CODA--> Senhor dos Anéis RPG

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Murazor em 28 Jul 2008, 05:05

As magias do CODA eram bem estranhas como fiery missiles, que parece (quase que totalmente) com magic missiles que eu nunca vi num livro de SdA e nem no hobbit, gostaria muito de saber quando essa magia aparece e em que livro, se não aparece, não entendo porque o povo implica de um mago ter magic missile ou sleep.

Não é a magia que o Gandalf faz contra os lobos no Hobbit...jogando umas coisas na fogueira ou algo assim, e saem estilhaços flamejantes contra eles... faz tempo que eu li... vocês devem lembrar melhor que eu agora...

Onde posso arrumar esse Compendium? Foi um sacrifício achar o livro básico pra baixar(mesmo assim nem deu, felizmente, estou com o livros em mãos agora) e não achei qualquer outro suplemento.

Cara, eu não me lembro em qual era a página da web que eu baixei, ta ha tempo aqui no meu HD, mas eu tomei a liberdade de fazer upload dele no rapidshare e voce pode baixar diretamente de lá, esse é o link:
http://rapidshare.com/files/133006343/L ... I.rar.html

E tenta pegar o Animais Cruéis e Magia Prodigiosa, esse suplemento é muito bom! Ele expande as regras pra criaturas, expoem parametros e mecanicas para criar vários animais, tem bastante coisa descritiva e ta muito legal. Para quem gosta de magias tem uns poderes mágicos novos para o mago e alguns objetos também.

Outra coisa é dar uma caçada nas edições online de Hall of Fire, com muito material legal, uma revista gratuita feita por fãs para fãs. O site exige que voce se cadastre pra poder baixar as edições, ma sé bem rápido e fácil e o material é muito legal. ta aqui:
http://halloffire.org/

Sobre as minhas queixas do sistema é aquilo que eu falei:

1. A incompatibilidade de um teste de Esquiva - GASTANDO uma ação e fazendo voce falhar. Devia ser de graça. Ou então uma perícia. Mas eu preferia de graça mesmo, como todos testes de reação.

2.Evoluções. To pensando um modo de ajustar aquele metodo de evolução por skill check e tentar eliminar ou pelo menos reduzir a utilidade de compras de opções de evoluções.

3.Outra que precisa de uma mexida: Combate de Massa!!!!

4. Acho que o uso do valor de defesa do escudo somado a "Defesa" do personagem e não ao seu bloqueio, pois afinal o escudo está sempre na frente de seu corpo enquanto voce o segura, diminuindo sua área-alvo, e não apenas quando voce golpeia com ele de encontro a um ataque inimigo.

Essas são as minhas críticas contra o sistema mesmo. Agora o resto mais coisas de gosto pessoal e house rules mesmo.

Bobagens minhas...

Usar Pvs. Quero matar com um golpe, ou dois. Pensei em usar o valor de Saude como PVs direto. Quando chegar a zero o personagem deve fazer um teste de vigor pra não desmaiar. Se ficar negativo faz teste de Vigor com penalidade igual ao valor negativo (ex: -4 PVs, -4 no teste de vigor e em todos os testes do jogo). Quando chegar ao valor de saúde negativo (ex. -12 para saude 12) morre. Não sei s evai funcionar, mas fica mais real, cruel, brutal e implacavel. E faz os personagens temerem até um mendigo de faca na mão.

A lógica veio assim, dois homens comuns discutem numa taverna e brigam (ambos FOR7, VIT7, Saude7), um deles puxa uma espada curta e "guarda" inteira na barriga do outro, chegando a sair pelas costas do infeliz, atravessando ele inteiro. O dano da espada curta corrigida é 2d6+1, um dano máximo seria 13. Se o cara tem niveis de ferimento (7 em cada), ele nao perdeu nem dois niveis completos! Se uso o metodo de PVs ele ta com -6 (se cuspir nele, ele morre).
É por isso. Particularidade minha, vou expandir outras coisas pra botar CODA em novos cenários (Desonra, Pontos de Destino estilo Agon).

Então por essas e por outras, muitas das alterações são de cunho pessoal e como voce citou não fazem sentido pro cenário da Terra Média. Eu gostei muito do CODA, mas sinceramente eu não gostei de jogar na Terra Média. Sabe essa coisa de herói bom, digno, que luta pra salvar o mundo, com um inimigo claramente mal e oponentes também, todo o panorama branco e preto, confesso que não me atrai muito, embora admire o cenário. Mas eu tenho problemas pra conseguir desenvolver aventuras assim mantendo o clima. Joguei muito Era Hiboriana e Cyberpunk, cenários tipicos de "Anti-Herois"... Cara, fui seduzido pelo lado negro... rsrsrs
Mas achei o CODA com muito potencial pra ser explorado, mas com algumas coisas mal direcionadas. E quero dar um ajuste fino pra minhas campanhas de "Fantasia Nietchziana" (onde a lei do mais forte comanda e quem pode mais chora menos = Hiboria) e Mitos da Idade do Bronze/Grecia Mitica (com jogadores trabalhando em conjunto ao mesmo tempo que competem entre si por mais fama). Adorei a estrutura do CODA, é como uma D20 sem aqueles efeitos super-heróicos, da pra uma fantasia mais pé no chão.

Outra coisa que quero fuçar é aquela idéia que o Davi comentou sobre os bonus das armas. To rabiscando algumas coisas por aqui...

Kasuya: Agora que comentei a adaptação de Grecia Mitica/Hiboria, lembrei do que tu falou sobre starwars, descolei um material bem legal se voce quiser eu te passo.
Murazor

Mensagempor DaviSalles em 28 Jul 2008, 11:50

Eu explico de forma diferente os PV (eu seja lá como o sistema em questão chama). Eu não quero um sistema onde os personagens tomem facadas no estômago, para mim um personagem que toma 20 pontos de dano, pode ter simplesmente tomado um golpe de maça em seu escudo, mas que foi tão brutal que quase o derruba. Assim como 20 pontos de dano pode ser um facada numa artéria.

Geralmente eu uso o caso em que o personagem nunca é ferido gravemente, a não ser que morra. Mas já os antagonistas sempre são feridos gravemente. Dessa forma teríamos algo bem cinemático.

É só ver as batalhas em mória do filme. Ninguém morre, ninguém nem fica ferido, mesmo o Boromir que toma uma baita de uma porrada do troll (na versão estendida) tá na boa, e o frodo só bate o pó e levanta.

Mas gosto é gosto, para mim PV são só PVs e nada mais, não quer dizer nada na realidade, só fluffs, que por serem fluffs tanto faz o que querem dizer.
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

Mensagempor Murazor em 28 Jul 2008, 12:45

Eu explico de forma diferente os PV (eu seja lá como o sistema em questão chama). Eu não quero um sistema onde os personagens tomem facadas no estômago, para mim um personagem que toma 20 pontos de dano, pode ter simplesmente tomado um golpe de maça em seu escudo, mas que foi tão brutal que quase o derruba. Assim como 20 pontos de dano pode ser um facada numa artéria.

Sim, mas isso de voce interpretar o dano é uma caracterstica do D20, onde o sistema de combate é abstrato, subjetivo. Tipo, você rola os dados mas não sabe o que esta realmente acontecendo. O que representa a CA, significa que o cara esta defendendo, que ele esta desviando ou que voce siplesmente está errando...ou que apenas raspa na armadura... pode ver isso da uma margem a inúmeras interpretações. Não estou falando que seja ruim ou bom, estou comentando que é a caracteristica do sistema: combates abstratos. E o mesmo vale para a interpretação de PVs perdidos exatamente como você citou.

Mas agora como eu comentei com Kasuya, o CODA tira uma boa parte dessa abstração de combates e coloca a cena de combate numa imagem mais palpável, dando menos margem a interpretação. A Defesa do CODA é a dificuldade de lhe acertar somente, esta relacionada com sua mobilidade básica apenas. O tamanho concede bonus ou penalidades. As armaduras reduzem o dano, como na discussão entre eu e a Kasuya, como exemplo, um golpe contra uma pessoa sem armadura vai ferir muito mais do que contra uma pessoa de armadura. Aí entramos naquele conceito diferente do D20, onde se voce acertar um golpe com seu canivete causa o dano mesmo que o oponente vista um traje anti-explosivo do esquadrão anti-bombas.
No CODA fica mais claro, quando voce defende um ataque com sua arma isso é visivel, se bloqueou com escudo também, por isso eu gosto e acho importante as ações defensivas, apesar de tornarem o jogo mais lento.
O que eu vejo muita gente falar é que o D20 é o melhor sistema de combate. Acho o contrário, acho o pior para reproduzir um combate. Acho que ele é o mais dinamico e rápido, apenas. Pois quando se usa abstração, perdemos mecanicamente a maneira de representar várias situações. a Minha lança ficou cravada no escudo. O escudo se quebrou com o golpe. enterrei a lança nas entranhas dele e ela ficou presa na sua coluna, estou tentando arrancar ela de evolta antes que os outros inimigos me atinjam, vou tentar cortar a cabeça do inimigo com um só golpe, tento amputar a mão do braço dele, golpeio na fresta da armadura, bato com o pomo da espada em combate de perto, passo uma rasteira, cuspo no olho do inimigo, puxo o cabelo, seguro o oponente pra cravar a faca para que ele não possa esquivar, chuto o saco dele, dou uma pancada no nariz e ele fica zonzo de dor e sangue, esmago sua traqueia - vai morrer se não fizerem traquiostomia, enterro a faca no coração, com a força do golpe voce voa 2m pra trás, quebrei minha mão socando o cranio dele, disparo uma rajada de balas naquele bando de punks com minha automática, disparo um "grupamento moçambique"(dois tiros no peito e um na cabeça) daquele policial, enterro a espada em ponta, golpeio com a lamina das espada, golpeio com a parte chata da espada, golpeio com o punho da espada...etc... aqui eu digo umas variações de combate que podem ser feitas normalmente, no caso em Gurps, e as regras básicas cobrem todas essas mecanicas dentro da sistematica, intuitiva e sem maiores complicações. E acho que o sistema D20 por sua sistemática encontra muita dificuldaes de representar muitas dessas situações, ou só o faz por meio de feats, talents, etc... quando na verdade são ações simples que podem ser realizadas por qualquer personagem. Essa é meu desgosto com D20. O CODA por outro lado possui bases no sistema para fazermos isso, ataques localizados, armaduras com absorção de dano, jogadas de defesa, jogadas de ataque, etc... que são as ferramentas básicas para criar essas cenas de combate dentro da mecanica sem pesar nas regras. Eu gosto de combates assim, usando ações variadas, com efeitos distintos em diferentes situações. Mas é uma questão de gosto.

Enquanto no D20 não temos uma noção exata do que aconteceu num combate, no CODA fica claro quando voce se esquiva, quando voce bloqueia com escudo, quando bloqueia com a espada, quando erra um golpe, quando acerta o golpe e ele bate na armadura mas não causa dano, e tudo isso no D20 a nível de dinamismo fica resumido a jogada de ataque, que fuziona todos essas situações fornecendo mais velocidade ao jogo. Mas eu particularmente gosto muito desses "detalhes", pois isso permite, como direi... "um roleplay e interpretação de combate"..

Vou exemplificar... Voce tá numa aldeia e acaba se envolvendo numa briga com um lenhador (pode parecer ridiculo), mas o velho lenhador te ataca dando uma machadada na cara, voce como é um guerreiro experiente desvia...mas perai, esse FDP deu uma machadada na minha cara! Esse desgraçado queria me matar! Campones de Merrrrrrrda! O sangue do jogador sobe! O proximo golpe vai contra o joelho do personagem e erra! "Mas que droga, se me acerta uma machadada no joelho eu posso ficar manco! ...É , o combate sério sr. Slayer! Um campones com sorte pode estragar tua vida! Voce como mestre é lógico que vai controlar os resultados (ou não, rsrsr), para manter a história fluindo, mas só o fato de que agora o combate é encarado de uma forma mais perigosa e amedrontadora e que realmente faz os personagens ficarem mais furiosos ou assustados durante uma luta já vale a pena! Os caras ficam muito fulos. Porque as coisas saem daquele perder PVs e depois eu recupero, chega num ponto que existe o risco de usar uma perna de pau ou sua cabeça enfeitar a choupana de um lenhador.
O que quero falar que passa um clima de tensão muito grande, os jogadores chegam a ficar com muito, muito ódio do oponente contra o qual estavam lutando, os fazendo criar ataques diferentes, dolorosos , humilhantes, ou seja explora toda a suma da violencia e raiva em combate.
As vezes o oponente nem precisa matar, mas passa uma rasteita que derruba o personagem, o humilha, ou cospem na cara deles, xingam, juram que vão estripá-los, isso tudo passa realmente uma sensação muito legal nas cenas de luta, personagens as vezes agindo com raiva, odiando o inimigo naquela minuscula cena de combate. E o roleplay, cada jogador realmente fala a maneira como golpeia e grita junto ou solta uma ofensa, as coisas saem do simples "eu ataco", ficam "eu desço um golpe com a lamina da espada num movimento descendente enquanto falo: Segura isso seu porco!" ou "enterro a lamina numa estocada brutal em direção as tripas desse imbecil enquanto grito o nome de meu deus" Então as lutas acabam ficando bem emocionantes, com os jogadores representando o roleplay total dos combates e tranferindo o ódio e medo para os seus personagens.
Se alguém nunca experimentou isso em jogo, tem que tentar!
Murazor

Mensagempor Kasuya em 29 Jul 2008, 02:50

Cara, eu não me lembro em qual era a página da web que eu baixei, ta ha tempo aqui no meu HD, mas eu tomei a liberdade de fazer upload dele no rapidshare e voce pode baixar diretamente de lá, esse é o link:
http://rapidshare.com/files/133006343/L ... I.rar.html

Agradeço desde já pelo apoio.^^ Quanto ao livro de criaturas cruéis e magia prodigiosa, procurei assíduamente e não achei. Você tem idéia de onde eu possa encontrar? Eu já vi o livro, um amigo meu tem. Mas ele é muito desorganizado e quando eu fui pegar emprestado com ele, a gnt simplesmente não conseguiu encontrar em meio a verdadeira BIBLIOTECA que ele tem em casa... Um dia aparece... Maldita Entropia. =/

Outra coisa é dar uma caçada nas edições online de Hall of Fire, com muito material legal, uma revista gratuita feita por fãs para fãs. O site exige que voce se cadastre pra poder baixar as edições, ma sé bem rápido e fácil e o material é muito legal. ta aqui:

Agradeço novamente!^^

1. A incompatibilidade de um teste de Esquiva - GASTANDO uma ação e fazendo voce falhar. Devia ser de graça. Ou então uma perícia. Mas eu preferia de graça mesmo, como todos testes de reação.

Partucularmente, sou mais partidário da idéia da esquiva como perícia, fica mais facilmente equilobrável.

2.Evoluções. To pensando um modo de ajustar aquele metodo de evolução por skill check e tentar eliminar ou pelo menos reduzir a utilidade de compras de opções de evoluções.

Quais as idéias? Não entendi exatamente o que você quis dizer com isso...

3.Outra que precisa de uma mexida: Combate de Massa!!!!

Aí eu não sei exatamente. Não lembro de praticamente nada com relação a essa sistemática aí. Mas apresente aí suas queixas que eu dou uma lida e a gente vê se tem como corrigir ou se realmente precisa de correção, sei lá...

4. Acho que o uso do valor de defesa do escudo somado a "Defesa" do personagem e não ao seu bloqueio, pois afinal o escudo está sempre na frente de seu corpo enquanto voce o segura, diminuindo sua área-alvo, e não apenas quando voce golpeia com ele de encontro a um ataque inimigo.

Acho que deveria ser usado nos dois casos. O escudo diminui a sua área de ameaça mas é muito melhor usado quando manuseado intencionalmente para o bloqueio. Inclusive, a gente poderia pensar nisso, tipo, o bônus de escudo deveria ser menor quando aplicado à defesa e maior quando aplicado ao bloqueio de escudo. Tipo, quando não há a intenção de usar o escudo para esse fim, ele é apenas uma pequena barreira, as pernas estão livres e o outro braço e ombro também. Mas quando, por exemplo, você lança o escudo para a cara do inimigo é como se o escudo se tornasse um muro para bloquear, pois bloqueia a visão do inimigo e, com uma menor área entre os dois para que ele possa manusear sua arma com eficácia, fica mais difícil ainda de acertar o usuário do escudo. Acho que dava para a gente ver essas possibilidades.

A lógica veio assim, dois homens comuns discutem numa taverna e brigam (ambos FOR7, VIT7, Saude7), um deles puxa uma espada curta e "guarda" inteira na barriga do outro, chegando a sair pelas costas do infeliz, atravessando ele inteiro. O dano da espada curta corrigida é 2d6+1, um dano máximo seria 13. Se o cara tem niveis de ferimento (7 em cada), ele nao perdeu nem dois niveis completos! Se uso o metodo de PVs ele ta com -6 (se cuspir nele, ele morre).
É por isso. Particularidade minha, vou expandir outras coisas pra botar CODA em novos cenários (Desonra, Pontos de Destino estilo Agon).

Eh uma boa possibilidade para um tema realístico. Mas precisa de playtest.

Kasuya: Agora que comentei a adaptação de Grecia Mitica/Hiboria, lembrei do que tu falou sobre starwars, descolei um material bem legal se voce quiser eu te passo.

Gostaria muito.^^

Geralmente eu uso o caso em que o personagem nunca é ferido gravemente, a não ser que morra. Mas já os antagonistas sempre são feridos gravemente. Dessa forma teríamos algo bem cinemático.

Então talvez o sistema de Saúde do CODA já seja suficiente para esse fim, não? Ainda mais! Em caso de um jogo ainda mais despreocupado com o dano, você poderia eliminar as penalidades por dano. Porém eu não aconselho pois os testes, dessa forma, NUNCA serão difíceis, o que pode afetar um pouco o clima. Ao contrário de D&D, nesse jogo, a maioria dos testes realizado por um cara intacto e completamente descançado são bem sucedidos. As chances de ocorrerem falhas nesse caso são bem remotas.

Mas bem, com base em tudo isso que foi discutido, dito e exemplificado por todos nós, acho que isso só vai culminar para uma coisa: Uma revisão de regras do CODA a ponto de torná-lo um sistema tão maleável quanto quisermos. Veja bem o exemplo do combate "real"x combate "abstrato" representado pelo gosto de cada um de vocês dois. O CODA tem potencial para suportar os dois lados dessa moeda. Além dissso, ele tem potencial de comportar outros detalhes de forma a ficar mais realista ou mais fantástico, cabendo apenas a vontade do jogador e narrador em questão.

Compreendem onde isso pode chegar? Estaremos beirando a um sistema mais ou menos genérico que pode ser tão simples ou tão complexo quanto desejado, ou tão realista ou tão fantástico quanto desejado. Ou seja, um sistema altamente maleável esperando apenas que alguém resolva por em prática a utilização de seu potencial.

No fim, se a gente trabalhar para isso, poderemos ter uma espécie de CODA 2.0 com potencial para agradar romanos e troianos, pois vai ter sempre variações possíveis para um mesmo detalhe(a forma realística, a forma abstrata, a forma meio-termo) e você usa o você quiser. Ou seja, o Murazor sempre esteve coberto de razão quando disse que o CODA tinha um potencial bem maior que aparenta ter.

Proponho revisão das principais regras e que a gente confeccione regras para comportar esses três "estilos" de sistemática que o CODA parece suportar tão facilmente conforme a nossa vontade....

Sobre as suas idéias de combate, Murazor, não acho que seja muito complicado fazer para o CODA. É só pegar a idéia de quem já fez e aplicar no formato do sistema.^^
Imagem
Kasuya

Mensagempor Murazor em 29 Jul 2008, 04:25

Agradeço desde já pelo apoio.^^ Quanto ao livro de criaturas cruéis e magia prodigiosa, procurei assíduamente e não achei. Você tem idéia de onde eu possa encontrar? Eu já vi o livro, um amigo meu tem. Mas ele é muito desorganizado e quando eu fui pegar emprestado com ele, a gnt simplesmente não conseguiu encontrar em meio a verdadeira BIBLIOTECA que ele tem em casa... Um dia aparece... Maldita Entropia. =/

Esse livro eu tenho, mas nunca vi ele disponivel na web, ou qualquer coisa. É um excelente suplemento do CODA. Porque ele abre um arco de possibilidaes, com as regras para criações de criaturas e raças dentro do sistema, de maneira simples e eficiente. Mas acho que ainda pode ser adquirido pelo site da Devir, ou Submarino, qualquer um desses de vendas online.

Sobre Evoluções
Esse é um dos calcanhares de Aquiles do sistema CODA. Umas das coisas que praticamente todo mundo concorda é com as propostas do site Minas Morgul, em permitir até +2 graduações em perícia por nível de evolução, e limitar como +12 o teto limite de graduações em perícias. Ok, isso fica funcional, mas como isso seria aplicado dentro das regras para que esses limites fossem respeitados...

1. Estabelecendo um regra limitadora. Voce só pode comprar +2 graduações por evolução. Eu acho que fica uma daquelas regras "freio" que impoem uma limitação no sistema sem uma base descritiva ou justificativa, sendo apenas uma forma de balanceamento.

2.Aumentando o custo das opções de compra. No caso até conseguir um "preço" na tabela que impossibilite a compra de mais de duas graduações por evolução (5 opções). Nesse caso o custo de 2 opções por +1 graduação em uma perícia de ordem já resolveria. Mas também seria necessário aumentar o custo das outras pra balancear, nao deixando que uma perícia extra ordem custasse o mesmo, tendo que elevar seu custo no caso para 3 opções.

3. Skill Checks. Bem esse método eu gostei, mas precisa ser lapidado. Ele esta descrito no Compendium II pág. 36. Sua mecanica é claramente a inspirada na de BRP (Call of Cthulhu), onde cada personagem desenvolve gradativamente as perícias que ele usou na partida.
Essa regra em BRP: Cada vez que voce usar uma perícia durante o jogo com sucesso, numa situação importante, voce faz uma marca ao lado da perícia ou anota o nome dela. Ao final da campanha, quando os jogadores vão evoluir, cada jogador faz um teste de aprendizado para cada perícia usada em campanha se tiver sucesso aumenta a graduação.
No CODA isso ficaria assim: Voce marca todas as perícias que usou com sucesso durante as aventuras, e quando atingir uma evolução faz um teste de aprendizado. Esse testes seria 2d6 contra NA igual a graduação da perícia. Se tiver sucesso no teste você ganha +1 graduação. Observe que os níveis baixos se tornam fáceis graduar, e os mais altos cada vez mais dificil.

Ex. Thorfin o Anão Evoluiu. Na aventura passada ele usou Metalurgia +6 para consertar a armadura de seu amigo, usou muito seu martelo de guerra Combate com Armas: Martelos+8 e sua perícia Escalar +9 para alcança o pico da montanha. Foram muitos sucessos. Agora ao evoluir ele faz uma jogada de aprendizado para cada um: Martelos= 2d6 NA 8. Ele joga e tira 11 nos 2d6, então ganha automaticamente uma graduação, passando a ter agora Martelos+9. Depois joga contra Metalurgia NA 6 e obtem um 8, também ganha +1 graduação ficando com Metalurgia+7. E Escalar ele joga contra NA 9, obtem um 7, essa perícia infelizmente ele não conseguiu evoluir.

Note-se que níveis altos ficam cada vez mais dificeis. Um guerreiro Com Combate de Alcance: Arcos +11 só conseguirá evoluir para +12, se obter um 11 ou 12 em 2d6 no Teste de aprendizado feito após cada evolução.

E as Perícias Extra-Ordem...
Essas custam o dobro de pontos na tabela, entçao no teste de aprendizado voce faz 2 jogadas e precisa de 2 sucessos para fazer elas ganharem uma graduação.
Ex. Gotrek, o Anão guerreiro, acabou sendo obrigado a guiar com sucesso o barco de pesca de seu amigo pescador na última aventura. Depois de evoluir ele pode jogar um teste de evolução na perícia Arte Naval. Ele possui 5 graduações, então deve jogar 2d6 contra NA 5 duas vezes, se falhar em uma, já não ganha +1 graduação na perícia.

A dica do Compendium é que esses testes sirvam de guia para determinar se voce pode ou não gastar as opções nas perícias "checkadas". Eu pessoalmente acho que é possivel construir o sistema de evoluções baseado apenas em Checks de Evolução e até eliminar muitas das compras com opções. Da mesma forma como é feito em Call of Cthulhu.

Depois vou dar uma relida no Compendium e ver se acho algo similar na evolução de atributos.

Acho que deveria ser usado nos dois casos. O escudo diminui a sua área de ameaça mas é muito melhor usado quando manuseado intencionalmente para o bloqueio. Inclusive, a gente poderia pensar nisso, tipo, o bônus de escudo deveria ser menor quando aplicado à defesa e maior quando aplicado ao bloqueio de escudo. Tipo, quando não há a intenção de usar o escudo para esse fim, ele é apenas uma pequena barreira, as pernas estão livres e o outro braço e ombro também. Mas quando, por exemplo, você lança o escudo para a cara do inimigo é como se o escudo se tornasse um muro para bloquear, pois bloqueia a visão do inimigo e, com uma menor área entre os dois para que ele possa manusear sua arma com eficácia, fica mais difícil ainda de acertar o usuário do escudo. Acho que dava para a gente ver essas possibilidades.

Pensando bem sim, principalmente se estivermos usando os bonus para armas, ia ficar insano usar uma espada que dá aparar +2 e o escudo bloqueio +0.
Eu até estava ajeitando uma terceira categoria de escudo conforme o tamanho dos escudos historicamente utilizados: pequeno +3 (cobre do ombro a cintura); médio +5 (cobre do ombro ao joelho); grande +7 (do ombro aos pés).

Continuando...
A sugestão do Davi sobre os bonus por tipo de arma acho que precisa ser pensada. Dei uma rabiscada em algo assim:
Arma: Atq/Def
Machados & Maças: +3/+1
Espadas: +2/+2
Facas & Adagas: +1/+1
Lanças: +4/+0
Alabardas & Armas de Haste: +3/+1
Bastões: +2/+2
Escudos: +1/ varia (+3, 5, 7)

mas não tenho a menor idéia se isso ficaria funcional, to só distribuindo os valores e tentando usar uma lógica comparativa entre a s armas.
Murazor

Mensagempor TheUnnamed em 30 Jul 2008, 00:19

Bom, eu sou jogador de D20 há algum tempo, e me interessei pelo Senhor Dos Anéis CODA, estou querendo comprar o livro, mas um colega de mesa(Exímio jogador de D20) me disse que não gostou muito do sistema, disse que leu as regras, jogou umas duas vezes mas não gostou, disse que o sistema de batalha é muito complexo e para jogar em mesa de 4+ jogadores fica lento e complicado. Eu não tenho uma opinião formada, andei lendo coisas sobre o sistema e o jogo e pelo o que lí me pareceu muito bacana. Provavelmente irei comprar o livro básico para ver, mas ainda não tenho certeza. Sendo fan de Tolkien como sou, provavelmente comprarei, nem que quebre a cara em um sistema mal feito! haha Mas pelo o que lí aqui também, cada dia mais estou me decidindo em testar essa opção de jogo, tendo em vista principalmente que o único cenário que eu acho realmente perfeito de idade medieval fantasiosa é o universo de Tolkien!
Membro orgulhoso da biblioteca virtual da Teia Digital sobre a ascenção.
Atualmente contado em mais de 50 livros sobre a ascenção.
"O despertar é maravilhoso quando o conhecimento acompanha a evolução de sua vontade".
TheUnnamed

Mensagempor DaviSalles em 30 Jul 2008, 00:48

será que você não encontra para "vender" em PDF? Assim pode dar uma olhada para decidir se quer a versão impressa.

Eu não gosto do sistema, mas é um ótimo livro, principalmente nas parte para ensinar a escrever aventuras no cenário da Terra-Média.
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

Mensagempor TheUnnamed em 30 Jul 2008, 01:24

Eu já "comprei" em PDF, mas não consigo absorver nada em PDF! huauhuha
Eu leio, leio, leio e não entendo direito! õ.O Mas pelo o que eu ví, realmente o sistema é chatinho. Mas eu acho muito legal a questão de ser o universo de Tolkien.
Membro orgulhoso da biblioteca virtual da Teia Digital sobre a ascenção.
Atualmente contado em mais de 50 livros sobre a ascenção.
"O despertar é maravilhoso quando o conhecimento acompanha a evolução de sua vontade".
TheUnnamed

Mensagempor Kasuya em 30 Jul 2008, 01:44

1. Estabelecendo um regra limitadora. Voce só pode comprar +2 graduações por evolução. Eu acho que fica uma daquelas regras "freio" que impoem uma limitação no sistema sem uma base descritiva ou justificativa, sendo apenas uma forma de balanceamento.

A explicação é muito simples: ninguém pode aprender com tanta velocidade! Por exemplo. Digamos que um jogador power player resolva gastar 5 de suas opçõs para comprar tudo de graduação de combate armado(sendo esta uma perícia de ordem dele). Se você notar que 12 grad é o patamar de um mestre renomado com a arma em questão, não faz o MENOR sentido ele, de uma tacada só, andar quase a metade do caminho.

Aliás, se ele é power player, certamente iniciou com graduação máxima em combate armado. Ou seja: 6+5 = 11! Um ABSURDO!. O aprendizado é sempre gradual. Exige experiência, falhas e sucessos para o desenvolvimento. Portanto, é perfeitamente aceitável delimitar um máximo de graduações por evolução.

2.Aumentando o custo das opções de compra. No caso até conseguir um "preço" na tabela que impossibilite a compra de mais de duas graduações por evolução (5 opções). Nesse caso o custo de 2 opções por +1 graduação em uma perícia de ordem já resolveria. Mas também seria necessário aumentar o custo das outras pra balancear, nao deixando que uma perícia extra ordem custasse o mesmo, tendo que elevar seu custo no caso para 3 opções.

Não ia dar certo. Se você aumenta o custo de uma perícia de ordem, não vai ter que aumentar só o da perícia extra-ordem, mas também as outras coisas, como a vantagem. Vantagem custa 2 opções. Se UMA graduação valer a mesma coisa, temos um desequilíbrio óbvio.

Quanto aos Skill checks, gostei da idéia, mas se for dado de graça vai ficar uma feira livre: o cara bota pouco ponto na maioria das perícias e põe algummas poucas para ficar com mais: toda vida que isso ocorrer, ele não vai faturar menos que umas 10 graduações distribuidas em 10 perícias!
Tem que comprar. Acho uma boa idéia mas, para mim, já basta ele ter usado a perícia em questão e ter tido algum sucesso com ela....

The Unnamed: Você pode procurar o livro pela internet para formar sua própria opinião, mas meu conselho é que compre: mesmo que você não goste do sistema, você vai ter uma injeção de clima de SdA, bem como vai começar a ver certos detalhes do cenário com outros olhos! Basicamente, o Tolkien escreveu a obra e o livro de SdA RPG analisa a mesma especificando todos os detalhes do estilo Tolkieniano e quais as características do Herói da Terra Média, detalhes minunciosos sobre a magia sutil da Terra Média, etc... Simplesmente uma ótima leitura, especialmente para os fãs de Tolkien.

disse que o sistema de batalha é muito complexo e para jogar em mesa de 4+ jogadores fica lento e complicado.

Quanto a isso, pode ficar tranqüilo. O combate no sistema CODA é mais simplista que o D&D. Você tem duas "cotas de ações" pra fazer. Escolhe o que faz com ela e fim. Uma cota pode ser usada para atacar, mover-se, esquivar-se, aparar um golpe, coisas assim. Para atacar, você joga 2d6 + seu valor total na perícia na arma em questão(espada, arco, desarmado, etc...) se o valor for igual ou maior que o valor da Defesa do alvo, você o atingiu, ccalcule o dano e mate-o.^^

Mais simples, impossível.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Murazor em 30 Jul 2008, 03:36

Quanto aos Skill checks, gostei da idéia, mas se for dado de graça vai ficar uma feira livre: o cara bota pouco ponto na maioria das perícias e põe algummas poucas para ficar com mais: toda vida que isso ocorrer, ele não vai faturar menos que umas 10 graduações distribuidas em 10 perícias!
Tem que comprar. Acho uma boa idéia mas, para mim, já basta ele ter usado a perícia em questão e ter tido algum sucesso com ela....

Acho que houve outra confusão aqui. O que eu quis dizer é que ele ganha a graduação de graça sim. Mas o que eu não comentei é que não existe mais "compra" de perícias. O único jeito de subir uma graduação em perícia é assim, através dos testes de evolução.

Só tem que bolar um jeito de equilibrar o resto das opções de evolução e compra pra não desequilibrar.
Murazor

Mensagempor Kasuya em 30 Jul 2008, 04:03

Mas é isso que eu tou dizendo, cara. Veja bem. Eu faço um personagem que, em vez de investir pesadamente em umas poucas perícias, distribua de modo que ele tenha uma porrada de perícias com poucas graduações.

Com esse esquema de jogar 2d6 contra um NA igual ao nível de graduação futuro, teremos que, toda perícia com 1 graduação que for usada ele farar um teste de NA 2!

até umas 5 graduações ainda está vantajoso, pois o NA é 6, valor médio de 2d6.

Ou seja, o jogador, pode não evoluir uma perícia específica rapidamente, mas, do dia pra noite, ele vai se tornar totalmente multifuncional em troca de CUSTO NENHUM!!! Por isso que eu sou a favor de manter as compras de pontos ao evoluir.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Murazor em 30 Jul 2008, 05:44

Mas fica exatamente isso. Se ele esta usando as skills, ela evoluem. Nos primeiros niveis ele vai evoluir bastante. Mas a medida que começa a chegar em 6-7, começa a ficar mais dificil. A partir dai pode chegar um ponto em que ele evolui e não ganha nada em perícias.
Uma das coisas que vai ser interessante... as perícias de nivel mais alto serão aquelas que ele usou mais ao longo da vida. Esse sistema é funcional. É adotado no BRP. Claro que necessitaria ajustes para o CODA.
E como voce falou, talvez o cara evolua umas 10 skills, mas nunca vai passar de +1 graduação numa por nível, não vai ter aqueles saltos. Mas por outro lado os caras de nível mais alto vão custar mais para evoluir as skills. O que vai acontecer é um "equilibrio" colocando a maioria dos personagens em niveis médios 6-8 graduações, com poucos se destacando em execesso, isso ocorre ao custo de várias evoluções e sorte.
Imagina como deve ficar dificil chegar a 12 graduações, voce tem que tirar exatamente 12 (2,78%). Ou seja se o cara tem 11 graduações, e usa muito a perícia, a cada evolução ele faz o teste de evolução dela, mas com 2,78% de chance, ele estatisticamente ia necessitar de quantas evoluções para conseguir dar esse salto de 11 pra 12... umas 30-40 evoluções talvez (não sou bom em matemática, me ajudem). Então um cara com esse nível de perícia realmente fica respeitado. Tecnicamente as coisas se equilibram. Fica muito facil no começo, e começa a ficar cada vez mais dificil. Veja os % para se obter os valores em 2d6:

12 2,78%
11+ 8,34%
10+ 16,67%
9+ 27,78%
8+ 41,67%
7+ 58,34%
6+ 72,23%
5+ 83,34%
4+ 91,67%
3+ 97,23%
2+ 100%
Murazor

Mensagempor Kasuya em 01 Ago 2008, 05:25

Não sei, temos que lapidar mais essa idéia. Não tou gostando nem um pouco dessa feira livre de graduações que é o início da carreira dos personagens... Se você ganha, digamos, +1 em umas 7 perícias, você já lucrou 7 opções de evolução sem gastar nada. Acho vantajoso demais, dessa forma.

Mesmo assim, e como vai funcionar a aquisição de vantagens, habilidades de ordem, atributos, etc...?

Acho que vai complicar, não sei.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Murazor em 01 Ago 2008, 05:49

[quote]Mesmo assim, e como vai funcionar a aquisição de vantagens, habilidades de ordem, atributos, etc...?[quote]

Não faço a menor idéia ainda. tenho que bolar um jeito. Minha idéia era eliminar as compras de pericias, que eram as principais fontes de abusos. Mas isso tudo é coisa pra "Murazor s Coda Editions". Regras caseiras pra mim testar mesmo. Se alguém tiver alguma dica ou idéia pra completar .... eu ainda vou tentar queimar alguns neuronios nessa coisa. Talvez de certo.

Sobre uma mecanica mais funcional e pronta, lá no Compendium tu acha um ajuste de valores de custo de opções por graduação e nível de atributos, vantagens, etc.
Murazor

Mensagempor Kasuya em 01 Ago 2008, 06:16

OK!^^ Então eu vou pensar em alguma coisa, pois, por hora, também não tenho a m´[inima idéia de como fazer.

No caso das perícias é muito fácil, são números perfeitamente compatíveis com o esquema dos 2d6 e comparar com o resultado almejado. Mas isso não ocorre com as habilidades de ordem e vantagens que são conseitos que nada têm de numéricos e os atributos e reações que não podem crescer com tamanha velocidade(já pensou um mágico com tanto vigor, pois ele vai usá-lo feito um condenado? Simplesmente não iria funcionar).

Ah, Murazor, e outra... Sem querer ser meio off topic, mas você sabe onde eu posso baixar alguma ficha de personagem para CODA mais funcional que a do livro? Eu simplesmente detesto a original do livro pois não cabe nada. Nem uma coisa simples como ser perito tanto em espada quanto em machados a ficha comporta pois só tem um espaço para o combate armado. Dentre outros muitos problemas.

Eu lembro de ter encontrado fichas excelentes no Minas Morgul, mas todo e qualquer download lá tá corropendo, não sei por que. Infelizmente, acho que essas fichas foram perdidas por aqui. Não acho que eu tenha salvo em algum cd(os que eu olhei que tinha algum back up com coisas de RPG nenhum tinha essas fichas). Se tiver como eu conseguir fichas decentes, por favor me diga.^^
Imagem
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas