mesmo assim tem. Claro, nada que umas boas conversas de motivação, digamos assim, não resolva, você iunduz a pessoa a se interessar por ler e fazer com que eleve-se o nível cultural bem como a maturidade certa para jogar outros jogos.

Peço desculpas se me fiz entender mal. Não quis dizer que isso é um jogo de "alto nível intelectual" ou "elitista", mas tem certas pessoas que precisam ser "lapidadas" para finalmente jogar o que realmente chamamos de RPG. Trata-se de um jogo de INTERPRETAÇÃO de papeis, não jogo da briga insessante de egos, coisa que muita gente imatura o faz por aí...

Eu digo por experiência própria pois eu narro mais para iniciantes que para veteranos, justamente pela falta de tempo. Eu jogo RPG e ainda, de quebra, inicio algumas pessoas novas no ramo, sempre que posso eu faço isso.^^ Pelo menos acredito que isso seja mais efetivo do que 3D&T (qualitativamente, apesar de não ser numericamente)....^^
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2008, 18:02

Não vejo correlação entre maturidade e escolha de jogos; só porque alguém gosta de anime significa que não é maduro?

Gostar de anime te faz ser menos maduro que alguém que use como entretenimento RPG, músicas, card games, jogos de tabuleiro e video games?

"RPG is not serious business."

E... eu* achei esse post tendencioso.

*ênfase com itálico pra mostra que é a minha opinião
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Moon[K]Night em 05 Ago 2008, 18:40

Nossa!!! 3D&T vai voltar mesmo? E com um 3 na frente? Como a moda agora é fazer Retcons vão fazer até no 4D&T. Qual será o nome agora? 3D&T - Revisado, Ampliado, Turbinado, Remasterizado e Retconeado?

Assim, não vejo 3D&T como um sistema sério, mas o vejo como um sistema onde eu posso, em um final de tarde, chamar os amigos e fazer algumas aventuras sem compromisso, umas One-shots ou até mesmo uma campanha simples somente para se divertir.

Em parte concordo que 3D&T é voltado mais para fãs de anime, o que acaba não atraindo jogadores, digamos, decentes para jogar outros sistemas, pois, esses jogadores, vão ficar sempre com uma visão de anime na cabeça, mesmo quando for jogar algo como Trevas e Vampiro( Vão ficar na cabeça com desenhos como: Witch Hunter Robin, Hellsing, Trinity Blood e etc...).
Isso não quer dizer que essas pessoas não possam se adaptar ao jogo com temática mais séria.

Mas reprovo o relançamento do sistema. 3D&T nunca acabou. Isso é mais uma forma de eles ganharem dinheiro com os novos Otakus que nasceram pós-Dragon Slayer.
Imagem
Moon[K]Night

Mensagempor Léderon em 05 Ago 2008, 20:05

Kasuya escreveu:Mas é fato. Nem todo mundo tem disposição, maturidade, nível cultural ou até inteligencia para esse jogo.

Parei de ler aqui.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Dragão de Bronze em 05 Ago 2008, 22:57

Lumine Miyavi escreveu:Não vejo correlação entre maturidade e escolha de jogos; só porque alguém gosta de anime significa que não é maduro?

Sabe o que eu acho? Não, mas não exige maturidade, enquanto alguns temas pesados sim.
Mas veja bem, eu digo que lidar com alguns temas é que exige certa maturidade, jogar RPG não.

Moon[K]Night escreveu:Nossa!!! 3D&T vai voltar mesmo? E com um 3 na frente? Como a moda agora é fazer Retcons vão fazer até no 4D&T. Qual será o nome agora? 3D&T - Revisado, Ampliado, Turbinado, Remasterizado e Retconeado?

Err... 3D&T alpha XD
Finalmente descobri o nome, por isso mudei o título do tópico tantas vezes.

Moon[K]Night escreveu:Assim, não vejo 3D&T como um sistema sério, mas o vejo como um sistema onde eu posso, em um final de tarde, chamar os amigos e fazer algumas aventuras sem compromisso, umas One-shots ou até mesmo uma campanha simples somente para se divertir.

Ah, se é pra fazer uma campanha, use um sistema que te dê base pra isso. 3D&T é só pra one shot.

Moon[K]Night escreveu:Isso não quer dizer que essas pessoas não possam se adaptar ao jogo com temática mais séria.

Err... 3D&T sério? XD
Ah, cara, RPG com temática anime tem de monte :P
Editado pela última vez por Dragão de Bronze em 05 Ago 2008, 23:04, em um total de 1 vez.
ImagemImagem

Dragão de Bronze

Mensagempor Agnelo em 05 Ago 2008, 23:02

DdB escreveu:Mas veja bem, eu digo que lidar com alguns temas é que exige certa maturidade, jogar RPG não.

Exato!

Dá pra jogar xadrez sem ter a mínima idéia de quem é o Kasparov, ou pra jogar futebol sem saber chutar a bola. Porque com RPG tem que ser diferente?

Não se trata de uma arte, nem de uma ciência é só um jogo.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lector em 06 Ago 2008, 04:41

é preciso maturidade pra tudo (ou quase)
é preciso maturidade para jogar futebol entre amigos, ou então alguém por estar perdendo pode se descontrolar e dar uma entrada mais dura e acabar machucando seriamente o adversário
Lector

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas