CODA--> Senhor dos Anéis RPG

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Arvedui em 05 Nov 2007, 11:37

Bom pessoal, infelizmente eu não vi nenhum sub-fórum (ou mesmo um simples tópico) tratando desse incrível sistema, que é, hoje, o meu maior xodó ( se é que eu posso chamar assim).
Sendo assim, tomei a liberdade de criar um tópico para discussões sobre o CODA. O sistema usado no Senhor dos Anéis RPG. Um local onde seus adeptos (ou seja, nós, eu e vocês que por ventura venham a visitar o tópico) podem trocar informações, solucionar dúvidas, conflitos e cisões quanto à regras, interpretação, dinâmica de jogo e tudo o mais.

E mesmo para aqueles que não conhecem o sistema, venham a torna-se íntimos dele através das nossas discussões aqui. Primeiramente eu me disponibilizo pra sanar quaisquer duvidas sobre o sistema, já que sou narrador e tenho uma rasa experiência no manejo das regras e tudo o mais.

Bom, é isso. Espero que haja outros amantes desse sistema aqui na comunidade e que possam "dar as caras" por aqui e discutirem à exaustão o CODA!!

Até mais ver!!

Namarië
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor guca0 em 05 Nov 2007, 20:48

Qntos e quais, livros sairam até agora?
guca0

Mensagempor Arvedui em 05 Nov 2007, 21:05

Bom, o sistema possui apenas um livro básico, o restante é suplementar.
Temos de suplementos:

Mapas da Térra-Média
Animais Cruéis e Magica Prodigiosa
Escudo do narrado
Mapas da Terra-Média- Fortalezas e Cidades

Mas ainda há pelo menos cinco livros pra serem lançados aqui no Brasil, pela Devir.
Depois posto aqui algumas previews, ou então, quem não quiser esperar é só ir no site da Devir.
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Eagleyes em 05 Nov 2007, 22:24

Meu amigo comprou em inglês por R$ 20,00 ^^ mas era meio usado...

Eu dei uma olhada e não curti muito, mas como não vi a fundo não sei como ele realmente é. Mas achei meio confuso algumas coisas como os atributos. Uma coisa que eu não gostei muito foi as armas, muito parecidas entre si...

Mas a aventura que eles lançaram é bem legal :victory:
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Eagleyes

Mensagempor Arvedui em 05 Nov 2007, 22:35

É, bom... não há como negar que o sistema em si é um pouco complexo ( nos primeiros momentos apenas) mas o que encanta nele é a fidelidade com a qual ele represeenta o universo de LoTR. O sistema de Magias é simplesmente perfeito ( a meu ver é calro).

Quanto às armas isso é puro detalhe. Eu mesmo incrementei minhas campanhas com armas novas, mais bem trabalhadas e de vários tipos possíveis. Caso vc seja bem ousado, é possível fazer algumas mudanças no sistema ( pequenas mudanças, mas bastante consideráveis) para torna-lo masi rápido e dinâmico.

Os atributos são meio confusos no início pelo fato de existirem também os atributos auxiliares, mas isso também se resolve com o tempo. O ùnico problema que pode à primeira vista parecer mais sério é o sitema de combate, que, no caso de um mesmtre inexperiente, pode acabar causando uma lentidão excessiva à uma luta. Mas, novamente, um pouco de "jogo de cintura" e é possível reverter essa deficiência.

É um sistema às vezes um pouco falho ( creio que muita coisa será modificada numa possível segunda edição) mas que, quando você começa a narrar a aventura, absorve perfeitamente aquele universo e atmosfera que nós podemos ver nos livros e filmes de LoTR.

Eu adoro. Mas me impressiono de tão poucas pessoas o conhecerem/jogarem.

Bom, é isso. Logo trago algumas novidades atrativas sobre o CODA.

Namarië
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Deicide em 17 Nov 2007, 16:48

Não conheço o CODA. Já vi o RPG de SdA pra vender e já folheei, mas nunca interessei em comprar. Dá para resumir o sistema (só o geralzão... dados que usa, Atributos, pontos interessantes, PVs ou Níveis de Vitalidade, evolução do personagem) aqui?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Arvedui em 20 Nov 2007, 18:03

No CODA os atributos são em número de seis:

Porte
Agilidade
Percepção
Força
Agilidade
Espírito

Existem 4 reações ( seria como os reflexos em D&D )

Vigor
Prestreza
Força de Vontade
Sabedoria

A pontuação pra construir sua ficha vem de rolagens de d6, assim como em D20. Na realidade eles são similares em muitos pontos.
Aiás, em CODA só se usam d6.
Há todo um sistema de graduação em ´perícias que é identico ao D20. Há Ordens ( como classes de D&D) e raças ( todas as raças presentes em SdA)

Eu gosto de esinar CODA comparando com o D20, já que eles tem muito em comum.

Os níveis de vitalidade já lembram Storyteller:

Vigoroso 0
Esbaforido -1
Cansado -2
Fatigado -4
Extenuado -8
Exausto ***

Há um sistema de pontos de Corrupção. Quando o personagem se corrompe ele passa para o "Lado Negro", ou seja, torna-se um servidor de Sauron.

Há iniciativa, que é dada de modo muito semelhante ao D20, a defesa é praticamente identica à Classe de Armadura de d20. falando bem sério mermo, quem tiver conhecimento em D20 aprende CODA muito facilmente. São muito similares. Eu acho que os caras já desenvolveram o CODA pensando em deixá-lo parecido com D20, já q esse é ´sistema mais popular do mundo.

Fizeram o CODA já pensando em popularizá-lo.

Bom, esse aí é o grosso do sistema. Há toda uma gama de regras inferiores que são usadas nas aventuras.

O sistema de combate, bom, esse requer mais tempo par ser analisado. É justamente o ponto fraco do CODA. Os combates podem se tornar muito demorados, mesmo sendo bastante dinâmicos. O bom do Sistema de combate são os combates em massa. Como LoTR é um mundo onde tudo é resolvido numa grande guerra, os combates me massa no CODA são bem detalhados e muito bem embasados...

Acho q por enquanto é só. Ultimamente tenho andado sem tempo pra atualizar isso aqui, mas prometo trazer inovações sobre o CODA pra quem tiver interessado em conhecer um pouco mais.

Té mais ver gente.

falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Eagleyes em 21 Nov 2007, 08:44

existem duas agilidades? :blink:
tem o um errinho tb aqui: "seria como os reflexos em D&D" como resistencias né?

eu gostaria de saber o que representam cada atributo e cada resistencia...
Imagem
Eagleyes

Mensagempor Arvedui em 21 Nov 2007, 14:23

Putz cara desculpa aew a gafe!!

É nisso q dá escrever essas coisas sem o Livro do lado!!
No lugar dessa última "Agilidade" aí é na verdade "Vitalidade"

E sim, resistências. Desculpa. Escrevi na pressa e não revisei.
Bom, vou discorrer um pouco sobre os atributos então:

Porte: representa a força da PERSONALIDADE do personagem, a presença e capacidade que ele tem de inspirar emoções: Medo, furor, alegria, assombro, obediência. Por exemplo, quando Aragorn fala na frente do exército de Gondor, ele certamente está usando o atributo "Porte" dele!!^^
Algo muito parecido com o "Carisma" de d20!

Agilidade: representa simplesmente a coordenação, habilidade e perícia do personagem com coisas físicas.

Percepção: Consciência que seu personagem tem de tudo aquilo que está ao seu redor, incluindo a habilidade de avistar o que está escondido! Elfos tem percepção sempre muito elevada, não à toa possuem bons olhos e excelentes ouvidos!!

Força: simplesmente a força física do personagem.

Vitalidade: represente o seu vigor, seu alento e sua saúde. Anões por exemplo,possuem alta vitalidade. Por isso são tão tenazes! Hobbits também possuem vitalidade alta, já que eles, mesmo sendo tão pequenos, possuem uma rijeza fora do comum. De outro modo não se explicaria Bilbo ter resistido tanto tempo ao anel, sem que este lhe tivesse causado um mal maior!

Espírito: Espírito nada mais é que um nome mais bonito pra "Inteligência". representa sua capacidade de pensamento elevado e ponderado, o intelecto, um repertório de conhecimentos básicos ou não.

Vamos aos atributos sewcundários:

Vigor: Representa a Rijeza do personagem, sua capacidade de suportar dor e também sua resistência contra doenças e efeitos externos indesejados.

Prestreza: representa sua velocidade e seus reflexos, sua capacidade, por exemplo, de evitar golpes, de evitar ser atingido no meio de uma batalha. ( Algo como Reflexos, agora sim!!^^)

Força de Vontade: É a força de seu caráter, a capacidade de afastar o medo e a dominação, o poder de resistir à sombra e continuar fiel à sua palavra. Quando Boromir tentou roubar o anel de Frodo, ele certamente falhou em seu teste de Vontade!!^^

Sabedoria: representa o bom senso e o discernimento do personagem. Sua capacidade de determinar o que é certo é o que é errado.

Por enquanto acho q é só.l Espero não ter cometido nenhum novo erro. Tô novamente sem o livro aqui!

Até mais ver, e obrigado pelo interesse. Eu realmente não acredito que haja tão poucos jogadores de SdA por aí.

falowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Eagleyes em 21 Nov 2007, 17:37

Legal, realmente se parece com D&D. A idéia de atributos e resistências.

Vou pedir o livro do meu amigo emprestado pra dar uma olhada.

Valeu pela descrição :victory:
Imagem
Eagleyes

Mensagempor Arvedui em 07 Dez 2007, 15:31

Para quem quiser algumas poucas informações sobre livros e suplementos o melhor site ainda é o da Devir.

Aqui vcs vão encontrar sinopses de cada livro, bem como o material contido em cada um. Para aqueles que jogam ou pretendem jogar tem as planilhas para Download. Algumas previews de supplementos que, infelizmente, já estão prometidos à seculos mas nunca chegaram ao Brasil.

Pra falar a verdade, eu acho q nem chegarão. O sistema não foi muito bem recebido por aqui. O extra-oficial SdA D20 é mais jogado que o CODA. E eu jogo os dois, sou mestre de D20 e de CODA e posso afirmar com toda certeza: em matéria de qualidade o CODA é muito melhor.l

Agora, obviamente, d20 é a nova febre do momento. Muita gente joga pelo peso que o D20 tem.
Fazer o q né??

Até mais ver.

P.S

Eu quase esqueci, o site da Devir, na página do CODA: http://www.devir.com.br/senhor_aneis/rpg_basico.php
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Tabris em 07 Dez 2007, 21:46

Eu não diria que o SdA d20 é mais jogado que o CODA. Não levaria a pesquisa da Valinor como padrão.
A Valinor não trapaceou na pesquisa mas ela é tendenciosa porque os moderadores do fórum da Valinor gostam e zoar todo mundo que não joga D20
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Arvedui em 07 Dez 2007, 22:21

Bom, na verdade eu fiz essa afirmação não baseada na pesquisa do Valinor, que aliás eu desconsidero. Mas na minha própria experiência em vários fóruns de RPG que frequento.

Sempre que toco no assunto SdA RPG, a grande maioria das pessoas acaba preferindo o SdA D20.
Isso é realmente frustrante. Afinal de contas, para um bom fã de Tolkien, não há um sistema que capture melhor aquela atmosfera de SdA do que o CODA.

Agora concordo plenamente com você em relação ao Valinor e, com o perdão da falta de ética, eu deixei de frequentar o Valinor a algum tempo. De Tolkien mermo, apenas o Conselho Branco. Na minha opinião tem muito mais respaldo. Mas isso não é assunto desse tópico. XD

Bom, eu espero que mais pessoas apareçam por aqui e expressem suas opiniões e ajudem a disseminar esse sistema tão maravilhoso que é o CODA, apesar das várias falhas, ainda é o melhor sistema para se jogar SdA.

Até mais ver. XD
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Mensagempor Seth em 13 Dez 2007, 00:21

Bom, eu joguei o sistema em uma pequena campanha, que se passava na Segunda Era do mundo, em Eriador. Foi uma das campanhas mais interessantes que eu já tive a oportunidade de narrar, porque permitiu a mim e aos jogadores um uso maior de intepretação. Também foi a época da "Tolkienmania" de forma que era bem fácil imaginar tudo.

E como disse o Averdui, de fato esse sistema captura a essência do Tolkien, sobretudo a sutileza desse universo, com uma mágica peculiar. O que pesa, porém, são certas limitações do livro básico que tornam, muitas vezes, necessário ao narrador recorrer a outas fontes para montar uma aventura razoável (o que em si não é ruim, mas torna esse sistema mais "difícil" que outros) com o ar de Tolkien. O sistema ajuda, mas não é tudo.

Deixa eu dar um exemplo. Antes que eu narrasse minha campanha, um outro amigo tentou narrar uma aventura. Ficou parecendo qualquer aventura em um mundo genérico de RPG com low magic e menos poder, porque ele não tinha o fundamental: Intimidade com a Terra Média. É complicado levar esse ar para a aventura, mas quando se consegue... É muito, muito bom, gratificante mesmo. Você narra e nem sente que está fazendo isso, é quase como contar uma história pra um grupo de amigos.

Duas dicas que, acho, ajudam:

1 - Assim que se familiarizar com o cenário, não hesite em alterar certos detalhes. Nas armas, por exemplo, aumente o arsenal, ou melhore o sistema monetário.

2 - Se lembre que cada ato tem conseqüências sérias. Eu tinha um jogador muito bom, que costumava ser ladino, e que se complicou bastante nessa campanha quando roubou certas coisas em Gondor. A realidade dos jogadores é mais humana do que em outros sistemas, mesmo quando estão mais avançados.

3 - Existem raças aparentemente mais fortes, mas é fácil de equilibrar. Um Alto-elfo em parte de Gondor e em Rohan, por exemplo, seria muito temido pela população, e teria dificuldade nas cidades.

4 - Incentive sempre a intepretação. Não apenas uma boa intepretação, mas uma intepretação realmente condizente com o cenário, que exige, a meu ver, mais do que o normal em jogos de RPG.

Um site que é muito interessante é esse, ó:

http://minasmorgul.v10.com.br/

Averdui:

Também sou fã de Tolkien, e conheço um fórum que, talvez, seja do seu agrado:

http://www.andunie.com.br/forum/?sid=2968fa17f3aef646942048fad24b3efa

É bastante interessante a proposta deles, e o ambiente é bem camarada. Dê uma passada, se quiser.
Seth

Mensagempor Arvedui em 22 Dez 2007, 14:33

Poxa Seth valew pela visita e pelos ótimos comentários!!

Faloo tudo o que tinha pra dizer e mais um pouco.

Ótimas dicas!!

Quanto aos sites eu os conheço a algum tempo também. Tanto o Minas Morgul como o Andúnie. Embora eu só tenha me tornado membro deste último agora a pouco tempo. Mas são dois ótimos sites e dá pra gastar um bom tempo passeando por eles. O Andúnie é um fórum com ótimas discussões sobre Tolkien.

Ao meu ver( com o perdão da pouca ética) melhor que o Valinor, sem querer depreciar.
Outro grande ponto de encontro pra quem ama Tolkien é o Conselho Branco.
Esse todo mundo deve conhecer.
Aqui eu sou membro ja a algum tempo e posso ajudar quaisquer novatos que venham a pintar por lá.

Bom, mais uma vez, obrigado pelas visitas.

Té mais ver.
Imagem
Imagem
Imagem
Arvedui

Próximo

Voltar para Outros Sistemas