GoldGreatWyrm escreveu:Acho que tudo tem prós e contras, e nesse caso, o contra é maior, bem maior que o pró.
Qualquer regra deveria ser questionada sempre. Acho impossivel uma lei conseguir protejer de forma justa alguem, é impossivel, simples assim. Não existem parametros claros o suficiente para proteger um grupo de individuos sem abrir brechas para outros individuos virem e se aproveitarem dela.
A lei protege de forma ampla. Cabe, no processo, aos advogados e ao juiz individualizarem a lei para ser aplicada em um caso concreto. Lei é diferente de justiça. Lei é previsão, justiça é a aplicação eficaz da lei.
Ponto pra ti!
GoldGreatWyrm escreveu:Por exemplo, Lex Luthor (tive que mudar, Sauron não é humano ) com seu império : Lava dinheiro, estorque, chantageia politicos, ameaça concorrentes, manipula mercado, etc. Ele deveria ser punido por esses crimes exatamente como manda o figurino. Mas a partir do momento que ele resolve contactar o Darksaid pra completar um dispositivo que iria desvendar a equação antivida e destruir NY inteira no processo, ele deixa de ser humano, e como tal não deveria ser julgado pelas mesmas regras que os demais humanos.
Engraçado tu comentar isso...
Não é muito diferente do Reino do Amanhã, quando Coringa invade o Planeta Diário e assassina todos, o Super-homem o prende, mas Magog o executa a com uma rajada de energia no peito. A opinião pública fica com Magog, e alguns anos depois, o mundo é uma distopia por que os justiceiros seguem essa mentalidade.
É vero! Uma das Graphic Novels mais lindas que já vi!
Iuri escreveu:Ciggy, tu percebe que todo teu argumento parte de uma definição completamente própria (a tua) do que é um ser humano? Não importa se ela está bem definida ou não, foi tu que definiu. O ponto é, quem pode definir este tipo de coisa? O Estado pode definir um monte de coisa (leis, direitos, punições), mas esta é uma daquelas que pode ter consequencias terríveis caso o Estado resolva alterar.
Iuri, quem deu o direito a ONU de criar os Direitos Humanos? Duvido que tenha sido inspiração divina, então, acho que existem sim, pessoas capacitadas pra definir o que um ser humano tem ou não direito, tanto que fizeram. Isso já foi discutido e concordado, a minha UNICA discordância é de que algumas pessoas que cometem atrocidades tenham esses mesmos direitos que eu e você temos.
Iuri escreveu:E já que estamos citando exemplos do universo dc, no batman - o cavaleiro das trevas o morcegão precisa voltar a ativa com uma metodologia bastante cruel com os bandidos para gotham voltar a ter alguma chance de se tornar civilizada (ok ok, mesmo ali o batman continua sem matar ninguem, mas definitivamente tortura alguns cativos), mesmo com todo o país achando ultrajante o que ele está fazendo. Conclusão: quadrinhos não são boas referencias.
_Virtual_Adept_ escreveu:Citar Lex Luthor numa situação dessas é derrota automática, cara.
GoldGreatWyrm escreveu:Depois do "Física e D&D", "Moral e HQs".
Só pra eu ter certeza. Vocês estão MESMO levando os exemplos a sério? Nem com emoticons ficou clara a minha brincadeira?