Então por sua lógica eles agiram errado porque existem outras igrejas que roubam seu dinheiro alienando seus fieis?
Um erro não justifica o outro.
Não, Oda. Eu só acho exótico enxergarem que apenas a Cientologia é um "commercial enterprise", quando muitos sectos pentecostais e neo-pentecostais não são muito diferentes. Não justifica o erro, mas demonstra que pode haver um "preconceito implícito" aí, ainda mais em uma nação tradicionalmente protestante da linha Luterana.
E outra, dizer que a religião serviu para racionalizar a "civilização" é o mesmo que dizer que a criminalidade serviu para tornar as cidades lugares mais seguros.
Na verdade, eu considero a religião organizada como um elemento de coesão entre certos povos ( e claro, pode ser um elemento de cisão ou de confronto ), e esse elemento, junto com outros ( aumento de população em certas áreas, descoberta ou manutentação da agricultura ) permitiu a formação da "civilização", as we know.
Leia John Grey
Recomenda algum livro ou artigo? Aliás, quando fui pesquisar sobre ele, por um erro de digitação, caí nesse John Grey:
http://www.marsvenus.com/ 
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.