Pessoal me ajudem: estou a ponto de comprar Legend of Five Rings 3rd edition. Mas li na internet, em algumas discussões, críticas quanto à "autenticidade oriental" do jogo.
Deixe-me explicar: alguns colegas avisam o seguinte - se você é um fã hardcore de história e cultura japonesa, e espera um RPG que retrate seus períodos mais famosos (como o sengoku) assim como suas particularidades, mesmo que através de elementos fantásticos... L5R NÃO é pra você. O cenário está muito mais pra um High-Fantasy ocidental com estética e elementos orientais, do que um cenário genuinamente niponico em sua essencia. Mas se o que voce procura é justamente isso - um cenário com estetica e elementos orientais mas que em essência é fantasia ocidental, vai nessa.
( essa "ala" de críticos dá exemplos de jogos que portam cenário mais genuinamente orientais em sua essencia como: Qin, Gurps: Japan, etc )
E aí, o que me dizem? Confesso que estou instigado a comprar L5R de qualquer maneira mesmo, mas gostaria de saber do pessoal aqui o que acham.