As magias do CODA eram bem estranhas como fiery missiles, que parece (quase que totalmente) com magic missiles que eu nunca vi num livro de SdA e nem no hobbit, gostaria muito de saber quando essa magia aparece e em que livro, se não aparece, não entendo porque o povo implica de um mago ter magic missile ou sleep.
Não é a magia que o Gandalf faz contra os lobos no Hobbit...jogando umas coisas na fogueira ou algo assim, e saem estilhaços flamejantes contra eles... faz tempo que eu li... vocês devem lembrar melhor que eu agora...
Onde posso arrumar esse Compendium? Foi um sacrifício achar o livro básico pra baixar(mesmo assim nem deu, felizmente, estou com o livros em mãos agora) e não achei qualquer outro suplemento.
Cara, eu não me lembro em qual era a página da web que eu baixei, ta ha tempo aqui no meu HD, mas eu tomei a liberdade de fazer upload dele no rapidshare e voce pode baixar diretamente de lá, esse é o link:
http://rapidshare.com/files/133006343/L ... I.rar.html
E tenta pegar o Animais Cruéis e Magia Prodigiosa, esse suplemento é muito bom! Ele expande as regras pra criaturas, expoem parametros e mecanicas para criar vários animais, tem bastante coisa descritiva e ta muito legal. Para quem gosta de magias tem uns poderes mágicos novos para o mago e alguns objetos também.
Outra coisa é dar uma caçada nas edições online de Hall of Fire, com muito material legal, uma revista gratuita feita por fãs para fãs. O site exige que voce se cadastre pra poder baixar as edições, ma sé bem rápido e fácil e o material é muito legal. ta aqui:
http://halloffire.org/
Sobre as minhas queixas do sistema é aquilo que eu falei:
1. A incompatibilidade de um teste de Esquiva - GASTANDO uma ação e fazendo voce falhar. Devia ser de graça. Ou então uma perícia. Mas eu preferia de graça mesmo, como todos testes de reação.
2.Evoluções. To pensando um modo de ajustar aquele metodo de evolução por skill check e tentar eliminar ou pelo menos reduzir a utilidade de compras de opções de evoluções.
3.Outra que precisa de uma mexida: Combate de Massa!!!!
4. Acho que o uso do valor de defesa do escudo somado a "Defesa" do personagem e não ao seu bloqueio, pois afinal o escudo está sempre na frente de seu corpo enquanto voce o segura, diminuindo sua área-alvo, e não apenas quando voce golpeia com ele de encontro a um ataque inimigo.
Essas são as minhas críticas contra o sistema mesmo. Agora o resto mais coisas de gosto pessoal e house rules mesmo.
Bobagens minhas...
Usar Pvs. Quero matar com um golpe, ou dois. Pensei em usar o valor de Saude como PVs direto. Quando chegar a zero o personagem deve fazer um teste de vigor pra não desmaiar. Se ficar negativo faz teste de Vigor com penalidade igual ao valor negativo (ex: -4 PVs, -4 no teste de vigor e em todos os testes do jogo). Quando chegar ao valor de saúde negativo (ex. -12 para saude 12) morre. Não sei s evai funcionar, mas fica mais real, cruel, brutal e implacavel. E faz os personagens temerem até um mendigo de faca na mão.
A lógica veio assim, dois homens comuns discutem numa taverna e brigam (ambos FOR7, VIT7, Saude7), um deles puxa uma espada curta e "guarda" inteira na barriga do outro, chegando a sair pelas costas do infeliz, atravessando ele inteiro. O dano da espada curta corrigida é 2d6+1, um dano máximo seria 13. Se o cara tem niveis de ferimento (7 em cada), ele nao perdeu nem dois niveis completos! Se uso o metodo de PVs ele ta com -6 (se cuspir nele, ele morre).
É por isso. Particularidade minha, vou expandir outras coisas pra botar CODA em novos cenários (Desonra, Pontos de Destino estilo Agon).
Então por essas e por outras, muitas das alterações são de cunho pessoal e como voce citou não fazem sentido pro cenário da Terra Média. Eu gostei muito do CODA, mas sinceramente eu não gostei de jogar na Terra Média. Sabe essa coisa de herói bom, digno, que luta pra salvar o mundo, com um inimigo claramente mal e oponentes também, todo o panorama branco e preto, confesso que não me atrai muito, embora admire o cenário. Mas eu tenho problemas pra conseguir desenvolver aventuras assim mantendo o clima. Joguei muito Era Hiboriana e Cyberpunk, cenários tipicos de "Anti-Herois"... Cara, fui seduzido pelo lado negro... rsrsrs
Mas achei o CODA com muito potencial pra ser explorado, mas com algumas coisas mal direcionadas. E quero dar um ajuste fino pra minhas campanhas de "Fantasia Nietchziana" (onde a lei do mais forte comanda e quem pode mais chora menos = Hiboria) e Mitos da Idade do Bronze/Grecia Mitica (com jogadores trabalhando em conjunto ao mesmo tempo que competem entre si por mais fama). Adorei a estrutura do CODA, é como uma D20 sem aqueles efeitos super-heróicos, da pra uma fantasia mais pé no chão.
Outra coisa que quero fuçar é aquela idéia que o Davi comentou sobre os bonus das armas. To rabiscando algumas coisas por aqui...
Kasuya: Agora que comentei a adaptação de Grecia Mitica/Hiboria, lembrei do que tu falou sobre starwars, descolei um material bem legal se voce quiser eu te passo.