Estuprada por 7 recebe 200 chibatadas por adultério

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Cak em 28 Nov 2007, 14:36

Imagem

Hauhauhauahuahuah eu sou da peste. Mas sim, os índios não eram escravizados como os negros, no máximo se eles fossem derrotados numa invasão. Alias a Espanha até usou de um sistema servil, mas ou menos como se usava na Idade Média que diferencia em muito o tratamento de negros e índios.

PS: desculpem a má qualidade.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Roquen em 28 Nov 2007, 14:45

Calma, isso não foi direcionada pra ninguém em especifico. Mas que acontece, acontece. Bom eu acho que tem que haver uma troca de informações, mas quando começa a se ter afirmações de uma cultura desconhecida é porque realmente tem algo errado.

Desculpe a ignorância, geralmente assumimos que numa discussão um está respondendo o argumento do outro ao invés de responder para, bem, ninguém em específico.

Com "afirmações sobre uma cultura desconhecida" tu te referes ao fato de nós acharmos errado que uma mulher tenha levado chibatadas por ter entrado no carro de um desconhecido? Não é o que foi relatado pela própriva vítima? Não é o que foi relatado nos jornais? Que outra prova necessitamos para emitir nossa opinião?

E outra: quem aqui fez qualquer afirmação do tipo "eles são bárbaros"?

"Ah, mas isso é o que vem depois como eu já vi naquela discussão e ...". Cara, numa boa, guarda os teus argumentos para qndo eles forem realmente necessários, não para atacar pontos que nem foram discutidos. Aliás, tu poderías ter entrado na discussão de maneira mais amigável, com "devemos tomar cuidao para que exemplos como esse não nos forcem a pensar que o povo X é formado apenas por bárbaros". Teria sido mais fácil e, veja bem, a troca de "informações" teria sido mais proveitosa.

Abraços e passar bem.
Roquen

Mensagempor cigano em 28 Nov 2007, 15:16

Num ponto eu concordo com o Cak. Agente ta falando das coisas que falam pra gente, ou seja, só estamos enchendo mais ainda a historia de cliches e sensassionalismos.

Eltor, vai me dizer que tu conhece a cultura Islã? Sério? Porque sou Brasileiro, Carioca, amo meu pais e conheço nem metade de toda a história, cultura, e folclore dela da minha prorpia cidade.

Falar em cima de argumentos dos outros é completamente influenciavel. O que sabemos dessa história? Alguem falou com a mulher? E se falou tem certeza que é a verdade? Acho que a coisa sempre é mais complicada do que imaginamos. Tanto que vou aqui lembra-los de algumas coisas que meio são "esquecidas" em nome da punhetagem filosofica.

"Eles (governos) tem as leis deles, nós (o povo) temos a nossa"

Aqui na cidade baixa, quando um estuprador é pego ele tem duas opções, que não é bem ele quem escolhe, ou vira mulher na mão de malandro pro resto da vida ou ate a proxima rebelião (e acho isso muito pouco se me permitem um desabafo), ou ninguem nunca mais ouve falar dele e o caso e encerrado por não se encontrar o criminoso. Direitos humanos? Leis? Penas? Não, nunca vi isso funcionar por aqui.

Acredito piamente que um povo viver num lugar em que certas verdades universais não são respeitadas é inverossimil.

1) Vc não pode escolher os caminhos da propria vida. A desculpa de nascer no Islã não me diz nada, liberdade sempre foi um direito universal (e não sei quem disse que isso se impoem)

2) Estupradores andam impunes e em bandos. Mais uma das verdades universais que o Roquen disse, tem certas coisas abraçadas por todos. E nunca vi estupradores em bando, isso é raça de monstros do D&D?

3) Uma pessoa passa por um inferno em vida sem motivo e sem justiça. Aqui já é filosofia demais e prefiro ficar nesta parte mais light da história.

Resumo? Se a mulher errou eles punem ela como acharem certo (ela sabia o que tava fazendo, conhece os proprios costumes e aceitou eles). Se os caras receberam pena branda creio eu que eles tem suas proprias leis da cidade baixa. É deixa rolar pra ver onde vai dar.

Sinceramente? Aqui se faz, aqui se paga. E não tem quem me convença que Lindomar, nosso sub-zero não é o simbolo de uma causa!

XD

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Roquen em 28 Nov 2007, 15:35

:duh:
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Roquen

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Nov 2007, 15:53

Eltor, vai me dizer que tu conhece a cultura Islã? Sério? Porque sou Brasileiro, Carioca, amo meu pais e conheço nem metade de toda a história, cultura, e folclore dela da minha prorpia cidade.

Conheço o bastante pra saber que é cultura Islâmica. :linguinha:

Mas pera lá, desde quando você precisa saber tudo sobre uma coisa pra poder opinar sobre ela? Tu por acaso deixa de criticar a CPMF só porque não tem um bacharelado em Economia ou Política?

Não, qualquer um tem o direito de opinar, se essa opinião está certa ou não, aí já são outros quinhentos. Mas, como um cara que eu gosto muito certa vez disse,

Afirmações são apenas isso, afirmações, você pode concordar ou discordar delas. Mas é importante que elas existam, porque elas trazem um ponto de vista diferente, externo, que analisa as coisas de uma forma que alguém que nasceu e cresceu em uma determinada cultura poderia nunca se dar conta.

Se tu é uma rã no fundo de um poço, pode nunca se dar conta que existe um riacho lá fora, que dirá um oceano. Quem me dera cada um pudesse escolher em que cultura vai nascer e ser criado, mas infelizmente não é assim. Imagina quantas mulheres se sujeitam a algo simplesmente porque não se dão conta que podia ser diferente? Afinal, se no tempo da avó e da bisavó era assim, por quê com ela não seria? Então baixa a cabeça e se conforma.

É aí que eu acho importante haver essa disseminação de informação e opiniões, pra dar até mesmo mais oportunidades pro próprio povo se movimentar na direção de mudanças vindas de dentro da própria sociedade.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lanzi em 28 Nov 2007, 16:58

O que o Roquen tem dito até agora bate perfeitamente com o meu pensamento. Etnocentrismo? Sim, com certeza. Ele está aí e não tem como evitar. Só que eu não engulo esse pensamento de que "todas as culturas estão certas do seu jeito particular e devem ser respeitadas igualmente".

Não, cara. Dar passe livre pra absurdos só porque são "parte da cultura de um povo" não me desce.

Sou antropocentrista acima de tudo.

Tem como se evitar sim. Você pode não engolir, mas deve entender que os valores que você considera antropocêntricos não valem nada para eles. E mais uma vez, o absurdo aqui é o que vocÊ pensa.

Há uma diferença entre ser ETNOCÊNTRICO e o etnocêntrico. O primeiro é aquele carinha que a maioria de nós aqui não é: "esses árabes mesmo! tudo bárbaro! só tem fanático lá". E o segundo, é o etnocêntrico que vocÊ sabe que está sendo: "valorizo o ser humano, pois as leis que se confundem com a religião no mundo árabe não podem ser consideradas tão evoluídas quanto as nossas". Os valores que você considera como humanos não são absolutos. Assim como o conceito de humano, ou antropocêntrico não é absoluto. E o que te faz pensar que o conjunto de sistemas daqui é superior ao de lá é justamente esse etnocentrismo, pois acontece o mesmo com eles.

Uma vez que durante a Idade Média o povo árabe era muito mais tolerante que o Europeu, e posteriormente o Europeu tendo conquistado o Ocidente, se tornou um povo muito mais tolerante que o que o árabe é agora, confirma a minha idéia de que o caminho a se seguir não é linear; não se anda só para a frente. Mas essa "frente" também é um conceito relativo, uma vez que para os árabes etnocêntricos somos mais atrasados cultural/religiosa/juridicamente.
Lanzi

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Nov 2007, 17:51

<Insira comparações com o nazismo, pra tentar fechar o tópico> XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor MVerde em 28 Nov 2007, 19:14

Cak escreveu:Hauhauhauahuahuah eu sou da peste. Mas sim, os índios não eram escravizados como os negros, no máximo se eles fossem derrotados numa invasão. Alias a Espanha até usou de um sistema servil, mas ou menos como se usava na Idade Média que diferencia em muito o tratamento de negros e índios.

PS: desculpem a má qualidade.

Invasões que aconteciam diariamente. Qualquer coisinha levava a uma invasão.
Sem contar os assaltos, que donos de engenho faziam as igrejas para recrutar índios já catequizados e mais adaptados a cultura européia.
Realmente tinham leis que proibiam a escravidão do índio - afinal buscar novos devotos foi uma das bandeiras da colonização da América -, mas todos sabem que as leis aqui na Brasil sempre foram deixadas para segundo plano.

E Cak, se você pretende fazer algum curso na área de humanas, não se prenda muito a livros pedagógicos. Experiência própria.
"Spell: não é boazinha, é sincera."
MVerde

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Nov 2007, 19:16

Tem como se evitar sim. Você pode não engolir, mas deve entender que os valores que você considera antropocêntricos não valem nada para eles. E mais uma vez, o absurdo aqui é o que vocÊ pensa.

Claro que os meus (e, suponho, os seus) valores são diferentes dos deles, do contrário esse tópico nem existiria.

Há uma diferença entre ser ETNOCÊNTRICO e o etnocêntrico. O primeiro é aquele carinha que a maioria de nós aqui não é: "esses árabes mesmo! tudo bárbaro! só tem fanático lá".

Certo.

E o segundo, é o etnocêntrico que vocÊ sabe que está sendo: "valorizo o ser humano, pois as leis que se confundem com a religião no mundo árabe não podem ser consideradas tão evoluídas quanto as nossas".

...hã?

Olha, eu não cheguei a dar um ctrl+F pra conferir, mas acho que não cheguei a digitar a palavra "religião" nem sequer uma vez nesse tópico. Acho que tu está fazendo uma caricatura que não corresponde realmente à minha posição: eu venho martelando a idéia de que nenhum comportamento deve ser considerado acima de críticas apenas "porque faz parte da cultura X".

Tampouco eu disse que a nossa sociedade é perfeita, ou que nossos valores são os mais certos, apenas que devemos criticar sim aquilo que achamos errado em outras culturas (da mesma forma que eles devem criticar o que acham errado na nossa!).

Citando de novo, pra enfatizar bem, meu ponto principal é:

"Afirmações são apenas isso, afirmações, você pode concordar ou discordar delas. Mas é importante que elas existam, porque elas trazem um ponto de vista diferente, externo, que analisa as coisas de uma forma que alguém que nasceu e cresceu em uma determinada cultura poderia nunca se dar conta."

O que eu sou realmente contra é essa obsessão com o politicamente correto, essa noção de que é tabu criticar costumes de outras culturas apenas porque são costumes de outras culturas.

Os valores que você considera como humanos não são absolutos. Assim como o conceito de humano, ou antropocêntrico não é absoluto. E o que te faz pensar que o conjunto de sistemas daqui é superior ao de lá é justamente esse etnocentrismo, pois acontece o mesmo com eles.

Se isso fosse verdade, eu não deveria então achar que todos os sistemas da minha cultura são superiores? Ou eu só sou etnocêntrico quando eu falo sobre as coisas que acho ruim em outras culturas, mas quando critico os defeitos que vejo na minha própria eu de repente deixo de ser etnocêntrico? Como tu poderia saber que quando eu critico algo de outra cultura o motivo é necessariamente etnocentrismo?

Uma vez que durante a Idade Média o povo árabe era muito mais tolerante que o Europeu, e posteriormente o Europeu tendo conquistado o Ocidente, se tornou um povo muito mais tolerante que o que o árabe é agora, confirma a minha idéia de que o caminho a se seguir não é linear; não se anda só para a frente. Mas essa "frente" também é um conceito relativo, uma vez que para os árabes etnocêntricos somos mais atrasados cultural/religiosa/juridicamente.

Verdade.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Lanzi em 28 Nov 2007, 19:42

Olha, eu não cheguei a dar um ctrl+F pra conferir, mas acho que não cheguei a digitar a palavra "religião" nem sequer uma vez nesse tópico. Acho que tu está fazendo uma caricatura que não corresponde realmente à minha posição: eu venho martelando a idéia de que nenhum comportamento deve ser considerado acima de críticas apenas "porque faz parte da cultura X".

Tampouco eu disse que a nossa sociedade é perfeita, ou que nossos valores são os mais certos, apenas que devemos criticar sim aquilo que achamos errado em outras culturas (da mesma forma que eles devem criticar o que acham errado na nossa!).

Citando de novo, pra enfatizar bem, meu ponto principal é:

"Afirmações são apenas isso, afirmações, você pode concordar ou discordar delas. Mas é importante que elas existam, porque elas trazem um ponto de vista diferente, externo, que analisa as coisas de uma forma que alguém que nasceu e cresceu em uma determinada cultura poderia nunca se dar conta."

O que eu sou realmente contra é essa obsessão com o politicamente correto, essa noção de que é tabu criticar costumes de outras culturas apenas porque são costumes de outras culturas.

Calma. Eu basicamente englobei as opiniões desse tipo pra formar uma imagem. Eu sei que você não disse isso, mas o tipo de posição defendida pertence a mesma família. Podem não ser a mesma coisa, mas são parentes. E EU SEI que isso deve ser evitado, mas eu simplifiquei justamente pra te projetar essa idéia.

Quando a questão da sociedade perfeita; concordo, eu também não me lembro de ter dito que você isso. Mas não vamos trocar acusações, porque gosto é de debater o pensamento com o pensamento.

E oras, se você concorda que as diferentes civilizações concebem de maneiras diferentes os valores e variam conforme suas concepções de mundo, então a crítica se torna inócua. Não sei se você me entendeu, mas é o mesmo que um ateu que não entende o que é fé criticar a fé de um religioso. O exemplo está no mesmo patamar. Repito: não é possível criticar o pensamento de uma civilização tomando como parâmetros valores que não têm capacidade de serem universais e absolutos - se é que existe algum valor desse gabarito. A crítica se faz leviana, quando feita dessa forma.

Se isso fosse verdade, eu não deveria então achar que todos os sistemas da minha cultura são superiores? Ou eu só sou etnocêntrico quando eu falo sobre as coisas que acho ruim em outras culturas, mas quando critico os defeitos que vejo na minha própria eu de repente deixo de ser etnocêntrico? Como tu poderia saber que quando eu critico algo de outra cultura o motivo é necessariamente etnocentrismo?

Não. Agora, isso vai ficar um pouco complicado, mas vou me esforçar.

Etnocentrismo não é visualizar sua etnia como soberana em relação as outras? Como você poderia ser etnocêntrico, se quando você crítica um sistema próprio, não o está comparando com outro? O etnocentrismo só é possível no campo das relações. Civilização x civlização, etnia x etnia. Criticar o próprio sistema é absolutamente plausível quando você - o que acontece na maioria das vezes - o concebe da forma como deve ser concebida. É como criticar a fé acreditando em Deus (gosto muito desse exemplo). Não vamos confundir "conceber" com "saber", pois todos nós sabemos como é a civilização árabe, através de livros. Mas a concepção ideológica de um árabe sobre o mundo só pode ser visualizada quando se concebe todos esses parâmetros tendo a mesma linha de visão de alguém que lá nasce e vive.

O motivo, quando você critica o algo de outra cultura, para ser etnocêntrico, deve ser comparado com o da sua própria, porém ambos analisados sob óticas que não se encaixam. Observar o mundo oriental sob o ponto de vista ocidental e vice-versa é um exemplo.
Lanzi

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Nov 2007, 19:57

E oras, se você concorda que as diferentes civilizações concebem de maneiras diferentes os valores e variam conforme suas concepções de mundo, então a crítica se torna inócua. Não sei se você me entendeu, mas é o mesmo que um ateu que não entende o que é fé criticar a fé de um religioso. O exemplo está no mesmo patamar. Repito: não é possível criticar o pensamento de uma civilização tomando como parâmetros valores que não têm capacidade de serem universais e absolutos - se é que existe algum valor desse gabarito. A crítica se faz leviana, quando feita dessa forma.

Esse é o ponto principal em que discordamos, porque eu acho que, mesmo não podendo ser feitas com o mesmo embasamento de alguém que vive na cultura em questão, essas críticas não são desprovidas de valor. Eu acho que é importante questionar qualquer situação, seja parte de sua cultura ou de outra, sem esse questionamento as mudanças (espera-se que pra melhor) demoram muito mais pra acontecer.

Não. Agora, isso vai ficar um pouco complicado, mas vou me esforçar.

Etnocentrismo não é visualizar sua etnia como soberana em relação as outras? Como você poderia ser etnocêntrico, se quando você crítica um sistema próprio, não o está comparando com outro? O etnocentrismo só é possível no campo das relações. Civilização x civlização, etnia x etnia.

Na verdade era isso que eu tinha em mente, mas falhei em expressar no post anterior: criticar um aspecto da minha própria cultura, comparando-o com outra que considero melhor nessa área.

Óbvio que ninguém vai dizer que essa opinião é derivada de etnocentrismo. Deve, portanto, ter sido alcançada por um outro critério. Então, será que é impossível que a situação inversa - considerar um determinado aspecto da sua cultura superior ao equivalente de outra - também seja derivado de algo que não o etnocentrismo?

Parágrafo meio confuso, eu sei, mas acho que dá pra entender onde quero chegar: faz sentido taxar automaticamente de etnocentrismo qualquer caso em que você considere sua cultura superior a outra em algum aspecto?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Lanzi em 28 Nov 2007, 20:11

Esse é o ponto principal em que discordamos, porque eu acho que, mesmo não podendo ser feitas com o mesmo embasamento de alguém que vive na cultura em questão, essas críticas não são desprovidas de valor. Eu acho que é importante questionar qualquer situação, seja parte de sua cultura ou de outra, sem esse questionamento as mudanças (espera-se que pra melhor) demoram muito mais pra acontecer.

Não discordamos tanto assim não. A crítica e o questionamento DEVEM ser feitos OBRIGATORIAMENTE. O problema é cair no etnocentrismo. O problema é cair na comparação. Eu mesmo critico terminantemente essa decisão do tribunal árabe, mas a considero isoladamente, para não entrar em complicações. Você concorda comigo que as comparações podem e devem ser evitadas quando queremos traçar uma crítica? E por favor, não me venha ninguém dizer que a crítica só pode ser feita quando relacionada a outra coisa!

Parágrafo meio confuso, eu sei, mas acho que dá pra entender onde quero chegar: faz sentido taxar automaticamente de etnocentrismo qualquer caso em que você considere sua cultura superior a outra em algum aspecto?

Sim. Quando os aspectos só podem ser analisados sob óticas/valores diferentes.
Lanzi

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Nov 2007, 20:28

Entendo teu ponto agora, e sim, concordo.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Lanzi em 28 Nov 2007, 20:33

AEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lanzi

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Nov 2007, 20:51

Não vai se acostumando! :bwaha:
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic