Moderador: Moderadores

por kimble em 15 Jan 2008, 21:15
Meus dois centavos,
Antes da DB do Trio entrar em crise pela primeira vez, muita gente (principalmente fãs deles) insistiam que essa situação provocaria grandes dificuldades para o RPG nacional. Ao contrário, depois daquela primeira crise a RedeRPG começou a participar da revista e começaram a surgir outros trabalhos nacionais. Com o afastamento do Trio da DB, foram lançados mais livros e mais autores surgiram.
Se a DB ATUAL acabasse, não ia fazer muita diferença. Ela não tem a mesma concentração ou domínio sobre a opinião dos leitores que tinha antes. Se a DS acabasse, eu acredito que a gente veria outro momento de expansão nacional.
Esses momentos de 'vácuo' no mercado, quando falta um grande concentrador de leitores abre espaço para mais empresas menores e autores pouco conhecidos dispostos a se arriscar. Aliás, como aconteceria com qualquer outro mercado.
Mas isso não correria o risco de termos porcarias vide o lendário Seres do Inferno?o_O
por kimble em 16 Jan 2008, 10:20
Mas isso não correria o risco de termos porcarias vide o lendário Seres do Inferno?o_O
Coisas como 'Seres do Inferno' continuam surgindo porque, por algum motivo, autor de rpg brasileiro adora escrever sua própria versão do 'Mundo das Trevas'. Ou então uma versão capenga de Ars Magica (sistema de magias de Trevas* e Arkanun) ou uma cópia de Kult e similares (de novo, oi Trevas*!). Por algum motivo essas pessoas acham que isso vende. E não percebem que rpg vai muito além de fantasia medieval ou punk-gótico.
Além disso, Seres do Inferno foi lançado hoje em dia, com DS circulando.
Mas se teu ponto for que com maior quantidade de material de rpg sendo publicado muita porcaria seria publicada, claro! Mas nesta situação nós teríamos alguns livros ruins sendo lançados e desaparecendo logo em seguida, sem continuação da linha, e alguns bons livros lançados com chance de gerarem novas linhas. Enquanto hoje nós temos um cenário cuja linha constantemente gera livros como 'Arsenal e seu robô do Jaspion' ou 'Academia Arcana: Harry Porter adaptado para Arton!', ensina uma quantidade de bobagens enorme para os iniciantes e dificulta o desenvolvimento de novas idéias.
*= Só para deixar claro. Eu já joguei Trevas, já mestrei Arkanun e várias coisas desse universo da Daemon. Algumas vezes até foi divertido, apesar da péssima mecânica. Mas algo que não dá pra negar é que houve muita cópia de material importado. Foi feita uma comparação entre alguns materiais de Ars Magica e Treva a alguns anos, o que estava escrito no rpg brasileiro era quase uma tradução do Ars Magica. Principalmente descrição do funcionamento das magias, as frases diziam as mesmas coisas, só mudando algum substantivo ou alterando o tempo da frase.
Balth escreveu:Mas..acredito então que para saber se um produto é bom ou ruim precisariamos de uma revista nas bancas certo?Afinal imagina se que aquela editora que fez aquele trabalho porco com Ars Magica eles resolvem relançar com os mesmos erros que tinham naquela edição?

Mas..acredito então que para saber se um produto é bom ou ruim precisariamos de uma revista nas bancas certo?
Você realmente acredita nisso? O que ocorreu na primeira crise foi apenas uma coincidência.
Pare de se iludir. DS criou um público para si mesma. Não acreidta? Visite o forúm da Jambô.É exatamente por causa deles que RPG é associado a "anime" no Brasil.

Agora, na minha opinião, uma das coisas que fez aumentar foi a existência de duas revistas de RPG no mercado, dois pontos de vista diferentes nas resenhas, e maior exposição no mercado.
Vale lembrar que antes dos vários livros nacionais, as editoras novas lançaram muitas aventuras e livros com material D20, o que jpa deu uma maior visualização do mercado.
Com o fim das duas revistas, uma já foi, onde vamos saber dos lançamentos novos? Onde vamos divulgar? Não sei vocês, mas eu não entro no site da Devir, Daemon, Jambô e outras editoras para saber o que andam lançando sem antes saber por alguma revista
Mas a existência de uma revista é mais do que necessário para continuar se tendo publicações nacionais,
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes