_Virtual_Adept_ escreveu:Montiliard, por acaso você LEU meu post?
Aquela parte não foi especialmente pra vc, mas pro kra q me chamou de "mané" de graça. (no tópico original)
Deixa eu passar a escritura sobre Storyteller pra vcs, foi YHVH q me sussurrou:
Olha esse sistema nunca foi o que promete...já vi mais de 10 grupos de Storyteller (vi, ouvi falar, me contaram, nunca joguei de fato, apesar de ja ter tido o livro e lido-o) por aí e nenhum deles era do jeito que o Mark HeinHagen deve ter imaginado ao criar o mundo das trevas...eram...acumuladores de bolinhas que competiam com o mestre em quem fazia a melhor ficha na hora de rolar os dados. E olha que é um sistema que depois de uns 5 turnos de combate corre sério risco de entrar em "tela azul".
O sistema realmente tenta fazer você fugir disso, porém até por ser meio simples, fica fácil de apelar se não tiver um mestre ali com a mão na coleira. Quem já fez ficha de storyteller sabe bem do que eu tô falando: sem pegar nenhuma flaw, vc já pode ter uma disciplina em nivel 5. Com isso vc já faz um bom estrago. Lobisomem e mago são estragos ambulantes se um jogador resolveu sair em uma "powertrip" matando geral. Quem estragou o Storyteller foram os jogadores.
No mais, sou capaz de apostar 1 moeda de ouro que se saírmos pra ver grupos de D&D formados por adolescentes, minha análise se mostrará mais acurada do que a de que "não dá pra generalizar". Dá sim. Especialmente porque eu especifiquei um recorte: adolescentes começando no rpg.
Se formos ver, não em eventos de rpg onde os jogadores se inscrevem nas aventuras dos mestres, pq ali ninguém tá à vontade com ninguém e todos se contêm mais... digo perguntando mesmo pra mestres por aí como são os grupos particulares deles. Melhor, como eram no "começo de carreira" de todos. Na spell não vale pq quem se dá ao trabalho de entrar num fórum com temática de rpg já faz parte de um pessoal diferente da média.
Com um bom mestre e tale coisa coisa e tale, até 3D&T pode dar uma aventura muito foda sem ser acúmulo de habilidades novas e itens, com a história (bem nas coxas) de pano de fundo. Mas vamos nos ater aos mestres médios, e jovens, iniciantes. E como eles podem ser influenciados por um sistema.