Misturando folclores

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Misturando folclores

Mensagempor Cak em 23 Dez 2007, 10:37

Oh, a parte dos curipiras era sério. Não era palhaçada. Mas tudo bem, a proposta era ser mais ou menos como o Oda disse. Alias, eu até poderia fazer um esquema de como colocaria os curipiras se fosse em meu cenário(com outro nome, provavelmente).

Edit: e se quiser ainda poderia colocar um tipo de magia diferente, fugindo do conceito ocidental da coisa, mas aproximado com um tipo de magia druidica, com xamãs e etc., acho que ficaria legal, além de dar um constraste pro cenário.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Misturando folclores

Mensagempor Cak em 23 Dez 2007, 11:25

Desculpe por fazer post duplo, mas senão vai ficar grande. É um esboço de como eu faria curupira, tipo fiz em cinco minutos, faltou um monte de coisa, mas é baseado na "magia" e espiritualidade que eu faria se eu colocasse o curupira no meu cenário. Lá vai:

Os curupiras são seres de pele verde, pelos vermelhos, com pés virados e possuem forma humanóide. Embora pareçam vagamente com humanos, sua sociedade e cultura são radicalmente diferentes da dos mesmos.
Os curupiras não vivem em cidade como os humanos, pois as cidades são totalmente inversas ao estilo de vida dos curupiras. Os curupiras acreditam que sua sociedade deve estar fincada a natureza e as suas tradições, por isso os curupiras normalmente costumam habitar as florestas, onde desde os primórdios os curupiras adotaram como seu lar.
Segundo a filosofia curupira, as florestas são onde os espíritos da natureza e de seus próprios ancestrais vagam e para eles esses espíritos são o alicerce de sua cultura. São ao mesmo tempo sua religião, política e organização social.
Esses espíritos agem através dos xamãs. Esses xamãs são seres especiais que são intermediadores entre o mundo espiritual e o mundo material, e são muito respeitados na sociedade dos curupiras por isso. Através dos xamãs os espíritos curam, auxiliam e até condenam os curupiras. Um exemplo disso é a própria sociedade dos curupiras: os curupiras são regidos por um conselho de 23 líderes de tribos, que são a estrutura social onde os curupiras habitam, e esses líderes são indicados por espíritos ancestrais através dos xamãs.
Porém os espíritos não agem somente na política dos curipiras. O seu código moral inteiro é regido pelos espíritos ancestrais, assim como suas próprias leis. Se um curupira descumprir as leis, os líderes das tribos irão consultar um espírito ancestral para saber se podem e como julga-los.
Quanto a sua crença, ou religião, os curupiras crêem em dois tipos de força: os espíritos da natureza e os espíritos de seus ancestrais.
Os espíritos da natureza são tão adorados quanto temidos pelos curupiras, já que eles dependem diretamente da natureza, por isso costumam adora-los com uma devoção doentia.
Os espíritos de seus ancestrais podem ser ou os sábios, aqueles que evoluíram e agora estão integrados no seio da mãe natureza, ou os inquietos, que são espíritos perturbados por em vida não seguir os códigos de conduta. Os sábios são espíritos aos quais os curupiras sempre rogam e pedem ajuda. Os espíritos inquietos são aqueles que por não seguirem o código de conduta não conseguiram evoluir, mas não admitem sua condição e saem pelo mundo atrapalhando e gerando problemas.
Os xamãs normalmente consultam espíritos sábios para poder espanta-los e ajuda-los. Além disso, os xamãs formaram um conselho dos xamãs, que se reúne de tempos em tempos para poder discutir esses e outros problemas.
Cak

Misturando folclores

Mensagempor Kliviwiki em 27 Dez 2007, 01:00

Folclore brasileiro? :sobrancelha: Nada contra, mas não sei se ficaria bom neste tipo de cenário. Sei lá, meio cômico demais. Talvez se o nome e algumas características fossem alterados ficasse bom.
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Kliviwiki

Misturando folclores

Mensagempor Tabris em 27 Dez 2007, 02:01

Isso ae é uma coisa q surgiu aleatoriamente no tópico. Não tem nada haver com o cenário xD

A propósito o cenário tá on-hold até eu comprar o Burning Wheel e decidir se vou fazer o cenário para ele, para True20 ou os dois.
Imagem
Imagem
Tabris

Misturando folclores

Mensagempor Cak em 03 Jan 2008, 13:11

Kliviwiki escreveu:Folclore brasileiro? :sobrancelha: Nada contra, mas não sei se ficaria bom neste tipo de cenário. Sei lá, meio cômico demais. Talvez se o nome e algumas características fossem alterados ficasse bom.

Tá desculpa desvirtuar o seu tópico Tabris, mas é que preciso comentar:

-Isso é preconceito. Elfos e anões são tão cômicos quanto, até porque folclore é folclore. Se Tolkien tivesse pegado curupiras e transformado em um afeminados em seu cenário, todo mundo ia adorar e meter no cenário um curupira.
Cak

Misturando folclores

Mensagempor Tabris em 03 Jan 2008, 17:50

Cak escreveu:
Kliviwiki escreveu:Folclore brasileiro? :sobrancelha: Nada contra, mas não sei se ficaria bom neste tipo de cenário. Sei lá, meio cômico demais. Talvez se o nome e algumas características fossem alterados ficasse bom.

Tá desculpa desvirtuar o seu tópico Tabris, mas é que preciso comentar:

-Isso é preconceito. Elfos e anões são tão cômicos quanto, até porque folclore é folclore. Se Tolkien tivesse pegado curupiras e transformado em um afeminados em seu cenário, todo mundo ia adorar e meter no cenário um curupira.

N sei... o povo tinha muito preconceito com personagens afeminados...

Agora, falando sério. Sim, da para pegar um curupira e fazer algo bem legal, foi isso que Tolkien fez com os elfos, ele transformou uma coisa que tinha um lcima totlamente diferente em algo novo.

Agora, por favor, esse preconceito besta com a obra de Tolkien, essa coisa de culpar Tolkien por estereótipos que a TSR e os jogadores criaram e esse preconceito geral com o próximo já perderam a graça a MUITO tempo.
Imagem
Imagem
Tabris

Misturando folclores

Mensagempor Madrüga em 04 Jan 2008, 20:40

Mas eu ainda digo que criar algo original é melhor que ir com a corrente e manter elfos, anões e halflings, a menos que você dê um feel novo a eles, algo bem diferente.

Quanto ao folclore, pô, eu peguei os Ciápodes e coloquei no meu cenário, com o jeitão que o Umberto Eco deu no livro Baudolino. Se pensar um pouco, são quase sacis. Não ficou ridículo, e é uma raça que muita gente adorou de cara. Não vejo nada de mal em adaptar BEM folclores, principalmente o nosso.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Misturando folclores

Mensagempor Youkai X em 05 Jan 2008, 02:06

Mas num cenário de base mais européia (que imagino ser o caso do cenário do tabris) não ficaria muito estranho aparecer uma raça baseada no folclore de outro continente, uma coisa bem do interior daqui do Brasil? Se fosse um cenário que usasse a nossa cultura como base até vai, mas no caso que falei ia ficar estranho se não tiver muita, muita, mas muita adaptação.
Youkai X

Misturando folclores

Mensagempor Tabris em 05 Jan 2008, 03:42

Youkai, esse é o famoso desvio de tópico. Já n tem nada mais haver com meu cenário, mas
eventualmente vai parar, se não algum moderador vai fazer outro tópico.

E até agora eu não achei nada que eu va adaptar ao cenário, mas eu não tenho preconceito e se esbarrar em algo da nossa cultura que se encaixe bem eu adoraria colocar, teóricamente a presença poderosa dos espiritos tem muito haver com o Candomblé e a Umbanda, só não está na cara.

Eu gosto de pensar que o cenário é parecido com a europa, mas ele não é "europeu", é só q jogar aleatoriamente um elemento de outra cultura sem adaptação vai tornar esse elemento alienígena e tirar todo o sentido dele, evitando q seja aproveitado como deveria.
Imagem
Imagem
Tabris

Misturando folclores

Mensagempor Kliviwiki em 12 Jan 2008, 18:29

Tabris, Seu cenário vai ter magia? Se tiver, como ela será?

Zatoichi!
Kliviwiki

Misturando folclores

Mensagempor Cak em 12 Jan 2008, 19:36

Madruga tu és exato rapaz, valeu!

Bom indo ao assunto do tópico: eu não tenho nada contra elfos, anões e etc., porém cada vez mais tem que se adaptar eles de diversas formas porque isso já tá virando sinônimo de cenário medieval, então é muito mais trabalhoso colocar elfos, anões e etc. em um cenário do que um elemento diferente.
Cak

Misturando folclores

Mensagempor Tabris em 13 Jan 2008, 02:15

Kliviwiki escreveu:Tabris, Seu cenário vai ter magia? Se tiver, como ela será?

Esse tópico surgiu do tópico do meu cenário.
Da uma lida lá: viewtopic.php?f=11&t=1125
Imagem
Imagem
Tabris

Misturando folclores

Mensagempor Madrüga em 13 Jan 2008, 11:35

Cara! Essa discussão surgiu como off no tópico do cenário do Tabris... agora que eu separei o assunto, o cenário do Tabris aparece como off AQUI???

Cak escreveu:Bom indo ao assunto do tópico: eu não tenho nada contra elfos, anões e etc., porém cada vez mais tem que se adaptar eles de diversas formas porque isso já tá virando sinônimo de cenário medieval, então é muito mais trabalhoso colocar elfos, anões e etc. em um cenário do que um elemento diferente.

Cara, eu acho meio triste que isso venha virando sinônimo de cenário medieval. Eu não quero que nenhum elfo, halfling, gnomo ou anão sequer pise no meu cenário. E temos feito boas coisas sem eles, pô. Rola um desenvolvimento muito legal de raças com fluff próprio, com charme próprio, não precisa todo mundo ficar dependente de raças tolkenianas ou wizards-of-the-coastianas (já que elas deixaram de ser tolkenianas há muito).

Imagem
Madrüga

Misturando folclores

Mensagempor Kliviwiki em 13 Jan 2008, 20:00

Cara! Essa discussão surgiu como off no tópico do cenário do Tabris... agora que eu separei o assunto, o cenário do Tabris aparece como off AQUI???

Desculpa, Seu_Madruga, mas é que eu fiquei um tempo sem dar as caras pela Spell, e quando cheguei não tinha percebido que o tópico tinha sido dividido.

Zatoichi!
Kliviwiki

Misturando folclores

Mensagempor Madrüga em 13 Jan 2008, 20:23

Tranqüilo, Klivi... foi só uma coisa engraçada na qual reparei, XD

Imagem
Madrüga

Voltar para Dicas & Ideias