por Cak em 23 Dez 2007, 11:25
Desculpe por fazer post duplo, mas senão vai ficar grande. É um esboço de como eu faria curupira, tipo fiz em cinco minutos, faltou um monte de coisa, mas é baseado na "magia" e espiritualidade que eu faria se eu colocasse o curupira no meu cenário. Lá vai:
Os curupiras são seres de pele verde, pelos vermelhos, com pés virados e possuem forma humanóide. Embora pareçam vagamente com humanos, sua sociedade e cultura são radicalmente diferentes da dos mesmos.
Os curupiras não vivem em cidade como os humanos, pois as cidades são totalmente inversas ao estilo de vida dos curupiras. Os curupiras acreditam que sua sociedade deve estar fincada a natureza e as suas tradições, por isso os curupiras normalmente costumam habitar as florestas, onde desde os primórdios os curupiras adotaram como seu lar.
Segundo a filosofia curupira, as florestas são onde os espíritos da natureza e de seus próprios ancestrais vagam e para eles esses espíritos são o alicerce de sua cultura. São ao mesmo tempo sua religião, política e organização social.
Esses espíritos agem através dos xamãs. Esses xamãs são seres especiais que são intermediadores entre o mundo espiritual e o mundo material, e são muito respeitados na sociedade dos curupiras por isso. Através dos xamãs os espíritos curam, auxiliam e até condenam os curupiras. Um exemplo disso é a própria sociedade dos curupiras: os curupiras são regidos por um conselho de 23 líderes de tribos, que são a estrutura social onde os curupiras habitam, e esses líderes são indicados por espíritos ancestrais através dos xamãs.
Porém os espíritos não agem somente na política dos curipiras. O seu código moral inteiro é regido pelos espíritos ancestrais, assim como suas próprias leis. Se um curupira descumprir as leis, os líderes das tribos irão consultar um espírito ancestral para saber se podem e como julga-los.
Quanto a sua crença, ou religião, os curupiras crêem em dois tipos de força: os espíritos da natureza e os espíritos de seus ancestrais.
Os espíritos da natureza são tão adorados quanto temidos pelos curupiras, já que eles dependem diretamente da natureza, por isso costumam adora-los com uma devoção doentia.
Os espíritos de seus ancestrais podem ser ou os sábios, aqueles que evoluíram e agora estão integrados no seio da mãe natureza, ou os inquietos, que são espíritos perturbados por em vida não seguir os códigos de conduta. Os sábios são espíritos aos quais os curupiras sempre rogam e pedem ajuda. Os espíritos inquietos são aqueles que por não seguirem o código de conduta não conseguiram evoluir, mas não admitem sua condição e saem pelo mundo atrapalhando e gerando problemas.
Os xamãs normalmente consultam espíritos sábios para poder espanta-los e ajuda-los. Além disso, os xamãs formaram um conselho dos xamãs, que se reúne de tempos em tempos para poder discutir esses e outros problemas.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.