Oda Nobunaga escreveu:Ambos são irrelevantes. O cerne de uma boa campanha se encontra no grupo. O quanto melhor e mais estruturado e em comunicação um grupo estiver, mais diversão sairá da sessão.
Sinceramente acho que a palavra irrelevante é forte demais!!!O narrador e a historia não são irrelevantes não O.O, mesmo porque, se vc tiver uma historia "ruim" e um narrador "ruim" tb, por mais integrado que seja o grupo, é bizarro O.O, vc não tira o proveito maximo que poderia tirar.
Agora sobre o seu segundo post, vc falou sobre a "comunicação" ser boa para os jogadores se dedicarem a campanha, e oque garante que os jogadores SEMPRE joguem campanhas? E se eles só jogarem aventuras one-shoot? (aproveitando que tb tem um topico sobre isso

)
E ainda não compreendi muito bem qoeu vc quer dizer com "comunicação" poderia por favor explicar a utilização do seu termo, afinal de contas, nem todos os RPGístas usam os mesmos 'jargões' para se referir a mesma coisa.
Eltor Macnol escreveu:Um bom mestre, com certeza.
Porque além dos motivos já apresentados, os jogadores também têm uma grande participação na criação da história, e se o mestre for bom, vai dar margem pra isso render.
Muito bem

OFF:entendi oque é esse tal de railroad

Agora vem a minha opinião sobre o assunto.
Sinceramente tb acho que entre boa historia e bom narrador, sou mais um bom narrador.
Sem duvida nenhuma um narrador ruim, ou pouco experiente/preparado pode estragar uma aventura brilhante, acreditem em mim, conheci uma mulher que narrava tão mal, que se o proprio tolkien escrevesse uma aventura pra ela, seria ruim

E tem mais outra coisa, mas isso é opinião minha, é bem particular, eu acredito que não exista historia boa ou ruim, na minha consepção, existe apenas a HISTORIA e ponto final!
Ou seja, oque fará a historia ser boa ou não, é o narrador, em outras palavras, quem há conta!Logico que eu sei que a historia não é apenas contada pelo narrador, mas por ele e mais ainda pelos seus jogadores.Porem...um bom narrador sabe aproveitar melhor as motivações dos personagens dos jogadores, explorar seus pontos fortes e fracos, e por ai vai...
Bem é essa a minha opnião, a historia é importante sim, sem duvida a parte mais importante, mas quem faz ela ser boa, é o narrador