Bom, eu joguei o sistema em uma pequena campanha, que se passava na Segunda Era do mundo, em Eriador. Foi uma das campanhas mais interessantes que eu já tive a oportunidade de narrar, porque permitiu a mim e aos jogadores um uso maior de intepretação. Também foi a época da "Tolkienmania" de forma que era bem fácil imaginar tudo.
E como disse o Averdui, de fato esse sistema captura a essência do Tolkien, sobretudo a sutileza desse universo, com uma mágica peculiar. O que pesa, porém, são certas limitações do livro básico que tornam, muitas vezes, necessário ao narrador recorrer a outas fontes para montar uma aventura razoável (o que em si não é ruim, mas torna esse sistema mais "difícil" que outros) com o ar de Tolkien. O sistema ajuda, mas não é tudo.
Deixa eu dar um exemplo. Antes que eu narrasse minha campanha, um outro amigo tentou narrar uma aventura. Ficou parecendo qualquer aventura em um mundo genérico de RPG com low magic e menos poder, porque ele não tinha o fundamental: Intimidade com a Terra Média. É complicado levar esse ar para a aventura, mas quando se consegue... É muito, muito bom, gratificante mesmo. Você narra e nem sente que está fazendo isso, é quase como contar uma história pra um grupo de amigos.
Duas dicas que, acho, ajudam:
1 - Assim que se familiarizar com o cenário, não hesite em alterar certos detalhes. Nas armas, por exemplo, aumente o arsenal, ou melhore o sistema monetário.
2 - Se lembre que cada ato tem conseqüências sérias. Eu tinha um jogador muito bom, que costumava ser ladino, e que se complicou bastante nessa campanha quando roubou certas coisas em Gondor. A realidade dos jogadores é mais humana do que em outros sistemas, mesmo quando estão mais avançados.
3 - Existem raças aparentemente mais fortes, mas é fácil de equilibrar. Um Alto-elfo em parte de Gondor e em Rohan, por exemplo, seria muito temido pela população, e teria dificuldade nas cidades.
4 - Incentive
sempre a intepretação. Não apenas uma boa intepretação, mas uma intepretação realmente condizente com o cenário, que exige, a meu ver, mais do que o normal em jogos de RPG.
Um site que é muito interessante é esse, ó:
http://minasmorgul.v10.com.br/Averdui:
Também sou fã de Tolkien, e conheço um fórum que, talvez, seja do seu agrado:
http://www.andunie.com.br/forum/?sid=2968fa17f3aef646942048fad24b3efaÉ bastante interessante a proposta deles, e o ambiente é bem camarada. Dê uma passada, se quiser.