A questão do sistema, dos jogadores, e etc. (Spin off)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Montliard em 23 Jan 2008, 20:10

Eu não sou uma pessoa de dizer "eu acho"...E não pretendo começar. :cool:

"Pra quem tá perdido, tudo começou quando o Montliard lançou a feliz frase, filme adolescente de D&D, lançando o entendimento de que todos que jogam D&D são Hack n' Slasher até o anjo da guarda e bem.... chegamos até aqui."

Todos que jogam não. Só os adolescentes. Estou e continuarei convicto de que tirando as anomalias* aqui do fórum que desde sempre viveram no país dos grupos perfeitos e nunca jogaram de forma tosca (ou assim dizem para me contrariar), todo mundo que joga na adolescencia já teve sua fase "300", e como na adolescência costuma-se começar com D&D, pq vem com tudo pronto e mastigado, e mesmo na época do AD&D eram os livros mais atraentes, a definição "filme de adolescente que joga D&D" permanece correta e gravada nos muros da Babilônia.

*: Anomalia no sentido de que não segue a norma. Não, não chamei ninguém de mutante.
"Quantum Nobis Prodest Haec Fabula Christi."
- Brinde do Papa Leão X, no banquete da Páscoa de 1514

Venha para o SimKindom: http://z15.invisionfree.com/SimKingdom/ ... hp?act=idx
Montliard

Mensagempor arghsupremo em 23 Jan 2008, 20:25

Eu estou vendendo a cartilha de como interpretar do Montliard com exclusividade!

Por apenas, não espere! Se ligar agora para o número que aparece embaixo da sua televisão você ganha também, exclusivamente no ArghShopp, o guia de como jogar RPG de VERDADE, eu disse de VERDADE!!!! do nosso amigo cigano.

Agora vocês estão prontos para essa experiência incrível que é jogar RPG de VERDADE!!!!! e o guia de interpretação para quem sai matando ferreiro da vilinha.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Jan 2008, 20:29

Quando vcs todos deixarem de ser adolecentes e aprenderem a jogar RPG de verdade vão fazer como eu e montar seus cenários e histórias primeiro, e depois decidir o sistema (que pra mim é irrelevante)! Isso claro, se eu ainda jogasse RPG, parei com essas coisas do demonio!

Geralmente eu vou pro Storyteller por causa da minha facilidade com sistema, nem de longe conheço D20 bem o suficiente pra narrar, mas com Storyteller, consigo manipular o sistema bem o suficiente pra fazer o que eu quero.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Nibelung em 23 Jan 2008, 20:45

Montliard escreveu:como na adolescência costuma-se começar com D&D, pq vem com tudo pronto e mastigado, e mesmo na época do AD&D eram os livros mais atraentes

A menos que eu esteja MUITO enganado, o D&D só passou a ser "favorito de vendas" no RPG brasileiro a partir da 3ª edição, em parte porque a DB ficou meses puxando o saco do novo sistema (e SEMPRE repetindo que o Saladino foi um dos playtesters, sendo que eu não vi o nome dele na lista do fim do livro), em parte porque a Devir fez um serviço comercial bem melhor que a Abril Jovem. Nos anos 90, a última batatinha do pacote era Storyteller e seus personagens profundos e refinados da "regra de ouro".

Existia o D&D da grow também, mas ele era vendido mais como um jogo de tabuleiro do que como um RPG. Igual Dragon Quest e Classic Dungeon.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Jan 2008, 21:11

Montiliard, por acaso você LEU meu post?
Eu não só disse que meu grupo era sem-noção, que descrevi como eram nossas partidas de Storyteller.
A questão do D&D ter sido profunda foi mais por meu estilo de mestrar. Mesmo assim, meu grupo sempre fazia piadinhas off-game. Além disso, ninguém do meu grupo gostava de combate, todos achavam "a parte chata". Rolar dados, ver modificadores e comparar resultados era algo horrível para eles!
Ora, seu grupo não é o único do Brasil!
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Jan 2008, 21:47

Eu também não sou lá muito chegado a rolar dados também, quando eu narro (narrador de storyteller), costumo usar poucos dados na seção, já passei seções inteiras onde os dados rolaram umas 2 ou 3 vezes no máximo.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor cigano em 23 Jan 2008, 22:42

Nibelung escreveu:Existia o D&D da grow também, mas ele era vendido mais como um jogo de tabuleiro do que como um RPG. Igual Dragon Quest e Classic Dungeon.

Eu tenho! Morram de inveja NOOBS!

XD

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor arghsupremo em 23 Jan 2008, 22:55

cigano escreveu:
Nibelung escreveu:Existia o D&D da grow também, mas ele era vendido mais como um jogo de tabuleiro do que como um RPG. Igual Dragon Quest e Classic Dungeon.

Eu tenho! Morram de inveja NOOBS!

XD

[]s

Também tenho!!!
Imagem
arghsupremo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Jan 2008, 23:00

O Aluriel tem Vampiro 1ª edição, e eu ainda tenho meu livro de Paranóia, muito bem guardado.
Provavelmente todo mundo desse fórum tem alguma raridade. :P
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor arghsupremo em 23 Jan 2008, 23:23

Então não perca seu Cartilha de Interpretação e o Guia do RPG de VERDADE!!!!1!!ONE!
Imagem
arghsupremo

Mensagempor cigano em 23 Jan 2008, 23:26

Meu GURPS é xerox, tenho um Saqueador de Charadas!

E tenho a Cartilha de Interpretação escrita a mão pelo proprio Montliard!

Barra agora ae magrão!

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Torneco em 23 Jan 2008, 23:50

Primeiro, eu tenho Karameikos Terra de Aventuras, Paranóia e Ars Mágica versão porcamente traduzida. Perdi a chance de comprar Castelo Falkstein por não saber que era muito bom.

Segundo. O que normalmente você procura em um sistema de regras? Algo completo, pra não quer que ficar inventando X coisas pra Y ocasiões. Você quer algo legal fácil de usar pra sua proposta, e que não precise ficar criando um monte de coisas pra poder jogar. Se sua implicância é com isso, leia Tormenta, acho que vai gostar.
Torneco

Mensagempor AKImeru em 24 Jan 2008, 00:14

Montilard: Tem como provar? Ou você está é sua opinião?

Se for a sua opinião, otimo continue tendo preconceitosa perda é sua. Só não vou admitir você agir como se fosse um fato.

Pois do jeito que poste e argumenteia, acho que você REALMENTE acredita que isso que você está falando são fatos escritos na pedra e quem discordar é um desinformado.

E eu tenho Conan GURPS. O melhor tipo GURPS que há.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Jan 2008, 00:46

Perdi a chance de comprar Castelo Falkstein por não saber que era muito bom.

E eu por não ter dinheiro no dia.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Montliard em 24 Jan 2008, 01:59

_Virtual_Adept_ escreveu:Montiliard, por acaso você LEU meu post?

Aquela parte não foi especialmente pra vc, mas pro kra q me chamou de "mané" de graça. (no tópico original)

Deixa eu passar a escritura sobre Storyteller pra vcs, foi YHVH q me sussurrou: :linguinha:
Olha esse sistema nunca foi o que promete...já vi mais de 10 grupos de Storyteller (vi, ouvi falar, me contaram, nunca joguei de fato, apesar de ja ter tido o livro e lido-o) por aí e nenhum deles era do jeito que o Mark HeinHagen deve ter imaginado ao criar o mundo das trevas...eram...acumuladores de bolinhas que competiam com o mestre em quem fazia a melhor ficha na hora de rolar os dados. E olha que é um sistema que depois de uns 5 turnos de combate corre sério risco de entrar em "tela azul".
O sistema realmente tenta fazer você fugir disso, porém até por ser meio simples, fica fácil de apelar se não tiver um mestre ali com a mão na coleira. Quem já fez ficha de storyteller sabe bem do que eu tô falando: sem pegar nenhuma flaw, vc já pode ter uma disciplina em nivel 5. Com isso vc já faz um bom estrago. Lobisomem e mago são estragos ambulantes se um jogador resolveu sair em uma "powertrip" matando geral. Quem estragou o Storyteller foram os jogadores.

No mais, sou capaz de apostar 1 moeda de ouro que se saírmos pra ver grupos de D&D formados por adolescentes, minha análise se mostrará mais acurada do que a de que "não dá pra generalizar". Dá sim. Especialmente porque eu especifiquei um recorte: adolescentes começando no rpg.
Se formos ver, não em eventos de rpg onde os jogadores se inscrevem nas aventuras dos mestres, pq ali ninguém tá à vontade com ninguém e todos se contêm mais... digo perguntando mesmo pra mestres por aí como são os grupos particulares deles. Melhor, como eram no "começo de carreira" de todos. Na spell não vale pq quem se dá ao trabalho de entrar num fórum com temática de rpg já faz parte de um pessoal diferente da média.

Com um bom mestre e tale coisa coisa e tale, até 3D&T pode dar uma aventura muito foda sem ser acúmulo de habilidades novas e itens, com a história (bem nas coxas) de pano de fundo. Mas vamos nos ater aos mestres médios, e jovens, iniciantes. E como eles podem ser influenciados por um sistema.
"Quantum Nobis Prodest Haec Fabula Christi."
- Brinde do Papa Leão X, no banquete da Páscoa de 1514

Venha para o SimKindom: http://z15.invisionfree.com/SimKingdom/ ... hp?act=idx
Montliard

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias