Sempre considerei cotas uma piada, mas ler este tópico mudou a minha visão. Ainda discordo delas, mas a leitura foi bem saudável e elucidativa. Vou responder alguns pontos desde o começo.
louc0 escreveu:http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=1849&st=0&sk=t&sd=a&start=30#p55416
Eu ia escrever uma síntese da minha opinião, mas o louc0 fez isso nesse post. Obrigado, cara. Apesar de me fazer apagar muita coisa já escrita, você falou melhor que eu.
Carol a hiperativa escreveu:Rapaz, esses 2, 3 ou até 4 pontos do ENEM vão te colocar na 2º fase do vestibular, só tem um probleminha...um pequeno probleminha, a 1º fase TB CONTA pra vc poder passar, e tem mais...quem passa em cima da nota de corte NÃO TEM CHANCE alguma de entrar...sinto muito meu filho, não tem T.T EU que o diga...kkkkkkkk
Vc tem que fazer no minimo de 8 a 10 acima da sua nota de corte pra poder ter alguma chance, sinto muito!
(Sem contar medicina é claro, porque PQP 79 de 90 como nota de corte é a morte!!! O.O)
Tá falando besteira. Enem ajuda sim. E você superfaturou a nota de corte da medicina.
Além disso, eu fiz 5,9 pontos acima da nota de corte e passei com folga.
Carol a hiperativa escreveu:O ENEM não ajuda, porque TODO mundo presta ele! Sim ele te deu 4 pontos, legal pra todo mundo ele deu tb!!!
Taí a prova de que o Enem ajuda. Todo mundo faz, todo mundo ganha... imagine se VOCÊ não fizer? Perdeu um empurrãozinho valioso.
Carol a hiperativa escreveu:Bem, essa é a minha opinião, não é por nada não, mas o ENEM é facil

A última prova foi ofensiva. Foi obscena. Foi chamar o Brasil de anta. As outras foram melhores, mas ele pode melhorar muuuito nesse quesito...
Lune escreveu:Quanto ao Enem, eu vou apenas dizer que ele é considerado internacionalmente como uma das melhores avaliações nacionais, e inclusive o MEC presta consultoria para Japão e Suíça sobre como eles podem adaptar o ENEM ao sistema educacional de lá...
A prova sempre foi boa, apesar de boba também... mas a última tava beeem mal das pernas. o \enem também pode melhorar. Mas, ao contrário do Vestibular, não na sua formulação, mas sim no nível das perguntas.
Lucita escreveu:Na minha faculdade, por exemplo, tem uma coisa que eu acho muito interessante. Os próprios alunos dos terceiro e quarto anos se organizaram e montaram um cursinho pré-vestibular, que é de graça pra quem estuda
Na minha também, e tenho muito interesse em participar.
Lune escreveu:A nota do vestibular não tem nada a ver com o desempenho universitário. Ela não mede inteligência. Ela não mede além da capacidade de preencher as respostas de vestibular. Por isso esse papo de meritocracia no vestibular é besteira. E não sou eu falando, essa é a opinião dos próprios reitores das universidades.
Eu, particularmente, considero o vestibular um pouco mais do que isso, mas concordo com o resto.
Aluriel de Laurants escreveu:Do modo que você fala, parece que o fato de eu ter ficado em segundo lugar no vertibular e ser um dos melhores da minha turma não tem relação nenhuma.
Isso pode ou não acontecer, por aqui os melhores das turmas não necessariamente são os melhores no vestibular, isso é uma coisa bem relativa, alguns dos bem colocados já até desistiram do curso.
Aluriel tem toda a razão. Na boa, Fëanor, você tá então dizendo que eu seria o melhor do curso na PUC e na Unifei, e que eu seria péssimo na Unesp e mediano na USP. Faz sentido?
Carol a hiperativa escreveu:ele seleciona os mais disciplinados e...e...ai vou dizer vai...BITOLADOS

Deixe a vida fazer o trabalho dela, assim que eles se formarem.
Lune escreveu:os cotistas apresentaram um rendimento consideravelmente acima da média, e a universidade passou a pensar mais fundo no problema da discriminação.
Qual a porcentagem de alunos formados e de cotistas formados? Espero que isso tenha sido levado em conta também. De resto, acredito no argumento.
FreeSample escreveu:Também tenho amigos que passaram, ignorando o sistema de cotas e indo normalmente. Mas eu digo cara, isso prejudica, frustra, e acima de tudo, segrega.
Você não percebe que já existe uma segregação social ANTES do vestibular?
Cotas só pioram as coisas lá dentro. Tomando como exemplo a minha faculdade, eu é que não queria ser cotista lá dentro, e sorte não ter disso, pois quem fosse seria muito, muito discriminado. E negros que não entraram por cotas ainda sofreriam um pouco com isso também, até que provassem que entraram pelo método normal.
Pode ser que aí isso não aconteça, mas eu garanto que no estado de São Paulo inteiro isso acontecerá. E pode até transbordar caso de polícia de confusão envolvendo o assunto.
Pijama escreveu:E já tem outro cenário pra imaginar: O do emprego. O beneficiado passa, vai pra universidade, mantém uma média excelente e se forma com todas as honras. Mas aposto que lá na frente um patrão vai ver o currículo do cidadão formado e se souber que é cotista, já vai ficar de pá virada e fazer cara feia. Portanto, já não é tão funcional quanto deveria ser.
E se não puder saber se foi cotista, é bem fácil ver que o cara é negro e estudou em uma faculdade que usa o sistema de cotas para nem chamá-lo a uma entrevista. Triste, mas aconteceria em alguns casos sim.
Skar escreveu:simplesmente as pessoas não vão confiar no diploma de tal faculdae publica pq lá existem cotas.[ Eu já ouvi isso ]
Posso ter torcido o nariz pro resto do post do Skar, mas isso exemplifica o que eu disse. Isso e a parte do Lab da UFRJ.
FreeSample escreveu:Claro q não. Só vão vão ter negros q tem diploma mas ninguêm vai querer emprega-los pq duvidam da sua capacidade.
Histórico escolar existe para isso. agora, isso pode ser causado mais pelo método de aplicação das cotas que pelas cotas em si.
Quem é consciente procura o histórico do cara, mas consciência nem sempre é o que reina. Já foi exemplificado com o lab. da UFRJ.
Fëanor escreveu:E vou repetir também: você só reclama quando é a sua raça a prejudicada. se você se incomoda tanto assim com o racismo, por que não se incomoda com a dignidade "negada" aos negros e "oferecida" aos brancos? Tá ignorando isso porque não é conveniente para você?
Minha raça prejudicada?
Não viaja, eu ia falar o mesmo se eu fosse negro, indio, japones ou o que seja.
Então por que raios exemplificou com a camisa 100% negro?
Ela é a favor de uma raça que não tua, não está te fazendo mal e é saudável aos negros. Te perdeste em uma contradição.
Fëanor escreveu:Então se tivesse cotas para brancos não seria racismo? Essa é sua visão?
(...)
Então me fala o QUE QUE É NAGADA AOS NEGROS INDEPENDENTE DA RENDA?
(...)
É claro que ignoro, já está na hora esquecer que existe raça. Somos todos seres humananos.
Ficar fazendo distinção só piora as coisas, separa as pessoas.
(...)
Game, set, match!
E parabéns ao Free por ter paciência de responder coisas assim. E olha que ignorei o próximo post por ser pior ainda.
FreeSample escreveu:Cotas para pessoas de baixa renda? sim, seria muito melhor (até por ser mais abrangente), fato que não torna as cotas para afrodescendentes algo ruim.
Devo dizer que foi tranquilizante ler isso. Se bem que eu esperava de você uma posição assim.
FreeSample escreveu:Ahh, claro, pra você racismo é só pra negro. Andar com uma camisa "100% negro" pode, andar com uma "100% branco" não.
Menos, feanor, menos. Não confunda racismo com afirmação. brancos não precisam se afirmar, já estão por cima! dado o contexto, se tornaria
opressão uma atitude dessas. Como se fossem TODOS os negros que saíssem por aí com uma camisa destas.
Isso me lembra dos movimentos "eu odeio D&D, e daí?".
Mas voltando ao assunto, não sei como ainda tem gente que insiste nesse tipo de falácia.
FreeSample escreveu:skar escreveu:Várias vezes. E já ouvi gente dos laboratórios da UFRJ recusando alunos negros pq existia a chance deles serem cotistas.
O problema então está na forma como as cotas são implantadas (especificamente na UFRJ), não nas cotas em si.
Não, o problema está em como as pessoas enxergam as cotas. E digo isso porque eu mesmo a enxergava de uma forma ruim, agora não mais.
FreeSample escreveu:feanor escreveu:Não não é, é assim: "como voce é branco, e independente de vir de uma familia pobre e não ter tido as chaces que os mais ricos tiveram, vai ter mais concorrencia que as mesmas pessoas negras com a sua mesma situação."
"...no entanto, você não sofreu a mesma discriminação que os negros, fato este que torna a política justa devido ao seu caráter compensatório".
"...e temporário". Por favor, não se esqueça dessa parte.
Yugoloth escreveu:A veja e aglobo são contra as cotas, então sou a favor.
TENTADOR!!!! TENTADOR!!!
Fëanor escreveu:E por sofrer discriminação eles merecem receber cotas nas faculdades? Então os homosexuais merecem o restos das vagas. E isso não acontece.
OWNED
Owned? Onde?
Fëanor escreveu:A discriminação sofrida pelos negros colocam mais obstáculos para sua ascensão social. o mesmo não acontece com homossexuais.
aushduahsduahsduahsd
Você vive no mesmo mundo que eu?
Eu vivo na Terra, o mesmo do Friça, e você?
Fëanor escreveu:Não está havendo uma responsabilização. Está havendo uma correção.
Exatamente, não deveria acontecer.
Ah, não? Deveriam deixar tudo errado mesmo, certo?
Nesse caso, considero um equívoco, mas tua afirmação foi infeliz.
Skar escreveu:Não está havendo uma responsabilização. Está havendo uma correção.
Não uma correção seria melhorar o ensino fundamental q é a raiz do problema. A falta de preparo dos negros.
Essa é a correção a longo prazo. Cotas são um remendo temporário.
Skar escreveu:Aparentemente estão em pé de igualdade. a sociedade não vê o branco de foma negativa, como faz com o negro.
Cara ninguêm vê o negro da forma negativa q as pessoas fazem parecer. Um branco e um negro favelados não estão iguais ambos recebem o msm preconceito da sociedade, msm condição de educação mas o negro possui a vantagem de ter cotas e entrar na faculdade sem ter q estudar praticamente nada.
Que besteira. A sua primeira frase fala exatamente o contrário do que diz a realidade. Na verdade, não parece, mas as pessoas ainda vêem os negros de uma forma negativa sim.
Nibelung escreveu:Racismo existe.
Prove. E sem coisas do tipo "todo mundo sabe que..."
E os tais indicadores citados anteriormente? Não servem?
Nibelung escreveu:E o que eu vejo é gente que não tinha nada contra negros e começam a olhar eles como "ladrões de vaga" ou algo assim justamente porque eu conheço muitos "morenos" (que viraram negros quando fizeram o vestibular) que jogavam na cara da gente que eles estavam ganhando a vaga com facilidade.
Aqui eu não posso discordar. Aliás, é um dos grandes motivos pelos quais eu sou contra.
Nibelung escreveu:E porque você verificaria algo se não considera algo racismo? Tipo... se um negro tira 40 num teste de emprego e um branco tira 50, você vai verificar se a prova dos dois tiveram as mesmas perguntas só porque o negro tirou nota menor?
Deixa de ser simplista. O cara demonstrou mais consciência que isso.
FreeSample escreveu:Nibelung escreveu:Eu aposto mais que é por "vergonha" de ser negro, assim como tem gente que tem vergonha de ser gay ou policial.
vergonha = pressão da sociedade. acabou corroborando o que eu disse.
E concordo aqui também. Sério, por que raios alguém deve ter vergonha de ser o que é? Só por pressão da sociedade... no caso, racismo. Existente, desimportante o tamanho.
Skar escreveu:os negros já são excluídos desde o início.
Os pobres. Não só os negros pra quem é pobre não existe cor, todos estão na merda.
Nops, a situação deles é pior nas classes altas.
FreeSample escreveu:E aproveitando os comentários do kimble, não vejo problema nos negros ricos competirem mais porvagas em direito e medicina. afinal, são cursos cujo prestígio, felizmente, está desmoronando.
Medicina ainda tem muito prestígio. Quase toda faculdade tem um curso de medicina. Sempre lotado.
Fëanor escreveu:E é a faculdade que tem que consertar isso, não a escola em que ele sofreu discriminação?
Veja a imagem no fim do meu post.
kimble escreveu:Se o negro rico se beneficia, o sistema adotado prova que é falho e não é a solução. Porque o que as cotas pretendem é fazer com que os negros pobres, sem condições de competir igualmente com os brancos (que aqui são generalizados como possuindo recursos financeiros para ter uma educação de qualidade) consigam vagas na faculdade.
lol, no! Não é esse o objetivo. o objetivo é colocar mais negros na universidade, para formar uma elite negra. Veja a imagem no fim do meu post.
Fëanor escreveu:Engana-se, funcionariam perfeitamente e de modo justo se fossem baseadas na renda.
Discordo totalmente. Corte esse "perfeitamente" e esse "de modo justo" e podemos conversar.
Fëanor escreveu:Mais do que já existe, discriminando principalmente eles?
Sim.
Aqui, porém eu concordo.
Nibelung escreveu:Racismo é crime e deve ser encaixado na mesma categoria de qualquer crime
E, portanto tratado como qualquer outro crime também?
Vai mudar o que as pessoas vão fazer, mas não vai mudar como elas vão pensar.
Não acredito que as cotas melhorem isso, mas acredito que racismo deva ser tratado de forma diferente sim. Não pela polícia, claro.
kimble escreveu:Negros, independente da questão econômica, não são inferiores aos brancos em questão intelectual. O que você defende aponta nessa direção. Se dois grupos com capacidades iguais estão competindo, porque um dos grupos precisa de cotas?!
É consenso que vestibular não mede inteligência propriamente dita. Então o intelecto não é exatamente o ponto.
kimble escreveu:Ou seja, existe discriminação maior ou menor, melhor ou pior?
Maior ou menor sim, melhor ou pior não

(essa foi uma indireta pros antireligiosos radicais

)
Aos que disseram que os homossexuais estão piores que os negros... podem comprovar? Porque estamos praticamente falando de onde vivemos. E como já falaram dos indicadores dos negros, seria bom falar dos indicadores dos homossexuais.
No mais, a alguns desavisados (me desculpem a ofensa incluída):