Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Jogos Sociais
Seção para jogos como Máfia, Diplomacia, e outros jogos similares que estimulam a comunicação e o entrosamento entre os usuários!

Moderadores: Assumar, cigano, Moderadores

Re: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões

Mensagempor MVerde em 19 Ago 2011, 22:47

Transferir o post pra esse tópico vai fazer mais sentido.

MVerde escreveu:Bem... Há muito tempo planejo reler as máfias anteriores e procurar poderes criados nesses jogos para acrescentar na lista de papéis.

Comecei a pesquisa, mas como é muita máfia ainda não terminei, só que quero já colocar alguns dos papéis que achei interessantes. Já podemos iniciar uma discussão com eles:

Mala-Sem-Alça: Ninguém agüenta ter você por perto, nem mesmo seus próprios aliados. Se você for linchado, ninguém vai se importar muito; o dia seguirá em frente como se não tivesse havido nenhum linchamento. (Papel retirado da Máfia Avatar).

Incriminador-X: Graças a sua grande sabedoria você consegue fazer tudo voltar a seu favor, a pessoa que você incriminar pode aparecer como culpada até mesmo para um rastreador ou watcher, por exemplo: as pegadas do alvo seguiram até a casa do morto da noite, o alvo visitou o defunto na noite em que ele morreu para um watcher. Durante a fase noite deve me mandar um MP indicando quem será seu alvo. (Papel retirado da Máfia Deuses Gregos).

Líder do bacanal: Uma vez por noite você escolhe alguém para “festar” também, me mandando um MP, ela é obrigada a ir, esta pessoa vai sofrer um dos efeitos descritos abaixo, esse efeito será selecionado por um d4:

1º - A pessoa não sofre efeito nenhum e continua com a sua noite normalmente.
2º - A pessoa fica tão bêbada que mal consegue voltar para casa, em efeito de jogo ela foi bloqueada.
3º - A pessoa, mesmo muito bêbada, resolveu fazer sua ação, mas o alvo dessa ação noturna não será mais o escolhido pela pessoa e sim por mim, de forma aleatória. ( por exemplo o cop me manda uma MPdizendo que vai investigar uma pessoa e acaba investigando outra, mas pensa que investigou a pessoa que ele escolheu.)
4º - A pessoa vai estar tão bêbada que sua ação terá efeito contrário, por exemplo: médico mata ao invés de proteger. (Papel retirado da Máfia Deuses Gregos).

Deusa da beleza: Você pode deixar as pessoas mais belas, tornando-as amadas (necessário um voto a mais para linchar). (Papel retirado da Máfia Deuses Gregos).

Cidadã Esperta: Como uma exímia “redistribuidora profissional de renda alheia”, você conhece todas as manhas e macetes para se dar bem no submundo, o que inclui saber evitar as principais manhas e macetes. Uma vez por noite, você pode escolher proteger uma pessoa de qualquer subterfúgio. Exceto pelas mortes, o seu escolhido será imune a qualquer outra ação noturna (ou seja, NINGUÉM consegue realizar nenhuma ação contra ele, como investigações, rastreamentos, bloqueios, incriminadores e proteções médicas). (Papel retirado da Máfia Ordem do Graveto).

Pode ser que eu tenha pulado, ou me esquecido, de algum papel. Caso algum narrador dos jogos anteriores queira me corrigir e acrescentar algum outro papel, fica a brecha.

Se alguém quiser dar uma ajuda eu parei a procura na máfia Ordem do Graveto. Pretendo voltar a pesquisa, mas não por esses dias.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor Kinn em 20 Ago 2011, 00:43

E como postei antes e ninguém comentou, esse covarde modificado, se pode se esconder num mafioso impunemente, então ele pode matar mafiosos na prática, ajudando a cidade indiretamente, porque se a mafia mira nele, quem morre é o mafioso no qual ele se escondeu.

Nessa teoria, ele poderia brincar de gato e rato fazendo a máfia se matar enquanto ele sobrevive sozinho no final.

Um bom exemplo seria o Will Smith naquele filme de conspiração onde ele faz cada lado se matar enquanto ele sobrevive (quase) sozinho no final.

Acho que ele parece mais com um SK ao contrário do que bus driver: Em vez de matar pessoalmente, faz os outros matarem pra ele. Tem o condicional de fazer alguém mirar nele antes, seja SK, mafia ou vigilante, mas o indivíduo com ação de morte mata é quem ele quer.

Num fim de jogo onde a mafia elimina a cidade, ele está vivo e o jogo não termina, ele só morre linchado, porque em ação noturna a mafia não tem como matar ele sem cortar na própria carne.
Kinn

Mensagempor cigano em 20 Ago 2011, 09:35

Um Sk que mata só quado tentam matar ele? :hum:
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Madrüga em 20 Ago 2011, 10:50

Ou o SK poderia ser um PGO, não sei se é muito "overkill".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor publicano em 20 Ago 2011, 11:06

Madrüga escreveu:Ou o SK poderia ser um PGO, não sei se é muito "overkill".

Isso aí é o que eu pensei que o Cigano seria na máfia de Alex Kidd.

Acho que numa máfia com muita gente, balanceando-se tudo, dá certo. Ainda mais se usarmos o conceito de cargas e "armar o território com PGO".

Um exemplo disso seria recompensar o sucesso nas mortes, a cada morte bem-sucedida ganha-se (ou renova-se, sem acumular) uma carga de PGO.
ImagemImagemImagem
publicano

Twitter: @publicano

Mensagempor Cebolituz em 20 Ago 2011, 12:40

Kinn escreveu:E como postei antes e ninguém comentou, esse covarde modificado, se pode se esconder num mafioso impunemente, então ele pode matar mafiosos na prática, ajudando a cidade indiretamente, porque se a mafia mira nele, quem morre é o mafioso no qual ele se escondeu.

Nessa teoria, ele poderia brincar de gato e rato fazendo a máfia se matar enquanto ele sobrevive sozinho no final.

Sim, isso pode acontecer. O equilíbrio ocorre porque a máfia (pelo menos uma boa máfia) não fica mirando apenas nos jogadores ativos de dia e o tal covarde não sabe quem é a máfia para ficar se escondendo sempre.

De certa maneira, força a máfia a arriscar mais RCs já no início do jogo. O narrador tem que analisar bem para não desequilibrar o jogo.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor publicano em 20 Ago 2011, 12:56

Cebolituz escreveu:
Kinn escreveu:E como postei antes e ninguém comentou, esse covarde modificado, se pode se esconder num mafioso impunemente, então ele pode matar mafiosos na prática, ajudando a cidade indiretamente, porque se a mafia mira nele, quem morre é o mafioso no qual ele se escondeu.

Sim, isso pode acontecer. O equilíbrio ocorre porque a máfia (pelo menos uma boa máfia) não fica mirando apenas nos jogadores ativos de dia e o tal covarde não sabe quem é a máfia para ficar se escondendo sempre.

De certa maneira, força a máfia a arriscar mais RCs já no início do jogo. O narrador tem que analisar bem para não desequilibrar o jogo.

Essa questão de equilíbrio me parece ser o paraíso e o inferno de se projetar uma máfia. Vc pode encontrar setups elegantes, descobrir no dia seguinte que não funcionam, rodar simulação e ver que aquilo é arriscado demais, etc.

Por isso, inclusive, está um pouco longe na lista, mas quando minha máfia de True Blood estiver com o "negrito", vou procurar alguém mais experiente em narração (minha segunda micro foi anunciada agora) pra avaliar o setup dessa que vai ser minha primeira narração de máfia grande.

Acho que eu sou muito menos idiota narrando que jogando, mas numa máfia com 15+ jogadores, as chances de erro de um principiante são grandes.

Aliás, o Kinn, pelo que sei dele, provavelmente seria um bom narrador, melhor que jogador. Faz alguma coisa pra gente, rapaz... se tiver dúvida com tema faz uma prospecção por aqui!

Editado: UMA COISA que queria perguntar aos narradores experientes é: como vcs lidam com jogos com número variável de jogadores, esses mínimo e máximo? Como ajustam o setup?
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Ago 2011, 19:15

Sempre fui a favor de buffarem o S.K, ele é um role que joga sozinho contra tudo e contra todos, dar a ele mais ferramenta não o tornaria over, apenas daria mais chances dele realmente chegar no fim e vencer.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Cebolituz em 20 Ago 2011, 19:20

Eu ainda tenho o pensamento antiquado de que o SK é mais para sacanear os outros do que realmente entrar na disputa para ganhar o jogo.

Se eu fosse o SK, coisa que só fui uma vez, seria esse meu pensamento: lulz
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Ago 2011, 20:02

E esse é justamente o problema, acho que um SK buffado pode e merece ter as chance ainda que pequena de ganhar, mesmo buffado ele ainda é só um, pode morrer por lynch ou por máfia, tanto quanto qualquer outro. Por isso que sempre colocava um sk buffado de alguma forma.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor publicano em 20 Ago 2011, 21:42

Aluriel de Laurants escreveu:E esse é justamente o problema, acho que um SK buffado pode e merece ter as chance ainda que pequena de ganhar, mesmo buffado ele ainda é só um, pode morrer por lynch ou por máfia, tanto quanto qualquer outro. Por isso que sempre colocava um sk buffado de alguma forma.

Eu acho que ele merece algo sim, se não violar totalmente o equilíbrio. E é difícil violar o equilíbrio em favor de um cara só. Mesmo um/a Tiamat bulletproof pode cair.

O perigo é menos dar vantagem pro SK do que oferecer perigos demais pra cidade.

Exemplo: foi um jogo bastante interessante, mas na Máfia dos Deuses que Verde narrou recentemente, o Tetris teria alguma chance de ganhar sendo máfia de um homem só (quase um SK na prática), mesmo sendo uma micro e mesmo tendo um voto duplo do qual ele não sabia a existência?

Dificilmente, mesmo com a configuração dos outros jogadores. Posso dizer quase a mesma coisa do Sauron da Máfia Valaquenta, do Assumar. Os outros vala eram fracos, e o setup era tal que favorecia o SK, mas aquele Sauron ainda era obrigado toda noite a matar, não podia nem pensar em outra via estratégica de deixar de matar uma noite pra se esquivar de acusações. Tudo a ver com Sauron a regra, mas na prática nem Jeová nem Sauron tiveram a mínima chance.
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor Kinn em 20 Ago 2011, 21:52

Eu preciso ter uma ideia de tema legal para adaptar e fazer uma mafia. Ainda estou pensando no assunto.
Mas acho que usar o human shield será um bom teste se achar um personagem que caiba no conceito.

Ele como SK me parece um pouco forte e ele como PGO é desnecessário, já que ele mata quem ele se esconder. Ele pode ajudar tanto a cidade como máfia ao pedir que a mafia ou vigilante mire nele a noite, mas nesse caso ele deve poder vencer com o vencedor ao invés de vencer sozinho como imaginei.

Imaginei para ele o seguinte: ele vence se a mafia matar a cidade (pq ao tentar matar ele, a mafia morre se matando) mas perde se a cidade derrotar a máfia, porque a cidade lincha ele.

Assim ele fica sendo o novo vilão independente par a par com o SK, mas sem matar uma só pessoa. Um legítimo aproveitador que não suja as próprias mãos. Um autentico psicopata como a vilã de Caminho das Índias.
Kinn

Mensagempor publicano em 20 Ago 2011, 21:57

Kinn escreveu:Eu preciso ter uma ideia de tema legal para adaptar e fazer uma mafia. Ainda estou pensando no assunto.
Mas acho que usar o human shield será um bom teste se achar um personagem que caiba no conceito.

Ele como SK me parece um pouco forte e ele como PGO é desnecessário, já que ele mata quem ele se esconder. Ele pode ajudar tanto a cidade como máfia ao pedir que a mafia ou vigilante mire nele a noite, mas nesse caso ele deve poder vencer com o vencedor ao invés de vencer sozinho como imaginei.

Imaginei para ele o seguinte: ele vence se a mafia matar a cidade (pq ao tentar matar ele, a mafia morre se matando) mas perde se a cidade derrotar a máfia, porque a cidade lincha ele.

Assim ele fica sendo o novo vilão independente par a par com o SK, mas sem matar uma só pessoa. Um legítimo aproveitador que não suja as próprias mãos. Um autentico psicopata como a vilã de Caminho das Índias.

Na prática ele seria um pró-máfia que não conta nos números da máfia nem se comunica com ela, não?
ImagemImagemImagem
publicano

Mensagempor MVerde em 20 Ago 2011, 22:45

Na Máfia Deuses Gregos eu fiz um SK que poderia ser PGO, nas noites que ele não quisesse matar ativava esse poder, mas tinha a vantagem que ele não morria caso fosse alvo de ação de morte.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor Kinn em 20 Ago 2011, 22:47

Nem tanto, porque ele mata mafiosos ao ser alvo de ação de morte e se esconder atrás de um mafioso.
Acho que a ideia é ele querer matar a mafia pra poder vencer...

Mas analisando a situação, acho que você tem um pouco de razão, caso ele seja obrigado a matar a cidade com a mafia para vencer sozinho. Parece difícil colocar um meio termo entre ele ser um sobrevivente forte ou um pró-mafia traíra (talvez o que o usurpador sempre quis ser?)

Fazendo uma pesquisa de várias fontes para saber quem seria viável como esse role, saiu Ahamis dos changeman - ela ajuda a máfia no começo, mas é independente. Depois age como um usurpador e vira máfia no lugar do Giluke.

Então nesta interpretação ela é uma independente que ingressa na máfia e é uma usurpadora.
Em termos dessa função nova poderia ser adaptado alternativamente, que se a mafia morrer ele vira SK para evitar que ele fosse um SK + essa habilidade, o que seria contra intuitivo e assim permaneceria como anticidade mas não diretamente pró-máfia.
Kinn

AnteriorPróximo

Voltar para Jogos Sociais