Promotor mata motoqueiro na Zona Sul (Inversão de Valores).

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kamus de Aquário em 07 Jan 2008, 23:36

Em depoimento à polícia, autor dos disparos disse que reagiu a uma tentativa de assalto.
Ele disse que atirou quando achou que o rapaz pegaria uma arma na cintura.
Do G1, com informações da TV Globo entre em contato
O promotor de Justiça Pedro Baracat Guimarães Pereira, de 42 anos, matou um motoqueiro a tiros no final da noite de sábado (5) na Avenida República do Líbano, próximo à Praça Doutor Francisco Cintra Godinho, na região do Parque do Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, segundo informou na manhã deste domingo (6) a secretaria de Segurança Pública.

De acordo com relato do promotor à polícia, ele foi surpreendido pelo motoqueiro quando trafegava no local, acompanhado de uma mulher. Segundo a SSP, Baracat disse que o motoqueiro anunciou o assalto pela abertura da janela do carro e pediu seu relógio de pulso.

O promotor contou que o suspeito levou a mão à cintura e pensou que o rapaz pegaria uma arma. Ele então, sacou sua pistola, disparou contra o motoqueiro e fugiu. Segundo a SSP, Baracat comunicou o caso à polícia e foi ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Após prestar depoimento, o promotor foi liberado.

O motoqueiro, Firmino Barbosa, de 30 anos, chegou a ser socorrido pela Polícia Militar e levado ao Hospital São Paulo, mas morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) por volta das 9h30. A perícia no local do crime e a análise do corpo foram concluídas. A polícia ainda tenta levantar informações sobre a ficha criminal de Barbosa.

Segundo a SSP, duas testemunhas confirmaram à polícia a versão do promotor. Com o motoqueiro foram encontrados cinco relógios e documentos. Os relógios, a moto e a pistola do promotor foram apreendidos. De acordo com a polícia, a placa do veículo estava apagada. Após o registro na Delegacia de Roubo a Bancos do Deic, o caso foi encaminhado para o Ministério Público, que ficará responsável pela investigação.

Sem passagem
Segundo fontes ligadas à polícia, Barbosa não tinha passagem. A Secretaria de Segurança Pública não confirma a informação, e apenas diz que o dado não constava no boletim de ocorrência.

Familiares no IML contaram que o motoqueiro era casado, tinha um filho de sete anos e que sua mulher está grávida de nove meses. De acordo com um dos parentes, no momento do crime, Barbosa estava com a moto de um cunhado, para quem faria uma entrega.

O motoqueiro será enterrado no fim da tarde deste domingo no Cemitério Jardim da Paz, no bairro de Santa Tereza, na Grande São Paulo.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html
Kamus de Aquário

Mensagempor Kamus de Aquário em 07 Jan 2008, 23:41

Eu tive a nítida impressão de que a Mídia de forma contundente está pré julgando como lhe é costumeiro o individuo, já fazem até comparações com outros casos de mortes envolvendo representantes do MP como o promotor que assassinou a esposa gravida e até hoje se encontra foragido.

Estão querendo transformar vítima em bandido, o mesmo cara que não tem ficha criminal segundo está materia foi acusado de ter cometido outros 2 assaltos naquela mesma noite numa rua muito proxima de onde ocorreram os disparos, além de dirigir uma moto com placa alterada para dificultar a leitura.

Tambem dizem que a reação do sujeito foi exagerada, porra, o cara chega te abordando, diz que é um assalto e se comporta como tivesse armado, vc vai atirar nele de forma contida? Se o Promotor tivesse desarmado esse cara não ia ter piedade nenhuma se tivesse a chance de mata-lo.
Kamus de Aquário

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Jan 2008, 00:01

Concordo com cada palavra do Kamus.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lune em 08 Jan 2008, 00:06

A informação relevante é a de que o motoboy não estava armado. O promotor, sim, e reagiu com força desproporcional (atente para "tiros", no plural). Não deixo de entender o lado dele, mas acho que isso é bem diferente de "querer transformar a vítima em bandido". O promotor matou uma pessoa.

Se o Promotor tivesse desarmado esse cara não ia ter piedade nenhuma se tivesse a chance de mata-lo.

Exceto que o motoqueiro não tinha arma e, se pudermos acreditar nas fontes da matéria, também não tinha passagem criminal. É extremamente improvável que o promotor corresse algum risco de vida. Quem está fazendo um pré-julgamento é você, Kamus, imaginando que o Firmino era um assassino, além de assaltante. Naturalmente, o promotor não tinha como saber de tudo isso no momento do assalto, mas está claro que ele reagiu por medo e exagerou na dose.

A matéria me parece correta no tom, com informações relevantes de ambos os lados da história, sem julgamentos.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Sampaio em 08 Jan 2008, 00:09

Bom, como sempre eu tava torcendo pro advogado morrer. :bwaha:
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Kamus de Aquário em 08 Jan 2008, 00:16

Lune acho que vc é que esta sendo rigoroso demais no seu julgamente sobre excesso na legitima defesa, analizemos a situação de maneira racional e não puramente mêcanica, não é razoavel exigir que o Protomor atira-se uma vez, espera-se pra ver se o motoqueiro caiu e então atirar novamente, repetindo o procedimento até ele parar de se mecher, o homem estava em desespero, a maioria dos tiros nem acertou Barbosa, além disso vc praticamente estava exigindo que o Promotor fosse um vidente pra saber que o Motoqueiro não tinha arma alguma e que não havia perigo algum de que ele se feri-se, o proprio Motoqueiro simulou estar com uma arma, pra variar quem anda do lado errado da lei se deu mal.

Tão querendo é pegar esse promotor pra Cristo, só fazem falar que o Motoqueiro não tinha passagem pela polícia e deixou filho e esposa gravida de 9 meses.

O que ocorreu com o Promotor poderia ter ocorrido com qualquer cidadão honesto, pagador de impostos e que percente a um seleto grupo de pessoas que tem o direito real a legita defesa (porte de arma ou vc acha que da pra exercer a legitima defesa com as mãos nuas?).

Normalmente sou contra Corporativismo, mas torço para que a Procuradoria alivie pro Promotor ao inves de ceder a pressão popular como ocorreu com o caso daquele Thales que matou um sujeito que juntamente com um bando de 6 caras o cercou e tentou espanca-lo depois de mecher com sua namorada.
Kamus de Aquário

Mensagempor Lune em 08 Jan 2008, 00:33

o homem estava em desespero

Mas é isso que eu disse também. Ele reagiu por medo, não porque o motoqueiro fosse uma ameaça real. Não estou dizendo que ele fez de propósito, mas ele também não está com a razão. O porte de arma presume que a pessoa tem preparo suficiente para lidar com situações de pressão. Ele não tinha. Daí a tragédia. Isso não significa que ele não tenha que responder pelo que fez (nem que seja para julgarem legítima defesa, se for o caso).

Normalmente sou contra Corporativismo, mas torço para que a Procuradoria alivie pro Promotor

Eu dei uma risada triste ao ler isso.

como ocorreu com o caso daquele Thales que matou um sujeito que juntamente com um bando de 6 caras o cercou e tentou espanca-lo depois de mecher com sua namorada.

Eu acho que você não está compreendendo a gravidade da situação. Ele. Matou. Uma. Pessoa. A menos que estejamos em guerra, esse não é o tipo de coisa que você pode fazer sem esperar consequências. A legítima defesa só vai até certo ponto, não é desculpa para justiça vigilante. Ele poderia ter atirado em uma área não letal ou amedrontado o grupo com a arma. Desconheço os detalhes do caso, mas certamente não me parece algo que deveria ser impune.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Aluriel de Laurants em 08 Jan 2008, 00:33

Concordo, se estivesse no lugar do cara, a primeira coisa que eu fazer é meter bala, se possível mirando na cabeça.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Lune em 08 Jan 2008, 00:36

Concordo, se estivesse no lugar do cara, a primeira coisa que eu fazer é meter bala, se possível mirando na cabeça.

Nesse ponto eu quase sucumbo à tentação de culpar os filmes, animes ou RPG por uma mentalidade tão violenta e contrária à vida. Mas lamentavelmente eu tenho que reconhecer que a imensa maioria das pessoas de hoje fariam exatamente a mesma coisa.

O que não significa que não seja uma atitude punível por lei.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Skar em 08 Jan 2008, 01:02

Lune

O promotor agiu de forma correta ao meu ver. Simplemente apontar a arma, não faria um assaltante armado recuar ele poderia ter outras pessoas com ele. Dar tiro em lugares não letais não pode ser cobrado de uma pessoa q só tem curso de tiro pra pegar o porte de arma, isso deve ser cobrado de pessoas como policiais e militares ( q ao meu ver tem obrigação de saber dar esses tiros). Sua ação pode ter sido um pouco execessiva mas dentro da nossa realidade o promotor não poderia se dar ao luxo de permitir q o "criminoso" atira-se nele.

Nesse ponto eu quase sucumbo à tentação de culpar os filmes, animes ou RPG por uma mentalidade tão violenta e contrária à vida. Mas lamentavelmente eu tenho que reconhecer que a imensa maioria das pessoas de hoje fariam exatamente a mesma coisa.

Eu já acho q isso é uma reação da sociedade q começa a se cansar de ser acoada por marginais q não tem apego a vida alheia e chegam a criar formas barbaras de cometer assassinatos. Vide os microndas do rio.

O que não significa que não seja uma atitude punível por lei.

Matar simplesmente por matar é algo q deve ser punido e concordo com vc. Mas punir quem tenta se defender seria uma injustiça, Como nossas leis permitem é possivel cometer um crime em legitima defesa como é o caso do promotor.

E o mais importante eu quero ver o dia q uma familia vai dizer para a midia q o filho/marido/pai era um criminoso desgraçado q matava sem remoço. Todos quando morrem são pais de familias e pessoas corretas
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor guca0 em 08 Jan 2008, 01:24

Cara, ele se livrou de mais um destruidor de retrovisores. E!
guca0

Mensagempor Montliard em 08 Jan 2008, 01:37

Ele. Matou. Um...assaltante que chegou de moto mandando ele passar o relogio enquanto ele tava com outra pessoa no carro..
Ou será que o Sindicato dos Assaltantes pretende reivindicar melhores condições de trabalho, exigindo que as pessoas aprendam na escola a não encher de azeitona um babaca que tá te tirando alguma coisa na mão grande antes de conferir se ele tem uma arma?

Ainda lootearam cinco relógios no larápio, o cara já tinha sacaneado 5.

Às vezes chego a achar que ser considerado um ser humano deveria ser um privilégio, que você recebe ao nascer, e que poderia ser revogado de acordo com o que você faz. Assim parariam de falar quando assaltante morre que "matou uma pessoooa, oh não era um ser humano que blá blá blá whiskas saché..."
"Quantum Nobis Prodest Haec Fabula Christi."
- Brinde do Papa Leão X, no banquete da Páscoa de 1514

Venha para o SimKindom: http://z15.invisionfree.com/SimKingdom/ ... hp?act=idx
Montliard

Mensagempor guca0 em 08 Jan 2008, 02:18

Num é sindicato dos assaltantes.
é Gremio de Bandidos, Malfeitores, Deputados e Senadores Alagoanos
guca0

Mensagempor Lune em 08 Jan 2008, 02:31

Às vezes chego a achar que ser considerado um ser humano deveria ser um privilégio, que você recebe ao nascer, e que poderia ser revogado de acordo com o que você faz. Assim parariam de falar quando assaltante morre que "matou uma pessoooa, oh não era um ser humano que blá blá blá whiskas saché..."

Seu. Nazista.

Sua ação pode ter sido um pouco execessiva mas dentro da nossa realidade o promotor não poderia se dar ao luxo de permitir q o "criminoso" atirasse nele.

Se o promotor não tivesse entrado em pânico ele não teria atirado tantas vezes, ou poderia ter percebido que o assaltante não tinha arma. Se não se pode exigir mira de quem tem porte de arma, deveria se exigir ao menos estabilidade emocional. De qualquer forma, o ponto é que o promotor exagerou sim na reação, e nisso você concorda. Não estou dizendo que ele tem que ir pra cadeia - só estou apontando que ele matou uma pessoa em uma situação em que poderia não ter matado, e que ele tem que responder por isso.

Matar simplesmente por matar é algo q deve ser punido e concordo com vc. Mas punir quem tenta se defender seria uma injustiça, Como nossas leis permitem é possivel cometer um crime em legitima defesa como é o caso do promotor.

Concordo 100%. Mas o conceito de legítima defesa inclui o conceito de reação proporcional. O promotor só poderia atirar para matar se houvesse motivo para acreditar que ele sofreria o mesmo. É claro que o júri vai pegar leve, afinal ninguém pode culpar o pobre promotor por ficar com medo de morrer, mas é importante dizer que matar um assaltante desarmado não é legítima defesa.

E o mais importante eu quero ver o dia q uma familia vai dizer para a midia q o filho/marido/pai era um criminoso desgraçado q matava sem remoço. Todos quando morrem são pais de familias e pessoas corretas

Isso é absolutamente irrelevante. Mesmo se o assaltante fosse péssimo marido, criminoso reincidente e mesmo um assassino, ele não poderia ser morto naquelas circunstâncias.

A insegurança não é motivo para sucumbirmos à barbárie.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor 3libras em 08 Jan 2008, 03:58

Risco profissional, se quis assaltar sabe que pode morrer.

Não vejo culpa nenhuma no promotor, se ele estava nervoso ou não não estava nervoso por que quis, mas sim por influencia do assaltante, que foi o unico que pagou o pato.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Próximo

Voltar para Off-Topic