(como sempre utilizando de generalizações)
É claro que eu vou utilizar generalizações, isso aqui é um fórum de Internet, não uma discussão acadêmica.
Por curiosidade, você quer mesmo que eu leve a serio seus ultimos Posts?
A decisão é toda sua.
Beleza, definições simples e unilaterais em ciências sociais e pior sobre a natureza humana? (discutida amplamente pela psicologia, sociologia, antropologia e demais ciências, sem chegar a NENHUM consenso)
Certo, completamente correto...
De onde tirou que desejar é o pior sobre natureza humana ? Ou que é algo "unilateral"? De novo, você está interpretando errado um termo simples, desejar não se aplica apenas a "coisas" ou "dinheiro", também vale para serviços e até mesmo estados mentais (busca por justiça, por exemplo).
Caramba isso é serio mesmo?
É.
E outra que índices são estes?
Expectativa de Vida, Mortandade Infantil, Tempo de Educação, Disponibilidade de Serviços Médicos e por aí se segue.
O conhecimento dos homens não para de evoluir, independente do contexto economico
Como independe do contexto econômico? Conhecimento não se origina no vácuo, é preciso um bom tempo para se ter um especialista treinado em escolas e universidades, um mercado capaz de absorver esses profissionais altamente treinados - além de alguém (Patronato) ou alguma instituição (seja Privada, seja Pública) para financiar e custear todo o trabalho que envolve pesquisa básica, aplicação da pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações.
E LOGICO que alguns índices vão ter que melhorar, não responsabilize o sistema por algo básico do potencial do humano (resolver os problemas com tecnologia, engenhosidade etc)
Salvo o trecho acima, onde no post anterior que eu afirmei que o mérito da modernidade está em um sistema econômico? Pare de dar saltos ilógicos ao interpretar o que escrevo.
Eu só contra-ataquei a sua afirmação que o presente é uma merda (sic) mostrando que em momento algum da história da humanidade existiram condições de vida tão boas quanto as atuais.
E sim o capitalismo FOI importante, ele é um momento importantisso da historia da humanidade.... mas quando ele começa a deturpar-se (dar Bugs no sistema) ta na hora do mesmo sofrer revisões severas ou mesmo criar-se outros sistemas completamente novos que reflitam as novas necessidades do seres humanos
Isso já foi dito tantas vezes no século XIX e XX. É até meio blasé ler isso de nov, embora eu concorde contigo nesse trecho (afinal, eu acho que a interferência governamental na economia e as alianças entre corporações e o estado já danificaram demais o livre mercado).
e absurdo discutir-se mizeria em um mundo onde 1% do planeta vive com quase metade dos recursos de toda a população dele...
Fonte? E mesmo que seja verdadeiro, isso não é um problema. Mais interessante para se medir os problemas de um grupo humano é ver a pobreza absoluta nele, não se existe igualdade ou não na distribuição de renda (exemplo simples, pessoas pobres emigram para países ricos, não para países equitáveis).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.