Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Youkai X em 06 Mai 2011, 17:38

Shido trolllando assim foi realmente surreal, huehuehuehuehuehu
Youkai X

Mensagempor Russel em 07 Mai 2011, 08:28

shido_vicious escreveu:Sistema funcional? Por certo você é um desses filisteus vídeo-gamistas que querem matar o RPG que amamos, transformando-o numa coisa árida e desprovida de arte. Sistema de RPG de verdade é feito no feeling, na intuição, e deve ser vago e impreciso -- afinal, se tiver diretrizes sólidas, o sistema estará te dizendo como jogar, e esta é a última coisa que queremos em um... manual de instruções.

a logica grognard gira bem nesse sentido mesmo :laugh:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Mai 2011, 13:44

Offtopic: Russel, matou a pau com esse avatar.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Arroz de Festa em 25 Mai 2011, 14:08

Estava lendo por aí e numa comunidade do Orkut estava acompanhando um papo de jogadores de D&D no Brasil. São jogadores que possuem preferência por 1E e AD&D.
Um deles migrou a mesa dele para 4E por achar que ela tem muito mais a vê com a 1E.
Post abaixo, copiado e colado.

A 4ª edição, e apesar dos enormes preconceitos que se vê por aí, eu resolvi lê-la em detalhes e experimentar em mesa. O que encontrei foi o seguinte:

- É fácil elaborar encontros com monstros, armadilhas, puzzles, npcs importantes com quem negociar.
- É fácil definir quando os Pjs evoluirão.
- Logo, é fácil montar buscas/missões e aventuras, baseadas nessas missões, nos objetivos pessoais dos PJs ou em eventos do cenário.
- Os PJs são realmente os protagonistas das histórias e, embora os combates sejam bem equilibrados na maioria das vezes, é muito mais divertido ver que a chance de vitória dos PJs é sutilmente maior do que a dos desafios de nível equivalente a eles. Os combates são emocionantes, mas a vitória é mais acessível aos PJs, mesmo no nível 1, o que satisfaz mais aos jogadores e reduz o medo do DM de matar seus PJs já nos primeiros encontros de cada aventura (exemplo: junte duas centopéias gigantes e dois ou três kobolds contra 4 aventureiros de nível 1; as centopéias são uma ameaça absurda contra heróis de nível 1 em D&D Clássico, porque a doença que causam é absolutamente debilitante; esse tipo de coisa não acontece mais no D&D4, onde as chances de evitar o prejuízo, ou se recuperar do mesmo, são maiores)
- Suas regras são bem elaboradas, principalmente no que diz respeito a cenas de ação em ambientes perigosos, perseguições, emboscadas, e claro, combates. Não há furos e tudo é bastante padronizado e previsível. As tabelas são essenciais, mas o escudo do mestre é suficiente para evitar consultas desnecessárias aos livros de regras durante a partida, já que o que não está ali, está na ficha do PJ ou pode ser facilmente decorado.

Em suma, é o melhor da edição anterior e um retorno à simplicidade do D&D Clássico, porque as regras em si são poucas, as variações de situações é que são muitas.

Por exemplo, TODO E QUALQUER TESTE é feito assim:
*jogue 1d20, some 1/2 do nível, some uma habilidade básica relevante, some ou subtraia bônus e obtenha resultado igual ou maior que a dificuldade dada pelo DM ou pela circunstância.

As resistências que vieram com a 3. (reflexos, vontade e fortitude), agora são passivas, como a CA sempre foi. Ou seja, menos rolagens de dados, mais simplicidade.

E, só pra terminar, desde o primeiro nível você é considerado um grande herói e pode REALMENTE realizar proezas heróicas! Nada de mago que se esconde atrás do grupo guardando magias pro encontro com o chefão; nada de clérigo que não cura no primeiro nível; nada de guerreiro que só sabe balançar a espada, mas não entende mesmo como lutar; nada de ladrão desastrado ou mal treinado!! O Mago PODE usar suas magias como um guerreiro brande sua espada, o guerreiro é verdadeiramente um protetor de seu grupo, o ladrão é um espertalhão super-perito... tudo funciona como tem que ser, como os jogadores sempre sonharam, mas antes tinham que esperar dezenas de níveis pra fazer. E você ainda evolui a níveis ainda maiores de capacidade, para realizar proezas monumentais (dignas do "Príncipe da Pérsia" ou do herói de "God of War"), disputar o destino de dimensões inteiras e tornar-se um Imortal, como ocorria na primeira edição.

Ou seja, tudo de bom! E, ao contrário do que se diz por aí, D&D4ª edição É SIM um jogo de interpretação, onde se podem contar excelentes histórias. O que ocorre de fato é um forte estímulo à bravura, aos feitos extraordinários, à "interpretação de combate", como nas boas sagas de Conan, por exemplo.

E é por isso que eu acabei casando o novo sistema, as novas idéias, com o cenário de Mystara. Unindo o útil ao agradável, eu estou tentando fazer com que minha velha paixão cenarista se associe a um sistema mais ágil, mais aventureiro, mais heróico, mais fantástico.

Agora, a estratégia TAMBÉM existe para o DM se divertir! Ao planejar encontros, existem diversos "modelos prontos", mas também é possível personalizar infinitamente. Monstros, e até armadilhas, também têm funções, que podem ser usadas para oferecer desafio ao grupo de maneiras variadas, mudando dificuldade, ritmo, clima, ambiente e, de todas as formas possíveis, mas de maneira ainda assim bem simples, personalizando os monstros.

O jogo dá o peixe e ensina a pescar, e o peixe é gostoso frito, assado, cozido ou ensopado. E se você mesmo é quem pesca, o sabor é completamente novo!.
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Arroz de Festa

Mensagempor Iuri em 25 Mai 2011, 14:17

Só imagino as respostas que esse cara recebeu...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Mai 2011, 14:20

Foi rechaçado, porque o RPG de verdade depende de regras não-funcionais, ilógicas e de decisões arbitrárias feitas por piedade com classes / papéis que são inúteis em relação a outros, como o Mearls citou nostalgicamente naquele artigo sobre o Rogue / Thief.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor kaishakunin em 25 Mai 2011, 14:37

Arroz de Festa escreveu:Estava lendo por aí e numa comunidade do Orkut estava acompanhando um papo de jogadores de D&D no Brasil. São jogadores que possuem preferência por 1E e AD&D.
Um deles migrou a mesa dele para 4E por achar que ela tem muito mais a vê com a 1E.
Post abaixo, copiado e colado.

Poderia citar a fonte por favor, Arroz?
kaishakunin

Mensagempor Arroz de Festa em 25 Mai 2011, 14:44

Até que o papo estava em alto nível.
Link Aqui

O post era do ano 2010.
Arroz de Festa

Mensagempor Smaug em 25 Mai 2011, 14:54

Vc consegue perceber quando uma coisa é totalmente nicho de uma minoria pela quantidade de siglas que eles são capazes de usar em um unico post...

1. OD&D (O de "Original") = caixas originais de Gygax e Arneson e reprints
2. AD&D (1a edição, Gygax)
3. AD&D2nd
4. Holmes D&D = primeiro D&D depois do original, explicitamente uma introdução ao AD&D
5. BX (de "Basic" e "eXpert") ou Moldvay D&D
6. BECM ou BECMI (de Basic, Expert, Companion, Master + Immortals), ou Mentzer D&D
(4, 5 e 6 são chamados também chamados de CD&D ou BD&D ("Classic" ou "Basic"). As caixas posteriores e a RC são normalmente encaradas como recompilações do BECMI)
7. D&D3+

Mentzer D&D??? :shock:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Arroz de Festa em 25 Mai 2011, 15:04

Smaug, existe uma contagem de quantas edições realmente tem o D&D e não somente as 4 "edições" que conhecemos.
Existem as sub-edições (D&D 3.0 e 3.5 e D&D 4E Classic e hoje em dia o D&D 4E Essentials).
Eu li, não sei onde num site gringo se fosse somadas todas as edições D&D teria lá por umas 12.

E Mentzer foi um dos criadores de uma das inúmeras caixas de D&D 1E, e essa caixa tinha o estilo dele (regras e customizações) , dizem que a Caixa Preta da Grow lançada no Brasil nos anos 90 é o D&D 1E do Mentzer.
Arroz de Festa

Mensagempor AKImeru em 25 Mai 2011, 15:20

Usar a 4E pra jogar D&D old school é que nem usar uma pipoqueira pra assar carne. Ok, a carne assa, mas fica uma merda.

Por um lado, eu entendo a visão dele. (Sistema de poderes)

Por outro, acredito que os poderes são ferramentas que podem ser usadas para improviso, como é suportado no livro do Mestre.

Eu prefiro o conceito de old school do Mr. Pop, parece mais honesto e plausivel.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Mai 2011, 15:48

Smaug escreveu:Vc consegue perceber quando uma coisa é totalmente nicho de uma minoria pela quantidade de siglas que eles são capazes de usar em um unico post...

1. OD&D (O de "Original") = caixas originais de Gygax e Arneson e reprints
2. AD&D (1a edição, Gygax)
3. AD&D2nd
4. Holmes D&D = primeiro D&D depois do original, explicitamente uma introdução ao AD&D
5. BX (de "Basic" e "eXpert") ou Moldvay D&D
6. BECM ou BECMI (de Basic, Expert, Companion, Master + Immortals), ou Mentzer D&D
(4, 5 e 6 são chamados também chamados de CD&D ou BD&D ("Classic" ou "Basic"). As caixas posteriores e a RC são normalmente encaradas como recompilações do BECMI)
7. D&D3+

Mentzer D&D??? :shock:

Holmes D&D :queixo:

Sério...pra que complicar tanto...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Mai 2011, 15:54

Autoafirmação! Grognards que empinam o nariz e falam "O que, você joga Holmes D&D? Eu jogo desde a época do Gygax, EU entendo o espírito real do jogo!".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Agnelo em 25 Mai 2011, 15:55

Não vejo nada de errado nisso, Corvo. Pra fazer uma análise correta da época temos que levar em conta que não tínhamos o conceito de "edição" como temos hoje, assim como boa parte das noções de gamedesign.

Se tu ver Adnd segunda edição mesmo tinha tantas regras distintas dentro dos suplementos, muitas vezes pra resolver os mesmos problemas, que daria pra condensar numas três edições de jogo, acho.

Até por isso era tão difícil ir de uma mesa de jogo pra outra, dois grupos diferentes nunca jogavam o mesmo adnd. E isso era uma bosta.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Mai 2011, 15:58

Em uma mega rápida pesquisa no oráculo(Google) descobri queo tal do Holmes D&D é isso:

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários