Risus Quest é uma modificação do sistema Risus criada por mim para se jogar aventuras inspiradas em RPGs de videogame como Final Fantasy, Lufia e Super Mario RPG. Risus é um sistema gratuito criado por S. John Ross, que pode ser encontrado no site http://www222.pair.com/sjohn/risus.htm. Se você ainda não o tem, pegue-o, leia (são 6 páginas) e depois volte aqui! Não seja preguiçoso!
Regras Avançadas
Das regras avançadas eu utilizo Pumping Clichés (eu traduzi como “bombar” clichês) e double pumps (que eu reservo para os clichês que envolvam magia). Não utilizo funky dices nem hooks. Tales eu permito apenas se o personagem criar um bem legal e pequeno (três parágrafos está grande).
FULANO JOINS THE PARTY!
Criação de personagens
Seu herói pode ser de fato muito especial e se tornar um dia o salvador do universo, mas ele começa como qualquer personagem Risus padrão com 10 dados. Caso você encontre alguma dificuldade para criar seus clichês, converse com seu mestre e leia a box abaixo.
Idéias para seus Clichês
Classes ou profissões dão excelentes clichês pois por definição são grupos de habilidades e conhecimentos. Você pode ser um Soldado da Espada Gigante, Mago com Sede de Poder ou um Jardineiro Zen.
Outro tipo de clichê muito bom são Raças de fantasia: ter os clichês Elfo das Florestas, um Robô Construído de um Fogão ou Homem-Lobo pode ser muito útil.
E o que você acha de ser um Companheiro Fiel, Mãe Super-protetora ou Vizinho Irritante? Papéis em relacionamentos também podem dar excelentes clichês!
Techs
Uma maneira prática e divertida de desenvolver melhor seus clichês é escrever para cada um deles algumas Techs. Techs são golpes especiais, magias ou habilidades através dos quais o jogador imagina utilizar o clichê em questão.
Escolher techs é uma boa maneira de considerar o que cada clichê pode fazer. Se você não consegue pensar em nenhuma tech, ou todas elas são muito específicas ou muito genéricas, talvez seu clichê precise de uns ajustes. Dê uma olhada nos personagens já prontos para ter uma idéia melhor.
Clichês Secretos
É comum nos RPGs de videogame que alguns heróis revelem segredos sobre seu passado, ou então descubram poderes que nem mesmo sabiam que tinham, em momentos coincidentalmente cruciais. Caso você não esteja com criatividade suficiente para pensar em todos os clichês do seu herói (pode ser difícil!) ou simplesmente queira causar esse tipo de efeito, você pode criar um Clichê Secreto.
Escreva algo que seja apenas um indicativo vago do que esse clichê pode ser no futuro, coloque umas reticências no fim para indicar que ele é secreto e lhe dê um número de dados normalmente. Quando a necessidade ou a vontade bater, troque seu nome (invente algumas techs!) e, voilá!, você sempre foi um Limpador de Janelas Ninja e ninguém sabia.
O QUE EU POSSO TE VENDER?
Equipamentos e Itens
Além das ferramentas de trabalho básicas de cada clichê (ver pg. 2 do Risus), existem equipamentos especiais e/ou mágicos que podem ser utilizados pelos heróis para lhes ajudar a vencer seus obstáculos: as Armas, Armaduras e Cristais.
Armas
Uma Arma é qualquer tipo de item que um personagem possa usar para atacar alguém em um combate Risus (então podem ser katanas, frigideiras, livros de poesias, raquetes de ping-pong, sanfonas, etc.).
Toda arma possui um clichê com seu nome e um número de dados, que representa o poder da arma relativo ao poder do grupo. Esse clichê pode ser utilizado para bombar outros clichês. Você pode, por exemplo, remover dois dados de uma Sanfona (3) para ganhar dois dados extras para o clichê Sanfoneiro Profissional durante um duelo musical.
Armaduras
Armaduras são vestimentas características de cada clichê, como um Avental de Cozinha (2) ou um Capacete de Moto (3). Um herói pode equipar armaduras que combinem com qualquer clichê seu. Sempre que seu personagem for atingido em um combate, ele pode escolher que sua armadura sofre os danos, não importa qual clichê esteja sendo utilizado.
Obsolescência
Armas e Armaduras nunca regeneram seus clichês. A medida que eles vão sendo danificados, quer dizer que tantas vezes eles já foram usados pelo grupo desde sua compra que eles estão ficando obsoletos. Quando ele chegar a zero, o grupo já utilizou o máximo do equipamento, aprendeu com ele e agora ele não adiciona mais em nada. A solução agora, para o bem dos lojistas, é comprar uma versão melhor do item na próxima cidade.
Cristais
Um Cristal é um tipo especial de item mágico encontrado por todo o mundo. Quando equipados (cada herói só pode equipar um por vez), esses cristais fornecem ao personagem um clichê extra. Um Cristal do Fogo poderia fornecer o clichê Mago do Fogo [2], enquanto o Cristal Multicolorido garantiria o clichê Drag-Queen Espalhafatoso (3).
Os clichês adicionados por cristais se regeneram da mesma maneira que os clichês normais do herói. Contudo, se algum clichê de um cristal chegar a zero, o cristal se quebra e perde todos os seus poderes.
A CAVERNA ESTÁ CHEIA DE MONSTROS!
Aventuras
Aventuras de RPGs de videogame possuem uma estrutura muito prática e ainda assim muito flexível. As aventuras começam geralmente em uma cidade, onde os personagens descobrem onde fica a dungeon e qual é a sua missão. Depois, vão para a dungeon, entram, batem em todo mundo, cumprem seu objetivo e voltam para a cidade, para se recolher quaisquer recompensas, partir para a próxima cidade e recomeçar o ciclo.
A Cidade
A cidade é o local onde os personagens descansam da sua última dungeon, compram novos e melhores equipamentos, e são convocados para sua próxima missão. “Cidades” são, na verdade, qualquer lugar onde se encontrem essas coisas: uma torre de magos, um navio voador ou um acampamento na floresta servem perfeitamente. Cidades costumam ter, além de algumas casinhas com moradores com quem os personagens podem conversar, dois tipos de estabelecimentos.
A Loja
A loja é o lugar onde os heróis fazem um upgrade em seus equipamentos e compram suprimentos para as suas missões. Lojas costumam vender Poções, Antídotos, Armas e Armaduras e eventualmente vendem outros itens especiais.
Lista de Compras
Poções
Uma Poção recupera metade dos dados de um clichê e custa 200G. Uma SuperPoção custa 600G e regenera sempre um clichê inteiro. Uma MegaPoção custa 1500G e, depois de tomá-la, todos os seus clichês estão novinhos em folha.
Antídotos
Antídotos são itens que visam eliminar alguma condição ruim do personagem. O antídoto Vitamina C pode curar resfriados e gripes, o antídoto Soro pode curar envenenamentos e o Chocolate Quente pode curar congelamentos. Seus preços variam de 300 a 2000G (para as condições mais tenebrosas!).
Arma ou Armadura
Podem ser qualquer coisa. Seu preço varia em função do número de dados do seu clichê: 500G para (1), 1000G para (2), 2000G para (3) e 4000G para (4) dados.
Inns
Outro estabelecimento recorrente são os inns, estalagens nas quais os heróis podem descansar e recuperar suas energias. Passar uma noite recupera todos os clichês dos heróis. Os inns são conhecidos por variarem muito seus preços, ficando algo entre 200G para os mais fuleiros e 1000G para os cinco estrelas.
A Dungeon
Dungeons são compostas por encontros, que representam desafios e obstáculos para os heróis. Encontros podem ser literalmente qualquer coisa: combates contra monstros, atravessar um perigoso labirinto, passar cautelosamente por uma sala com um dragão enorme que está dormindo e que não gosta de ser acordado, desarmar uma bomba a ponto de explodir, participar de um duelo de sanfona, etc.
Uma dungeon costuma ter de 2 a 4 encontros, quanto mais variados melhor, contando com o encontro do chefe. Pode parecer pouco, e talvez até seja, mas essa é um pouco da idéia.


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