RPG Free-Form

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

RPG Free-Form

Mensagempor Irish Carbon em 21 Jan 2008, 01:52

Our best chat is MSN.

To the keyboards!

Amanhã à noite ou terça à tarde? XD

Raposa... quanto a essa coisa de RPGista sem ter visto um d10/d20, vou me quotar em outro tópico:

Até que meu irmão chega no quarto, todo feliz. Nós tínhamos ganhado Internet há pouco tempo, e ele não saía do bate-papo da UOL. Eu, xereta e serelepe, 9 anos de idade, lá fui:

S: "Hector, que que é esse site?"
Hector: "É um bate-papo, só que essa sala aqui é só pra jogar RPG."
S: "Ué, RPG não é aquele joguinho do Daniel?" (final fantasy XD)
H: "Não, esse daqui é outra coisa."
S: "Depois você deixa eu tentar?"
H: "Tudo bem, eu te passo o site depois."

Ele me passou o site, me deixou usar o nick dele e por coincidência eu encontrei a mesma pessoa que ensinou meu irmão a jogar. Aprendi com ela e fui fascinado pela sigla RPG. Eu não saía da UOL, daquela sala: Hogwarts. Era um javachat vagabondz, mas que até hoje eu jogo com uma menina e me surpreendo com o alto nível de interpretação que javachats dão.

E assim foi, por mais ou menos... 4 anos. Ficava rodando Hogwarts, Mansão X, RPG1 às vezes. Eu já estava morando num prédio, interagindo com mais pessoas.

E foi aí que a luz se fez realmente para mim.

Lucas, Douglas, Leonardo, Thiago e Rafael. Estavam jogando na quadra, quando Leonardo fala:
Leonardo: "Ô Lucas (então mestre), quando a gente vai acabar aquela campanha lá?"
Lucas: "Ah, acabando essa partida a gente vai lá no salão."

Eu já era amigo deles e logo perguntei:

S: "Que campanha?"
Lu: "Ah, uma campanha de RPG."

Terceira vez que a sigla me seduz. Depois de uma explicação por cima, eles deixaram eu jogar. O cenário era Japão Feudal, e o sistema era próprio. Fácil, ainda em fase de testes, mas eu... cara, eu saboreei o jogo de tal maneira que era indescritível minha alegria. Ainda mais porque num conflito de ações a gente teve que fazer uma simulação live-action e aí o Spark aqui foi pro céu.

Entende? Dependendo do grau de interpretação do cara, começar por Javachats pode ser uma alavanca e tanto. E mal nenhum sobre eles se dizerem RPGistas: eles estão jogando RPG, powa, eles são RPGistas então!
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

RPG Free-Form

Mensagempor Raposa em 21 Jan 2008, 02:36

Bom, eu nao considero quem SO joga estilo livre RPGista... pra mim o game envolve regras, free form nao tem regras... logo... nao eh jogo... pode chamar de brincadeira se quizer...

Pq se nao, as menininhas de 4 anos se vestindo de de princesas tambem estao jogando live?

Acho que tem um nivel de complexidade extra quando vc joga dentro de um sistema, quando vc esta num mundo com regras vc (nao necessariamente tem, mas pode) pensa em taticas, estatisticas... opcoes para dar mais dano, opcoes para se salvar, etc...

Alem do q, ha q se considerar a origem do RPG muito relacionada aos wargames, que sao war games, jogos taticos... e, embora a maioria nao jogue assim, o D&D, ate hoje, pode ser um jogo MUITO tatico.

E eu tenho que discordar quando ao melhor chat tb :P Pode soar como conservadorismo mas o melhor chat eh o IRC :P
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Raposa

RPG Free-Form

Mensagempor Natsuiro em 21 Jan 2008, 08:45

por Raposa em 21 Jan 2008, 03:36
Pq se nao, as menininhas de 4 anos se vestindo de de princesas tambem estao jogando live?

Uai... sempre vi essa comparação em livros de RPG, mesmo a mais famosa sendo a de 'polícia e ladrão'. Aparece algo como "aquilo também é RPG, mas este livro vai te ensinar regras para evitar o 'Acertei!', 'Não, nõa acertou!'.

por Raposa em 21 Jan 2008, 03:36
E eu tenho que discordar quando ao melhor chat tb :P Pode soar como conservadorismo mas o melhor chat eh o IRC

Irc É bom... mas acho que ele tava falando para FreeForm. :P Frequento[ava] a Rizon, IrcHighway, Brasnet e Undernet... e nunca ouvi falar de algum canal famoso por isso... ;p
Imagem
Natsuiro

RPG Free-Form

Mensagempor Melkor em 21 Jan 2008, 08:54

Hmmm *atira outra pedra* :bwaha:
No song, no tale wich contains all the grief...renowed the deeds and the victims of defeat. Sit down on your chair and watch out your kin, with my eyes you'll see, with my ears you'll hear, you've troubled my day and you've questioned my strenght, don't mess with the master of fate! Smash down the light! I'll not rest till I'm king!Valinor's empty, now allied the elves and men, they shall be damned!
I've smashed down the light! And dared Valinor! I've smashed down the light! Revenge will be mine
Melkor

RPG Free-Form

Mensagempor kimble em 21 Jan 2008, 09:17

*Atira duas pela 'menininhas brincando de princesas estão jogando live*
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

RPG Free-Form

Mensagempor Raposa em 21 Jan 2008, 10:24

Eu acho o IRC bom pra jogar tb, poder mudar a cor de cada msg facilmente sempre me ajudou muito (em geral cada pers/npc tem uma voz/cor) fica facil se orientar e saber quem diz oq que ou faz oq.

Nao lembro de ter lido esse comparativo com policia e ladrao em lugar nenhum, mas de cara a diferenca entre uma atividade + fisica (ja q policia e ladrao descaradamente eh um jogo sobre correr e capacidades fisicas) e outra mais mental me parece gritante o bastante pra separar as duas coisas >.o Sei la.

Eu gosto de separar as coisas o maximo possivel :P

Ok, lesei pra ultima pedra (as pedras nao eram pra quem nunca foi no UOL? :P)
Imagem
Raposa

RPG Free-Form

Mensagempor Balth em 21 Jan 2008, 10:27

por kimble em 21 Jan 2008, 09:17

*Atira duas pela 'menininhas brincando de princesas estão jogando live*

*apara as duas pedras* ò_ó'...

Eu jogava atualmente não mais...prefiro jogar um de mesa doque SÓ interpretação...

Ei Oda..ontem apareceu a Maron de Mini-Saia* XD

*só o povo que entra ENTENDE doque eu falo*
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

RPG Free-Form

Mensagempor DracoDruida em 24 Jan 2008, 22:21

Uai... sempre vi essa comparação em livros de RPG, mesmo a mais famosa sendo a de 'polícia e ladrão'. Aparece algo como "aquilo também é RPG, mas este livro vai te ensinar regras para evitar o 'Acertei!', 'Não, nõa acertou!'.

Então, exatamente. RPG = Interpretação com regras. Polícia e ladrão com regras = RPG. Polícia e ladrão sem regras = Polícia e ladrão. Então "RPG Free-form" é uma brincadeirinha, não um RPG. Como pode ser um jogo (Roleplaying Game) se não tem regras?
DracoDruida

RPG Free-Form

Mensagempor arghsupremo em 25 Jan 2008, 00:02

*Pedras, muitas pedras voando...*

Eu entrei uma vez num desses chats pq tinha um amigo meu que entrava muito. Eu não fiquei nem 5 minutos ouvindo um dizer que era mais porrada que o outro pq ele dizia ser.

E só tinha deuses nessas coisas.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

RPG Free-Form

Mensagempor guca0 em 25 Jan 2008, 01:15

E os godslayers existem pra que? eles matam esses tais deuses :P .
guca0

RPG Free-Form

Mensagempor Natsuiro em 25 Jan 2008, 08:22

Roleplaying game. Jogo de interpretação de papéis.
Outra das mais famosas comparações é com um "teatro sem script". E não, RPG não precisa de regras para jogar. Quem fala que coloca regras no RPG são os sistemas [Storyteller, Storytelling, d20, whatever], para ajudar o jogo, não para ser o jogo. Free Form é RPG.

:victory:
Imagem
Natsuiro

RPG Free-Form

Mensagempor Nibelung em 25 Jan 2008, 08:28

Free Form é... Free Form Roleplay. Sem regras, não dá pra ser RPG. Sem interpretação também não dá pra ser RPG. Precisa dos dois juntos.

E sempre reiterando, todas as três formas podem ser igualmente divertidas (Freeform, RPG e Wargame), mas não é só jogando futebol com a mão que você passa a jogar Handbol.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

RPG Free-Form

Mensagempor AKImeru em 25 Jan 2008, 13:06

Deuses do MAL usando armaduras GRANDES e ESCURAS.

E o bem era um bando de Elfos.

E eu jogava com um Samurai Psiquico que tinha duas mulheres dentro dele.

É. Todos nós fazemos coisas ao qual nos arrependemos.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

RPG Free-Form

Mensagempor Raposa em 25 Jan 2008, 13:38

Eh... tem questoes pras quais jamais vai haver consenso :P
"Ser ou nao ser eis a questao"

Na pratica nao faz a menor diferenca ser jogo ou nao, mas na teoria (para os academicos) um consenso seria algo bem positivo, pena que nao ta com cara de haver uma minima convergencia de opinioes a respeito do free (que ue chamo so de RP) ser RPG ou nao...
Imagem
Raposa

RPG Free-Form

Mensagempor Vincer em 26 Jan 2008, 02:30

role playing game. Game. Jogo. Desde o princípio teve regras. Freeform chega perto, mas não é jogo, é mais uma brincadeira, uma distração.

E quando falo em regras consensuais... imagine que um personagem pretenda envenenar outro. E se o outro não quiser aceitar de boa? Regras mínimas, só para casos assim, algo que impeça o jogo de sair ao controle... o que não necessariamente ocorre só em combates.

E outra, combates não são antagonistas de interpretação e trama. Pelo contrário, do jeito certo e nas tramas certas, eles são o toque final, o ápice, o tempero. Não falo em regras para rolar ataques e coisas dos gênero... mas vejamos por exemplo(usando como base aqueles personagens overpower que surgiam nesses freeform) um deus e um caçador de deuses. Pretendem combater. A interpretação de todo o combate ocorre, sem regras, mas ele vai se arrastar até que um interprete perder?

E vamos combinar sim, estou muito interessado.
ImagemImagem
Vincer

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias