Se você odeia isso, imagino que odeia o povo brasileiro. Quase todo mundo lê e acredite nos horoscopos.
Eu não disse que odeio o povo japonês, e sim aquelas superstições em específico.
E sim, eu também odeio horóscopo e astrologia em geral, na mesma medida.
Concordo plenamente, mas astrologia também aparece com grande frequência em produções ocidentais.
Com certeza. Mas eu tenho a impressão que é menos comum você ver ela sendo apresentada como algo que realmente funcione.
Por mais que eu ache essas coisas uma bobagem, não me incomoda que elas apareçam em uma obra de ficção. E é basicamente moda mesmo - poucos acreditam em horóscopo ou tipos sanguíneos na mesma medida que acreditam nas bobagens de religião, por exemplo. Inofensivo o suficiente pra mim.
Tudo bem, eu tenho uma sensibilidade maior pra me irritar com esse tipo de coisa.

Mas na verdade, o que realmente causou esse desabafo foi algo que eu vi ontem no multiply e não acreditei, um cara linkando pra um culto de origem japonesa com sede em SP... até aí tudo bem, só que eu fui ler o que tinha no site deles e meu queixo caiu, eles negam que a origem das doenças sejam vírus e germes, ao invés disso seriam causadas por "toxinas" mágicas invisíveis, e orientam as pessoas a não tomarem remédios, porque as doenças são "necessárias pra livrar o corpo de toxinas", e os remédios apenas atrapalhariam o processo.
Esse tipo de coisa não é nada inofensivo, pode causar dano real e permanente ou até mesmo a morte de pessoas mais crédulas. E é aí que eu acho que as superstições menores como essa do tipo sangüíneo são ruins, porque elas abrem o caminho pra coisas piores. Se alguém acredita que o tipo de sangue pode magicamente influenciar a personalidade das pessoas, é bem fácil dar um passo a mais e acreditar que as doenças são um processo mágico pelo qual o corpo se livra de toxinas misteriosas invisíveis, e remédios apenas "atrapalham" isso.