E se a DB acabar?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

E se a DB acabar?

Mensagempor kimble em 16 Jan 2008, 07:26

Claro. Regra básica pra mercado. Existe a demanda. Já foi comprovado que a demanda não é dependente da existência de uma revista, pois ela continuou existindo mesmo quando não existia revista de rpg sendo publicada no Brasil. Se existe demanda e não exista alguém grande que consiga atender e dominar o mercado (o que a DB antiga do Trio e hoje DS fazem) surgem novas pessoas para tentar atender essa demanda.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

E se a DB acabar?

Mensagempor Sr. Pichu em 16 Jan 2008, 09:26

então de certa forma é só eliminar a DS do mercado?
pq a atual DB parece que já foi enterrada e ninguém foi chamado pro Funeral
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

E se a DB acabar?

Mensagempor Balth em 16 Jan 2008, 10:01

por kimble em 15 Jan 2008, 21:15

Meus dois centavos,

Antes da DB do Trio entrar em crise pela primeira vez, muita gente (principalmente fãs deles) insistiam que essa situação provocaria grandes dificuldades para o RPG nacional. Ao contrário, depois daquela primeira crise a RedeRPG começou a participar da revista e começaram a surgir outros trabalhos nacionais. Com o afastamento do Trio da DB, foram lançados mais livros e mais autores surgiram.
Se a DB ATUAL acabasse, não ia fazer muita diferença. Ela não tem a mesma concentração ou domínio sobre a opinião dos leitores que tinha antes. Se a DS acabasse, eu acredito que a gente veria outro momento de expansão nacional.
Esses momentos de 'vácuo' no mercado, quando falta um grande concentrador de leitores abre espaço para mais empresas menores e autores pouco conhecidos dispostos a se arriscar. Aliás, como aconteceria com qualquer outro mercado.

Mas isso não correria o risco de termos porcarias vide o lendário Seres do Inferno?o_O
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

E se a DB acabar?

Mensagempor kimble em 16 Jan 2008, 10:20

Mas isso não correria o risco de termos porcarias vide o lendário Seres do Inferno?o_O

Coisas como 'Seres do Inferno' continuam surgindo porque, por algum motivo, autor de rpg brasileiro adora escrever sua própria versão do 'Mundo das Trevas'. Ou então uma versão capenga de Ars Magica (sistema de magias de Trevas* e Arkanun) ou uma cópia de Kult e similares (de novo, oi Trevas*!). Por algum motivo essas pessoas acham que isso vende. E não percebem que rpg vai muito além de fantasia medieval ou punk-gótico.

Além disso, Seres do Inferno foi lançado hoje em dia, com DS circulando.

Mas se teu ponto for que com maior quantidade de material de rpg sendo publicado muita porcaria seria publicada, claro! Mas nesta situação nós teríamos alguns livros ruins sendo lançados e desaparecendo logo em seguida, sem continuação da linha, e alguns bons livros lançados com chance de gerarem novas linhas. Enquanto hoje nós temos um cenário cuja linha constantemente gera livros como 'Arsenal e seu robô do Jaspion' ou 'Academia Arcana: Harry Porter adaptado para Arton!', ensina uma quantidade de bobagens enorme para os iniciantes e dificulta o desenvolvimento de novas idéias.

*= Só para deixar claro. Eu já joguei Trevas, já mestrei Arkanun e várias coisas desse universo da Daemon. Algumas vezes até foi divertido, apesar da péssima mecânica. Mas algo que não dá pra negar é que houve muita cópia de material importado. Foi feita uma comparação entre alguns materiais de Ars Magica e Treva a alguns anos, o que estava escrito no rpg brasileiro era quase uma tradução do Ars Magica. Principalmente descrição do funcionamento das magias, as frases diziam as mesmas coisas, só mudando algum substantivo ou alterando o tempo da frase.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

E se a DB acabar?

Mensagempor Balth em 16 Jan 2008, 10:49

por kimble em 16 Jan 2008, 10:20

Coisas como 'Seres do Inferno' continuam surgindo porque, por algum motivo, autor de rpg brasileiro adora escrever sua própria versão do 'Mundo das Trevas'. Ou então uma versão capenga de Ars Magica (sistema de magias de Trevas* e Arkanun) ou uma cópia de Kult e similares (de novo, oi Trevas*!). Por algum motivo essas pessoas acham que isso vende. E não percebem que rpg vai muito além de fantasia medieval ou punk-gótico.

Além disso, Seres do Inferno foi lançado hoje em dia, com DS circulando.

Mas se teu ponto for que com maior quantidade de material de rpg sendo publicado muita porcaria seria publicada, claro! Mas nesta situação nós teríamos alguns livros ruins sendo lançados e desaparecendo logo em seguida, sem continuação da linha, e alguns bons livros lançados com chance de gerarem novas linhas. Enquanto hoje nós temos um cenário cuja linha constantemente gera livros como 'Arsenal e seu robô do Jaspion' ou 'Academia Arcana: Harry Porter adaptado para Arton!', ensina uma quantidade de bobagens enorme para os iniciantes e dificulta o desenvolvimento de novas idéias.

*= Só para deixar claro. Eu já joguei Trevas, já mestrei Arkanun e várias coisas desse universo da Daemon. Algumas vezes até foi divertido, apesar da péssima mecânica. Mas algo que não dá pra negar é que houve muita cópia de material importado. Foi feita uma comparação entre alguns materiais de Ars Magica e Treva a alguns anos, o que estava escrito no rpg brasileiro era quase uma tradução do Ars Magica. Principalmente descrição do funcionamento das magias, as frases diziam as mesmas coisas, só mudando algum substantivo ou alterando o tempo da frase.

Mas..acredito então que para saber se um produto é bom ou ruim precisariamos de uma revista nas bancas certo?Afinal imagina se que aquela editora que fez aquele trabalho porco com Ars Magica eles resolvem relançar com os mesmos erros que tinham naquela edição?

Só que é claro...acredito que deveriam existir 3 revistas de rpg no brasil(que na minha opinião mostrando algumas ideias
1) a primeira seria que nem a EGM Brasil(revista de games muito boa diga-se de passagem) que falasse de tudo e englobasse todos os aspectos em referencia de rpg que sirva tanto para novatos quanto para veteranos e falasse de todos os sistemas mas não se especificasse em nenhum assunto pendente (não sei quem poderia ser dono da mesma)
2) a segunda para os Novatos/Anime-Style (comandada pelo 3)
3) e por fim uma revista dedicada apenas para veteranos que gostam de coisas mais antigas(não sei quem poderia ser dono da mesma e eu não sei se veteranos precisam mesmo de revistas de rpg)
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

E se a DB acabar?

Mensagempor WillDice em 16 Jan 2008, 11:35

Balth escreveu:Mas..acredito então que para saber se um produto é bom ou ruim precisariamos de uma revista nas bancas certo?Afinal imagina se que aquela editora que fez aquele trabalho porco com Ars Magica eles resolvem relançar com os mesmos erros que tinham naquela edição?

Discordo. No máximo eu diria que uma revista imparcial seria um meio de saber se um produto é bom ou ruim.

Isso na teoria; não me lembro de ter encontrado nenhuma revista brasileira de RPG que fizesse resenhas imparciais de livros. Alguém já viu?

Voltando à questão, eu consigo avaliar o produto tendo ele em mãos - lendo na própria loja, pegando emprestado de um conhecido... fora a opinião de fóruns e comunidades. Os próprios jogadores tendem a fazer uma avaliação mais confiável do que escritores de RPG falando sobre seus próprios livros e os rivais.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

E se a DB acabar?

Mensagempor kimble em 16 Jan 2008, 11:39

Sempre que eu quero comprar um livro e tenho dúvidas sobre se vale a pena, eu procuro em sites que façam resenhas. Muito mais fácil e confiável.
kimble

E se a DB acabar?

Mensagempor Sampaio em 16 Jan 2008, 14:49

A DB se ferrou no momento que começou a ficar obcecada por animes e pelo sistema tosco "desenvolvido" pelos criadores da revista.

E foi pro fundo do poço quando escolheu a RedeRPG, ao invés da Spell, pra cuidar da revista. :cool:
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

E se a DB acabar?

Mensagempor kimble em 16 Jan 2008, 15:20

Eles nunca escolheriam a Spell.
Quando foi para a Rede, de repente todo mundo era amigo e feliz. O bando de fanboy da Rede e de Tormenta só faltavam ter filhos juntos.
Aqui em qualquer encarnação do fórum sempre teve gente mais criticando a DB e as atitudes do Trio. Isso não ia mudar se eles viessem pra cá. Como já foi constatado nas vezes onde alguém do Trio tentou vir para Spell e esperava o tratamento 'É uma celebridade! -(baixa as calças)- No meu primeiro!' dos 'fãs'. E o que recebeu sempre foram discussões fundamentadas apontando todas as bobagens que eles já fizeram. Isso irrita, é muito mais fácil lidar com um ambiente onde IdM é considerado um ótimo livro de fantasia medieval e eles são heróis nacionais.
kimble

E se a DB acabar?

Mensagempor Moon[K]Night em 16 Jan 2008, 16:43

Discordo da parte em que falaram que se não houvesse bem DS e DB o mercado de RPG iria aumentar. O que ocorreu na primeira crise foi apenas uma coincidência. Eu acho que o aumento de publicações nacionais de livros de RPG se deu pelo investimento de novas editoras em novos autores, todos querendo beliscar um pouco do que Tormenta ganhou. Agora, na minha opinião, uma das coisas que fez aumentar foi a existência de duas revistas de RPG no mercado, dois pontos de vista diferentes nas resenhas, e maior exposição no mercado. Vale lembrar que antes dos vários livros nacionais, as editoras novas lançaram muitas aventuras e livros com material D20, o que jpa deu uma maior visualização do mercado.
Com o fim das duas revistas, uma já foi, onde vamos saber dos lançamentos novos? Onde vamos divulgar? Não sei vocês, mas eu não entro no site da Devir, Daemon, Jambô e outras editoras para saber o que andam lançando sem antes saber por alguma revista.
Imagem
Moon[K]Night

E se a DB acabar?

Mensagempor AKImeru em 16 Jan 2008, 17:06

Mas..acredito então que para saber se um produto é bom ou ruim precisariamos de uma revista nas bancas certo?

:rolando: Você realmente acredita nisso?

O que ocorreu na primeira crise foi apenas uma coincidência.

:sobrancelha: Pare de se iludir. DS criou um público para si mesma. Não acreidta? Visite o forúm da Jambô.

E o fez enquanto alienando os outros fãs. É exatamente por causa deles que RPG é associado a "anime" no Brasil.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

E se a DB acabar?

Mensagempor Moon[K]Night em 16 Jan 2008, 17:14

É exatamente por causa deles que RPG é associado a "anime" no Brasil.

Isso é fato. Vide O Senhor dos Sistemas. XD

Mas a existência de uma revista é mais do que necessário para continuar se tendo publicações nacionais, sendo a DS, DB ou outra D-alguma-coisa-que-seja. Não para saber o que é bom ou ruim, cada um tem sua opinião e não vou me basear na dos outros, mas para haver divulgação do produto.
Imagem
Moon[K]Night

E se a DB acabar?

Mensagempor kimble em 16 Jan 2008, 17:34

Agora, na minha opinião, uma das coisas que fez aumentar foi a existência de duas revistas de RPG no mercado, dois pontos de vista diferentes nas resenhas, e maior exposição no mercado.

Você quer dizer uma resenha, certo? Porque o próprio Cassaro já admitiu que ele não escreve resenhas, ele escreve 'para seus leitores'. Que é o mesmo que dizer que é propaganda na forma de matéria. Então só existia a d20 Saga.

Vale lembrar que antes dos vários livros nacionais, as editoras novas lançaram muitas aventuras e livros com material D20, o que jpa deu uma maior visualização do mercado.
Com o fim das duas revistas, uma já foi, onde vamos saber dos lançamentos novos? Onde vamos divulgar? Não sei vocês, mas eu não entro no site da Devir, Daemon, Jambô e outras editoras para saber o que andam lançando sem antes saber por alguma revista

Onde vamos saber? Que tal aqui? Que tal nos diversos sites que existem? Teu raciocínio é falho porque considera que a maioria das pessoas usa dessas revistas para conhecer a situação do mercado. Claro, os fãs de Tormenta vão ler DS. Mas as resenhas são tendenciosas e eles atacam qualquer coisa que possa ser uma ameaça ou saia do conceito que eles vendem de rpg. A maioria dos fãs de Tormenta compram o que sair, mesmo que seja uma cópia clara (Academia Arcana) ou um péssimo trabalho (IdM). Quem é que lê DB para ficar em dia com os lançamentos? Sai tão raramente que não serve para acompanhar o mercado.
Então se o argumento é que as revistas são necessárias para conhecer o que está saindo, ele é falho. Porque uma é muito tendenciosa e a outra demora tanto para sair que perde muito do que sai novo. Seria válido se a primeira não fosse tendenciosa ou a segunda fosse mais freqüente. E mesmo assim haveria a contra-argumentação que na Internet você encontra as mesmas notícias e (com sorte) resenhas menos tendenciosas do material nacional.
kimble

E se a DB acabar?

Mensagempor AKImeru em 16 Jan 2008, 17:46

Mas a existência de uma revista é mais do que necessário para continuar se tendo publicações nacionais,

Discordo totalmente. Teve uns meses que as revistas quase foram para o limbo, você viu nego parando seus projetos por causa disso? Hoje na epoca da internet, a propaganda esta muito mais faci lde se fazer.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

E se a DB acabar?

Mensagempor Moon[K]Night em 16 Jan 2008, 17:49

Vc vai me dizer que vc entra toda semana no site da Devir para saber o que saiu? Cara, isso é propaganda, a maioria das pessoas sim, usam das resvistas para saber o que está saindo. Esse é o meio de alcançar o público. Não importa a resenha que seja, a pessoas que se interessar vai comprar, sendo o produto ruim ou bom. O público de hoje que já joga RPG faz anos e o público da DS já tem seu próprio meio de conseguir as informações, mesmo assim, pq já conhecem onde. Quem está começando no RPG não tem como saber o que está saindo, nem tem como saber o que é RPG se não houver um meio de comunicação que alcançe todos, no caso, uma revista.
Conheço dezenas de pessoas que começaram a jogar RPG por causa das revistas, seja DS, DB ou D20 Saga. E, por incrível que pareça, mesmo começando com tais revistas não curtem DS e DB.
A maioria das pessoas que usam a internet pegam materiais em inglês mesmo, uma vez ou outra, através de alguém ou algo que a avisou, vão atrás de algo nacional.
Imagem
Moon[K]Night

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias