Risus Quest

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Risus Quest

Mensagempor Speranza em 15 Jul 2008, 08:53

INTRODUÇÃO
Risus Quest é uma modificação do sistema Risus criada por mim para se jogar aventuras inspiradas em RPGs de videogame como Final Fantasy, Lufia e Super Mario RPG. Risus é um sistema gratuito criado por S. John Ross, que pode ser encontrado no site http://www222.pair.com/sjohn/risus.htm. Se você ainda não o tem, pegue-o, leia (são 6 páginas) e depois volte aqui! Não seja preguiçoso! :aham:

Regras Avançadas
Das regras avançadas eu utilizo Pumping Clichés (eu traduzi como “bombar” clichês) e double pumps (que eu reservo para os clichês que envolvam magia). Não utilizo funky dices nem hooks. Tales eu permito apenas se o personagem criar um bem legal e pequeno (três parágrafos está grande).


FULANO JOINS THE PARTY!
Criação de personagens

Seu herói pode ser de fato muito especial e se tornar um dia o salvador do universo, mas ele começa como qualquer personagem Risus padrão com 10 dados. Caso você encontre alguma dificuldade para criar seus clichês, converse com seu mestre e leia a box abaixo.

Idéias para seus Clichês
Classes ou profissões dão excelentes clichês pois por definição são grupos de habilidades e conhecimentos. Você pode ser um Soldado da Espada Gigante, Mago com Sede de Poder ou um Jardineiro Zen.

Outro tipo de clichê muito bom são Raças de fantasia: ter os clichês Elfo das Florestas, um Robô Construído de um Fogão ou Homem-Lobo pode ser muito útil.

E o que você acha de ser um Companheiro Fiel, Mãe Super-protetora ou Vizinho Irritante? Papéis em relacionamentos também podem dar excelentes clichês!

Techs
Uma maneira prática e divertida de desenvolver melhor seus clichês é escrever para cada um deles algumas Techs. Techs são golpes especiais, magias ou habilidades através dos quais o jogador imagina utilizar o clichê em questão.

Escolher techs é uma boa maneira de considerar o que cada clichê pode fazer. Se você não consegue pensar em nenhuma tech, ou todas elas são muito específicas ou muito genéricas, talvez seu clichê precise de uns ajustes. Dê uma olhada nos personagens já prontos para ter uma idéia melhor.

Clichês Secretos
É comum nos RPGs de videogame que alguns heróis revelem segredos sobre seu passado, ou então descubram poderes que nem mesmo sabiam que tinham, em momentos coincidentalmente cruciais. Caso você não esteja com criatividade suficiente para pensar em todos os clichês do seu herói (pode ser difícil!) ou simplesmente queira causar esse tipo de efeito, você pode criar um Clichê Secreto.

Escreva algo que seja apenas um indicativo vago do que esse clichê pode ser no futuro, coloque umas reticências no fim para indicar que ele é secreto e lhe dê um número de dados normalmente. Quando a necessidade ou a vontade bater, troque seu nome (invente algumas techs!) e, voilá!, você sempre foi um Limpador de Janelas Ninja e ninguém sabia.


O QUE EU POSSO TE VENDER?
Equipamentos e Itens

Além das ferramentas de trabalho básicas de cada clichê (ver pg. 2 do Risus), existem equipamentos especiais e/ou mágicos que podem ser utilizados pelos heróis para lhes ajudar a vencer seus obstáculos: as Armas, Armaduras e Cristais.

Armas
Uma Arma é qualquer tipo de item que um personagem possa usar para atacar alguém em um combate Risus (então podem ser katanas, frigideiras, livros de poesias, raquetes de ping-pong, sanfonas, etc.).

Toda arma possui um clichê com seu nome e um número de dados, que representa o poder da arma relativo ao poder do grupo. Esse clichê pode ser utilizado para bombar outros clichês. Você pode, por exemplo, remover dois dados de uma Sanfona (3) para ganhar dois dados extras para o clichê Sanfoneiro Profissional durante um duelo musical.

Armaduras
Armaduras são vestimentas características de cada clichê, como um Avental de Cozinha (2) ou um Capacete de Moto (3). Um herói pode equipar armaduras que combinem com qualquer clichê seu. Sempre que seu personagem for atingido em um combate, ele pode escolher que sua armadura sofre os danos, não importa qual clichê esteja sendo utilizado.

Obsolescência
Armas e Armaduras nunca regeneram seus clichês. A medida que eles vão sendo danificados, quer dizer que tantas vezes eles já foram usados pelo grupo desde sua compra que eles estão ficando obsoletos. Quando ele chegar a zero, o grupo já utilizou o máximo do equipamento, aprendeu com ele e agora ele não adiciona mais em nada. A solução agora, para o bem dos lojistas, é comprar uma versão melhor do item na próxima cidade.

Cristais
Um Cristal é um tipo especial de item mágico encontrado por todo o mundo. Quando equipados (cada herói só pode equipar um por vez), esses cristais fornecem ao personagem um clichê extra. Um Cristal do Fogo poderia fornecer o clichê Mago do Fogo [2], enquanto o Cristal Multicolorido garantiria o clichê Drag-Queen Espalhafatoso (3).

Os clichês adicionados por cristais se regeneram da mesma maneira que os clichês normais do herói. Contudo, se algum clichê de um cristal chegar a zero, o cristal se quebra e perde todos os seus poderes.


A CAVERNA ESTÁ CHEIA DE MONSTROS!
Aventuras

Aventuras de RPGs de videogame possuem uma estrutura muito prática e ainda assim muito flexível. As aventuras começam geralmente em uma cidade, onde os personagens descobrem onde fica a dungeon e qual é a sua missão. Depois, vão para a dungeon, entram, batem em todo mundo, cumprem seu objetivo e voltam para a cidade, para se recolher quaisquer recompensas, partir para a próxima cidade e recomeçar o ciclo.

A Cidade
A cidade é o local onde os personagens descansam da sua última dungeon, compram novos e melhores equipamentos, e são convocados para sua próxima missão. “Cidades” são, na verdade, qualquer lugar onde se encontrem essas coisas: uma torre de magos, um navio voador ou um acampamento na floresta servem perfeitamente. Cidades costumam ter, além de algumas casinhas com moradores com quem os personagens podem conversar, dois tipos de estabelecimentos.

A Loja
A loja é o lugar onde os heróis fazem um upgrade em seus equipamentos e compram suprimentos para as suas missões. Lojas costumam vender Poções, Antídotos, Armas e Armaduras e eventualmente vendem outros itens especiais.

Lista de Compras

Poções
Uma Poção recupera metade dos dados de um clichê e custa 200G. Uma SuperPoção custa 600G e regenera sempre um clichê inteiro. Uma MegaPoção custa 1500G e, depois de tomá-la, todos os seus clichês estão novinhos em folha.

Antídotos
Antídotos são itens que visam eliminar alguma condição ruim do personagem. O antídoto Vitamina C pode curar resfriados e gripes, o antídoto Soro pode curar envenenamentos e o Chocolate Quente pode curar congelamentos. Seus preços variam de 300 a 2000G (para as condições mais tenebrosas!).

Arma ou Armadura
Podem ser qualquer coisa. Seu preço varia em função do número de dados do seu clichê: 500G para (1), 1000G para (2), 2000G para (3) e 4000G para (4) dados.


Inns
Outro estabelecimento recorrente são os inns, estalagens nas quais os heróis podem descansar e recuperar suas energias. Passar uma noite recupera todos os clichês dos heróis. Os inns são conhecidos por variarem muito seus preços, ficando algo entre 200G para os mais fuleiros e 1000G para os cinco estrelas.

A Dungeon
Dungeons são compostas por encontros, que representam desafios e obstáculos para os heróis. Encontros podem ser literalmente qualquer coisa: combates contra monstros, atravessar um perigoso labirinto, passar cautelosamente por uma sala com um dragão enorme que está dormindo e que não gosta de ser acordado, desarmar uma bomba a ponto de explodir, participar de um duelo de sanfona, etc.

Uma dungeon costuma ter de 2 a 4 encontros, quanto mais variados melhor, contando com o encontro do chefe. Pode parecer pouco, e talvez até seja, mas essa é um pouco da idéia.
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Avatar do usuário
Speranza
 
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Out 2007, 07:52
Localização: RJ

Risus Quest

Mensagempor Speranza em 15 Jul 2008, 09:42

Para os interessados em um PDF, ainda que um cadinho mal formatado, lá vai: http://www.4shared.com/file/55265902/5f ... Quest.html :b
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Avatar do usuário
Speranza
 
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Out 2007, 07:52
Localização: RJ

Risus Quest

Mensagempor Eltor Macnol em 15 Jul 2008, 11:39

Parece no mínimo curioso, boa iniciativa. Risus é um sistema com o qual simpatizo muito. :aham:

Acho que só faltou uma menção rápida sobre dinheiro inicial na criação do personagem, caso haja a intenção de já começarem com algum equipamento.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Risus Quest

Mensagempor FreeSample em 15 Jul 2008, 17:06

Tinha um sistema feito exatamente pra isso, se não me engano o nome era 8bit dungeon.
Fora isso, é gol, Speranza! ;)
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Risus Quest

Mensagempor Speranza em 16 Jul 2008, 00:37

Eltor, valeu pela força! Quanto ao equipamento inicial, todos os heróis começam com algum equipamento, suas ferramentas de trabalho de cada clichê. É uma idéia legal dar uma quantia de dinheiro inicial, talvez 2d6 * 10G ou 2d6 * 100G, dependendo se o mestre quer que os jogadores comecem podendo comprar novos equipamentos ou que tenham que ralar um pouco para consegui-los.

FreeSample, todas as versões que eu conheço do 8-Bit Dungeon têm um foco bem diferente, por exemplo com combates não abstratos ou simulação específica de elementos da série Final Fantasy. A última versão que o Levi fez está mais distante ainda, sendo chamada de "Adventure Game" e podendo ser jogada sem mestre ou solo. Ela é bem legal e com certeza foi uma inspiração e se encontra aqui: http://rolero.net/descargas//file.php?id=281

Valeu pelo apoio galera! Eu fiz uns personagens exemplares tirados de séries famosas de RPGs de video-game e vou postar os 4 em breve! Abraços!
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Avatar do usuário
Speranza
 
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Out 2007, 07:52
Localização: RJ

Risus Quest

Mensagempor Speranza em 17 Jul 2008, 09:05

Bem, aqui vão alguns personagens retirados de alguns RPGs conhecidos. Eu tomei a liberdade de explorar alguns lados de alguns personagens que nos jogos em si não são totalmente utilizados (como Tia ser uma balconista, por exemplo). Caso vocês achem que e algo deveria ser mudado, ou desejem que algumo seja clarificado, façam-se notar! As techs serão escritas em itálico logo após seu clichê.


Tia (Lufia II: Rise of the Sinistrals)
Amiga Ciumenta (3) Reclamar até Enlouquecer, Grudar no Pescoço
Balconista (2) Lábia de Vendedora, Avaliar Itens
Maga com Chicote [2] Fogo, Sono, Raio
Cozinheira (1) Receita: Peixe Fantasma

Mallow (Super Mario RPG: The Legend of the Seven Stars)
Bebê Chorão (3) Olhar de Criança Desprotegida, Espernear até Chover
Mago das Chuvas [2] Raio, Chuva
Pratista de Orquestra (1) Pratada Sonora, Desaparecer sem ser Notado
Parece um algodão doce... (2)

Frog (Chrono Trigger)
Cavaleiro Poético (4) Discurso Shakespeariano, Lâmina Honrada
Homem Sapo(2) Língua Preênsil, Salto Gigante, Fôlego de Sapo
Mago da Água [2] Espirro D´Água

Barret Wallace (Final Fantasy VII)
Guerrilheiro Biônico (4) Braço-Metralhadora, Fúria, Força!
Ecoterrorista Nervoso (2) Sabotar Máquinas, Arrombar e Invadir, Xingar a Mãe
Pai (2) Proteger os Fracos, Ensinar uma Lição, Consertar Eletrodomésticos
Minerador (2) Conhecedor de Cavernas, Escavar, Visão no Escuro
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Avatar do usuário
Speranza
 
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Out 2007, 07:52
Localização: RJ

Risus Quest

Mensagempor Speranza em 21 Jul 2008, 10:22

Aí galera, eu tenho duas perguntas específicas pra vocês, se vocês puderem responder ficarei muito satisfeito :)

1) Estou pensando em tirar as Techs, para acelerar a Criação de Personagens. Atualmente funcionam só como fluff, e podem deixar de existir sem nenhum problema.

2) Estou querendo saber se as regras para Armas e Armaduras está clara o suficiente, especialmente o lance da obsolescência. Tem como alguém soltar um feedback? :b

Abraços!
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Avatar do usuário
Speranza
 
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Out 2007, 07:52
Localização: RJ

Risus Quest

Mensagempor demente em 21 Jan 2009, 17:14

Muito bom isso daí!

Faz mais de mês que venho esperando a ativação da minha conta, e o pedido de feedback ainda está aí...

Sua regra para equipamentos está muito boa, mas dá uma olhada aqui:

http://risusiverse.wetpaint.com/page/Fi ... Risus+Gear

Quanto às Tech's, é possível temperá-las com crunch usando a seguinte regra:

http://risusiverse.wetpaint.com/page/Ars+Incantâtio

Claro que tudo isso vai exigir ajustes, mas nada que espírito empreendedor não resolva...

Tá interessado em um projeto de tradução do Risus?
demente
 
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Dez 2008, 16:09


Voltar para Outros Sistemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron