CODA--> Senhor dos Anéis RPG

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Morlot em 10 Jul 2008, 19:57

Nossa agora que eu reparei !!!!
ninguem falou ainda mas um site OBRIGATORIO de CODA é o HALL OF FIRE, quem tem 51 revistas feitas pelos fãs; cara material de 1°, bom pra caramba.
ai o link:
http://halloffire.org/

ops: eles tem, pelo que eu me lembro, um sistema alternativo de ferimentos logo na revista 1 ou 2, que estão traduzidas no minas morgul, mas tenho a impressão que essa não é a unica opção no site para esse tema
alias o site expande muito o sistema de combate em massa do Helm Deep, que ja esta a venda pela devir em ingles e na minha opinião e um dos melhores livros do sistema, mesmo que muitos discordem
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Morlot

Mensagempor Murazor em 10 Jul 2008, 21:56

Oi Morlot

Vou dar uma olhada no Hall of Fire então, vou tentar baixar no site deles em ingles mesmo, o link do MinasMorgul faz o download, mas na hora de descompactar ele indica que o arquivo ta danificado.
Por falar no site de MinasMorgul, eu nem sabia que ainda tinha, po, eu mandei varios materiais na época, pro Vinicius Moes, quando ele recém tava começando o site, faz anos. De repente até de deve ter algumas coisas lá, de Tiago Martins-Murazor (regras na água, ataque localizado, fastitocalon, meio-orcs, erhen, novas armas, ajudei o armas de pólvora, etc...), bem, esses são os que eu me lembro assim de cabeça.

E na época tava recém saindo as primeiras Hall of Fire, lembro que a gente traduzia uns kits de lá, e também eu botei uma pilha nele pra traduzir o Fast-Play. Bons tempos. depois andei afastado e não pude mais aparecer e nem fazer nada mais.

Mas voltando ao assunto, realmente eu vejo a problemática no combate de massa e também fiquei curioso sobre essas mecanicas de ferimentos, vou buscar e olhar. Outro ponto que eu acho que deve ser examinado é a evolução do personagem depois...
Murazor

Mensagempor Morlot em 10 Jul 2008, 22:23

o link do site e do forum são esses daqui:
forum:
http://www.forum.clickgratis.com.br/?mf ... wwminasmor

e do site:
http://minasmorgul.v10.com.br/

conheço sim o material que vc fez, alias uma das mais populares raças na minha mesa era o seu Uruk-Hai !!
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Morlot

Mensagempor Murazor em 11 Jul 2008, 16:44

Sobre o Uruk-hai... cara, tu deixava os jogadores serem!!!! Eu achava que ninguém usava as coisas que fazia... rsrsrsrs. Mas que os puristas de tolkien não nos ouçam, mas vamos ser sinceros, dois hobbits chorões com uma relação carinhosa quase homosexual não é o arquetipo de herói que ninguém quer!!! rsrsrsrss...
Bem, eu fiz aquilo experimentando as mecanicas do Animais Crueis e porq eu sempre quis jogar com Uruk-hai, essa raça realmente cativa, forte, cruel, duro e tem um estilo barbaro-violento-temido. Antes de ser fã de Tolkien, sou dez vezes mais fã de Howard (o criador de Conan o barbaro e da Era hiroriana, que segundo o proprio tolkien: sua Terra Média jamais existiria se não tivesse influencia das obras de Howard).

Sobre os sites e hall of fire...
acabei de conseguir aquelas mecanicas, mas na verdade eles tratam de uma opção pra aumentar o dano conforme os sucessos, particularmente eu achei que acaba adicionando mais calculos ao jogo e torna os numeros mais altos apenas.
as to aqui fuçando em algumas coisas, como já comentei com o Gun essa idéia do True d20, usando um teste de Reação Vigor contra o NA igual ao dano recebido, se falhar perde um nivel a cada grau de fracasso (1 e mais um a cada 5 de diferença).Acho legal ter uma alternativa pra aqueles infindáveis Pontos de saude.

Cheguei a entrar no site minas Morgul, mas nao sei se acontece com todo mundo, mas pra mim tranca muito, tenho que entrar umas 3x pra conseguir acessar. E postei também no forum de lá.
Murazor

Mensagempor DaviSalles em 16 Jul 2008, 18:11

Eu comprei o CODA assim que saiu, adoro Senhor dos Anéis, e tenho boa familiaridade com o universo. Mesmo assim acho o CODA uma merda, o livro é muito legal para aprender como narrar e jogar no mundo da terra média, mas o CODA não ajuda em nada. Se fosse tão especialmente bom para SdA teriam criado outro sistema para StarTrek, mas usaram o mesmo (ou será que Star Trek e SdA são muito parecidos?)

Vou começar minha campanha de SdA agora, usando o 4e, tirei todas as coisas que não são da terra média, isso é agora as não tem clérigo, não tem halfling e coisas do tipo. Não me importei de criar raças para hobbits, não acho que eles são boas classes pra aventureiros.

O CODA é ruim na minha opnião pq a errata é quase maior que o livro "exagerando aqui, mas não muito", na errata eles conseguiram refazer a lista de armas completamente!!! Os edges são muito brokens com uns bem melhores que outros, e tipo, vc pensa e dai um ser melhor que o outro, mas é que alguns fazem exatamente o que outro faz só que muuuito melhor, e não tem uma diferença importante de como é aprensentado, não lembro agora qual era, mas me lembro de ver muito disso.

Muitas skills inúteis (é como pegar o 3.0 e fazer uma versão 3.-2)

Combatas eternos, e não precisa de jogo de cintura do mestre, é preciso ignorar todas as regras e simplesmente descrever os combates, pq jogá-los é um lixo. Ou pelo menos são puco divertidos.

bem teria outras coisas para reclamar, mas deixa pra outro post
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
Mestrando A Fome Sombria de Ungoliant
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... _Ungoliant
Jogando Luz nas Sombras, como Karus o Warlord alcólatra
http://www.fichasderpg.com/wiki/index.p ... as_Sombras
DaviSalles

Mensagempor Gun_Hazard em 17 Jul 2008, 09:52

Jogar Senhor dos Aneis usando a 4ª Ed?

¬¬

PRÓXIMO!
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor DaviSalles em 17 Jul 2008, 11:41

Me fala como o CODA é melhor do que o 4e para jogar Senhor dos Anéis?
Jogo D&D 4e, Mutantes & Malfeitores, Serenity RPG, World of Darkness e Vampire: The Requiem
DaviSalles

Mensagempor Tabris em 17 Jul 2008, 18:42

Pq ele é voltado para o mundo de SdA? Pq a magia dele é a magia de SdA, sem bolas de fogo, vôo e disco flutuante? Pq já tá tudo pronto para vc usar? Pq no cenário de SdA metade das classes d D&D não existem?

Eu posso ver SdA sendo jogado não só em CODA, mas muito outros sistemas. Mas eu n consigo ver um SdA que pareça com o livro ou o filme feito em D&D 4ª edição sem mudar MUITA coisa.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor DaviSalles em 17 Jul 2008, 20:28

É importante não confudir sistema com cenário, eu estou suando o cenário da Terra-média, mas o sistema D&D 4e. O Gandalf manda raios pelas mãos e também manda fogo pelas mãos no hobbit contra o wargs, então não sei se posso concordar nesse aspecto. As outras magias, pode ser que nunca aconteceram em um livro, maspoderiam muito bem serem possíveis de existir

Concordo com você em relação aos rituais do D&D 4e, são bem fora da terra-média, é por isso que tirei grande parte dos rituais e estou montando alguns com sabor de terra-média.

O que faz ficar mais tosco é quando se usa o 4e em níveis paragons ou épicos, porque a terra-média é um lugar de nível baixo, assim como Eberron.

Classes que não existem na terra média é só tirar, fácil assim, warlord, ranger, fighter, rogue, wizard são todas classes que funcionam muito bem na terra-média.

Tenho que admitir que várias coisas ficam diferentes, mas na maioria dos casos são fluffs que podem muito bem serem mudados com fluffs, então prefiro um sistema bom que me deixa ter mais tempo para criar história legais e ainda ser funcional do que um tosco com combates de 12 horas de duração.

Mas concordo que D&D 4e não foi feito para ambientar Arda, mas acho que pode sim ambientar, assim como tem mais pessoas que jogam SdA d20 do que com o CODA, e não é porque eles não conhecem o CODA.
DaviSalles

Mensagempor DaviSalles em 17 Jul 2008, 21:03

mas mesmo que o CODA seja realmente o que mais dê a idéia de SdA, com suas magias. Tem várias razões para não se jogar esse sistema.

* Sistema de perícias ruim, para não dizer péssimo, com perícias totalmente inúteis e outras bem mais importantes, várias perícias redundantes, digamos que uma pessoa tenha o méximo poss´vel em smithcraft, você pode ter a melhor arma do mundo, mas como não tem appreise nunca vai saber disso. Qual é a diferença entre conceal e legerdmain?

*Traits, tireless dá bonus de +4 contra TODOS os testes de Stamina, Warrior's Heart dá o mesmo bonus para testes de stamina relacionados a combate. Pq eu pegaria o segundo?

*Fiery Missile é um magic missile versão SdA?
DaviSalles

Mensagempor Murazor em 17 Jul 2008, 21:26

Mas não se incomode, se voce gosta de jogar se divirta e ja está. Eu te entendo bem, esses cara ai que gostam de CODA não estão com nada. Voce ta certo cara, como voce comentou achei o máximo fazer uma adaptação de Senhor dos Aneis sem ter a raça dos Hobbits, afinal como voce mesmo disse, eles não são aventureiro... e complementando, eleas não sao porrada!
A 4 edição que tem raças legais pra gente jogar, tem Meio-Orc, tem até Draconians! Vou fazer que nem voce, também vou jogar D20 4 edição Senhor dos Anéis, quero ser um Draconian! Vou contabilizar os Combos aqui!
E tem mais ,as classes de CODA não sao poderosas, eu quero é poder cara, to com D20 4 edição! vamos combar, o importante é numeros altos!!! e Mais, essa merda de CODA só usa 2d6, que coisa chata! Quero aquela pilha de dados coloridos, um dado diferente pra cada arma. Adoro ter um monte de dado de variso lados e usar só pra calcular o dano de uma arma. E só pra complementar, a 4 edição ta demais, tem um poder pra recuperar PVs no meio da luta (Que Máximo!).
É o sistema perfeito pra jogar Senhor dos Anéis!

Acabando com as brincadeiras.
Voce não gosta de CODA. Entendi.
Voce gosta de Senhor dos Aneis. entendi.
Voce gosta de D20 4 Edição. Entendi.

O que eu não entendi é que voce posta aqui num tópico sobre o CODA Senhor dos Anéis pra falar de D20 e como vai ser sua adaptação de D20 e por que D20 é muito melhor. Seria o mesmo que eu postar aqui pra falar de uma adaptação de Senhor dos Anéis para o BRP (da chaosium) ou para o Gurps. Nessas situações acho que voce deveria Postar no tópico D20 com o titulo senhor dos anéis, lá as discussões e novas idéias para sua adaptação iam ser muito melhor desenvolvidas do que voce gastar letras falando coisas como "o sistema Y é melhor que o sistema X". Por que o Coda pode ter muitos defeitos. Mas pode haver gente que não suporta o D20. eu por exemplo, não gosto de D20, sistemas realmente bons de RPG pra mim é o BRP (que ganhou um excelente modulo básico agora!) e o GURPS (que esta excelente em sua 4 edição). Mas como ve não estou aqui num tópico de CODA falando como o GURPS e o BRP superam o CODA. Quando eu desejar discutir os pontos desses sistemas eu entrarei no seu devido tópico.
Murazor

Mensagempor Anand em 17 Jul 2008, 21:42

Eu tenho o livro do jogador e do mestre do Star Trek RPG da Decipher, que usa o sistema CODA. Na boa, esse sistema é muito mal feito. Eu comprei o livro mais pela descrição do cenário e imagens, é um livro muito bonito. Mas as regras... Putz!

Prefiro usar as regras do Alternity Star*Drive ou GURPS Space. Hell, até d20 Future!
Anand

Mensagempor Murazor em 17 Jul 2008, 22:16

Cara, ao meu ver o CODA foi uma cópia mal-feita de D20 e feito as pressas. Ele tem um monte falhas mecanicas. As erratas corrigem muitas dessas falhas, outras não. Mas acho a estrutura do sistema bem legal, na parte de criação de personagens, a escolha de raças, ordens, diria que tem um meio termo exato entre as classes restritivas do D20 e o imenso "nada, vazio (ou qualquer coisa)" que existe num genérico (como o Gurps, BRP, Fuzion, etc). Assim, quando voce cria um personagem em d20 voce pode somente aquilo dentro de sua classe, quando o faz num sistema genárico voce pode tudo e acaba não seguindo uma linha (acaba-se encontrando um mago que luta melhor com espadas largas que qualquer guerreiro, etc...).

Uma outra alternativa seria usar algo como o sistema de Pendragon (esse é um dos The Big One Rpgs), que tem uma capacidade de emular a atmosfera medieval e os traços de personalidade e fraquezas emocionais do personagem como nenhum outro. Acho que talvez seja um sistema que poderia vir muito bem na Terra Média...

Mas voltando ao CODA, existe uma tremenda "biblioteca" de erratas para ajustar o sistema. O negócio é cada um jogar como gosta e respeitar o gosto dos outros. Por que os sistemas de certa forma refletem o estilo de jogo. O d20 é um sistema que busca enfase em combates fantasiosos (ha muitas variedades de combos , traits para isso), o storyteller busca mais o drama (embora nem todos joguem assim é um sistema que tem uma pá de atributos sociais, virtudes, emoções, buscando acrescentar mais complexidade na psique do personagem). O que quero dizer é que se estou afim de fazer umas aventuras de "Dungeon crawl", o sistema Storyteller não seria o mais indicado (embora fosse possível, eu perderia muito do potencial que outros sistemas me oferecem para isso).
E todos esses sistemas tem defeitos, qualidades e só resta usar o que mais se encaixa ao seu gosto de jogo.
Murazor

Mensagempor DaviSalles em 17 Jul 2008, 22:23

Só tava dando minha opnião sobre o sistema, o fato de eu usar o d20 não é importante, para mim qualquer sistema seja GURPs ou esse que vc citou que não conheço deve ser melhor que o CODA, porque o CODA é ruim. E porque estou falando isso? não é para pentelhar, é que para as outras pessoas que leram esse tópico não cometerem o mesmo erro que eu e comprar o CODA. Pois tenho certeza que vão estar fazendo melhor negócio comprando GURPs, D&D ou outros sistemas que nem conheço, mas que são melhor do que o CODA.

Eu não quero defender o 4e, provavelmente nem é o melhor sistema para SdA, mas o CODA é um péssimo sistema, e não só para SdA, como para Startrek, e se tivessem feitos mais cenários com esse sistema eles seriam ruins também.

O livro por outro lado é muito bom, a parte de como narrar na terra-média é foda, muuuuuito boa mesmo. Mesmo agora craindo as aventuras na terra média sempre volto a ler esses capítulo para não perder meu centro, e relembrar o que é mestrar na terra-média.

mas o sistema....

Só respondendo esse último post, concordo com você, mas é que realmente eu não vejo como o CODA ajuda a mestrar na terra-média (estou falando do sistema). Acredito eu que se a Wizards ou a Green Ronin tivesse pegado os direitos e tivessem feito um RPG de senhor dos Anéis com D20, teriam feito muuuito melhor. Se o pessoal do gurps tivesse feito um módulo gurps para terra-média teriam feito melhor. Seriam sistemas que fariam o jogo ficar ainda mais próximo da terra-média, e sendo divertido.

A razão pela qual eu gosto de D&D é que D&D tem muito combate, é bom nos combates, e interpretação para mim não tem nada a ver com sistema, sistema tem que ser útil, funcional e não pode interferir no role-play. e acho que D&Ds fazem isso muito bem.
DaviSalles

Mensagempor Murazor em 18 Jul 2008, 00:04

Davi...
Agora começo a te entender. Peço que me perdoe se em algum momento pareci ser grosseiro com voce.
Mas é algo que já tinha sacado quando você disse que não ia adaptar os Hobbits para seu cenário e também considerava as ordens do coda muito fracas.

Ai é que está a proposta do jogo. A proposta é fazer aventuras na Terra Média, e embora tenhamos verdadeiras máquinas de matar como legolas e gimli, também temos pessoas comuns que numa ocasião especial fizeram a diferença, como Bilbo, Sam e até Bard, aquele acertou uma flecha certeira no dragão, assim é a idéia de Tolkien

O grande problema é que as pessoas não entendem que no cenário da Terra Média voce pode comportar a situação que voce quiser. Por exemplo, D&D/D20 é para combates fantasiosos e muito irreais (tanto que é o que não me agrada, mas por sua proposta, mas com certeza é excelente para a sua proposta), e tem seu lugarna Terra Média. O Legolas e saltando em cima do Mumakil e disparando várias flechas ao mesmo tempo, isso com certeza só tem lugar em D&D (Tente fazer em GURPS e BRP e voce vira comida de vermes). Mas por outro lado, se eu quiser uam campanha em que o personagem realmente tem que enfrentar o perigo e sentir medo da morte, passar aquela sensação de impotencia frente a um inimigo poderoso que os hobbits e muitos homens da Terra média sentiam frente a Sauron, será bem melhor uma mecanica realista como BRP (que passa isso perfeitamente em seu consagrado Call of Cthulhu) e o Gurps que se adequa a tudo.

Então na verdade o que eu acho é que pra voce e pro tipo de jogo que voce quer agora, realmente o D&D é a sua melhor escolha. E nisso não ha discussão.

O que gerou a confusão é quando voce afirmou que o D&D era o melhor para Terra Média, nisso insisto em dizer que não é. existem várias Terras Médias, o d20/D&D seria a Terra média vivida na pele de Legolas e Gimli (contando quantos orcs matam a mais..), mas não representa nenhuma fração da Terra Média de Bilbo, de Sam (esses dois é BRP, sem discussão), de Gandalf (sim, acho que Gandalf estaria melhor no sistema storyteller, jogando com um Istari, um ser não humano, ancestral, com poderes desconhecidos), nem de Aragorn (os grandes conflitos e culpa dos laços de sangue dele e a paixao pela elfa, cara, isso nao tem como aparecer em d20, Aragorn é personagem de Pendragon!!!).

Acho que consegui me expressar. E voce também... Voce quer uma campanha como as aventuras e batalhas de Legolas e Gimli, voce tem razão, D&D é perfeito para isso!

Mas acontece que cada jogador curte um estilo de jogo diferente. O Coda tem seus defeitos, mas ele tenta abranger algo mais do que o simples iniciativa, ataque, dano. Por isso que eu falei que ele tem um potencial mais amplo que o D20, apesar de suas muitas falhas mecanicas. E alguns defeitos como classes fracas (mestres de sabedoria, artificies) nao sao defeitos, sao parte do cenário, assim como existem raças mais fortes e mais fracas.

Ou seja, através desse desequilibrio, o sistema permite voce jogar com um grupo de personagens poderosos e outros muito fracos. Ou seja, pode começar a campanha com 0 evoluções usando um hobbit inútil e que deverá ser defendido pelo grupo e um guerreiro elfo implácavel dentro do mesmo grupo. Então essa proposta eu acho muito legal, distancia os jogadores de calcular só bonus e danos. estamos criando um personagem e não um planilha de excel (falando em criar personagem, e a fluxovida de cyberpunk2020...incrivel).

O que tem que entender (nao estou defendendo as falhas horriveis do CODA) é que a proposta dele nesses desequilibrios é voce fazer uma história com elementos da Terra Média. E assim como quando Tolkien escreveu os seus livros não se preocupou com balanceamento ou equilibrio racial, nesse aspecto eu simpatizo com o CODA. Mas se o seu grupo de jogo está mais preocupado com o bonus de dano do personagem e "vamos todos ser elfos por que ganha mais beneficios", então realmente fique longe do CODA (e de qualquer outro sistema que sacrifica parte do equilibrio em nome da ambientação).
Murazor

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Sistemas