Jogadores que preferem um estilo mais livre preferem (1o.) sistemas com "brechas" e/ou (2o.) sistemas modulares, que dispensar uma regra não irá causar uma reação em cadeia ou "efeito dominó" na estrutura do jogo.
Mas o que tais reações em cadeias causariam na estrutura do jogo? deixá-lo-iam desequilibrado? personagens mais funcionais que outros? Se for, seria extremamente estupido pensar "não gosto da 4e porque não dá para modular de acordo com minhas ideias sem deixá-lo desequilibrado. prefiro jogar um sistema que é naturalmente desequilibrado onde eu posso mexer a vontade" (não digo que OD seja desequilibrado...). Ao que nos pareceu até agora, a corrente OS prega que as regras influenciam fortemente o nivel de interpretação, nada mais que isso.
Um estilo de jogo mais caótico é possível no D&D 4? Talvez, mas a verdade é que você estaria tirando melhor proveito de outro sistema.
Não entrando no mérito de "jogo caótico ser ruim", apenas querendo entender melhor sua opinião: o que seria um estilo de jogo mais caótico?
Editado: Acho que entendi a segunda afirmação. Fui ler o fastplay do OD e na parte dedicada ao mestre ele diz que
Méritos do OD a parte, esse parágrafo está falando uma grande de uma besteira. Quer dizer que as pessoas são obrigadas a sempre utilizar o conjunto de regras completo do sistema utilizado? Neste caso eu sou um péssimo mestre (provavelmente sou mesmo, mas não por este motivo
), já que nunca me prestei a decorá-las por completo e sempre improvisava quando surgia uma situação nova. E quanto a um sistema que motive a improvisação de regras, OD não se sai bem. Pelo menos no fastplay não há nenhuma menção a isso (diferente de muitos RPGs "modernos"), e a sessão dedicada ao mestre, muito pelo contrário, contém apenas estatísticas e mais estatísticas (seja de itens mágicos, monstros mencionando improvisação apenas no que se refere a distribuição de XP), nada de dicas para mestrar. Se o que possibilita o uso de regras próprias em favorecimento de um jogo mais "caótico" for a falta de regras, e não uma mecânica que favoreça a criação de regras on-the-run, então, por extrapolação, o melhor sistema para este estilo de jogo é um sistema sem regra nenhuma.
Estou tirando todas estas conclusões apenas pelo fastplay, não li o livro completo (e nem pretendo adquiri-lo no momento), então minha análise pode estar errada. Neste caso os autores teriam um outro problema: ter feito um fastplay que não transmite o verdadeiro "espirito" do sistema.
Old Dragon fastplay, pag 50 escreveu:Em um combate old school o imprevisto e o impossível acontecem, com armaduras sendo estraçalhadas, espadas sendo arremessadas pela sala, pessoas balançando em candelabros, membros sendo decepados e em seguida cegando o adversário com o sangue verde que esguichou. Existem regras para todas essas situações? Com certeza. Estão neste livro? É claro que não. Mas então onde estão? Estão na sua imaginação, mestre old school.
Méritos do OD a parte, esse parágrafo está falando uma grande de uma besteira. Quer dizer que as pessoas são obrigadas a sempre utilizar o conjunto de regras completo do sistema utilizado? Neste caso eu sou um péssimo mestre (provavelmente sou mesmo, mas não por este motivo

Estou tirando todas estas conclusões apenas pelo fastplay, não li o livro completo (e nem pretendo adquiri-lo no momento), então minha análise pode estar errada. Neste caso os autores teriam um outro problema: ter feito um fastplay que não transmite o verdadeiro "espirito" do sistema.