Legend of the Five Rings

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Legend of the Five Rings

Mensagempor Armitage em 18 Dez 2007, 11:20

Pessoal me ajudem: estou a ponto de comprar Legend of Five Rings 3rd edition. Mas li na internet, em algumas discussões, críticas quanto à "autenticidade oriental" do jogo.

Deixe-me explicar: alguns colegas avisam o seguinte - se você é um fã hardcore de história e cultura japonesa, e espera um RPG que retrate seus períodos mais famosos (como o sengoku) assim como suas particularidades, mesmo que através de elementos fantásticos... L5R NÃO é pra você. O cenário está muito mais pra um High-Fantasy ocidental com estética e elementos orientais, do que um cenário genuinamente niponico em sua essencia. Mas se o que voce procura é justamente isso - um cenário com estetica e elementos orientais mas que em essência é fantasia ocidental, vai nessa.

( essa "ala" de críticos dá exemplos de jogos que portam cenário mais genuinamente orientais em sua essencia como: Qin, Gurps: Japan, etc )

E aí, o que me dizem? Confesso que estou instigado a comprar L5R de qualquer maneira mesmo, mas gostaria de saber do pessoal aqui o que acham.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Legend of the Five Rings

Mensagempor kimble em 18 Dez 2007, 12:43

Olha, dizer que é ocidental disfarçado de oriental é exagero. O que acontece é que essas pessoas associaram oriental com Japão e somente isso. L5R não é Japão, é uma mistura entre várias culturas orientais.
Talvez a impressão de fantasia ocidental venha também do Story Team atual, que é bem ruim. O líder do Story Team atual é quase um Cassaro, por sorte ele tem menos poder que o autor brasileiro sobre o cenário e tem algumas pessoas de qualidade. Infelizmente eles tem um time de fanboys que dominam o fórum oficial deles, então duvido que isso vá mudar.
Talvez tenha sido algumas decisões nos últimos tempos. A última dinastia imperial durou duas gerações, com uma disputa por sucessão no meio. Então realmente os últimos anos de história foram piores e mais parecidos com o tradicional de mundos ocidentais do que épocas anteriores.
Ou pode ser porque Sengoku, Qin e etc. são melhores em representar de forma fiel um local específico. L5R é mais uma mistura entre várias épocas e locais diferentes. Realmente depende do que você quer.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Legend of the Five Rings

Mensagempor Armitage em 18 Dez 2007, 17:20

Ah ta, então na verdade é um apanhado de referencias orientais, não somente niponicas? Legal.

Quanto ao resto, deixe-me ver se entendí - seria o caso de saber escolher o ponto certo da historia do mundo pra se jogar? De preferencia um ponto onde a história / geo-política "cheire" mais a Japão Feudal / China antiga ?

- - -

Agora algumas dúvidas rápidas:

- Como é a cosmologia do mundo? Existe algum análogo à mitologia japonesa ? por exemplo a Deusa-Sol Amaterasu, o espirito traiçoeiro da Raposa, os Kamís, Onis, etc. ( aquele misto de teísmo com animismo que é característico do folclore niponico ? )

- Existe alguma filosofia dominante que dite o comportamento geral da sociedade ? Como era o zen-budismo, bushido, etc. ?

Valeu!
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Legend of the Five Rings

Mensagempor kimble em 18 Dez 2007, 18:48

Quanto ao resto, deixe-me ver se entendí - seria o caso de saber escolher o ponto certo da historia do mundo pra se jogar? De preferencia um ponto onde a história / geo-política "cheire" mais a Japão Feudal / China antiga ?

Exato. A maioria dos jogos que eu vi nos últimos tempos se passam na época dos quatro ventos ou antes. Particularmente no meu caso, se fosse começar outra campanha hoje, escolheria um período anterior ao segundo dia do trovão.

- Como é a cosmologia do mundo? Existe algum análogo à mitologia japonesa ? por exemplo a Deusa-Sol Amaterasu, o espirito traiçoeiro da Raposa, os Kamís, Onis, etc. ( aquele misto de teísmo com animismo que é característico do folclore niponico ? )

Inicialmente era deusa sol e deus lua, nos últimos tempos mudou para deus sol e deusa lua. Uma dessas referências mais ocidentais, infelizmente.
Existe alguma similaridade com mitologia japonesa. Os Kamis, por exemplo, foram os fundadores da maioria dos grandes clãs do Império. O papel de cada um quando caíram no mundo influencia seus clãs até hoje. Os Onis são as criaturas que vivem nas Shadowlands, o local corrompido pela queda de um Kami maligno. Existem espíritos, mas coisas mais específicas como espíritos da raposa são incomuns. A maior coexistência com esses seres com a sociedade humana se dá através dos shugenjas, que funcionam como os spellcasters do cenário e que retiram seu poder destes espíritos.

- Existe alguma filosofia dominante que dite o comportamento geral da sociedade ? Como era o zen-budismo, bushido, etc. ?

O Bushido é dominante, mas existem variações quanto as outras crenças. Você pode concentrar sua adoração maior a seus espíritos ancestrais, ou aos Kamis e trovões (os grandes 'heróis' do cenário) ou seguir um caminho de iluminação pessoal (seguidores de Shinsei).

Qualquer coisa pergunta mais.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Legend of the Five Rings

Mensagempor Armitage em 18 Dez 2007, 19:10

Maneiro. :aham:

Comprando só o livro básico da 3rd Edition já da pra jogar legal, ou você indicaria algum suplemento a mais? (obs: não tenho "disposição" _diga-se: grana_ pra comprar tudo quanto é livro de clã, etc. então só compraria mais 1 suplemento e chega hehe)

Armitage

Legend of the Five Rings

Mensagempor kimble em 18 Dez 2007, 21:25

Olha, eu aconselho a comprar o Four Winds ou um novo que me escapa o nome agora, que trata dos costumes e etc. do Império.
O Four Winds é bom se você pretende mestrar a campanha numa época mais atual e porque tem muita escola e path que foi deixado de fora do livro básico.
O de costumes e etc., não preciso explicar a utilidade.
Mas dá pra jogar só com o básico por um bom tempo, foi assim que minha campanha começou. Só tenta ler bastante as fictions disponibilizadas no site de L5R e principalmente, tenta catar as antigas que são as melhores.
kimble

Legend of the Five Rings

Mensagempor Agamenon em 18 Dez 2007, 22:10

Esse outro livro é o Emerald Empire.

Temos também o Art of Duel, e tá pra sair o Masters of War.
Agamenon

Legend of the Five Rings

Mensagempor AKImeru em 19 Dez 2007, 21:07

Deixe-me explicar: alguns colegas avisam o seguinte - se você é um fã hardcore de história e cultura japonesa, e espera um RPG que retrate seus períodos mais famosos (como o sengoku) assim como suas particularidades, mesmo que através de elementos fantásticos... L5R NÃO é pra você. O cenário está muito mais pra um High-Fantasy ocidental com estética e elementos orientais, do que um cenário genuinamente niponico em sua essencia. Mas se o que voce procura é justamente isso - um cenário com estetica e elementos orientais mas que em essência é fantasia ocidental, vai nessa.

O cenário não é genuinamente niponico.

Ele também não é "High Fantasy Ocidental" me desculpe.

O bom do cenário é que ele pode ser interpretado e jogado de maneiras diferentes. Eu posso jogar Onimusha em uma noite e Kagemusha no outro dia.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Legend of the Five Rings

Mensagempor Hermes em 23 Mar 2008, 18:53

Aproveitando o tópico.

Surgiu uma dúvida na última semana quando jogamos um pouco de L5R. As penalidades referentes a ferimentos afetam o TNtBH? Eu inicialmente achei que afetavam, depois o Ric questionou que achava que não afetavam e agora eu também estou achando que não afetam.

Alguém que tenham alguma experiência no jogo poderia me dar uma luz, de preferência indicando o por que da resposta.
Hermes

Legend of the Five Rings

Mensagempor Tower Keeper em 11 Mai 2008, 23:12

Ei Kimble,você poderia me fazer o favor de fornecer o endereço do site que tem a história em português da versão cardgame de L5R?Pleeeeeeeeease! :pidao:
Tower Keeper

Legend of the Five Rings

Mensagempor Agamenon em 12 Mai 2008, 00:36

Não sou o Kimble, mas dá uma olhada neste tópico:
http://l5rbrasil.phpbbserver.com/storyl ... t1803.html

Aliás, a campanha do Kimble, da qual eu participava, acabou neste final de semana, com o Kaneka como novo imperador. :P
Agamenon

Legend of the Five Rings

Mensagempor kimble em 12 Mai 2008, 08:15

Aliás, a campanha do Kimble, da qual eu participava, acabou neste final de semana, com o Kaneka como novo imperador.

Na base da katanada, mas tudo bem :victory:
kimble

Anterior

Voltar para Outros Sistemas